View Full Version : relação ruptura muscular/ ligadura tradicional...
Lara Ramos
15-03-06, 18:56
Boas,
Gostaria que me esclarecessem uma dúvida...
Durante um treino o guarda-redes apôs traumatismo directo da articulação do Joelho (patelofemural) com o chão, surgiu um edema, foi feito crioterapia, depois foi ligado com uma ligadura tradicional (apertada mas não a estrangular), para o atleta continuar o seu treino, apôs minutos num exercicio de chão especifico de guarda-redes, ao levantar-se (já não se levantou) contraíu uma ruptura no solear...(confirmado por um médico).
A pergunta que deixo é se existe alguma relação entre a ligadura tradicional e a ruptura, se a ligadura pode ter sido a responsavél pela ruptura do solear?
obrigado
Jose Rocha
15-03-06, 21:26
Será que na altura do traumatismo directo não fez logo a rotura? parcial ou total?
Que eu tenha conhecimento nunca uma ligadura provocou uma rotura, poderá sim criar problemas circulatórios.
Vitor Santos
16-03-06, 01:34
Pelo que é exposto não vejo relação alguma. Os traumatismos causados pelas ligaduras funcionais que eu tenho presenciado são, como disse o josé Rocha , circulatórios e acrescentaria os tegumentários.
Quanto a diagnósticos de rutura muscular mal feitos só gostaria de ter euros como diagnósticos que são mal feitos todas as épocas.
Só para lhe dar um exemplo quando comecei a trabalhar em Futebol cheguei a Dezembro com 22 pedidos de ECO quando por exemplo com uma equipa de rugby peço uma média de 10 por época.
Não está ao alcance de todos os olhos a interpretação imagiológica de lesões das partes moles.
Não podia estár mais de acordo.
Ainda muito recentemente aconteceu-me uma situação muito interessante que vem provar o que o Vitor acabou de dizer.
Um amigo meu durante um jogo de futebol sentiu dor na face posterior da coxa logo no 1º minuto de jogo. (a tipica picada). No clube onde ele joga de imediato se apressaram a marcar uma ECO, sem qq tipo de diagnóstico prévio. (de referir q esse mesmo clube tem um massagista).
Conclusão, já com o resultado da ECO aparece-me no gabinete muito aflito, (vem a andar normalmente sem qq tipo de limitação) com o um relatório da ECO q dizia ter uma ruptura muscular de 5 cm.
Após avaliação, a unica queixa que ele apresentava (ligeira) era ao movimento resistido .
E de referir q passados 5 dias estava a treinar, e até hoje sem qq problema. Isto com uma ruptura muscular de 5 cm descoberta na ECO. Milagre não acham?
Vitor Santos
16-03-06, 10:44
Temos de ter cada vez mais cuidado em entrar num campo que não é nosso que é o diagnóstico médico e isto porque:
1º eles também erram e de que maneira
2º Não somos pagos para isso
3º Para criar bom ambiente com o doente sugiro música de Bach e falar dos programas da National Geographic LOL.
Há um jogador do FCP futebol que tratámos em Alcantrafisio que no seu anterior clube estava a treinar com uma rutura fibrosada de 4cm no quad e que o eco não viu.
Claro que têm de andar escondidos a fazer tratamentos fora dos circuitos futebolisticos e mesmo a adaptação ao relvado foi feita num clube de rugby.
Mas os erros médicos passo adiante e é um problema deles ( actualmente são um valor acrescentado para mim, pois que quando o médico erra deixa-me a hipótese de eu referenciar o doente a um médico com reais capacidades de diagnóstico e da próxima vez é a mim que o paciente vem em 1º lugar para decidir que fazer) mas no próximo dia vou transcrever o registo de um colega para verem como não deve ser escrito.
Lara Ramos
16-03-06, 12:57
ok, mas ja agora... a ligadura pode promover a claudicação na circulação,o que provoca ausência de oxigenio e dos elementos essênciais para o musculo, e consequentemente poderá ocorrer a lesão? ou na pratica isso nao acontece?
Jose Rocha
17-03-06, 11:05
Como já disse atrás a LF, que eu tenha conhecimento não provoca lesões a nivel da musculotendinosa pode sim provocar problemas circulatórios até a ganguerena.Muitas vezes quando a LF não é bem executada provoca desconforto ao atleta e neste caso terá que se retirar e fazer uma nova.E atenção às alergia ao adesivo....
Jose Rocha
17-03-06, 11:19
Bem aproveito para dizer algumas das;
CONTRA-INDICAÇÕES
v LESÕES GRAVES DO APARELHO LOCOMOTOR, COM INDICAÇÃO ORTOPÉDICA OU CIRÚRGICA OBRIGATÓRIA
· Roturas completas ( musculares ou tendinosas, e ligamentares graves )
· Fracturas
v ALTERAÇÕES CIRCULATÓRIAS GRAVES
· Deficites regionais
· Perturbações traumáticas acentuadas ( hemorragias ou edemas intensos )
v FERIDAS OU ESCORIAÇÕES EXTENSAS DA PELE
v HIPERSENSIBILIDADE AO ADESIVO
( restrição e não uma contra-indicação )
- Características psicológicas do individuo (…)
Hélder Abreu
17-03-06, 12:13
Agora fiquei na dúvida... O que quis dizer com ligadura tradicional, Lara Ramos? Foi simplesmente colocada uma ligadura à volta do joelho do jogador e não uma ligadura funcional, é isso?
Lara Ramos
17-03-06, 12:47
Sim, é isso exactamente!
Eu aprendi que ligadura tradicional é feita com uma ligadura de suporte, ligadura com elasticidade, aquelas normais.
E a LF, é um meio de imobilização, em que são utilizados materiais adesivos, geralmente aplicados directamente sobre a pele, ou seja, o tape.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.