PDA

View Full Version : Função Fisica nos Idosos

rcachata@hotmail.com
25-03-08, 00:25
Boa Noite Colegas

Estou a realizar a minha monografia sobre Funcão fisica nos Idosos, Uma Realidade em Centro de Dia.

Será que alguém me consegue arranjar bibliografia, porque a que tenho já não é suficiente para o estudo em questão.

Com os melhores cumprimentos

Rodrigo Batista

sílvia félix
25-03-08, 23:04
caro colega aconselho a dirigir-se ao IASFA(Instituto das forças armadas portuguesas) em Oeiras lá além de ter um lar residencial onde se efectua os cuidados primários, têm também anbulatório tudo dirigido aos idosos.
A directora de fisioterapia de lá é uma apaixonada por geriatria e a instituição possui uma biblioteca consideravél sobre o tema, de certo que encontrará suporte bibliográfico. Deve telefonar para lá e pedir para falar com a directora ou ir pessoalmente e solicitar se pode consultar a biblioteca.

espero ter ajudado

rcachata@hotmail.com
26-03-08, 22:38
Boa Noite Colega

Obrigado pela indicação. Vai-me ser muito útil essa informação, de existir uma biblioteca em oeiras.

Mais Uma vez obrigado

Rodrigo Batista

Madalena
26-03-08, 23:20
O melhor sítio onde podes ir, até porque têm um núcleo de estudos vocacionados para a geriatria, é a faculdade de motricidade humana (FMH).

Quando eu andei em Alcoitão, a escola tinha alguma parceria com o FMH.

A Prof. Helena Santa Clara foi quem me deu, na Pós Graduação (em geriatria), essa parte da função física nos Idosos.

Outra referência é o Prof. Filipe Melo, mais vocacionado para o equilíbrio nos idosos, mas domina tudo o resto.

São ambos professores na FMH, e excelentes referências que te poderiam ajudar.

Talvez não te esteja a dar qualquer novidade :wink:

Quanto a bibliografia... tenho pesquisado mais coisas sobre equilíbrio pq a minha tese de mestrado vai ser nisso, mas olha que a dificuldade que tenho, é haver ,TANTA COISA!

Claro que a acessibilidade aos conteúdos é quase toda paga... o que é muito aborrecido.. :confused:

Mas o que eu faço é pesquisar nos sites normais Pubmed, e tal, e dp procuro no índice nacional de publicações periódicas se há cá as revistas, e em que bibliotecas há. Se forem próximo vou lá pessoalmente, senão peço e enviam-me, cobrando claro está... mas longe dos valores exorbitantes da encomenda pela net.

De qq modo, um dos sítios que, pelo menos era..., mais barato encomendar artigos pela net, é Escola Nacional de Saúde Pública (no lumiar).

Boa sorte! :biggrin:

rcachata@hotmail.com
30-03-08, 11:32
Bom dia Colega

Obrigado pela informação, foi muito útil, porque até não tinha conhecimento do pubmed.

Rodrigo