alo pessoal, tou a necessitar da vossa ajuda, tenho um trabalho sobre derrame pleural hematico, e nao encontro meios auxiliares que me ajudem. se me puderem ajudar, agradecia imensamente. obrigada e beijinhos :rolleyes:
Kátia, a clínica do derrame pleural é vasta, o que diferencia um pouco mais é a causa e as complicações, visto que o hemático na maioria das vezes coágulos entopem os drenos e há a necessidade de reposicioná-los ou trocá-los.
Do ponto de vista da Fisioterapia, a indicação temos algumas coisas a considerar...
primeiro, a etiologia deste derrame pleural, que a equipa médica pode te solucionar. Lembro ainda que tuberculose pleural não é transmissíveis por tosse...
segundo, se este tórax está drenado ou não. Se não está drenado e o volume estimado por ecografia é de até cerca de 400 ml (no adulto), e não há desvio de mediastino, somente trabalho a partir da CRF decúbito para ajudar na reabsorção pleural. Poderá o utente queixar-se de dores à inspiração profunda, mas nada que um TENS não resolva.
terceiro, se está drenado, o decúbito homolateral inicialmente com EPAP ajuda muitíssimo, e aki o TENS ajudará tb imensamente.
não podemos nos esquecer de que não tratamos somente as complicações pleurais (aderências) ou prevenção de microatelectasias, temos que trabalhar o tórax através de alongamento da musculatura da cintura escapular e pélvica tb, pois o factor "dor" altera a postura sentada e em pé.
procure pela clínica em livros de pneumologia ou nas revistas Thorax e Chest.
Quanto a Fisioterapia, espero ter dado "uma luz" para o teu trabalho, e se quiseres, poderemos ir conversando sobre as dúvidas que existirão.
bom trabalho.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.