View Full Version : Sugestao de Temas para artigo cientifico
Oi, sou fisioterapeuta e estou fazendo especializaçao em fisioterapia respiratória, estou perdida quanto ao tema pra fazer um artigo cientifico com trabalho final de curso....Será que alguem poderia me dar uma sugestao? podem me ajudar? gostaria mto da ajuda.....obrigada!...agradeço vcs...
Ita, dentro da Fisioterapia Respiratória existem várias vertentes, deves escolher o tema para o artigo aquela que mais despertou a tua curiosidade.
posso dar alguns exemplos:
Fisioterapia neonatal: CPAP nasal
Fisioterapia Pediátrica: Fibrose Cística e Pulmozine
Fisioterapia no PO abdominal: EPAP e Atelectasia
Fisioterapia no PO Cardíaco: Bilevel
Fisioterapia na Miastenia (desmame de VM): Treino Muscular ou não?
Fisioterapia no TRM: Corrente Russa no diafragma?
Fisioterapia nas alterações restritivas da caixa torácica
etc,
etc,
atc...
Oi Carlinha, muito obrigada pela sugestoes...estou pensando msmo qual assunto a abordar... o que eu gostaria mesmo e de fazer algo em area de estatistica, epidemiolgia, alguma pesquisa de incidencia de uma certa patologia em determinada regiao ou cidade, claro que doenças onde a fisioterapia atua....
ou se nao, alguma revisao bibliografica msmo... A fisioterapia respiratoria e realmente uma area de grande abrangencia....resta e ter uma ideia pra melhor escolher...rsss
vou continuar pesquisando....qualquer coisa posto mais perguntas aki no forum.....
Valeu mto obrigada!
então procure no Scielo ou no banco de teses da USP.
Tem em um desses dois.
claudioduarten
23-04-09, 20:15
Oi,
Um site que me ajudou muito quando estava fazendo meu artigo foi o seguinte:
http://www.radarciencia.org/
Espero que seja útil.
Abraços,
Claudio
Ita, dentro da Fisioterapia Respiratória existem várias vertentes, deves escolher o tema para o artigo aquela que mais despertou a tua curiosidade.
posso dar alguns exemplos:
(...)
Fisioterapia no TRM: Corrente Russa no diafragma?
(...)
Desculpa Carlinha, não entendi esta podes explicar melhor por favor?
Olá Ita
Meu nome é Gisele, eu tb estou fazendo especialização em Fisio cardiorespiratória, e o meu tema de TCC é bem legal . Vou falar do perfil epidemiológico, dos parametros respiratórios e da capacidade funcional dos pacientes com obstrução arterial cronica. Não pensei que seria tão interessante, mais está sendo . Então ... fale sobre algo diferente e cite as complicações pulmonares , possíveis tratamentos e etc..
Olá exale,
Tem um Fisio no Brasil, Luis Carlos Wink, que utiliza a corrente russa na região diafragmática em pacientes com lesão cervical (baixa) para fazer o desmame do ventilador.
É interessante, e num dos inúmeros cursos do falecido Professor Carlinhos Azeredo, ele abordou a mesma coisa, mas para pacientes de desmame difícil.
Pareceu mal eu dizer isto, não?!?! Ainda não estou louca...lol
Bom domingo!
Olá exale,
Tem um Fisio no Brasil, Luis Carlos Wink, que utiliza a corrente russa na região diafragmática em pacientes com lesão cervical (baixa) para fazer o desmame do ventilador.
É interessante, e num dos inúmeros cursos do falecido Professor Carlinhos Azeredo, ele abordou a mesma coisa, mas para pacientes de desmame difícil.
Pareceu mal eu dizer isto, não?!?! Ainda não estou louca...lol
Bom domingo!
lol
não fazia ideia... vou investigar...
Mas para ser sincero quando pensei em electroestimular o diafragma externamente fiquei a pensar onde colocar os eléctrodos tendo em conta os pontos motores e a inervação diafragmática.
Estamos sempre a aprender!
Bom Domingo!
este Fisioterapeuta brasileiro tem um livro interessante, e ele utiliza tb a estimulação frénica para lesões cervicais altas.
sempre as ordens!
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.