View Full Version : Conceitos e técnicas
Olá pessoal
Gostava de saber quais são as vossas experiências com doentes neurológicos?
Que conceitos ou técnicas é que mais utilizam?
Opinem e partilhem
Abraço a todos :wink:
P.S. Pessoal podem votar em mais do que uma opção
rita afonso
06-03-06, 19:57
Fui a primeira. Ainda estou a tirar o curso mas pelos estágios, pelas aulas e por alguns eventos, acho que a que se usa mais ainda é Bobath, talvez por ser o conceito mais conhecido. A única vez que ouvi falar de Vöjta foi num seminário curricular.
Olá Rita
Obrigado por deixares aqui a tua opinião.
Pessoalmente confesso que prefiro utilizar o Conceito de Bobath, tenho tido alguns casos em que é realmente surpreendente o que um pouco de trabalho e dedicação e também motivação do paciente podem fazer, no entanto não sou apologista que este conceito seja utilizado de forma isolada. Talvez vá ser criticado por isto mas creio que no paciente com alterações de tónus em que os movimentos "normais" e funcionais estejam alterados é essencial efectuarmos a mobilização das articulações afectadas para conseguirmos manter amplitudes e acima de tudo podermos fazer os realinhamentos de um forma mais eficaz e sem termos de nos preocupar com factores biomecânicos.
Mais uma vez saliento que não é uma mobilização á bruta mas sim com as devidas facilitações, e que esta também por si só não é o tratamento.
Bem gostava mesmo de ouvir as opiniões do outros participantes na votação ou mesmo do fórum
Um bem haja a todos e Viva a Neuroplasticidade :wink:
Hélder Abreu
08-03-06, 10:34
Caro colega e amigo, Ricky. E relativamente à falta de força que alguns (senão todos) os pacientes neurológicos apresentam, foi possível para ti encontrar a solução neste(s) método(s)?
Abraço.
Hélder Abreu
Hélder Abreu
08-03-06, 10:37
Queria relembrar um método que não vem referido na votação mas que, com certeza, é utilizado por muitos de nós. O PNF. Não o vejo como o método para o tratamento global do paciente neurológico, mas encontro algumas soluções nele para a recuperação, nomeadamente, do equilíbrio em diversas posições. Acho que é importante referi-lo aqui.
Cumprimentos.
Hélder Abreu
Olá a todos
Obrigado Hélder por salientares a importância do PNF na nossa prática clínica e a sua utilidade no complemento do tratamento de várias patologias (Tenho tido resultados bastante satisfatórios com pacientes com Parkinson).
Quanto á pergunta relacionada com a falta de força nos doentes neurológicos temos de ter em atenção a relatividade da pergunta. Diferentes doentes\Diferentes necessidades.
É claro que num doente que apresente limitação da actividade normal (um tónus elevado,espasticidade, hipoactividade... entre outros) o ganho de força será todo direccionado para a actividade anti-gravítica, e para a capacidade de recrutar actividade muscular para executar uma tarefa. Estes doentes ao simplesmente executarem o gesto já estão a fazer um treino de força, até as actividades da vida diária se tornam um grande plano de ganho de força. (Isto porque para ganho de força é preciso lembrar que primeiro vêm as beneces de uma boa acção neural)
Se o doente não for ao encontro dos impeditivos anteriormente referidos ou mesmo de outros, não vejo nenhuma razão para não optarmos por um plano de fortalecimento muscular dito "normal"
Um abraço amigo :wink:
P.S. Irei colar este post e o do Helder Abreu no tópico "Força ou Não força" caso estejam interessados e queiram participar, deixem a vossa opinião.
rita afonso
29-01-09, 14:09
Ora, vamos lá ressuscitar este tópico. Aguém usa a neurodinâmica em lesões do SNC como na hemiplegia? Tenho vindo a ler artigos sobre isso mas ainda não há muita evidência. Queria ver se fazia a minha tese sobre isso, vamos ver.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.