PDA

View Full Version : HUMILHANTE E DESPRESTIGIANTE - Clinica Persona do Porto

13227
11-03-08, 01:01
Exmos. Srs.

É lamentavel que em pleno Século XXI e em Portugal me sinta obrigado a comentar uma situação da mais BÁSICA, HUMILHANTE E DESPRESTIGIANTE de empregabilidade como a que tem sido colocada em prática pela vossa "Empresa". Aprece-me dizer, meus caros, que a profissão de FISIOTERAPEUTA é, Academicamente e LEGALMENTE falando, de nivel SUPERIOR. Mais, ser Fisioterapeuta é ser dotado de conhecimento e treino técnico e cientifico. Não se trata, portanto, de uma formação com equivalencia ao 6º ou 9º ano de escolaridade. Mais informo que a categoria PROFISSIONAL de Fisioterapeuta é reconhecida pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE, contando com uma tabela salarial própria.

Sobre mais informações sobre esta categoria Profissional, recomendo a consulta dos planos curriculares da Licenciatura, disponiveis on-line nas páginas das mais diferentes instituições de ensino superior. Utilizando um vulgar motor de busca, poderá Vossa Excelencia aceder às competencias ao alcance do referido Profissional.

Lamento ter de prestar estas informações, mas não me vejo com outro "remédio" senão "sujeitar-me" ao dever de informar já que, por desconhecimento/ignorância ou ABUSO HUMILHANTE, a vossa "empresa" tem oferecido ALGO (não poderei chamar-lhe "Proposta de Emprego") com as seguintes caracteristicas:

- Trabalho de 42 horas semanais, de Segunda a Sábado, das 14 às 21 Horas;
- Formação inicial de 2 semanas em Lisboa
- Remuneração de 250 Euros (DUZENTOS E CINQUENTA EUROS!) correspondentes a um "suposto" "contrato de estágio" e "contrato de formação" (nomes falados nas entrevistas)
- Requisito OBRIGATÓRIO: Licenciatura em Fisioterapia
- Duração do referido contrato: não definida, mas "reapreciável" em AGOSTO (entenda-se, de ABRIL A AGOSTO - CINCO MESES!)- Durante este periodo, não seriam feitos quaisquer descontos para a segurança social
- Sem garantia de passagem para contrato de trabalho após este tempo de "experiência"
- Sem qualquer outra regalia remuneratória para além dos valores referidos
- Informação seguiu por email (em anexo), para INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.

"Trata-se de uma boa oportunidade de trabalhar na sua área!"

Licenciados! Tratam-se de LICENCIADOS a quem sua Excelencia está a propor um vencimento apenas comparável à mesada dos seus filhos. Licenciados esses que investiram na sua FORMAÇÃO ACADÉMICA DE NIVEL SUPERIOR, que se ALIMENTAM e PAGAM DESLOCAÇÕES PARA O LOCAL DE TRABALHO. Quem têm RENDA DE CASA, AGUA e LUZ!

Estes dados foram recolhidos em entrevista realizada com o Sr. Eng. João Martins ("Clinica Persona Porto") e traduzem a mais recente e ilegal oferta de PRECARIDADE no mercado de trabalho da área da Saúde. Indignado, cumpro com o meu dever de expor a situação às entidades competentes...

Ora, tanto quanto me foi possivel apurar, este tem sido o procedimento vigente por Suas Excelencias. Permita-me caracterizar este mesmo de comportamento de EXPLORADOR e INDECENTE. Ao fim deste tempo, o Fisioterapeuta explorado será "despejado" e abre-se um "concurso" para assegurar um novo "escravo".
Neste sentido, e porque pelos vistos a vossa Clinica de Estética (refiro-me concretamente à "Persona Porto") tem a "aparência" mas não tem a "essência", não me vejo com outra solução senão apresentar as vossas propostas aos organismos e/ou instituições legalmente capazes de apreciar e agir perante tais "abusos". Refiro-me, concretamente, ao Tribunal do Trabalho do Porto e à Inspecção-Geral do Trabalho. Segue tambem para a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, para que a situação seja difundida tanto quanto possivel.

Peço, portanto, uma breve apreciação e comentário a estes factos por parte da IGT e do Tribunal do Trabalho do Porto. Se conveniente e aplicavél, informem-me por favor sobre o procedimento a seguir para apresentar "oficialmente" a queixa/reclamação.

Preferindo acreditar que esta não é a politica geral de empregabilidade do Grupo Persona mas sim uma triste e infeliz técnica "habilidosa" (ainda que a situação já seja recorrente!) da Persona do Porto, apresento-me disponivel para prestar qualquer outro esclarecimento que ajude a rectificar uma proposta "sui generis" e vergonhosa, que usa e abusa dos trabalhadores.

