Mostrar resultados de 1 a 10 de 10
-
15-07-10, 11:19 #1
Paciente
- Data de Registo
- 15.07.2010
Rotura Muscular?
Antes vou contar um pouco da minha antiga crónica lesão.
Hà cerca de 2 anos, e durante cerca de 1 ano tive 4 roturas musculares no adutor da coxa (verilha) direita. Levava o tratamento e fisioterapia à risca mas voltava a recair, até que decidi parar de jogar futebol para tentar recuperar bem. de referir que uma das roturas foi de cerca de 5cm e tinha um fibrose bem pronunciada.
Após cerca de 6 meses de paragem de futebol, mas com alguma atividade fisica, como corrida e bicicleta, começei a jogar futsal com uns amigos na brincadeira. Estava a sentir-me muito bem, jogando inicialmente 1 vez por semna, mas últimamente tenho jogado pelo menos 2 vezes por semana e no máximo 3 vezes por semana.
Ontem quando fazia um jogo, ia a rematar a bola e senti um ligeiro esticão (talvez estiramento) na coxa direita (a mesma coxa da antiga lesão), na parte frontal da coxa e mesmo ao meio horizontal e vertical. Caminhava sem problemas, mas a passar a bola e a parar e começar movimentos doi-a um pouco. Parei e passados 30m fiz cerca de 20m de gelo. Em repouso não me doia nada, apenas se tivesse sentado e levantase sentia ali uma pressão. Se pressionase a zona doá.
Hoje como tive de trabalhar não fiz gelo. Sinto constantemente aquela zona afectada, tipo pisada, mas algo leve. A "levantar-me" da cadeira ou a levantar a perna doi um pouco mais que ontem, mas penso ser normal.
Ao percionar ligeiramente a zona afectada com os dedos doi-me bem mais que ontem.
Reparei também que a caminhar ao elevar a perna em questão para a movimentar para a frente sinto uma picada no local afectado, mas bem precisa, com aumento da intensidade conforme o aumento na velocidade da pasada!!!
NOTA:
Tenho 1,78 e 100kg
Será um estiramento, ou rotura?
Quanto tempo devo parar? Devo tomar voltaren? Que tratamento fazer?
É que estou a jogar num torneio e daqui a 2 dias tenho a semi-final !!!

Ajudem-me!!Última edição de filsantuz : 15-07-10 às 13:04 Razão: Acrescentar informação útil
-
15-07-10, 17:00 #2
Re: Rotura Muscular?
Boa tarde
Quanto à questão estiramento ou ruptura estas querem dizer o mesmo.Que tratamento fez de fisioterapia anteriormente?Deve parar pelo menos uma semana, fase na qual a inflamação cessa.Pode tomar voltaren, durante os primeiros cinco dias, em relação a tratamento aconselho o a procurar um fisioterapeuta ou fisiatra que para lá o reencaminhe para que que seja feita uma avaliação minuciosa de forma a entender qual a causa das rupturas tão frentes.
Qualquer dúvida disponha
João Moreira
-
16-07-10, 08:26 #3
Paciente
- Data de Registo
- 15.07.2010
Bom dia.
Pensei que estiramento era um esticão no músculo, havendo inflamação mas não rutura...
O tratamento que fiz na altura, foi:
Gelo nos primeiros dias, depois calor. Em duas roturas com grande derrame tomei voltaren. Fiz ultrasom, choques (não sei o nome) e na fase final do tratamento massagem forte!!!
Após umas semanas da lesão, exercicios de reforço muscular... depois bicicleta e por fim corrida gradual.
Fiz sempre ecografias uns dias após a lesão e após o tratamento!!!
Quanto à situação actual, e após cerca de 34h:
Não tenho derrame...
Em termos de caminhada a picada já diminuiu muito de intensidade.
No entanto ao tocar com intensidade no músculo, com os dedos na zona da picada, ainda doi quase como ontem.
Agora parece é que sinto os músculos traseiros da mesma coxa, na zona de baixo, meios atrofiados!!!
-
16-07-10, 13:36 #4
Em relação às lesões prévias esta aparenta ser de menor gravidade no entanto aconselho o a manter toda a actividade física que não provoque dor, procurando um fisioterapeuta para resolver plenamente a questão através de alguns dos meios como exercício,massagem,ultra som e laser.
Qualquer dúvida disponha
-
16-07-10, 21:19 #5
Viva, estiramento e rutura são, de facto, diferentes. O que pode acontecer num estiramento é haver microruturas, mas em que a integridade do músculo continua verificando-se apenas a rutura de fibras isoladas. Quando se fala em rutura muscular fala-se numa solução de continuidade, que dizer, rutura de várias fibras. Claro que o prognóstico é mais reservado nesta última. Caso seja o seu caso mal tente dar um pontapé na bola irá ter uma recidiva.
-
17-07-10, 13:07 #6
Paciente
- Data de Registo
- 15.07.2010
Parece-me que foi mesmo um estiramento e sem micro-rotura. Hoje e após 3 dias, a caminhar não me do, assim como em quase todos os movimentos do quotidiano não me doi.
Apenas me dói ligeiramente, se contrair a perna traz esforçando um pouco, se a esticar não dói nada. Dói também ligeiramente se pressionar com o dedos no local...
Penso que neste ritmo, amanhã devo estar recuperado, isto é já não deve estar inflamado. No entanto o músculo deve estar frágil, quando poderei voltar a jogar? Este fim de semana já decidi que não arrisco!!! Quantos dias ainda devo estar parado?
-
17-07-10, 13:43 #7
Penso que deverá fazer uma progressão lógica,se a caminhar não doí tente caminhar rapidamente durante mais tempo +- 30 mins,quando conseguir isto sem dor, corra durante 5 minutos e o resto em marcha rápida.Procure alongar desta forma http://0.tqn.com/d/exercise/1/0/h/b/lungestretch.jpg http://www.exrx.net/StretchImages/Hi.../SideLunge.jpg durante 30 segundos mantendo uma posição máxima na qual já sentir algum desconfort.
Qualquer dúvida disponha
João Moreira
-
18-07-10, 19:54 #8
Penso que se conseguir correr sem dor durante a corrida nem no fim (quando arrefecer) pode ser sinal de que não foi grave. No entanto aviso-o que muitas vezes uma rutura muscular pode parecer curada até que o indivíduo, sentindo-se confiante, faz um gesto brusco e volta tudo ao mesmo. Pense que se tiver sido rutura muscular, a fibrose que se instala inicialmente não possui a mesma resistência mecânica que o músculo saudável. A única maneira de ter 90% de certeza seria fazer uma ecografia (que mesmo assim por vezes, devido à presença de hematoma intramuscular pode não ser 100% fiável). Tente progredir, como já foi dito, da marcha rápida para a corrida, com alongamentos no início e no fim. Depois... logo se verá!
-
18-07-10, 22:53 #9
Paciente
- Data de Registo
- 15.07.2010
boa noite,
Obrigado joaomoreira e M.A., pela ajuda.
Hoje, a contrair a perna, sinto ainda uma mínima pressão (não pontada ou "picada") na zona afectada. Em termos de "apalpação" já não dói.
Como aconselharam, hoje caminhei durante 35m.
Fiz 30m (15m+15m) em terreno plano e não acidentado em ritmo rápido, pelo meio e sempre seguido fiz 5m em areia.
Senti-me sem qualquer problema. Amanhã talvez corra um bocado. O que acham de bicicleta em ritmo de passeio?
-
19-07-10, 10:37 #10
A bicicleta é como a corrida... vai aumentando gradualmente!

Responder com citação