View Full Version : Acupunctura
Francisco Neto
09-10-04, 00:47
Gostaria de ouvir opiniões de colegas com experiência nesta área. Alguém? :?:
Adérito Seixas
10-10-04, 18:42
Eu tenho (pouca) experiência na área, digamos que estou a iniciar... tenho formação na área e uma enorme vontade de trabalhar a sério com acupunctura mas ainda não se proporcionou :wink:
Gonçalo Trafaria
10-10-04, 19:38
Tenho duas colegas no 5º ano... gostava de as trazer para aqui.
Também tens o curso Adérito?
:wink:
Adérito Seixas
10-10-04, 19:46
Tenho, mas não o do Pedro Choy. Tenho um que é reconhecido pela Universidade Complutense de Madrid.
Francisco Neto
10-10-04, 19:59
Como aplicas (ou pensas aplicar) a acupunctura associada à Fisioterapia? É que conheço Fisioterapeutas que abdicaram da profissão e tornaram-se acupunctores, mas tenho a opinião que ambas as áreas se complementam e devem ser utilizadas em associação
Adérito Seixas
11-10-04, 00:53
Estou plenamente de acordo, a Acupunctura deve ser utilizada como complemento da Fisioterapia e não substitui-la. Se ambas têm bons resultados, as duas juntas têm mais ainda, é assim que eu a penso usar.
Por exemplo a nível desportivo, comecei por usar a acupunctura para exterminar as contracturas :surprised e tratar a dor a par do tratamento de Fisioterapia. Mas é como te digo ainda tenho pouca experiência... espero a curto-médio prazo dedicar-me mais a sério.
Eu tenho alguma experiencia em shiatsu e pouca em acupunctura. Eu pessoalmente prefiro o shiatsu que resulta muito bem em problemas de coluna. Claro que todo tratamento tem o seu limite e a acupuntura, em dores agudas ajuda bastante.
Adérito Seixas
27-10-04, 17:04
Em determinados problemas também acho que o shiatsu tem melhores resultados, e fazer acupunctura em pessoas que tenham pavor de agulhas é impossível, acho que só piorariamos as coisas. O shiatsu é uma boa opção em muitas patologias, estou no momento a tirar um curso de shiatsu e estou a adorar.
Porém, a acupunctura, bem utilizada, é excepcional... e se for aplicada a par da Fisioterapia então...
Em determinados problemas também acho que o shiatsu tem melhores resultados, e fazer acupunctura em pessoas que tenham pavor de agulhas é impossível, acho que só piorariamos as coisas. O shiatsu é uma boa opção em muitas patologias, estou no momento a tirar um curso de shiatsu e estou a adorar.
Porém, a acupunctura, bem utilizada, é excepcional... e se for aplicada a par da Fisioterapia então...
Adérito, posso saber onde estás a tirar o curso de shiatsu e acupunctura?
Será que é naquela escola mesmo á beira da UFP?
Helder Fonseca
28-10-04, 18:35
Adérito, posso saber onde estás a tirar o curso de shiatsu e acupunctura?
Será que é naquela escola mesmo á beira da UFP?
O curso de Shiatsu estamos a tirar nessa mesma.:shock:
O curso de Shiatsu estamos a tirar nessa mesma.:shock:
Eu também queria tirar.. já agora e para não ter que ir lá.. quais são as cadeiras que tenho, quanto se paga, quanto tempo é o curso.. etc..?
Estou interessado em tirar isso.. será que é boa altura? :wink:
Helder Fonseca
28-10-04, 19:06
Não é por ser estudante que faz muita diferença, desde que tenhas a anatmia feita, o resto é explicado mais à luz da medicina tradicional chinesa. Andam lá condutore de camiões, actrizes, jardineiros e IMAGINE-SE... Até enfermeiros :lol: , por isso aí já tens vantagem.
As aulas começaram há puco tempo, mas penso já não dar para te inscreveres este ano... pr'ó ano há mais....
As cadeiras são Shiatsu e localização de meridianos (anatomia não precisas).
Não é por ser estudante que faz muita diferença, desde que tenhas a anatmia feita, o resto é explicado mais à luz da medicina tradicional chinesa. Andam lá condutore de camiões, actrizes, jardineiros e IMAGINE-SE... Até enfermeiros :lol: , por isso aí já tens vantagem.
