PDA

View Full Version : Pilates e a Fisioterapia

Ft. César Sá
17-04-08, 23:39
Ora muito boa noite

Decidi colocar aqui este tópico porque recentemente tirei o curso de Pilates (Matwork - Nivel 1) no Pilates Institute (para quem não sabe, fica em São Pedro do Estoril, entre a Parede e Cascais) e sinceramente identifiquei-me muito com este método que eu considero muito bem pensado e delineado, conjugando-se perfeitamente com a prática de Fisioterapia dos dias de hoje (treino do transverso, correcção postural, treino da respiração, etc).
Assim, pus na cabeça que queria investigar um bocadinho mais a interligação entre estas duas áreas que promovem a saúde, uma vez que se inter-relacionam perfeitamente.
Sei que já há bastantes fisioterapeutas que tiraram esta formação e muitos outros que estão interessados em tirar. Também já reparei que tem havido alguma investigação neste âmbito de relacionar a prática do fisioterapeuta com o método de Pilates (como podem ver, no programa do Fisiotroia vai haver uma palestra sobre esse tema).
Por isto tudo e muito mais, eu também estou disposto a aprofundar esta vertente, e por isso gostaria que me enviassem algum tipo de material de apoio que tenham (artigos, imagens, trabalhos que tenham realizado nesse âmbito, sites onde haja alguma reflexão sobre esta interligação, algum contacto de algum fisioterapeuta/instrutor que também esteja a fazer investigação nesta área, etc).
Agradecia que me contactassem por aqui ou então que me enviassem o material para o meu e-mail: ft.cesarsa@gmail.com
Prometo que vou dar bom uso ao material que me for enviado :razz:

Obrigado e saudações fisioterapêuticas :wink:

P.S.: Não desanimem com o estado da nossa profissão em Portugal. Sintam-se é motivados para tentarmos fazer o melhor que pudermos para tentar mudar mentalidades :smile: