PDA

View Full Version : Mais uma do IEFP

Suraya
22-04-08, 17:13
Aqui vai mais uma proposta do centro de emprego. E mais uma vez colocam Fisioterapeuta, mas querem um auxiliar. Quando é que ist vai acabar:

FISIOTERAPEUTA (M/F) Oferta Nº: 587556966 Sector de Actividade da Entidade: AC SOCIAL PARA PESSOAS IDOSAS,COM ALOJAMENTO Profissão PretendidaProfissão: FISIOTERAPEUTA (M/F) Número de Postos: 1 Local TrabalhoFreguesia(s): CANEÇAS; Habilitações escolaresHabilitações Mínimas: Bacharelato Horário TrabalhoHorário: DAS 09H ÀS 13H CondiçõesConhecimentos Profissionais: AUXILIAR DE FISIOTERAPIA COM EXPERIÊNCIA PARA TRABALHAR NUMA CASA DE REPOSUSO. Outros DadosTipo de Contrato Oferecido: A Termo Duração: 6 (meses)Trabalho a Tempo: Parcial Remuneração oferecida: 350 Euro

patríciafisio
22-04-08, 18:36
Isso vai minimizar e/ou acabar, quando os Fisioterapeutas usarem a voz através dos meios de comunicação (jornais, revistas...), mostrando que realmente possuem conhecimentos a nivel superior. Não digo que isso não ocorre, mas que deveria ocorrer de forma mais intensa ou mais agressiva (no bom sentido da palavra). É uma profissão muito importante e bonita, pois as mãos de um Fisioterapeuta através de técnicas, curam. Observar a evolução por exemplo, de um paciente com sequela de AVC, hemiplegico, que chega a uma clínica em cadeira de rodas e depois de sessões de Fisioterapia está caminhando sem apoio de muletas, andarilho... é uma das coisas mais gratificantes para um profissional que ama sua profissão.

g4f4
22-04-08, 20:26
Então mas agora Auxilar de fisioterapia = Fisioterapeuta????? BONITO, vamos de mal a pior........ :evil: e que tal fazer alguma coisa para deixarem de gozar connosco Fisioterapeutas???

Já chegaaaaa

pocinha
22-04-08, 23:24
eu digo vos, axo q ao ponto onde chegamos era necessario mesmo um de nos falar com um jornalista e comecar a publicar mos artigos na emprensa. a serio.francamente: entre os"auxiliares de fisio" e os motricidade humana q passam por fisio, gente ja nao ha trabalho! eu não conheço jornalista nenhum... mas aceito comecar a montar um "ficheiro" desses anuncios de barbarios! por isso, mandem po meu mail todos os q voces tem!
pocinha@sapo.pt
vamos nos mexer!

Suraya
22-04-08, 23:47
mas aceito comecar a montar um "ficheiro" desses anuncios de barbarios! por isso, mandem po meu mail todos os q voces tem!
pocinha@sapo.pt
vamos nos mexer!

Cara colega é so procurar por aqui que vai encontrarvários infelizmente.

Suraya
22-04-08, 23:49
Este anuncio é memso irreal, pedem fisio, com escolaridade minima de bacharel, mas com conhcimentos de auxiliar???? Este axo k é o mlehor k já aki apareceu....

Ft. Cabrita
23-04-08, 00:57
Olá a todos!!

Hoje quando me deparei com este anúncio na minha caixa de correio pensei que seria a hora de utilizar o e-mail da Inspecção Geral das actividades em saúde...

Espero que seja mais uma gotinha para dar uma virada na nossa profissão!! :rolleyes:

Bom Dia,

Junto envio mais uma proposta do IEFP onde existe uma clara "confusão" entre o conceito de Fisioterapeuta e auxiliar de fisioterapia.

Sem qualquer outro assunto e na esperança de ver esta situação cansativa e vergonhosa tomar um novo rumo, me despeço atenciosamente.