As aulas começaram há puco tempo, mas penso já não dar para te inscreveres este ano... pr'ó ano há mais....
As cadeiras são Shiatsu e localização de meridianos (anatomia não precisas).
Pronto, vou para o ano.. vou qualquer dia lá falar a ver o que se pode fazer :wink:
Por acaso é uma coisa que eu acho interessante assim como a acupunctura, tenho de ver isso.
Obrigado Viciouzzz pelos esclarecimentos. Abraço
Adérito Seixas
29-10-04, 02:19
Acho que fazes bem, o shiatsu tem resultados espectaculares Fysio... a sério.
Eu já fiz acupunctura, estou só a fazer shiatsu (no IPN perto da UFP) e recomendo.
O curso de shiatsu que esta a tirar tem parte pratica. Consegue conciliar com a fisioterapia?
joaoliveira
29-10-04, 13:21
desde puto ke pratico shiatsu com meu mestre agora penso em tirar um curso intensivo.. vamos ver mas que se pode conciliar é obvio ke sim so tera vantagens a um fisioterapeuta nao ser estatico
Joana pais
29-10-04, 19:55
Tenho uma duvida!!!:smile: a medicina alternativa nao e reconhecida como tratamento. Qual é o objectivo de um fisioterapeuta quando possui tais conhecimentos???
Helder Fonseca
29-10-04, 20:25
Tenho uma duvida!!!:smile: a medicina alternativa nao e reconhecida como tratamento. Qual é o objectivo de um fisioterapeuta quando possui tais conhecimentos???Algumas medicinas alternativas, como a acupunctura e o Shiatsu estão reconhecidos pela OMS, apesar de ainda não terem sido regulamentadas pelo nosso governo.
Esses conhecimentos, especialmente os práticos poderão ser importantes como complemento à nossa prática, mesmo quando usados isoladamente poderão ser tão eficientes como a fisioterapia (abstract de um estudo em anexo), por isso se os associarmos à nossa prática, poderemos à partida potenciar esse efeitos.
Eu percebo a dúvida, já que a mdeicina tradicional Chinesa baseia-se em dados um pouco empíricos e distantes da nossa prática, mas o que é certo é que o uso destas técnicas tem um efeito benéfico comprovado cientificamente.
Adérito Seixas
31-10-04, 04:55
Como disse o viciouzz o shiatsu, a acupunctura e outras são já aceites pela OMS, até o Reiki...
Podem crer que dá para conciliar... e dá um resultadão. O shiatsu não deixa de ser uma técnica de massagem associaa a mobilizações, alongamentos. Eu nem preciso de lhe chamar shiatsu enquanto trabalho... o shiatsu pode e dever se usado pelo fisioterapeuta que tenha conhecimentos, os resultados a nível de alívio de dor e ansiedade são espectaculares.
Helder Fonseca
31-10-04, 12:07
Muitas das técnicas poderão ser utilizadas, mesmo sem ter como princípio a medicina tradicional chinesa, mas como técnicas de relaxamento, mobilização ou massagem.
Joana pais
31-10-04, 19:43
Sim, mas por exemplo o caso da acupultura não pode ser usado numa clinica de reabilitação como tratamento. Ou pode :rolleyes:? Não é preciso um consultório a parte?
Helder Fonseca
31-10-04, 21:15
Como Disse antes, essa prática ainda não está regulamentada em Portugal, por isso qualquer um pode dizer que está a fazer acupunctura sem ser penalizado por isso... Até um Carniceiro :lol: .
Por isso se quiseres fazer acupunctura na tua prática poderás fazê-lo desde que a clínica onde trabalhes aceite.
Uma pergunta! Se alguem me soubesse dizer, qual o melhor sitio para tirar o curso de acupunctura? Ja me disseram que o do Pedro Choy é muito bom e tem a duração de 5 anos... Existem outros locais que recomendam e que têm qualidade? Ou que sejam mais curtos!
Obrigada pela atenção!
