View Full Version : Tema para monografia
Helder Fonseca
09-10-04, 11:38
Como estivemos a discutir este assunto no fórum de electroterapia e penso não haver ainda muita investigação feita nessa área, aí vai um tema interessante para os alunos interessantes:
Utilização de Ultra-Sons de baixa intensidade, como forma de aceleração do processo de consolidação óssea.
Penso ser um tema interessante e espero que sempre que haja um tema interessante num fórum dêm isso como possível tema de monografia/artigo (para profissionais interessados.
Penso que assim poderemos impulsionar a investigação em fisopterapia em Portugal.
Já agora se alúém estiver interessado, deixe ficar um posting, para não haver o risco de concorrência (um de cada vez se faz favor :lol: )
OOOOh Behave
Realmente é um excelente tema.
Helder Fonseca
09-10-04, 12:19
atenção não fui eu que dei :(
foi um tema de uma discussão
Já agora que metedolgias de avaliação é que possivelmente utilizarias???
Marco
Vitor Azevedo
09-10-04, 12:31
Avaliação de raios-x, mas eu estou off disso :P
Helder Fonseca
09-10-04, 12:55
Ei eu só dei uma sugestão...
Quem quiser aproveitar o tema é que terá de pensar nisso....
Talvez vendo alguns artigos feitos na área.
Eu talvez aproveitásse a ideia do FT Vítor Azevedo, penso haver certo tipo de instrumentos informáticos capazes de avaliar objectivamente o grau de consolidação de um osso (mas é só uma especulação).
Talvez se se utilizásse uma densitometria óssea, já que tem intrumentos capazes de apresentar dados objectivos e comparálos com padrões e evolução. Resta saber até que ponto a densidade óssea poderá ser considerada uma medição objectiva para a evolução da fractura :roll:
Help Here
Adérito Seixas
10-10-04, 17:19
É um tema perfeitamente válido, interessante e acima de tudo relevante.
O que eu tenho visto nos estudos é precisamente o uso de raio X para avaliar a consolidação. A relação custo-benefício do uso da densitometria tornala-ia inviável (acho eu).
Francisco Neto
10-10-04, 19:07
Não quero ser desmancha prazeres mas... atenção às considerações éticas! Já pensaram nisso????
Adérito Seixas
10-10-04, 19:41
Exposição a radiações? Eu já pensei nisso mas como sugeres que seja feita a avaliação?
Francisco Neto
10-10-04, 19:48
Se bem percebi, há teorias que sugerem que atrasa o tempo de consolidação e outras que referem precisamente o contrário, certo? Será ético submeter determinado grupo a um procedimento que, eventualmente, atrasa a consolidação ética? A exposição a radiações também é outro problema, mas menor. Também não me parece que seja muito viável a realização de tantos Rx... Acho que seria economicamente inviável, a não ser que existam apoios económicos...
Adérito Seixas
10-10-04, 19:56
Recomendo a leitura do artigo que coloquei no fórum electroterapia e reparação tecidular.
Francisco Neto
15-10-04, 18:24
"Use of plain films as an outcome measure is further complicated by the subjective nature of this measurement. Recent studies have found that there are no validated scales that allow surgeons to grade fracture healing radiologically, [30 (http://www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleURL&_aset=B-WA-A-W-A-MsSAYWA-UUW-AAUUVCZVUA-AUEYUBDWUA-ZYBAYZYCY-A-U&_rdoc=1&_fmt=full&_udi=B6WB6-4DF44M2-N&_coverDate=10%2F31%2F2004&_cdi=6702&_orig=search&_st=13&_sort=d&view=c&_acct=C000010278&_#bib30)] and agreement among surgeons rating fracture healing on plain films is limited. [31 (http://www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleURL&_aset=B-WA-A-W-A-MsSAYWA-UUW-AAUUVCZVUA-AUEYUBDWUA-ZYBAYZYCY-A-U&_rdoc=1&_fmt=full&_udi=B6WB6-4DF44M2-N&_coverDate=10%2F31%2F2004&_cdi=6702&_orig=search&_st=13&_sort=d&view=c&_acct=C000010278&_#bib31)]"
Retirado do artigo de que tanto têm falado... Há grandes limitações que, a meu ver, só poderiam ser ultrapassadas se se usasse DEXA. Mas sou um leigo na matéria... Realmente quem investigar este tópico terá alguns problemazitos...
Adérito Seixas
15-10-04, 18:49
O método Dual-energy X-ray absorptiometry até pode ser o método de eleição para avaliar a, digamos, "quantidade óssea" mas também tem limitações pois é um método muito caro e requer a presença de um técnico treinado, o sucesso do método depende muito da experiencia (mas se os custos fossem mais reduzidos seria sem dúvida o melhor método de avaliação).
Apesar de o método de avaliação por raio x ter as limitações que lhe apontas não deixa de ser método plausivel para avaliar a regeneração óssea. Essa avaliação pode não ser muito objectiva pois a variabilidade entre os observadores e mesmo intra-observadores está lá. De qualquer forma o raio x pode ser usado para observar a formação do calo-ósseo (Aronson & Shen 1994, Kato et al. 1998, Reichel et al. 1998).
Francisco Neto
15-10-04, 19:13
Essa avaliação pode não ser muito objectiva pois a variabilidade entre os observadores e mesmo intra-observadores está lá. De qualquer forma o raio x pode ser usado para observar a formação do calo-ósseo (Aronson & Shen 1994, Kato et al. 1998, Reichel et al. 1998).Lógico que pode ser utilizada para observar a formação de calo ósseo, mas para a quantificar... Clinicamente é a medida de eleição, como é óbvio. Não tendo elevada fiabilidade intra e inter-observador, a sua utilização em investigação é bastante questionável e perde pertinência.
E volto a salientar os problemas éticos que esta suposta investigação teria.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.