......... (Fisioterapeuta)

Oferta Nº: 587556966
Sector de Actividade da Entidade: AC SOCIAL PARA PESSOAS IDOSAS,COM ALOJAMENTO

Profissão Pretendida
Profissão: FISIOTERAPEUTA(M/F)
Número de Postos: 1
Local Trabalho
Freguesia(s): CANEÇAS;
Habilitações escolares
Habilitações Mínimas: Bacharelato
Horário Trabalho
Horário: DAS 09H ÀS 13H
Condições
Conhecimentos Profissionais: AUXILIAR DE FISIOTERAPIA COM EXPERIÊNCIA PARA TRABALHAR NUMA CASA DE REPOSUSO.
Outros Dados
Tipo de Contrato Oferecido: A Termo
Duração: 6 (meses)
Trabalho a Tempo: Parcial
Remuneração oferecida: 350 Euro

pocinha
23-04-08, 10:12
eu sei q é so olhar po raqui mas sao necessarios os inderecos e-amil originais dos anuncios, portto, mandam po meu mail...se quizerem fazer algo---um abraco

VascodaGama
23-04-08, 11:51
Bom dia ,

Toca a encher a mail-box destes artistas igas@igas.min-saude.pt a denunciar mais esta vergonha

VascodaGama
23-04-08, 11:59
Mais um sitio para denunciar,

http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Geral/Contactos

VascodaGama
23-04-08, 12:03
Mais um sitio para denunciar,

VascodaGama
23-04-08, 12:07
Contacte o Governo

O objectivo desta página é permitir o diálogo entre o cidadão e o Governo.
Para enviar uma mensagem com uma opinião, uma crítica ou uma sugestão, preencha os campos abaixo indicados. O endereço electrónico e a mensagem são campos de preenchimento obrigatório.
Para enviar uma mensagem que exija acção concreta do Governo quanto a um caso concreto, terá de preencher todos os campos.
No campo «Destinatário» deverá escolher qual a área ministerial a que diz respeito a sua questão. Se o fizer, obterá uma resposta mais rápida e mais precisa.
Caso não perceba, através da listagem existente nesse campo, a quem deve endereçar a sua pergunta, sugestão ou crítica, poderá consultar a área Governo>Composição>Ministro, onde estão listados os serviços tutelados por cada Ministro.
As mensagens que não respeitem as regras da boa educação não serão processadas.

rita afonso
24-04-08, 16:32
eu digo vos, axo q ao ponto onde chegamos era necessario mesmo um de nos falar com um jornalista e comecar a publicar mos artigos na emprensa. a serio.francamente: entre os"auxiliares de fisio" e os motricidade humana q passam por fisio, gente ja nao ha trabalho! eu não conheço jornalista nenhum... mas aceito comecar a montar um "ficheiro" desses anuncios de barbarios! por isso, mandem po meu mail todos os q voces tem!
pocinha@sapo.pt
vamos nos mexer!

Eu acho que deveria reunir-se material suficiente e até testemunhos de ilegalidades e divulgar à tv, de forma a fazerem uma reportagem alargada sobre o assunto. Qualquer iniciativa que se tome, acho k deve ser feita com o consentimento da APF.

Maria João CFC
24-04-08, 17:22
Desculpem a minha pergunta, mas o que é que a nossa Associação está a fazer em relação a isto?
Devíamos fazer alguma coisa, sem dúvida, mas quem podia fazer chegar mais longe a nossa indignação é a Associação e o Sindicato, para isso é que eles existem.

joanatome
24-04-08, 18:52
Acho que a comunicação social é a maneira mais eficaz para esta situação. Todas as pessoas que não estão dentro do assunto ainda acham que a fisioterapia tem muita reputação e saída porque muita gente precisa :confused:, mas temos de provar que não, mostrando por exemplo a quantidade de colegas q estão a emigrar pq, ou não têm emprego, ou não estão satisfeitos com as condições que o nosso "País" nos está a oferecer, mostrando a precariedade deste anuncios da IEFP, codições precárias em diversas clínicas, e das respostas dadas pelas entidades competente, ou não, (eu mandei o email, não ha-de tardar resposta) de passarem a "batata quente" uns aos outros... Enfim... Temos mesmo de nos mexer...