Eu fui à entrevista e o Fisioterapeuta é considerado quase como a empregada da limpeza(com todo o respeito sendo este um trabalho como tantos outros) so faltava pedir para pagarmos p lá trabalharmos....UMA VERGONHA.

luis silva
11-03-08, 13:55
!!!!

caro colega...espero que realmente consiga ir para frente com esta situação...boa sorte...!!!

massag.terp.desport
11-03-08, 14:40
Não passo de uma mera massagista/auxiliar de fisioterapia e realmente acho que estão a abusar das pessoas!!!! Estou indignada com o que acabei de ler! A situação de desemprego em portugal está a chegar ao cúmulo de exploração das pessoas, e claro, que na zona do Grande Porto, onde o desemprego é maior, a exploração está a chegar aos níveis do que acabamos de ler. Desejo-lhe que tenha sorte com a sua atitude, e que ela sirva de lição para mais entidades prifissionais. Julgo, que se muita gente tivesse a sua coragem, não havia assim tanta exploração! Mais uma vez, desejo mesmo do fundo do meu coração que tenha sorte! Estou com muita esperança!:wink:

JoMiranda
11-03-08, 18:45
a onde isto já xegou! Não consigo comentar tal coisa... deixou-me sem palavras...

Quero felicitar pelo facto de ir com isto para a frente (todos deviamos fazer o msm em situações identicas) e desejar-lhe Boa Sorte!

Hélder Abreu
11-03-08, 20:11
Parabéns pela iniciativa! Isto sim devia ser notícia de noticiário televisivo!

13227
11-03-08, 21:41
Isto k voces leram ja foi enviado para todas as entidades competentes inclusive para o senhor dito engenheiro que pelo vistos nao sabe o k é um FISIOTERAPEUTA. Eu so espero k ng aceite a vaga pk antes de mim foi chamada outra rapariga k pelo vistos tb n aceitou, por isso, façam o favor caros Fisioterapeutas k se tenham candidatado n aceitem esta proposta isto é HUMILHANTE demais p ser verdade.

Obrigado a todos pelo apoio e boa sorte caros colegas...

Xanamadeira
12-03-08, 00:10
Isto devia ser divulagdo por todo o país, porque não publicar num jornal? acho que era uma excelente ideia, seria um pequeno grande passo pa revelar o que se passa com a nossa profissão neste momento em Portugal!

diana
12-03-08, 14:04
Olá a todos,
lamento informar mas penso que alguem terá ficado com o lugar e sujeitado a essa mesma "remuneração" pois eu também fui à dita entrevista (mas não me chegaram a referir a "remuneração"!!! senão não sei o que aconteceria!) e ligaram-me posteriormente para pedir desculpa por não me terem escolhido e dizer que já tinham escolhido uma pessoa para o lugar. Por isso penso que essa pessoa aceitou essas condições! Assim é impossível levar a nossa profissão para a frente e mostrarmos o nosso real valor. Quando alguém é capaz de se sujeitar a isto......... sem palavras........ não dá para compreender....

gutocda
12-03-08, 14:31
Olá caro colega,
Pois é, sua narrativa esta muito verdadeira e assustadora, mas isso todos nós que somos fisioterapeutas sabemos, o problema é que ninguem faz nada, inclusivé os fisioterapeutas, que por medo dessa tal "ditadura medica"ficamos parados a merce destas coisas, mas sabe porque? não temos uma Ordem, que nos proteja; sindicato?Sou a favor sim mais, sem a Ordem, de pouco serve...
Mas, mais triste ainda e que eu acho que tbm deveria ser denunciado, mas que tambem do jeito que ta sempre tem um jeitinho...Claro, sem Ordem não dá! é os técnicos de fisioterapia e Massagistas a fazerem o trabalho dos fisioterapeutas(há quem diga!)nas clinicas privadas e até nas que trabalham pro governo, pois sai mais barato... e os Pacientes nao "sabem a diferença"(dizem eles!!!); Não que eu seja contra esta profissão,que não sou desde que aplicada na sua função, mas na actual realidade que estamos passando, dificulta o trabalho, pois um dono de clinica, na maioria das vezes, não é da área, e nem sabe a diferença de um profissional para o outro, não sei nem se os da área sabem?!?!Ops!
Bem mas concordo com vossa atitude, e tenho que lhe parabenizar por tal feito, pois eu por aqui já tentei algumas coisa mas sabe, quando se precisa sustentar uma casa, as vezes, temos que aceitar, mesmo sem concordar com algumas coisas, mas tenho fé que um dia isso muda, vai demorar mais muda, o que temos que fazer e divulgar ao público e aos próprios pacientes, a verdade.
E a luta continua!
Sem mais,até o momento.
Desculpe lá mas tenho que trabalhar
Boa semana a todos
Dr: Gustavo Coutinho (Fisioterapeuta)