Helder Fonseca
02-11-04, 18:49
A ideia que eu tenho, é que o curso de Pedro Choy não é assim tão bom como isso. Mas o Adérito é que sabe dessas coisas, que ele é que tirou o curso.
Adérito Seixas
02-11-04, 23:33
A minha opinião em relação ao curso do Pedro Choy não é muito boa... têm algumas aulas por vídeo... e até conheço um aluno que tirou o curso lá e depois foi tirar onde eu tirei e dizia que não tinha nada a ver. Eu estive para me matricular no do Pedro Choy, já tinha os papeis e tudo mas depois descobri um outro curso que era ministrado pelo CEMETC (http://www.cursodeacupuntura.com/), que dava preferência a profissionais de saúde, e que tinha muito menos palha e devido à formação de base dos professores (medicina) era um curso de acupunctura mais "ocidental". Eles tentavam explicar as coisas d emaneira diferente, não baseadas no céu, na terra, etc... recomendo. mas atenção que o curso é em espanhol. A duração é de 21 meses.
Muito interessante!! E em espanhol... quer dizer, as aulas e exames escritos é tudo em espanhol?! Bom, mas entende-se minimamente, nao? Vou pensar seriamente no assunto, era uma boa opçao! Soube que tambem existe outro curso no Centro de Terapias Chinesas, em Lisboa, algum feedback?
Gracias!
Adérito Seixas
06-11-04, 15:54
Não conheço esse curso...
O curso que fiz, em Espanhol, entende-se muito bem e as nossas respostas aos testes são escritas em Português claro, eles entendem, em relação a isso não há problema.
Em Setembro fui até fazer um exame à Universidade Complutense de Madrid para ter o curso reconhecido nesse estabelecimento de ensino e também respondi ao teste em Português.
Ah! Isso assim é muito bom!!!
Obrigada pela explicação, fico a aguardar o próximo ano lectivo, pode ser que me inscreva....
Adérito Seixas
10-11-04, 00:29
O curso do CEMETC existe no Porto (o deste ano já começou no mês passado) e em Lisboa (também já deve ter começado).
Gostaria de saber mais sobre o teste bi digital (O ring-test) na tecnica de reprogramação musculo articular, alguem tem conhecimento sobre o assunto?
Adérito Seixas
10-01-05, 00:12
Fiz uma procura rápida acerca do tema, já que é um assunto que não domino, e encontrei alguns links interessantes:
- http://www.baobab.or.jp/~oring/e_basis.shtml
- http://bdort.net/en/
- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?CMD=search&DB=pubmed (interessante)
marcelolourenco
28-01-05, 12:22
Sou Brasileiro e gostaria de colocar a minha experiencia. Aqui no Brasil, a atuação do Fisioterapeuta Acupunturista é muito ampla, e utilizo mais a acupuntura nos pacientes traumato-ortopédicos, com isso, consigo alivio da dor, da inflamação e até de restrições de tecidos moles, já que a acupuntura atua diretamente nos nervos e músculos. Mas, pára por aí. Qualquer correção postural, ligamentar e proprioceptiva deve ser abordada pela Fisioterapia. Afinal, somos Fisioterapeutas Acupunturistas, e não, Acupunturistas Fisioterapeutas.
Adérito Seixas
29-01-05, 01:11
Concordo plenamente marcelolourenco. A pouca experiencia que tenho como Fisioterapeuta que utiliza acupunctura na sua prática é mesmo essa... alívio de dor, inflamação e restricções de tecidos moles, mas SEMPRE como complemento ao meu trabalho de Fisioterapeuta... a acupunctura não faz milagres...
ftnunosilva
26-03-05, 00:11
E em caso de glaucoma?! Tem um efeito fantástico...
Também não devemos sempre usar as técnicas alternativas como complemento ao tratamento em fisioterapia. Penso que o que é demais é moléstia.
Mas.. num caso ou outro! O problema é que que aprende uma técnica como a acupunctura, passa a exercê-la em todas as patologias.
Marco
Por falar em terapias alternativas, não se esqueçam que dia 15 e 16 de Abril vão haver umas jornadas de Fisioterapia na ESTeSCoimbra sobre a Dor - Fisioterapia e opções complementares de intervenção onde serão abordadas algumas terapias alternativas. Para saberem mais pormenores consultem o nosso site http://dor.pt.to/. tb têm lá a ficha de inscrição.
Obrigado, Sara.
Quem é que vai ser prelector dessas técnicas. Haverão workshops?
Marco
Adérito Seixas
27-03-05, 15:31
O prelector vai ser a Ft. Ana Vasco! Não vão haver workshops na área, o que é pena, mas percebe-se...
Eu estou no 1º ano de acupunctura e tou a tirar o curso pela escola do pedro choy. Estou a gostar bastante do curso e acredito q se complemente perfeitamente com a fisioterapia! Agora a nivel clinico duvido q se consiga aplicar ambos os metodos pq n estou a ver o fisiatra a consentir tal hipotese! Mas há q ter fé! :biggrin: Gostava ainda de fazer Reiki e Shiatsu mas n sei onde hei-de tirar... Tipo, sei de locais q dao formaçao mas n sei se são de confiança! por isso se alguem me souber dizer enviem mail please! Escolas localizadas no norte! Obrigada
Sou fisioterapeuta e acuncturista e uso as duas, dependendo do caso entro com a acupunctura para retirar a dor e depois entro com a fisio para ganhar movimento e o que ele precisar e as duas associadas o resultado e muito mais rapido.
rafael_soares
04-06-06, 17:58
Olá a todos.
Estou a colocar a hipótese de frequentar um curso de acupunctura.
Poderão dar a vossa opinião sobre os cursos actuais do I.P. Naturologia, I. Medicina Tradicional, C.E.M.E.T.C. e o curso dado pela A.P. Acupunctura e Disciplinas Associadas?
Qual o curso mais credível em termos "científicos" e no que diz respeito à aplicabilidade prática.
Obrigado.
Adérito Seixas
13-06-06, 13:22
Eu tirei o curso do CEMETC, adorei e recomendo. Os outros não posso comentar porque não tenho conhecimento directo. Só te recomendo que vejas o plano de cada um deles, que vejas os conteúdos, se não têm muita coisa menos importante para nós, etc... eu optei pelo do CEMETC pois os conteúdos são muito directos, mas tu é que deves optar.
olá.
estou a tirar o curso de acupunctura na C.E.M.E.T.C e gostaria de saber qual foi o teu trabalho final. Vou agora começar a segunda fase do curso e é melhor começar já a pensar no assunto
obrigada
Patricia
Fernando Magalhães
25-06-08, 02:29
Olá. Estou no 4º ano da APA-DA, do Pedro Choy. O curso dura 5 anos pois é feito a uma média de uma aula por mês, sábado à tarde (14-20)ou domingo (10-18). Exige muita disciplina por parte do aluno, pois a esse ritmo a tendência é deixar andar e só pegar na matéria para o exame.É também a razão de tantas desistências. As turmas começam com cerca de 100 alunos e terminam o curso cerca de 20. Os dois primeiros anos são de "empinar" e só depois começamos a entender quando se começa a interligar toda a informação. Os alunos são estimulados a praticar desde o início(a sebenta de fito trás alguns protocolos). O curso não incide só sobre a acu.Versa também fitoterapia e como extra, ou seja, pagando à parte e durante a semana, Tui Ná e outras técnicas de MTC. Como desconheço a metodologia de outras escolas e seguindo a filosofia do Dr. Pedro Choy não opino sobre isso. Mas os comentários que li no Fórum baseiam-se muito no alívio sintomático quando a mais valia da MTC é a sua acção etiológica, baseada no diagnóstico energético e não no diagnóstico alopático da Medicina Convencional.
Boa noite!
Por acaso, sabem dizer-me quem foi o primeiro ou primeira fisioterapeuta a recorrer à acupunctura, na Europa?
Em alguns paises os fisioterapeutas utilizam como mais uma tecnica disponivel para o tratamento, gostava era de saber como é que isto começou.
Obrigada e boa continuação* :smile:
monteiro.leo
04-11-08, 22:10
Formação Especial em Acupunctura para Profissionais e Estudantes da área de Saúde
http://2.bp.blogspot.com/_UY4ipVT4GGo/SQBCed7qoQI/AAAAAAAAAFI/beno9zefWgM/s400/cr15312045.jpg (http://acupuncturaespecial.blogspot.com/) Autoridades Governamentais vinculadas à OMS – Organização Mundial de Saúde consideram hoje, a possibilidade de adoptar recursos terapêuticos diferentes dos habitualmente empregados em suas acções voltadas ao atendimento integral de pacientes em processo de reabilitação sob sua responsabilidade. Para esses recursos, dá-se o nome de Medicina Tradicional ou Complementar. Por esse motivo a OMS vem, nos últimos anos, facilitando trabalhos sobre temas globais tais como o desenvolvimento e implantação de normas e pautas internacionalmente aceitas para a investigação sobre a segurança e a eficácia das Medicinas Complementares.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), composta de várias terapêuticas intimamente relacionadas entre si, e sendo a Acupunctura, uma das mais conhecidas, juntamente com a Medicina Ocidental são os dois únicos sistemas médicos completos existentes no Mundo e apoiadas pelo Estado. Os primeiros vestígios da MTC já têm cerca de 5000 anos, sendo o sistema médico mais antigo, praticado actualmente por biliões de pessoas em todo o Mundo, fazendo parte do Serviço Nacional de Saúde dos países Orientais e dos mais desenvolvidos países Ocidentais: EUA, Canadá, Grã-Bretanha, França, Alemanha, etc.
A Acupunctura vem assumindo cada vez mais um papel de destaque no Mundo Ocidental, devido à sua grande eficiência, boa relação custo/resultados e aproximação humanista e global do ser humano. A sua eficiência é comprovada pela alta taxa de sucesso que tem nas doenças provocadas pelo modo de vida actual: stress, tabagismo, obesidade, tóxico-dependências, dores crónicas, hipertensão, diabetes, infertilidade, depressão leve e moderada, asma, distúrbios músculo-esqueléticos, entre muitas outras.
Como a MTC é uma medicina de futuro em Portugal, e cada vez mais faz parte do dia-a-dia de muitos Portugueses, nomeadamente através da Acupunctura, esta formação destina-se oferecer uma especialização aos profissionais das mais diversas áreas de saúde.
Em muitos países, a Acupunctura é especialidade académica, reconhecida pelos seus conselhos e ordens, no âmbito distrital e nacional, além de fazer parte de sistemas públicos de saúde.
O curso preconiza a formação nas mais variadas formas de diagnóstico e técnicas de tratamento através da Acupunctura e suas terapias associadas. Os requisitos quanto às disciplinas médicas ocidentais serão eliminadas, visto que o curso destina-se exclusivamente a profissionais e formandos da área de saúde.
Os complexos pilares filosóficos, que sustentam a Acupunctura, serão abordados e discutidos até sua assimilação e incorporação. Entretanto, entende-se que a formação também deve ser norteada por um sólido embasamento científico, por isso teorias neuro-fisiológicas serão abordadas e discutidas. Nos dias actuais, grande parte dos mecanismos terapêuticos da Acupunctura foram elucidados através de evidências biomecânicas, anatómicas e neuro-fisiológicas. E as pesquisas continuam para que estes futuros profissionais formados possam fazer parte destes grupos de pesquisas.
A parceria académica com outras instituições de ensino e prática da Acupunctura no mundo podem facilitar o intercâmbio entre esses formandos.
Ao final do curso, o formando pode optar em realizar um estágio ambulatorial e hospitalar, com duração de 21 dias, fora de Portugal
Objectivos gerais e específicos do Curso
Dotar o formando de conhecimento teórico de forma a identificar as bases históricas, científicas e práticas na utilização da Acupunctura;
Capacitar o formando a realizar de forma autónoma tratamentos através da Acupunctura.
Capacitar o formando na identificação das síndromes de acordo com os conceitos da MTC, sua indicação como tratamento principal ou coadjuvante à sua própria técnica profissional.
Tópicos Programáticos
Módulo I
Habilitações em Teorias Básicas , Localização de Acupontos e Introdução ao Diagnóstico em MTC
Introdução à Medicina Tradicional Chinesa
Teoria do Yin e Yang
Teoria dos Cinco Elementos (Diagnóstico em MTC - I)
Teoria das Cinco Substâncias
Teoria Científica da Acupunctura
Estudo dos Meridianos Principais - Jing Luo
Localização dos Principais Pontos de Acupunctura sugeridos pela OMS
Prática Clínica I
Módulo II
Habilitações em Técnicas de Acupunctura, Micro-Sistemas I e Diagnóstico Básico em MTC
Etiologia, Patogenia e Anti-Patogenia em Acupunctura
Semiologia e Propedêutica em MTC
Técnicas de Acupunctura
Fisiopatologia da MTC I (Diagnóstico em MTC - II)
Micro-Sistemas de Acupunctura I – Técnicas Punho/Tornozelo e Manopunctura
Prática Clínica II
Módulo III
Habilitações em Clínica, Diagnóstico Avançado e Tratamentos por Acupunctura
Fisiologia Energética II
Micro-Sistemas de Acupunctura II – Escalpo Acupunctura
Fisiopatologia da MTC II (Diagnóstico em MTC - III)
Acupunctura Aplicada à Patologias
Estudo de Casos Clínicos
Pesquisa Ambulatorial em Prática Clinica
Prática Clínica III
Duração do Curso:
18 Meses
Característica do Curso:
60% Prático
40% Teoria
Início
Turma I - 06 de Dezembro de 2008 (1° final de semana de cada mês)- Sintra
Turma II - 20 de Dezembro de 2008 (3° final de semana de cada mês)- Lisboa
Carga Horária
850 horas/aula Teóricas e Práticas
Horário
Sábado e Domingo das 10:00h às 13:00h e 14:00h às 17:00h
- Aulas práticas em ambulatórios conveniados;
- Estágio Internacional ambulatorial e hospitalar (Não incluido na carga horária);
- Certificado de Conclusão de Curso com reconhecimento Internacional.
Mais Informações
214 693 741
916 345 523
aptoc.lisboa@gmail.com
www.acupuncturaespecial.blogspot.com (http://www.acupuncturaespecial.blogspot.com/)
acupoint.yang
26-12-08, 18:06
Gostaria de ouvir opiniões de colegas com experiência nesta área. Alguém? :?:
Sou fisioterapeuta no Brasil, especialista em acupuntura há 15 anos. Tudo que tenho em termos de reconhecimento, e as portas que forma abertas devo a acupuntura. Já utilizei a acupuntura no esporte, na obstetricia, na UTI, nos disturbios traumato-ortopedicos etc. Sempre com otimos resultados.
moreirasara.fisio
27-12-08, 15:41
ola francisco,
ainda tenho pouca experiencia com acupunctura. tirei o curso de acupunctura médica em londres através do BMAS em 2006. Depois de pesquisar alguns cursos optei por este, uma vez que o meu objectivo é continuar a ser fisioterapeuta e seguir a linha da medicina ocidental, simplesmente estava a procura de mais uma ferramenta que me pudesse a judar na minha prática clinica. Já utilizei em diferentes patologias e tive sempre resultados excelentes.Acho mesmo que eta "ferrramenta " ´o mais valia para a nossa prática.
sara moreira:biggrin:
Eu espero bem que futuramente a acupunctura seja um dos meus cursos! adoro mesmo.
Sou aluna do 12º ano e em área projecto decidimos estudar as medicinas alternativas. Estamos fascinadas mesmo!
está aqui o nosso blog para quem quiser espreitar :
www.umundiferente.blogspot.com (http://www.fisiozone.com/www.umundiferente.blogspot.com)
sonia cerqueira
31-03-09, 22:48
Como aplicas (ou pensas aplicar) a acupunctura associada à Fisioterapia? É que conheço Fisioterapeutas que abdicaram da profissão e tornaram-se acupunctores, mas tenho a opinião que ambas as áreas se complementam e devem ser utilizadas em associação
Olá Francisco, é a Sónia do H. trofa. Como sabes formei-me em Med. Trad. Chinesa pela escola do Pedro Choy e recentemente concluí uma pos-graduação no ICBAS. Trabalho nesta área há cerca de 3,5 anos e considero a acup. uma ferramenta muito útil e complementar para a nossa profissão. Claro que para já só em prática privada. Se quiseres saber alguma coisa específica avisa. bjnhs
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.