g4f4
25-04-08, 00:19
Contem comigo para o que for preciso... só tenho uma coisa a dizer... colega Rita, eu reencaminhei essa maravilhosa proposta para a nossa bela Associação (APF) e a única coisa que eles me responderam foi: caro colega por favor indique-nos o seu nome e numero de sócio.

Portanto o interesse deles sobre esta situação é o que se vê, zero, pois se tivessem mesmo interessados a nossa situação não estava no descalabro que está...

por isso digo que não há que ter consentimento de associação nenhuma, se não formos nós a fazer algo, eles, está visto, que não vao ser....

Cumprimentos caros colegas

Luis23
25-04-08, 15:07
Cara pocinha

Nao sei o que tens contra os licenciados em Motricidade Humana... mas se nao sabes ficas a saber Motricidade Humana e uma licenciatura com 5anos. E saimos tao ou melhor preparados pra exercer a profissao na area da reabilitaçao como os fisioterapeutas. Antes de comparares Motricidade a auxiliar de Fisioterapia primeiro informate das coisas...

elsaazevedo
26-04-08, 13:29
Cara pocinha

Nao sei o que tens contra os licenciados em Motricidade Humana... mas se nao sabes ficas a saber Motricidade Humana e uma licenciatura com 5anos. E saimos tao ou melhor preparados pra exercer a profissao na area da reabilitaçao como os fisioterapeutas. Antes de comparares Motricidade a auxiliar de Fisioterapia primeiro informate das coisas...

Caro Luis,

Permita-me discordar de si. Motricidade Humana é uma coisa, Fisioterapia é outra, tal como o próprio nome dos cursos indica. Assim, não venha dizer que saem tão ou melhor preparados para exercer uma profissão na área da reabilitação só porque é uma licenciatura de 5 anos..., só faltava agora dizer que todas as licenciaturas de 5 anos são melhores!
E o que eu tenho contra licenciados em motricidade é exactamente o facto de se acharem Fisioterapeutas quando na verdade acerca de reabilitação tem um semestre ou pouco mais. Porque se reparar aparentemente o senhor tem no seu perfil que é fisioterapeuta, mas tirou um curso de Motricista, portanto o que eu acho é que se deviam remeter para vosso trabalho e deixar o trabalho dos outros para quem realmente andou durante 4 anos (e não um semestre) a estudar as áreas da reabilitação!
Eu sei que hoje é dada a opção aos motricistas de no final da licenciatura fazerem mais um semestre e ficarem com equivalência de Fisioterapia, e o que eu tenho a dizer acerca disso é que acho uma indecência este país, e os senhores motricistas deveriam acima de tudo ter a noção que nunca num semestre vão ficar habilitados a praticar BOA Fisioterapia, como um verdadeiro FISIOTERAPEUTA.

g4f4
26-04-08, 18:52
Bem Elsa, muito bem dito!!

querem exercer fisioterapia, vão tirar licenciatura em fisioterapia....

VascodaGama
26-04-08, 20:43
Organizem-se , se fossem os enfermeiros já estavam naTV a fazer barulho

ElsaCabral
27-04-08, 12:11
Caro, VascodaGama, não sei o que os meus colegas têm feito para conseguir uma reportagem sobre a Fisioterapia e a consfusão que reina nesta área, no entanto devo dizer-lhe que a titulo pessoal já enviei e-mail e realizei chamadas para todos os canais de televisão e o que ouvi até agora foi... se estivermos interessados, nós telefonamos...
Penso que não é por falta de nos mexermos... :doubt:
Cumprimentos

