PDA

View Full Version : prescriçao

kutxy
22-04-08, 00:12
ola a todos!:wink:

Alguem me pode informar se numa clinica de medicina familiar, o medico de clinica geral pode prescrever tratamento de fisioterapia? Por exemplo... massagem, ou ultra-sons, ou drenagem linfatica...etc?

Cumps fisios

danym
22-04-08, 18:38
Penso que efectivamente sim pode!
Porque na legislação não existe nada que obrigue a que o fisioterapeuta trabalhe unicamente com prescrição do Fisiatra....isso só acontece em serviços onde ele existe como sejam os Serviços de Medicina Física e Reabilitação ou em Clinicas em que eles trabalham. Tirando este facto o médico de familia pode prescrever tratamento.
Caso contrário como trabalhavam os fisioterapeutas em Centro de Saúde?
Cumprimentos

cambalacho
22-04-08, 22:56
Boa noite,
estagiei no centro de saúde do Bonfim (Porto) e segundo me lembro a prescrição era realizada pelo Fisiatra do serviço e não pelo médico de clínica geral.
Cumprimentos

danym
22-04-08, 23:20
Se o Centro de Saúde o possuir pode ser prescrito o tratamento pelo Fisiatra....mas continuo a dizer que não é obrigatório essa condição para o fisioterapeuta trabalhar.
Aliás os Srs Fisiatras é que fizeram passar uma circular pela Ordem dos Médicos a pedir para que os tratamentos de Fisioterapia sejam só prescritos por eles, mas isso é ilegal!!!
Trata-se apenas de uma acordo entre médicos.....
Informem-se bem acerca dos vossos direitos, deveres e obrigrações profissionais.
E já existem neste país muitos fisioterapeutas que trabalham directamente com o médico que pede fisioterapia....torna-se até mais vantajoso uma vez que é menos uma consulta....é menos uma burocracia....
Cumprimentos

kutxy
25-04-08, 12:34
em termos de legislaçao sabem onde me posso informar?

danym
25-04-08, 15:43
Em termos de Legislação o que nos defende ainda é a Legislação para a carreira de Técnico de Diagnóstico e Terapêutica. Decreto-Lei n.º 564/99 de 21 de Dezembro

http://clientes.netvisao.pt/terapia/decreto_564_99.htm

Outra coisa com quem podes esclarecer o assunto é com o Director do Centro de Saúde e de preferência uma conversa amigável....às vezes é melhor do que irmos só pelos decretos de lei...que podem ter interpretações muito subjectivas

Cumprimentos

kutxy
27-04-08, 18:37
No meu caso não é centro de saude... mas sim uma clinica que tem médico de clinica geral. Por isso é que estou em duvidas acerca da prescrição...se ela poderá passar ou n..?
Ou entao... se terei que montar gabinete, no caso de o medico de clinica geral não poder passar tratamentos especificos (massagem, ultrasons..etc) de fisioterapia.http://www.fisiozone.com/centura/icons/icon4.gif

Obrigada pelo link:wink: