View Full Version : Algoneurodistrofia
suissinha_vdc
02-04-08, 13:54
Ola pessoal,
Estou, actualmente, a fazer um estágio na Suiça numa clinica de fisioterapia, queria aproveitar este forum para discutir opiniões sobre um tema em particular.
Tenho um paciente q fez uma fractura do 5° metacarpiano a 1 ano e desde então nunca melhorou, alias sempre piorou. Vem agora a clinica por causa duma algoneurodistrofia da sua mão.
O tratamento q o doente está a ter por enquanto é o seguinte:
- Mobilização passiva e activa de todo o membro superior
- Drenagem linfática do membro superior
- Tracções
- Piscina
Mas por enquanto n existe evolução nenhuma, o paciente queixa-se mto de dores, principalmente ao nivel da mão.
A minha duvida era se acham q o tratamento está indicado para este paciente e se os banhos de contraste lhe poderiam fazer algum bem?
Espero ter algumas respostas...
Obrigado...
Cara colega, dentro do tratamento da algoneurodistrofia nao deve faltar a aplicação de correntes analgésicas, e de aplicação de AINE através da iontoforese.
O resto do tratamento está adequado e o trabalho de hidroterapia é muito importante pois paresenta um efeito termico, mecanico e cinético.
Com os melhores cumprimentos...
suissinha_vdc
02-04-08, 15:57
Obrigado caro RJRC. Agradeço a opinião e vo poe-la em pratica :biggrin:.
Quanto a hidroterapia, conheces o whirpool? E o q eles mais utilizam aqui na clinica. A q temperatura na tua opiniao deveria estar a agua??
Fria ou quente? Ou então os 2 em alternado?
Beijo
A temperatua adequada para a realização de actividades de hidroterapia situa-se na faixa dos 35 a 37º C, devido ás condições e caracteristicas que a água apresenta a essa temperatura, embora a utilização das diferenças de temperatura ajudem no processo de drenagem do membro inferior do teu paciente, mas sinceramente aplicaria essa técnica com uma temperatura mais para o quente do que para o frio pois o calor promove a diminuição das dores e aumenta o relaxamento fisico e psiquico do paciente tornando assim mais facil a execução do resto do tratamento porposto.
Num caso que tive no ano passado identico, visto que nao tinha possibilidade de realizar sessões de Hidroterapia, o fisiatra indicou a aplicação de calor seco (Parafango), de forma a relaxar o paciente e diminuir a sensação dolorosa.
B:cool:eijo
estrela lesada
10-01-11, 03:44
Boa noite!
Sou um recente membro deste forum e apenas fiz o registo por causa deste tema.
Sou enfermeira e de fisioterapia nao percebo muito :). A ajuda de que preciso nao sei se a conseguem dar mas nao custa tentar.
A historia é a seguinte: fiz entorse no pé esquerdo ha 1 ano e 9 meses do qual resultou fractura cartilagem, rotura da capsula e rotura dos ligamentos do tornozelo. fui operada (ligamentoplastia e limpeza da articulaçao) ha 8 meses, fiz fisioterapia mas a dor nao desapareceu. a nova RMN revelou sindrome do seio do tarso. fiz 2 infiltraçoes e mais fisioterapia que nao resolveu. Ando a ser seguida na Unidade da Dor e estou a tomar opioides e gabapentina 1800mg/dia. Recentemente recorri a um medico que me falou num tratamento pro sindrome que é "queimar algo" de modo a fazer dessensibilizaçao da dor (desculpem nao conseguir utilizar os termos certos mas ja estou com tanta informaçao acumulada de uns e outros medicos que ja nem a consigo utilizar correctamente). Entretanto este medico diz-me que a maior parte da dor nao é do sindrome mas sim por uma lesao feita a um nervo durante a cirurgia e que estou com algoneurodistrofia. Diz-me que o quadro é negro e propos nova cirurgia para tentar tirar as fibroses desse nervo, nao me garantido a cura mas existe uma pequenissima hipotese de melhorar a dor. Dado a situaçao nao sei o que fazer... sou nova de mais pra ficar assim ou fazer a medicaçao que faço mas tambem tenho medo dos riscos de mais uma cirurgia. Sera que me podem orientar ou dizer a quem posso recorrer? se conhecem algum medico que me podesse dar mais uma openiao... ja nao sei o que fazer.
Obrigado ...
NaturClinic
24-01-11, 23:42
Boa noite!
Sou enfermeira e de fisioterapia nao percebo muito :). A ajuda de que preciso nao sei se a conseguem dar mas nao custa tentar.
A historia é a seguinte: fiz entorse no pé esquerdo ha 1 ano e 9 meses do qual resultou fractura cartilagem, rotura da capsula e rotura dos ligamentos do tornozelo. fui operada (ligamentoplastia e limpeza da articulaçao) ha 8 meses, fiz fisioterapia mas a dor nao desapareceu. a nova RMN revelou sindrome do seio do tarso. fiz 2 infiltraçoes e mais fisioterapia que nao resolveu. Ando a ser seguida na Unidade da Dor e estou a tomar opioides e gabapentina 1800mg/dia. Recentemente recorri a um medico que me falou num tratamento pro sindrome que é "queimar algo" de modo a fazer dessensibilizaçao da dor (desculpem nao conseguir utilizar os termos certos mas ja estou com tanta informaçao acumulada de uns e outros medicos que ja nem a consigo utilizar correctamente). Entretanto este medico diz-me que a maior parte da dor nao é do sindrome mas sim por uma lesao feita a um nervo durante a cirurgia e que estou com algoneurodistrofia. Diz-me que o quadro é negro e propos nova cirurgia para tentar tirar as fibroses desse nervo, nao me garantido a cura mas existe uma pequenissima hipotese de melhorar a dor. Dado a situaçao nao sei o que fazer... sou nova de mais pra ficar assim ou fazer a medicaçao que faço mas tambem tenho medo dos riscos de mais uma cirurgia. Sera que me podem orientar ou dizer a quem posso recorrer? se conhecem algum medico que me podesse dar mais uma openiao... ja nao sei o que fazer.
Obrigado ...
Cara Colega
O quadro é realmente um bocadinho negro (sem a querer assustar...), mas acho que não perde nada se consultar um Osteopata.
A Osteopatia tem algumas técnicas de terapia manual, diferentes da Fisioterapia, que talvez sejam mais eficazes para esse caso.
Mas mesmo num Osteopata, terá que fazer alguns tratamentos, pois um problema de fibroses no nervo, não se resolve com poucas sessões.
Em relação à cirurgia, tenho alguns receios... Só em ultimo caso.
As melhoras
Olá!
Faz exactamente hoje uma semana que fui submetida a uma cirurgia ao joanete, diga-se de passagem que deveras doloroso o pós cirúrgico, mas já estava a melhorar quando nos últimos dois dias comecei com uma dor mais generalizada em todo o pé, e quando me ponho na vertical parece que o pé vai inchar e explodir, com uma sensação de que tenho o pé muito quente, especialmente na sola do pé, parecendo até uma "queimadura".
Como há 6 anos atrás fiz fractura de dois metacarpos da mão direita e há 5 anos fiz fractura do pulso esquerdo, e em ambos os casos me apareceu a algoneurodistrofia, estou a reconhecer os sinais (espero sinceramente estar enganada), só na próxima sexta-feira vou ao médico, provavelmente tirar os pontos, e aí terei a confirmação ou não de que terei algoneurodistrofia. Pelo sim pelo não vim pesquisar na Net se já havia algum tratamento novo que fosse realmente eficaz, visto que quando me apareceu há 6 anos atrás o tratamento que me deram nada adiantou (anti-depressivo, calcitonina, fisioterapia com exercicios de mobilidade e banhos de contraste onde era colocado sal em bruto,ia buscar ás salinas, pedia o fisioterapeuta,porque tem mais iodo) e passados 6 meses estava exactamente na mesma. Alguém me aconselhou a fazer umas sessões de acupuntura, e de facto passadas três sessões a parte linfatica estava regularizada e a dor reduzido substancialmente. Fiz 10 sessões de acupuntura no total(2x por semana) acompanhadas com fisioterapia para recuperar a mobilidade. Em termos de dor, desapareceu totalmente!!! Na segunda vez que me aconteceu assim que me diagnosticaram a doença fui logo fazer a acupuntura.
Espero que o meu testemunho seja útil para alguém.
Cumprimentos
Boa noite!
Obrigado ...
Boa tarde,
Espero que já tenha o seu problema resolvido.
A fisioterapia usa uma técnica que tem bons resultados, a tensão neural adversa.
Procure um fisioterapeuta especializado em terapia manual que domine essa tecnica, pode ser que ajude.
Cumprimentos,
Mónica Pacheco Lopes
Fisioterapeuta
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.