VascodaGama
27-04-08, 19:00
Acredito , o melhor será um fisioterapeuta subir :biggrin:a uma janela do hospital ou clinica onde trabalha e ameaçar que se quer matar :lol: , vão ver que a TV aparece logo para fazer reportagem

Luis23
28-04-08, 18:58
Cara Elsa Azevedo

Aconselho-te a informares-te antes de falares do que nao sabes.
Em primeiro lugar em Motriciade Humana nao se tem apenas um semestre de Reabilitaçao, caso queiras saber mais sobre esse curso, consulta a pagina da Universidade Fernando Pessoa e Consulta as cadeiras do curso de Motricidade Humana. Em segundo lugar se no meu perfil tenho fisioterapeuta e porque sou fisioterapeuta. Por isso antes de te pores a mandar "boquinhas " foleiras informa-te ok.
Cumprimentos a todos

rita afonso
28-04-08, 19:06
Acredito , o melhor será um fisioterapeuta subir :biggrin:a uma janela do hospital ou clinica onde trabalha e ameaçar que se quer matar :lol: , vão ver que a TV aparece logo para fazer reportagem
Essa é boa. Algum voluntário?

rita afonso
28-04-08, 19:12
Contem comigo para o que for preciso... só tenho uma coisa a dizer... colega Rita, eu reencaminhei essa maravilhosa proposta para a nossa bela Associação (APF) e a única coisa que eles me responderam foi: caro colega por favor indique-nos o seu nome e numero de sócio.

Portanto o interesse deles sobre esta situação é o que se vê, zero, pois se tivessem mesmo interessados a nossa situação não estava no descalabro que está...

por isso digo que não há que ter consentimento de associação nenhuma, se não formos nós a fazer algo, eles, está visto, que não vao ser....

Cumprimentos caros colegas
Mas, por que não te identificaste? Eu sei que a APF não está de olhos tapados, mas às xs é preciso dar a cara. Acho que numa denuncia à associação que nos protege não devemos ter medo. Devemos ter receio é das consequências dos nossos actos exteriormente à associação, daí eu defender o consentimento da APF.

Maria João CFC
29-04-08, 09:46
Bom dia. Em primeiro lugar, e não tenho nada contra quem tirou Motricidade Humana, mas se fizessem o mesmo que os Fisioterapeutas não se justificavam 2 cursos distintos. Caso eu esteja errada, então de facto o nosso país é pior do que aquilo que eu pensava.
Em segundo, eu coloquei a pergunta sobre a Associação, porque não os vejo a fazerem muito, e peço desde já desculpa se estou equivocada. Reparem nas outras profissões, greves, manifestações, abaixo-assinados. Temos que fazer alguma coisa. temos que nos mexer de facto. Porque não uma comparência activa (o mais que nos for permitido) na Assembleia da República, num dos dias em que está lá o Sr. 1ºMinistro? Chamaria à atenção certamente, uma vez que se pode assistir, mas não intervir, qualquer tipo de manifestação nossa lá despertaria algum interesse, penso eu.
É só uma ideia.
Boa sorte a todos

VascodaGama
29-04-08, 11:01
Uma ideia maravilhosa , força com ela, mas lá está o velho problema tem de ser alguma organização a preparar e convocar as pessoas senão é um fracasso logo à partida.

g4f4
29-04-08, 11:15
Mas, por que não te identificaste? Eu sei que a APF não está de olhos tapados, mas às xs é preciso dar a cara. Acho que numa denuncia à associação que nos protege não devemos ter medo. Devemos ter receio é das consequências dos nossos actos exteriormente à associação, daí eu defender o consentimento da APF.