gutocda
12-03-08, 14:35
Há desculpem-me, mas esqueci de referir-me ao "maravilhoso salário"......Sem comentarios!!!!!
será que essas pessoas não tem vergonha!!!!
Pronto!
Vamos a luta!
Dr:Gustavo Coutinho

sílvia félix
12-03-08, 15:55
Infelizmente há quem aceite este tipo de "ofertas" mesmo sendo licenciado...e isso não ajuda em nada a mudar a ideia das entidades privadas que "somos mão de obra barata"; e é verdade já somos muitos desempregados e sei de casos como este cada vez mais frenquentes, mas o mais grave é que são colegas acabados de sair das faculdades que aceitam, os donos da clínicas sabem que neste momento é possível ter um profissional qualificado ao mesmo preço (ou menor..) que um técnico auxiliar, ou massagista... As entidades privadas estão muito "contentes" com os lucros que possuem e quem sofre são os pacientes que muitas vezes sofrem o resto da vida a consequencia de uma reabilitação mal efectuada, e nós enquanto fisioterapeutas que vimos a nossa classe cada vez a ser mais desrespeitada...
Denunciem este tipo de situações!!Não aceitem este tipo de propostas!Mais vale trabalhar noutra área...
É pena é as nossa denuncias cairem em "saco furado" recebi um mail de resposta de denuncia do ministério da saude e não é muito animador...

De qualquer maneira lutem a Fisioterapia merece!!!

tomiranda
12-03-08, 16:12
boas a toda a comunidade fisio

e verdade que esta é mais umas das propostas humilhantes que o nosso "rico pais" em que vivemos tem para nos oferecer. É certo que o país esta assim, devido ao facto de não existir um grupo de controlo por parte dos superiores. Deviamos ter uma ASAE na fisioterapia para controlar todos esses auxiliares, que em troca de uns trocos, estão a fazer o trabalho dos Fisios!!!!!!!
Mas também uma coisa e certa, a luta tem que começar por baixo, temos que ser nós a recusar esse tipo de propostas, e como fez este nosso colega, começar a denunciar estas pessoas que não sabem reconhecer o valor da nossa profissão...
Tens todo o meu apoio, vamos para a frente, estas pessoas tem que ver que não somos uns quaisqueres que andamos famintos a procura de trabalho..

Ps: será que alguem aceitou esta proposta de trabalho??? Eu axo que sim, pois se nao aceitassem eles não a teriam feito!!!!!!!!! :evil:

13227
12-03-08, 19:49
Cara Diana, eles so disseram o ordenado a quem foi seleccionado.. eu tb recebi uma xamada a dizer k n tinha ficado mas sim outra rapariga tal como tu disseste mas passado 3 dias voltaram a ligar-me dizendo k a tal rapariga seleccionada n ficou e keriam voltar a falar comigo.... foi na 2ª entrevista k me falaram do ordenado pk keriam contratar-me... dai a carta k ja foi feita e enviada para todo o lado k coloquei aki de forma de divulgar o caso... neste momento n têm nenhuma fisioterapeuta pk eu fui a última a recusar.. agora se alguem vai aceitar n sei.. espero k nao.. é UMA VERGONHAAAAA....

ASS: Patricia Fougo

diana
12-03-08, 19:57
Ainda bem que assim foi então. Pelo menos duas já recusaram e todas as que foram à entrevista deviam fazê-lo pois se alguém aceita uma proposta destas.. qualquer dia nem sei...... pagamos nós para trabalhar???!!!!!:shock:

GioP
13-03-08, 01:32
Como, será que li bem?? 250€??? Isto está deplorável mesmo.
Em Janeiro deste ano fui a uma entrevista na Persona de Gaia, que por acaso até correu bem, mas quiçá pelo valor que eu disse que esperava ganhar, fiquei de fora. Contudo vim a saber que quem lá foi colocado está a ganhar cerca de 650€ (líquidos), o que apesar de não ser muito, é bem melhor que essa pseudo-oferta da clínica portuense. Pareceu-me que sabiam reconhecer o que é ser Fisioterapeuta, mas o ordenado poderia ser mais em conta. Sinceramente não esperava, no momento em que iniciei o curso, que a situação de empregabilidade e reconhecimento da profissão estivesse no patamar em que hoje se situa...

Muitos parabéns a quem escreveu essa carta e espero que ela seja amplamente divulgada.

