PDA

View Full Version : Escala de Equilíbrio

Carlinha
20-03-08, 18:59
Não sei se alguém está a usar outra, mas o que acham desta?

Madalena
26-03-08, 23:06
A Escala de Berg é a mais utilizada em todos os artigos que li.

De onde tiraste essa escala?

A escala de Berg foi validada (bem... contributo para a validação) em Alcoitão.

"[10907] ESSA M48 FT A01

Mósca, Estela (javascript: document.pesquisa.submit())
Contributo para a validação à população portuguesa da Escala de Equilíbrio de Berg / Estela Mósca. - Alcoitão : ESSA, 2001. - 89 p., pag. var : graf., quadros + 1 disquete. - Monografia de fim de curso. - Classificação: 18 valores

Monografia / Fisioterapia / Escala de equilíbrio de Berg / Validade dos testes / Avaliação / Medição / Instrumentos de avaliação / Fiabilidade dos testes / Equilíbrio / Anatomofisiologia / Idosos / Quedas / Envelhecimento / Avaliação geriátrica / Prevenção de acidentes"

Não sei se está diferente da que tens aí... mas tenta perceber. Também não sei qual é o teu objectivo, se vais realizar um estudo com essa escala, mas pelo que sei, é esta validação que é utilizada normalmente, mesmo até na Faculdade de Motricidade Humana. Não sei se houve mais algum contributo para a validação dessa escala.

Carlinha
27-03-08, 13:23
não vou utilizar a escala não...
o grande problema é que fiz uma limpezinha no meu pc antigo e descobri umas coisas...
em verdade, não sei a origem desta escala, por isso coloquei aki para ver se alguém conhece e o que acham...
ganda confusão, não?!

Enfermeiro Ruben
11-05-08, 21:32
alguem me arranja a escala de berg muito urgentemente?

Carlinha
12-05-08, 17:00
Mas, Madalena, aquela ali em cima é a de Berg??? É que tenho esta no pc e não sei para que serve...

cambalacho
13-05-08, 03:08
Boa noite,
pelo que percebi a versão que possui no computador refere-se à população brasileira, para além de que falta o texto introdutório. Ver site:
http://pequi.incubadora.fapesp.br/portal/testes/berg (http://pequi.incubadora.fapesp.br/portal/testes/berg)

Cumprimentos

Carlinha
02-11-08, 21:07
Obrigado Cambalacho!

Patrícia L.
06-12-08, 13:07
Sim, sou estudante do 3º ano de fisio e considero também que a Escala de Berg é mesmo a mais utilizada para avaliar o equilíbrio e o risco intrínseco de quedas no idoso, quer a nível nacional quer em estudos/artigos de foro international.:smile:

Mas, já agora, no que refere ao medo de cair pelos idosos, será que não me podem ceder artigos ou documentos que possuam valores de referência para melhora do score na FALLS EFICACY SCALE após a realização de um programa para redução de quedas? :rolleyes:
A minha intenção é estabelecer objectivos e indicadores críveis e devidamente evidenciados para um projecto de redução de quedas em idosos (com a realização de um programa de exercícios para aumento de equilibrio e mobilidade).:wink:
Preciso mesmo de uma luz!!
Obrigado!!!

Helder Fonseca
24-12-08, 11:22
Em relação a escalas, as de Tinetti e de Berg são as mais amplamente usadas. A de Tinetti está traduzida para português, a de Berg apenas para Brasileiro (pelo menos de acordo com a minha pesquisa).

Existe também o time up and go que é muito simples de administrar e scores baixos têm correclação com risco de quedas.

Por último utilizo muito o dynamic gait index, que também tem uma correlação elevada com a escala de Berg e um valor preditório de quedas significativo:
http://pequi.incubadora.fapesp.br/portal/testes/DynamicGaitIndex (http://pequi.incubadora.fapesp.br/portal/testes/DynamicGaitIndex)
Também encontrei apenas traduzido em brasileiro.

Gisela Duarte
25-12-08, 15:41
Desculpem alguém me pode fornecer a validação da escala de berg em brasileiro e se possivel artigos que relacionem a obesidade e a falta de equilibrio nos idosos?

Beatriz Módolo de Matos
12-09-09, 17:12
Olá alguém pode me dizer como posso testar o equilíbrio utilizando a lanterna chinesa.

Beatriz Módolo de Matos
12-09-09, 18:04
Pessoal, me desculpe mas digitei errado, é teste usando a lanterna japonesa.

Desde já agradeço.