nao me identifiquei?? mas eu nem sou sócio da APF, pra kê?? uma APF que só mostra interesse se eu me tornar sócio... isto é alguma coisa?? é uma vergonha, tudo o que se passa neste país é uma vergonha mas pronto... ja que gostas tanto da APF porque não resolvem nada?? isso é que gostava de perceber... querem atingir algum numero de associodos antes de começarem a se mexer?? é mais importante que eu me associe e mais uns colegas nossos, do que lerem aquela proposta de trabalho, com olhos de ver, e se aperceberem da realidade da nossa situação.... mais uma vez não lhes interessou nada...

vergonha....................

luis silva
29-04-08, 12:34
nao me identifiquei?? mas eu nem sou sócio da APF, pra kê?? uma APF que só mostra interesse se eu me tornar sócio... isto é alguma coisa?? é uma vergonha, tudo o que se passa neste país é uma vergonha mas pronto... ja que gostas tanto da APF porque não resolvem nada?? isso é que gostava de perceber... querem atingir algum numero de associodos antes de começarem a se mexer?? é mais importante que eu me associe e mais uns colegas nossos, do que lerem aquela proposta de trabalho, com olhos de ver, e se aperceberem da realidade da nossa situação.... mais uma vez não lhes interessou nada...

mas repara este tipo de situações...devem ser exposta ao nosso sindicato...é ele que deve lutar pelos nossos direitos...

Maria João CFC
29-04-08, 12:41
Concordo com o que disse acerca de ser preciso uma boa organização. Não sei se deveríamos pensar em esperar pela Associação ou juntar um núcleo entre nós e tomarmos essa iniciativa por nós mesmos. O meu pai é professor e dirigente Sindical, quando organizam greves, não olham só para os professores sindicalizados, lutam por todos. Nas manifestações não estão só sócios dos Sindicatos, vão todos os professores que acham que devem reclamar pelos seus direitos. (Dou este exemplo, porque é o que tenho mais próximo.) Não é necessário pertencer a uma associação ou Sindicato para termos o direito a reclamar. Quem está à frente dessas organizações não pode só responder se os problemas vierem de associados. Eu não vou pagar cotas, para não ser feito nada. Prefiro que me digam que precisam de apoio logístico e presencial para uma iniciativa e eu vou, ajudo. Não concordo é que me digam "pagas as cotas e nós resolvemos", quando na verdade não é isso que acontece. Para além disso, se tomassem mais iniciativas e as tornassem públicas, talvez ganhassem mais credibilidade e associados.

Suraya
29-04-08, 14:45
mas repara este tipo de situações...devem ser exposta ao nosso sindicato...é ele que deve lutar pelos nossos direitos...

O problema k o sindicato rsp da mm forma que a APF, i.e., "Qual é o seu numero de sócio?"...

rita afonso
29-04-08, 22:58

A APF precisa de sócios para fazer voz para reclamar a transformação em Ordem, temos k demonstrar quantos somos e quanto mais melhor, mas isso já é outra conversa. Aqui não é uma questão de eu gostar da APF ou não, só acho que talvez ela nos possa ajudar, nem que seja a indicar-nos o caminho. Não achas que se todos os fisioterapeutas fossem socios da APF, talvez haveria maior comunicabilidade e participação por parte de todos? A APF tb n pode trabalhar às cegas. Se calhar a maioria dos socios tem emprego fixo e não precisam de uma "revolução". Eu sou sócia há mais de 3 anos, e daí pa cá só mais 500 fts é k se inscreveram. Acho k quem espirito revolucionário, tb deve ter espirito associativista. Agora se calhar o sindicato tem mais poder para resolver a precaridade mas a massa sindicalizada deve ser mt reduzida, o k condiciona a sobrevivência do sindicato.

elsaazevedo
30-04-08, 00:21
Cara Elsa Azevedo

Aconselho-te a informares-te antes de falares do que nao sabes.
Em primeiro lugar em Motriciade Humana nao se tem apenas um semestre de Reabilitaçao, caso queiras saber mais sobre esse curso, consulta a pagina da Universidade Fernando Pessoa e Consulta as cadeiras do curso de Motricidade Humana. Em segundo lugar se no meu perfil tenho fisioterapeuta e porque sou fisioterapeuta. Por isso antes de te pores a mandar "boquinhas " foleiras informa-te ok.
Cumprimentos a todos

