PDA

View Full Version : Aspiração de secrecções na UCI Neonatal

sankhara
31-03-08, 14:59
Caros colegas,

Alguém conhece o que existe de legislação ou em termos das nossas competências como Fisioterapeutas que suportem a aspiração de secreções pelo Fisioterapeuta após a Higiene brônquica?

No Brasil as coisas estão muito bem diferenciadas e a aspiração é exclusiva do Fisioterapeuta. Mas aqui em Portugal não faço ideia de como as coisas estão, e antes de entrar em guerra com a Enfermagem gostava de poder ter as "costas quentes".

Abraço e obrigado a todos. Bom trabalho

fisiozende
01-04-08, 20:30
Olá,

Tanto quanto sei e pela minha experiência em estágios, os fisioterapeutas podem e devem aspirar após a higiene. Em termos legais, não sei se existe alguma coisa, mas eu sempre aspirei e colegas que continuam a trabalhar em hospitais também o fazem.

Cumprimentos,

Carlinha
03-04-08, 19:37
Sankhara, não é exclusividade da Fisioterapia Brasileira não! É obrigação de qualquer um dentro de uma UCI.
Assim como a nebulização, o Fisioterapeuta faz se houver indicação no momento da Fisioterapia.
Não há um protocolo a dizer como se faz a higiene brónquica. Esta pode ser feita até pela manobra da tosse apenas.
Creio que a melhor coisa a fazer é conversar com o Chefe do Serviço médico, e dizer que a aspiração é uma obrigação de Enfermeiros, Médicos e Fisioterapeutas. Se não agir assim, vão chamar-lhe por tudo e por nada para aspirar até a baba do utente, não caia nessa!
Se for imposto, você pode ainda dizer que é um procedimento apenas durante a Fisioterapia Respiratória, como resultante do deslocamento de secreção ou ainda para desobstruir e realizar a expansão ou reexpansão.