PDA

View Full Version : cirurgia ao escafoide!!

el pibe
21-04-08, 16:51
Boa tarde,
venho por este meio tentar recolher alguma informaçao de alguem mais experiente ou com conhecimentos na area,

passo a citar entao a situaçao:

-Fracturei o escafoide em novembro de 2007,um dos medicos quiz me operar mas outro da mm ekipa indicou que o melhor era imobilizar o pulso com gesso e depois efectuar fisioterapia,pois na maioria dos casos o osso volta a consolidar.
assim foi,efectuei 30 sessoes de fisioterapia apos ter estado com o pulso engessado durante 3 meses,fui as consultas e o medico dizia que a evoluçao estava a ser positiva e que o osso estava a consolidar bem, até que fui a derradeira consulta agora em abril,e este da me uma noticia que eu acho estranha!! que o osso nao estava bem consolidado e que estava a mirarr!

Indicou que o melhor era efectuar a cirurgia!

a minha questao é: A terapeuta indicou que a mobilidade do pulso estava a ter resultados positivos,e que a amplitude iria ser 100% positiva com o ganho de força no pulso,e agora o medico indica me que ao ver o raio-X o melhor é ser operado, depois de ter estado meio ano a tentar recuperar uma coisa que ja podia estar resolvida! será que é o melhor? será que devia consultar outro ortopedista? quem? qual o melhor? alguem me poderia sugerir um na zona de lisboa?

agradeço a compreensao

AnaFrancisco
23-04-08, 21:00
Ola.
Penso que face há situação não perde nada em consultar outro médico Ortopedista. A fractura do escafóide é das mais complicadas e das que mais tempo demora a consolidar...Tive conhecimento de uma pessoa que fez apenas uma pequena fissura no escafóide e só após um ano é que deixou de ter dores. Também colocou gesso mas não fez Fisioterapia porque o osso foi consolidando ao longo do tempo...a única coisa que fiz foi manter contração muscular isometrica (sem movimento) enquanto esteve imóvel.

Quando for ao outro Ortopedista leve as radiografias para o médico perceber a evolução da consolidação ossea. A sua Fisioterapeuta viu as radiografias? Até pode estar a ter uma evolução muito positiva do ponto de vista muscular...mas depois se o escafoide estiver mesmo a mirrar os seus ligamentos e tendões vão sofrer repurcussões, além de que o seu movimento de levantar a mão e dedos ficará mais "fragil" se sofrer outro impacto semelhante de queda.

A cirurgia para colocação do parafuso de fixação tem mais garantias para a consolidação ossea mas não exclui as complicações, das quais também faz parte o "mirrar" do osso...Fale com o seu médico e exponha as suas dúvidas tal e qual como as tem!

Esta é a minha opinião... Não conheço o seu caso do ponto de vista prático e radiográfico. Respondi porque este tópico estava em aberto.

O único médico que conheço foi o que colocou gesso e seguiu o caso de fractura do escafóide do meu namorado. Trabalha no Hospital Garcia de Orta e é um expert em ortopedia (mãos e pés)...