Olhe senhor Luís,

Em primeiro lugar, não o conheço de lado nenhum, portanto não me trate por "tu".
Em segundo este tópico não se refere a este assunto e portanto não vou alimentar discussões consigo, contudo tenho a dizer-lhe que eu não estou assim tão mal informada como o senhor diz, até porque conheço pessoas que tiraram o curso de motricidade nessa universidade, portanto se o senhor tirou o curso aí, lhe digo o seguinte: você para mim e para os restantes verdadeiros fisios, nunca deveria ter passado de um Motricista, ponto final! E sim, claro que vocês têm reabilitação, mas sabe o senhor o que é Bobath? Sabe o que é Cyriax, Mulligan, Maitland? Sente-se capaz de tratar um paciente agudo neurológico ou respiratório? Pois se se sente, aí reside o motivo de tanta gente andar na "Fisioterapia" e não melhorar, entendeu agora?
Antigamente havia os habilidosos, agora há os motricistas-pseudo-fisioterapeutas...é o país que temos!
E eu digo e repito: Tenho é pena dos doentes tratados por vocês!
Cumprimentos para todos.

Luis23
30-04-08, 01:58
Cara Elsa desde ja pesso desculpa por a ter tratado por tu, mas tal como a senhora quer respeito eu tb quero respeito da sua parte afinal tal como a senhora eu tb estudei para ter o meu curso e para ser licenciado. Por isso nao admito que me compare com hablidosos sao palavras mt graves para uma licenciada dizer...
Em primeiro lugar ate a este momento ainda nao tive razoes de queixa em relaçao a minha pessoa enquanto motricista. Ate pk a gente poderia ter aki uma discusao em relaçao aos dois cursos, mas os vou esclarecer alguns pontos que axo interessantes. Em primeiro lugar essas tecnicas nao sao so aprendidas nas universidades, eu tive amigos fisioterapeutas que perderam algumas horas pra me ensinarem algumas dessas tecnicas, assim como tive oportunidade de lhes ensinar outras coisas que aprendi no meu curso. Mas antes de tudo refiro que entre mim e essas pessoas existe uma colaboraçao enorme, ate pk os dois cursos podem conviver no mesmo espaço. Se nas universidades fisioterapia esta virada para tratar reabilitar, motricidade visa prevenir e se necessario tratar, mas acima de tudo prevenir.
Poderia perguntart depois de uma atleta de alto rendimento estar recuperado de uma lesao o fazias voltar aos treinos, como o fazias recuperar a forma fisica ou melhor dou-te um exemplo pratico se te aparece-se perante a senhora um atleta de nataçao com uma rutura muscular no deltoide que fazia a senhora para que esse atleta nao perde-se a sua capacidade fisica e quanto me refiro a fisica nao me refiro a força muscular, mas sim a capacidade aerobia e anaerobia, como planiaria treinos especificos para esse atleta?, essa e uma das coisas que fisioterapeutas nao estao preparados pra fazer visto que nao tem metodologia do treino, e no entanto vece mts a fazer-lo, serao esses tb hablidosos???? Sera que a senhora estaria por exemplo capaz de avaliar uma criança com deficit de aprendizagem e ajudar a tratar??
na minha opiniao devemos respeitarnos e saber trabalhar em conjunto ja que se fala cada vez mais em equipas multidisciplinares. Nem o meu curso e melhor nem fisioterapia e melhor axo que ambos os cursos se complementao, tao como motricidade tem falhas fisioterapia tb as tem e poderia enumerar algumas. e tal como existem bons fisioterapeutas tb existem maus fisioterapeutas, assim como existem bons motricistas e maus motricistas tal como em todas as profissoes. Ate pk eu ja vi verdadeiras barbaridades feitas por fisioterapeutas e quando falo em barbaridades sao mesmo barbariades, mas nao podemos por toda a gente no mesmo saco.
Mais uma coisa se a senhora fosse informada como e lecionada fisioterapia em algumas universidade teria visto que em mts como o caso da UFP essas tecnicas sao dadas no 4ano (licenciatura) e nao no bacharel, por isso ha mts bachareis em fisioterapia que tb nao as tiveram.

