PDA

View Full Version : A minha filha quer ser fisioterapeuta

Isabel Sousa
10-04-08, 16:38
A Diana com 15 anos, frequenta o 9º ano e queria seguir estudos em fisioterapia. O mal é que ela detesta fisico-quimica e parece que é uma disciplina obrigatória. Vivemos no concelho de Santa Maria da Feira e está na hora de tomar decisões. P.F. ajudem-nos a encontrar uma solução.

GioP
10-04-08, 17:22
Pelo requerimentos que actualmente existem, é bom que a Diana começe a gostar de físico-química. Para seguir a carreira de Fisioterapeuta, terá que enveredar no ensino secundário pela componente científico-natural, uma vez que é nesse agrupamento que se tem disciplinas que são requeridas na candidatura ao curso de Fisioterapia. A disciplina de físico-quimica penso que ainda é leccionada no 10º e 11º ano, enquanto que no 12º se pode escolher ter ou Química ou Física. Eu tirei o curso numa Universidade privada, em que era necessária uma prova de acesso, que poderia ser Biologia, Física ou Química. Na pública penso que pedem duas destas. É absolutamente indispensável que ela siga esse agrupamento.

PS: Recomendo que na altura de se candidatar ao curso observe o panorama da profissão em Portugal, uma vez que actualmente não é muito animador.

Cumprimentos

Fysio
10-04-08, 23:35
Olá Isabel,

Não há outra solução em Portugal, tal como disse e muito bem o colega GioP.

Não podemos viver só do que gostamos :biggrin:

Qualquer coisa em que posso ajudar, estou à disposição... sou de Lamas.

DeltaOne
04-06-08, 21:54
Olá.
O ensino mudou um pouco...
Ela tem de entrar numa área chamada Ciências e Tecnologias (vulgarmente conhecida por cientificos), pois vai ter as disciplinas "Biologia e Geologia" e "Física e Química". Eu frequetnto agora o 11ºano...daqui a 15 dias vou fazer os meus exames para entrar numa faculdade. Em geral as faculdades pedem como nota específica UMA destas(ou seja a melhor que tirar-como a sua filha nao gosta de FQ tem a oportunidade de ter boa nota a biologia e concorrer com essa nota, mas convem estudar bem para FQ pois a média de fisioterapia, embora nao seja das mais altas não é das mais baixas). Já vi também com a opção de concorrerem com o exame de portugues(12 ano) ou matemática (12ano).
Quando um aluno transita para o 12ºano escolhe 1 disciplina entre 5(biologia, geologia, psicologia, fisica e quimica), mas penso que para quem entrou no 10 ano este ano que já tem de escolher 2 outra vez, é melhor informar-se.
Eu ainda tenho a sorte de escolher só uma...
Sendo uma ou duas disciplinas a escolher, essas disciplina SÓ contam para fazer média...agora não há exame de biologia ou fisica no 12ano. Passaram para o 11 ano, que são os que vou fazer:"Biologia e Geologia" e "Física e Química". São estas disciplinas especificas para fisioterapia actualmente.

Desejo muita sorte:smile:
Espero que eu a tenha também:biggrin:

Rui