PDA

View Full Version : Alongamento muscular

Hélder Abreu
06-03-06, 17:26
São diversas as técnicas existentes para o alongamento muscular. Diga-nos qual prefere usar na sua prática clínica e porquê. Se tiver alguma experiência que queira partilhar neste espaço, será enriquecedor para todos nós. Desde já obrigado.

Cumprimentos.
Hélder Abreu

Ricky
06-03-06, 18:23
Boas a todos

A técnica que mais tenho utilizado na minha prática clínica tem sido o contrair-relaxar. Creio que é o conceito/técnica com as melhores bases fisiológicas para a apoiar e também que apresenta resultados bastante satisfatórios.

No entanto defendo que nem todo o alongamento muscular deve ser tratado com esta técnica e que como tal temos de ver qual o mecanismo que inibe o alongamento muscular, (por exemplo), após uma ruptura muscular, durante o tratamento, mesmo tendo todos os cuidados para manter um comprimento muscular satisfatório, não devemos saltar logo para um contrair-relaxar ou outra técnica mais agressiva mas sim tentar normalizar o tónus muscular (possivelmente aumentado devido a uma resposta defensiva por parte do músculo) quer através de massagem, energia muscular, RPG ou mesmo usando outros conceitos (bobath... porque não).

Um abraço para todos :biggrin:

Fportela
06-03-06, 20:04
Subscrevo inteiramente a opinião do colega Ricky! Cada caso é um caso, mas a mais quotidiana é sem dúvida contrair-relaxar!

Abraço!

Dr Edoardo Macario
12-03-06, 18:54
A técnica q mais utilizo é a FNP com base no Bobath, mas sem dúvida a mais utilizada é o contrair e relaxar q para ganho de ADM é ótima.

Francisco Neto
13-03-06, 22:54
Para além da nossa preferência e experiência profissional, julgo que a selecção da técnica A, B ou C deve basear-se na melhor evidência científica disponível no momento. De um modo geral, o PNF apresenta melhores resultados que o alongamento estático ou balístico (Cornelius et al. 1992; Etnyre and Abraham 1986; Etnyre and Lee 1988; Osternig et al. 1987; Osternig et al. 1990; Sady et al. 1982; Tanigawa 1972; Wallin et al. 1985). No entanto, algumas investigações demonstram que os resultados obtidos com o alongamento estático ou balístico são comparáveis aos obtidos com PNF (Lucas and Koslow 1984; Markos 1979; Sullivan et al. 1992; Worrell et al. 1994). O método contracção de agonista - relaxamento parece ser mais eficaz que o contrair-relaxar (Etnyre and Abraham 1986; Etnyre and Lee 1988; Osternig et al. 1987; Osternig et al. 1990) que, por sua vez, parece ser mais eficaz que o suster-relaxar (Etnyre and Abraham 1986; Etnyre and Lee 1988; Markos 1979; Osternig et al. 1987; Osternig et al. 1990).
Ultimamente, surgiram outras técnicas de alongamento muscular, como técnicas de energia muscular, miofasciais, libertação posicional,etc.... cuja eficácia ainda não foi muito bem investigada e demonstrada científicamente.

Ricky
13-03-06, 23:22
A técnica q mais utilizo é a FNP com base no Bobath, mas sem dúvida a mais utilizada é o contrair e relaxar q para ganho de ADM é ótima.

Olá a todos :wink:

Caro colega poderia-me explicar em que consiste a sigla FNP e as bases fisiológicas da técnica?

Desde mais obrigado

Francisco Neto
14-03-06, 00:36
FNP=Facilitação neuromuscular proprioceptiva??? Mas com base no Bobath???

Alves-Guerreiro
14-03-06, 15:57
Caros Colegas,

Dada a complexidade da temática, não só do ponto de vista da nomenclatura mas acima de tudo do propósito da intervenção terapêutica, aqui vos deixo algumas "notas" para reflexão.

Saudações,

Alves Guerreiro

Dr Edoardo Macario
15-03-06, 06:09
Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

Vitor Santos
16-03-06, 01:46
E que relação tem FNP com Bobath além do fato de serem pagas ao mesmo preço nas tabelas de convencionados?

Ana Fernandes
12-09-06, 15:50
Em que consiste a técnica de Energia muscular?

Hélder Abreu
12-09-06, 17:18
Em que consiste a técnica de Energia muscular?
É em tudo semelhante ao suster-relaxar, excepto pela intensidade da força pedida, que neste caso é sub-máxima.

krawl
13-09-06, 00:36
bobath?? ou será mais Kabat...??

Vitor Azevedo
21-09-06, 23:22
Ora boas a todos.

Se posso dar a minha opinião, parece-me que esta temática é demasiado complexa para se poder preferir algo em deterimento de outra técnica, pela razão de que é completamente colocado fora de qualquer contexto.

Podemos, no entanto, recorrer ao conhecimento que temos das propriedades físicas das estruturas. A investigação realmente refere o que o colega Francisco apresentou, como sempre, com exactidão. Não posso porém deixar de ter algumas questões, a primeira prendendo-se logo com a nomenclatura: alongamento *muscular*. Sim, pois podemos estar a falar de um simples alongamento fisiológico a um músculo ou grupo muscular, tão susceptível a críticas baseadas no conceito de cadeias musculares, ou, no mínimo, a sinergismos e compensações; e, também não me parece desprezível toda a componente mio-fascial.

Outra crítica comum ao alongamento fisiológico tradicional, e ponto a favor do PNF, relaciona-se com o reflexo inverso de alongamento. Mas, voltando ao sr. Souchard, qualquer alongamento não inserido na sua cadeia é redutor. Tal facto também me é fácil de aceitar.

Bem, tudo isto para discordar um pouco da poll. E, meus amigos, prós e contras estão nos livros, não inventamos nada (pelo menos, falo em nome próprio). Por isso, mais que tudo, desejo-vos boas tomadas de decisão em fisioterapia! :D

fisiogil
23-08-07, 12:34
bom.... pelo que venho a ler, o kabat é utilizado para alongamento e fortalecimento da musculatura.
Tem o alongamento neural, tem ganhos fantasticos, é um dos que usamos na clinica escola (aqui no Brasil)

Abraço a todos.

Ismaelsilva
23-08-07, 23:17
Primeiro sempre um pouco de bom senso na avaliação e posteriormente adequar a técnica ao caso!

Muito importante adequar a técnica ao caso, tentar especificar ao maximo, perceber se é realmente muscular, qual o músculo ou grupo, se é mio-fascial, ou se é uma alteraçao postural, que está a colocar em alongamento um determinado grupo muscular!

A Aplicação depende do conhecimento das componentes estruturais afectadas, e saber qual a origem do problema!

Cumprimentos!

patroska
12-09-07, 23:06
Olá caros colegas

Dei uma vista de olhos aos post que me revelaram alguma confusão em termos de terminologia.
Faz-se muito a associação entre Kabat (que instituiu a facilitação neuromuscularproprioceptiva) e bobath.

Enquanto trabalhei em neurologia pediátrica utilizei as duas técnicas como complemento pois sempre revelaram resultados.

no entanto, as tutoras do conceito de bobath insistem que as técnicas nao devem ser misturadas.

o que a minha prática me revelou foi que resultam muito bem em conjunto.

O que é vocês acham?