As verdadeiras questoes que deveria colocar e pk sera que nao se faz prevençao em portugal? e o pk de pessoas com problemas graves terem de esperar meses por começarem a fazer fisioterapia?

e mais uma coisa que nao entendo somos assim tao maus e por onde tenho passado somos elogiados por fisioterapeutas...

Cumprimentos A todos

Maria João CFC
30-04-08, 09:45
Bom dia. Relativamente ao caso que falou, se a sua Faculdade não ensina as técnicas no devido tempo, a culpa não é nossa. Na minha Faculdade, quando terminei o Bacharelato estava apta a trabalhar. O ano de Licenciatura foi mais um complemento a nível de terapias alternativas, radiologia, informática e gestão. Não se esqueça que para algumas Faculdades a Licenciatura surgiu há pouco tempo, por isso os programas estavam adaptados a 3 anos (Bacharelato). Ninguém aqui está contra ninguém, nem em guerras com curso nenhum, mas não se pode considerar apto a ser Fisioterapeuta quem não o é, como nós não queremos ser Motricistas. Já agora, relativamente a atletas de alto rendimento, na minha Faculdade há uma cadeira específica para isso e sim, aprendemos planos de treino, assim como no caso da pediatria. Não digo que o faço melhor que vocês, mas a reabilitação é connosco, seja ela qual for.
Concordo consigo quando fala em trabalhar em conjunto, por isso é que se devia lutar e não entre nós.

Maria João CFC
30-04-08, 09:50
Relativamente à questão da APF e da Ordem, nós não precisamos de uma Ordem para nada. Reparem na Ordem dos Enfermeiros, são mesmo eles que se queixam que não fazem nada, que só os prejudica. A menos que consigamos uma Ordem tão forte como a dos Médicos, Engenheiros e Magistrados, não faz sentido existir Ordem. Enquanto não se acabar com o poder da Ordem dos Médicos, a existir uma Ordem de Fisioterapia, seria inútil. Existem Ordens no nosso país que nem se conhecem, visto que são incapazes de fazer alguma coisa. Será que queremos isso para nós. O facto de ela existir não nos cria empregos, nem condições decentes de trabalho.

Luis23
30-04-08, 11:35
So gostaria de deixar claro que nao estou aqui para entrar em guerras com ng. Agora apenas nao falem do que nao sabem, ate porque o curso de motricidade Humana mudou de nome para reabilitaçao e psicomotricidade para que deixe de haver este tipo de questoes... Tal como voçes estao preparados para exercer reabilitaçao eu tb o estou. Antes de kk pessoa poder criticar o que quer que seja devia informar-se a cerca disso. Conheço mt bem o curso fisioterapia, se tiverem duvidas comparem as cadeiras de ambos os cursos, e o conteudo programatico e tiram todas a voças conclusoes depois disso...
Axo que a luta que todos devem de ter e nao deixar os locais de trabalho serem ocupados por pessoas que apenas mts das vezes tem o 9ano e quem nem noçoes de anatomia tem. Isso cabe a todos (motricidade e fisioterapia) nos mostrar o quanto somos importantes na area da reabilitaçao.
Quem quiser tirar as suas duvidas em relaçao a estarmos ou nao preparados, estou disponivel para esclarecer quem quer que seja por A+B.
Cumprimentos

