![]() |
| |||||||
![]() |
| | LinkBack | Opções | Display |
| | #1 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Jul 2008 Localização: Porto
| Já andava para fazer este exercício há já algum tempo, mas por falta de tempo só agora me dispus. Há muitos colegas sem emprego. Há muitos pacientes que adiam a sua recuperação por não terem acesso a cuidados de saúde dignos. E há também quem lucre muito juntando a sua falta de escrúpulos à ignorância de quem não tem obrigação de saber. Para os últimos 2 pontos, que se delate os erros, as poucas vergonhas, os amadorismos... para que talvez um dia o primeiro ponto deixe de aparecer... E se a voz da razão por vezes se tem de calar, porque assim o obriga a insegurança do trabalho precário e mal remunerado, aproveitemos um espaço público (e porque não anónimo) para por a nú o que por aí anda e sobretudo provar como podemos fazer a diferença. Começo eu (e teria tantas para contar) mas para já dedico-me a pérolas que encontrei espalhadas por aí na internet ![]() "(...)por vezes pedem me para fazer massagem respiratoria em bebes e eu costumo fazer leves deslizamentos e leves tapotagens e por fim alguns abraços ao bebe sempre depois de uma nebulizaçao." by massagista qual fisioterapia respiratória qual quê? amor, carinho e pancadinhas é o que baste para as secreções descolarem! Já agora... quem é que lhe pedirá? "Ainda em relação à hernia discal, no curso que tirei de massagem terapeutica ensinaram-me a "diagnosticar" hérnias e que assim que suspeitamos que possa existir uma devemos reencaminhar o paciente para um ortopedista" by massagista Para quê encaminhar para o médico? o diagnóstico já está feito! "quem já teve a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre o método Dorn-Breuss, poderá aplicar ALGUMAS manipulações a nivel de relaxamento nos músculos adjacentes à coluna" by massagista atenção: o método em causa "consiste basicamente no reajuste manual da coluna vertebral e (...) numa massagem energética nos discos intervertebrais" latus sensus, propunha-se provavelmente a manipular a hérnia de volta ao lugar! "(...)tenho um jogador de hoquéi com uma mialgia no terço superior dos hamstrings, mesmo abaixo da nádega. Em primeiro faço correntes, depois ultra-sons, calor humido e finalmente massagem com pomada anti-inflamatória. Ele já está numa fase em que aplico Massagem Tranversal Profunda e/ou Cyriax" by massagista calor húmido concerteza! como é que se aplica Cyriax? é no polo negativo ou no positivo? "um dica: se tiveres duvidas em qual polo aplicar o produto, fazes bem, aplicas metade da ampola no polo positivo e metade no negativo, assim estarás certo que o produto passa." by massagista ora nem mais... "(...)Sempre disse: ft + enf = equipa!! Vocês mais vocacionados para prevenção e tratamento de lesões, nós para isso (tão ou pouco menos vocacionados) e para outras valências da actividade desportiva!" by Enf de Reabilitação eu também estou pouco ou menos vocacionado para a neurocirurgia, nem sei porque não me deixam entrar no bloco... Eu sei de um sítio onde... ...a reabilitação da incontinência urinária é feita por auxiliares de acção médica... ...uma fisiatra encaminhou uma colega para fazer DLM com (surpresa,surpresa) uma massagista... ...a reabilitação cardíaca está entregue a auxiliares de acção médica... ...queriam pagar 3€/hora a um fisioterapeuta... Parece piada não é? contem as vossas! |
| | |
| | #2 (permalink) |
| Estudante de Fisioterapia Registo: Oct 2008 Localização: Portimão
| Também já andei a ver esse fórum dos massagistas e tem la coisas muito engraçadas mas ao mesmo tempo assustadoras como pessoas, curiosas sem a mínima formação para fazer qualquer tipo de diagnostico que fazendo uma simples pesquisa na internet ja se acham capaz de realizar diagnosticos e tratamentos altamente duvidosos, como nao fazer a minima ideia de como usar as correntes . De quem sera a culpa? Na minha opinião de todos. De quem procura estes servicos? Certamente, mas não só. Se calhar se as pessoas se preocupassem mais com a sua saude pensavam duas vezes antes de irem a sitios duvidosos. Dos Fisioterapeutas? Tambem, ha um topico neste forum onde se perguntava o que se podia fazer com que as pessoas percebessem que a Fisioterapia é com os Fisioterapeutas, mas o interesse não é muito De quem fiscaliza? Claro como é possivel as clinicas não serem fiscalizadas, e terem a lata de dizer que não ha perigo para a saude ![]() Não vale a pena virem aqui chorar, não estou a atacar, nem a falar mal de ninguem, porque não preciso, essas citações falam por elas mesmo, só não percebe quem não quer ![]()
__________________ Aspirante a Fisioterapeuta |
| | |
| | #3 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Aug 2008 Localização: Antas-Esposende
| E um Fisioterapeuta bem conhecido que dá aulas numa faculdade, é MODERADOR deste fórum, abriu uma clínica e colocou um anúncio na net-empregos há cerca de ano e meio a pedir um massagista? Eu sei quem é. Mas não vos digo! E esta hein? |
| | |
| | #4 (permalink) | |
