View Full Version : CoughAssist?
Ultimamente tenho-me dedicado à fisioterapia respiratória em UCI....
Uso o CoughAssist em alguns doentes por exemplo em pneumonias ou quando por exemplo se vai desentubar doentes (em casos especificos claro)
Qual a vossa experiência com o Aparelho?
Abraço
Eu particularmente não o uso, mas há quem o faça e defenda o seu uso.
Creio que em Utentes Neuromusculares é bem aceito, até mesmo pela PImax alterada que o torno incapaz de realizar a tosse activa.
Na UCI, durante a extubação, creio que nada substitua a sonda de aspiração no momento da extubação, até mesmo para se evitar a aspiração de materiais que ficam por sobre o balão do tubo oro-traqueal.
Mas sei que o Pneumologista Luiz Wink e o Fisioterapeuta Miguel Gonçalves utilizam-na e que já foi matéria na TV no acompanhamento aos Utentes com Neuromiopatia.
Concordo consigo na existência fundamental de uma sonda de aspiração no momento da aspiração...mas não é de esquecer que uma boa sessão de fisioterapia respiratória no sentido de mobilizar as secreções é muito importante.
Não esquecer que a sonda de aspiração limpa mais ao nível proximal e que o uso do CoughAssist traz grandes vantagens na limpeza ao nível mais distal e também na presença de grande quantidade de secreções em especial os rolhões que nem as sondas conseguem aspirar.
Contudo a maior eficácia está provada nos doentes neuromusculares e lesões vertebro medulares.
No entanto a utilização cautelosa e cuidade em situações de pneumonias e pacientes com patologia obstrutiva pode ter os seus resultados.
Cumprimentos
Olá Danym, em verdade não consigo entender como funciona este aparelho...
E tens razão quanto ao método invasivo da sonda, que acaba por estimular a tosse, mas se o Fisioterapeuta não tiver cuidado suficiente na escolha e uso da sonda, realmente poderá causar problemas sim.
Já procurei na internet algum artigo sobre esta técnica, mas não consigo entender como funciona.
Faz-me confusão colocar uma pressão tão elevada no parênquima pulmonar sem que haja uma lesão na estrutura, sabe? E sem contar o "choque" hipersecreção/pressão dentro de um espaço tão melindroso que é o parênquima.
Se tenho um Utente neuromuscular lúcido, prefiro usar outros dispositivos ou técnicas para a desobstrução. Mas gostaria de conhecer mais a sua experiência com este aparelho.
Abraços!
Não há que ter problemas com o aparelho porque ele está bem estudado e é seguro e além do mais não propriamente novo já que foi inventado há mais de 50 anos aquando do surto de poliomielite nos USA....não era tão bonito claro, nem automático.
Quanto há questão da pressão a mim também me meteu impressão na primeira vez que ouvi falar do aparelho mas se pensarmos que a pressão indicada ideal é de 40 a 50 cmH2O....e que a tosse fisiológica apresenta valores na ordem dos 100 a 120 cmh2o, não lhe vai meter tanta confusão de certeza...
eu lembro de trabalhar com um dos Birds (mark 7, mark 8, mark alguma coisa) e um deles tinha esta opção e nunca pensei que teria função...
obrigado pelo material!!
Pois com esse ventilador não sei mas penso que a tecnologia do CoughAssist é exclusiva. Não te esqueças que o CoughAssist realiza primeiro uma insuflação seguida de uma exsuflação (simetricamente).
Do tipo colocas 40cmh2o positivos para insuflação e depois fazes -40 cmh2o para exsuflação imitando mecanicamente o mecanismo fisiológico da tosse.
Se precisar de mais info sobre o assunto diga.
Cumprimentos Daniel Martins
Não... é uma pressão positiva que realiza uma insuflação e depois é dada uma pressão negativa para realizar a exsuflação.....
Não conheço o termo de Neep mas presumo que será Negative end expiratory pressure
pois é esta mesmo!
e o conceito deve ter sido baseado na criação do Bird para a crise de poliomielite.
Danym, usas muito o aparelho?
Ainda não consigo perceber o mecanismo de actuação...
Não é perigoso o utente hipersecretivo mobilizar tamanha pressão intratorácica???
Não há que ter assim tanto medo da pressão intratorácica.
Afinal a insuflação do aparelho só é dada cerca de 3seg a exsuflação cerca de 2 a 2,5seg e depois há um tempo de pausa entre este ciclo que habitualmente é de 3segundos.
A outra coisa importante é saber escolher o doente. Pacientes com suscetibilidade de realizar barotrauma ou pneumotorax não vamos avançar com o aparelho. Os pacientes muito enfisematosos com bolhas de enfisema é preferível não utilizar.
A principal indicação é para pacientes neuromusculares e Lesões vertebro medulares, funcionando como uma ajuda técnica aos músculos insp/expiratórios.
Depois também podemos utilizar em pacientes com bronquiectasias e também em pacientes que estejam intubados em UCI com pneumonias e/ou fase aguda da DPOC com muita secreção à mistura....principalmente quando se pretende passar à extubação. Claro que o CoughAssist por si só não faz milagres. A fisioterapia respiratória é um mundo e o CoughAssist é apenas mais uma técnica.
Não esquecer também que ao utilizarmos o aparelho pela primeira vez temos de explicar ao paciente o seu funcionamento e objectivo.
Cumprimentos
A minha confusão sobre esta técnica vem justamente do componente fisiológico de obstrucção.
Sabe-se que o ar vai para onde tem mais facilidade, que a secreção gera fluxo turbilhonar e que as "bleb´s" só percebemos quando elas complicam...
indicar exactamente a técnica a um utente com CRF abaixo do normal ou onde não haja uma PImax/PEmax e que esteja secretivo ou ainda hipersecretivo é a minha grande dúvida com relação a técnica, percebe?
Se eu pensar na fisiologia respiratória e na mecânica ventilatória eu praticamente contra-indicarei a técnica sempre.
Com outras técnicas menos invasivas, consigo realizar a desobstrucção sem por em risco o parenquima pulmonar.
É esse o meu grande questionamento com relação à técnica...
Tento perceber a vossa experiência e sei que o Fisioterapeuta do São João é um Profissional competente e sei que ele domina o assunto pelo o que leio nos artigos e também pelo o que o Daniel já expos aqui, mas... quando penso no mecanismo valvular não dá para aceitar a técnica como exclusiva para desobstrucção dos utentes neuromusculares.
Ainda tenho mais perguntas ao Daniel...LOL...vou ler os artigos com carinho e é possível tirar mais dúvidas?
Qualquer coisa é só perguntar....
Para os doentes neuromusculares é o melhor para a desobstrução brônquica porque se fores a ver eles têm é falta de força ao nível dos músculos inspiratórios/expiratórios.
Esta técnica não é única nem fenomenal, cada caso deve ser analisado com cautela.
As técnicas de desobstrução clássicas: EDIC, EltGOl, Vibração, Drenagem postural, Huffing, tosse dirigida são boas mas nestes pacientes vai acabar por cansar muito e drenar pouco.
Utilizar as técnicas clássicas para alterar a reologia das secreções é bom, mas para mais facilmente as remover o CoughAssist é do melhor.
Existe também outro aparelho interessante que é o Percurssionaire que permite realizar uma vibração torácica intrapulmonar e ao mesmo tempo realizar o aerossol (com/sem medicação)....
Cumprimentos
achei este vídeo no youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=EcDyxmaOHoA
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.