Claudia Fafe
30-04-08, 11:44
Bom dia a todos...
Sempre que venho ao Fisiozone acabo por me rir...Como é possível perder tempo a explicar aquilo que a maioria n quer entender??:badgrin::badgrin:
Relativamente a essas "picardices" só tenho uma coisa a sugerir...Se este site se chama FisioZone, entendo que deveria ser restrito a fisioterapeutas! Qualquer dia vem aqui um engenheiro, um carpinteiro ou um electricista, lêm alguns blogs e pufff..já são fisioterapeutas!:rolleyes:
Sugiro mm bloquear o acesso a "pseudos"..E abrir apenas um espaço onde outras pessoas, doentes e afins possam tirar dúvidas!

Cumprimentos

Hélder Abreu
30-04-08, 13:11
Esta conversa está completamente off topic. Existem tópicos relacionados com Motricidade humana onde pode ser discutido este tema, nomeadamente AQUI (http://www.fisiozone.com/duvidas-e-questoes-em-geral/1395-cursos-2-em-1-a.html).
No entanto não posso deixar de comentar esta sua afirmação, Luís:

...Se nas universidades fisioterapia esta virada para tratar reabilitar, motricidade visa prevenir e se necessario tratar, mas acima de tudo prevenir.

A Fisioterapia actual não está de forma nenhuma ligada exclusivamente à reabilitação, sendo papel do Fisioterapeuta tanto a prevenção quanto a reabilitação. Passo a citar a já muito citada neste fórum definição da Fisioterapia presente no Decreto-lei 261/93 de 24 de Julho:

Centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo; utilizando modalidades educativas e
terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas, e em meios físicos e naturais, com a finalidade de
promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar, utentes/clientes
com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objectivo de os ajudar a atingir a máxima
funcionalidade e qualidade de vida.

Cumprimentos

Luis23
30-04-08, 17:53
Tens razao existe um outro topico sobre esse assunto e axo que esta la todo respondido.. e esclarecido em relaçao a motricidade humana... Apenas tenho aqui a dizer q se apenas fiz um semestre e fiquei com fisioterapia e pk ao pedir equivalencia de cadeiras apenas me faltavam algumas para o bacharel em fisioterapia.
Mas acima de tudo axo que a luta de todos nos deve ser melhorar a reablitaçao no nosso pais que infelizmente ta num caos... e CABE a nos todos tomar medidas e acabar com as "Fabricas em linha" que sao as clinicas de fisioterapia.... So se todos nos nos imposermos e que isto ira para o caminho certo... Haja coragem por parte de todos para mudar o rumo as coisas...
Cump

Francisco Neto
30-04-08, 20:48
Não vou entrar em polémicas aqui no fórum.
Deixo uma sugestão aos colegas: estar presente nas I Jornadas de Fisioterapia da ESSVS. Serão debatidos problemas actuais da Fisioterapia em Portugal. Podem consultar o programa em http://www.fisiozone.com/portugal/9877-fisioterapia-que-futuro.html#post22497.

Uma das mesas que promete uma profunda reflexão é a seguinte:

Regulamentação e controlo da actividade profissional de Fisioterapeuta
Ft. Isabel Souza Guerra(Presidente da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas)
Ft. Cristina Abreu Freire (Presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas)
Prof. Doutor Álvaro Santos Almeida (Presidente do Conselho Directivo da Entidade Reguladora da Saúde)
Possível presença de elementos de diferentes grupos parlamentares
Moderador: Ft. João Paulo Venâncio (ESSVS)

cristal
30-04-08, 23:46
Caros colegas!
Será que ainda não perceberam que a luta dos Profissionais de Motricidade Humana é a mesma que a dos Fisioterapeutas???
Temos é de nos unir para colocar os auxiliares e massagistas nos seus lugar. Os Profissionais de Motricidade são pouquissimos e não são esses que ameaçam o vosso posto de trabalho, sao os referidos auxiliares e massagistas que trabalham a pagamento baixissimo...
Cumps a todos