| Fisioterapeuta Registo: Oct 2004 Localização: Póvoa de Varzim
| Citação:
Não tenho que me justificar nem a si nem a ninguém, mas também não gosto de intrigas nem de ser atacado... A sua insinuação foi grave, insultuosa e infundada.......... Não sei se conhece uma área que se chama bem-estar... é uma área que exploro no meu espaço e procurei um profissional com formação em tui-na, ayurvédica, shiatsu, etc.... não para tratar pacientes mas para pessoas saudáveis que procurem esse tipo de serviços. Costuma-se dizer: "Cada macaco no seu galho" e o meu "galho" não é o do bem-estar. Apenas sei massagem terapêutica. Se você tiver formação nessas áreas de bem-estar, convido-a a trabalhar na minha clínica. O meu "galho" é avaliar e tratar um paciente correctamente... acredite que não é "dobra-estica-passa-creme"... :) No meu gabinete a Fisioterapia é feita apenas por FISIOTERAPEUTAS e não pactuo com situações de prática ilegal da profissão. Se pensa o contrário, é porque não me conhece (e realmente não conhece). Antes de nos preocuparmos com outros profissionais (que têm o seu "galho") devemo-nos preocupar em ter QUALIDADE na nossa intervenção. Só assim é que nos conseguiremos diferenciar...... Este post serve apenas para clarificar as suas ideias... e ajudá-la a pensar em reflectir antes de "falar"... NOTA: DISPENSO COMENTÁRIOS A ESTE POST. QUER DA EXMA. COLEGA SARA MARTINS, QUER DOS RESTANTES MEMBROS DO FÓRUM. ESTE POST É APENAS UM ESCLARECIMENTO A QUEM NÃO ME CONHECE. Última edição de Francisco Neto : 08-02-09 às 19:57. | |
| | |
| | #5 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Aug 2006 Localização: Amadora
| Tal como os colegas, também já ouvi alguns comentários muito infelizes por parte de auxiliares... O que mais me deixou de cabelos em pé... foi o de uma Sra que estava muito angustiada porque lhe tinha sido diagnosticada Fibromialgia e isto entra a auxiliar e diz-lhe que a doença tinha cura até porque era a doença das fibras e que para isso bastava fazer umas massagens... Felizmente a Sra estava esclarecida e pediu-lhe para não tecer comentários... infelizmente esta situação representa mais ou menos 5% da população, uma vez que o resto da população (95%) teria acreditado no que a auxiliar disse... ![]() |
| | |
| | #6 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Jan 2010 Localização: Portugal
| Caros Colegas, Nós fisioterapeutas, somos caros, sabemos, pensamos, temos noção que impossível e ilegal "tratar" 8 pessoas de uma vez,entre outras situações. Os auxiliares são baratos, não sabem, e não pensam, aliás pensam que pensam, pois já vi, onde estivere a "tratarem" doentes graves, AVCs etc, eles cantam eles dançam riem, gozam com as prescrições médicas, e o povo bate palmas, é uma casa portuguesa concerteza ![]() Fui obrigado a despedir-me, fui ameaçado e pressionado, aliás a ameaça permanece, para lá enfiarem um auxiliar (mais um). Para além disso, a falta de formação não é apenas técnica, também é educativa, falam mal a quem não lhes interessa, e descriminam o doente que não dá moedinhas. Ainda bem que sai de lá, já não estava a aguentar aquela "Medicina Física e de Reabilitação". Mas é isto, por isso, acho melhor tirar cursos da ditas alternativas, com e sem massagem , só para incomodar...Saber não ocupa lugar, já que os nossos estão ocupados por cantores e dançarinos com associações ao oculto. ![]() |
| | |
| | #7 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Jan 2010 Localização: Portugal
| É verdade colega, essa é mais uma situação interesante, a da Fibromialgia. Vi de tudo um pouco, vi bater e amassar um fibromialgico, quando sabemos que é uma situação crónica, de dor crónica. Não digo que não existam auxiliares/massagistas, etc e afins, que não saibam o que é ou como intervir nestas situações, mas os profissionais de saúde são formados e existem, ou não? ![]() |
| | |
| | #8 (permalink) |
| Registo: Jul 2009 Localização: Lisboa
| Olá, só uma pequena duvida do post inicial onde diz que um fisiatra encaminhou alguém a procurar um massagista para fazer uma DLM. Julgo que por DLM quer dizer Drenagem Linfática Manual, a não ser que seja abreviatura para outro termo que eu desconheça nesse caso, dependendo do massagista, poderá não ser de facto uma situação grave visto que há cursos específicos e creditados de Drenagem Linfática Manual.Quanto aos 3€ por hora acho um abuso e uma falta de respeito, mais parece que todos tamos na serra leoa a cavar diamantes para quem quer e pode e ficamos parvos e calados, comidos por vontade própria (sem querer ofender).
__________________ Vive a Vida |
| | |
| | #9 (permalink) |
| Fisioterapeuta Registo: Aug 2009 Localização: Barcelos - Viana
| [quote=João Miguel;104155]É verdade colega, essa é mais uma situação interesante, a da Fibromialgia. Vi de tudo um pouco, vi bater e amassar um fibromialgico, quando sabemos que é uma situação crónica, de dor crónica. Pois... mas também já vi colegas nossos a fazerem coisas do género!!! ![]() ![]() Maus profissionais há em todo o lado, infelizmente! ![]() |
| | |
![]() |
| Opções | |
| Display | |
| |