Cumprimentos

atirana
17-03-08, 00:21
Boa noite!
Bem o texto e o tipo de entrevista da clínica persona infelizmente também não é novidade para mim.
Não fui a entrevista ao Clinica Persona do Porto mas fui em Setembro a de Aveiro. Não fui chamada para 2ª entrevista (felizmente) mas a explicação para mim foi muito simples, depois de uma entrevista que tinha tudo para correr bem, perguntaram-me que remuneração estava a espera, como para mim era tudo novidade baseei-me no que temos de lei e disse +/- 900€.Já perceberam porque não me chamaram lol!
Uma das coisas que mais me incomodou na entrevista foi a parte da exclusividade que eles tanto referiam!
No entanto, tive uma amiga que foi a 2ª entrevista e quando lhe falaram da remuneração ela riu-se a pensar que estavam a brincar, eles responderam dizendo que havia uma colega que tinha oferecido 250€, por isso agora devem ter baseado a remuneração por a entrevista de Aveiro.
Gostava de ver este caso nos media, a serem notícias a mudarem o sentido da fisioterapia...

Cmp Fisioterapeuticos:wink:

Alice pm
17-03-08, 10:32
Boas..!

Pois bem, esta realmente é mais uma das propostas deploraveis com que nos deparamos ao dia-a-dia em Portugal..Depois de ter acabado o curso e procurado trabalho durante os cinco primeiros meses, a casa da saude (ou como aquilo se chama) na baixa de Coimbra, também me propos trabalho, em full time, como fisioterapeuta, mas ai...sem qualquer tipo de remuneraçao!!!
Porque, como disse o senhor que me atendeu: "tem de aprender a começar de baixo"!!! e porque "um dos seus colegas que acabou o curso o ano passado està a trabalhar nesta condiçoes ha cinco meses e quando precisar de contratar alguem, contrato-o a ele"....!

Como disse tomiranda e muito bem , a luta tem que começar por baixo, temos de ser nos a recusar esse tipo de propostas.

Acreditem que na altura, so me apeteceu entrar la e abanar simpaticamente o nosso colega que estava a ser explorado de bom grado...:evil: !!!! :biggrin:
é levar isto para a frente e denunciar este tipo de abusos..

Cumprimentos!

GioP
17-03-08, 17:28
Boa noite!
Bem o texto e o tipo de entrevista da clínica persona infelizmente também não é novidade para mim.
Não fui a entrevista ao Clinica Persona do Porto mas fui em Setembro a de Aveiro. Não fui chamada para 2ª entrevista (felizmente) mas a explicação para mim foi muito simples, depois de uma entrevista que tinha tudo para correr bem, perguntaram-me que remuneração estava a espera, como para mim era tudo novidade baseei-me no que temos de lei e disse +/- 900€.Já perceberam porque não me chamaram lol!
Uma das coisas que mais me incomodou na entrevista foi a parte da exclusividade que eles tanto referiam!
No entanto, tive uma amiga que foi a 2ª entrevista e quando lhe falaram da remuneração ela riu-se a pensar que estavam a brincar, eles responderam dizendo que havia uma colega que tinha oferecido 250€, por isso agora devem ter baseado a remuneração por a entrevista de Aveiro.
Gostava de ver este caso nos media, a serem notícias a mudarem o sentido da fisioterapia...

Cmp Fisioterapeuticos:wink:

É estranho na clínica de Aveiro só oferecerem isso, uma vez que a de Gaia e essa são dos mesmos parceiros! Já não percebo nada, isto está mesmo muito mal...

13227
17-03-08, 23:46
ora bem.. cada persona ofereçe o k ker pk sao geridas por pessoas diferentes entendes? a de aveiro n tem nada k ver com a de gaia, a de gaia n tem nada k ver com a do porto etc etc...chama-se "franchising" por isso k os preços diferem!

Cumprimentos

Patricia Fougo
(Fisioterapeuta)

GioP
18-03-08, 02:51
ora bem.. cada persona ofereçe o k ker pk sao geridas por pessoas diferentes entendes? a de aveiro n tem nada k ver com a de gaia, a de gaia n tem nada k ver com a do porto etc etc...chama-se "franchising" por isso k os preços diferem!

Cumprimentos

Patricia Fougo
(Fisioterapeuta)

Sim, eu sei que é ''franchising''. Eu fui a uma entrevista na de Gaia e uma das condições que nos colocavam era se caso fosse necessário, nos poderíamos deslocar a Aveiro para trabalhar temporariamente. Posto isto, é legítimo eu pensar que o dono da franquia de Gaia é também dono da de Aveiro, daí a dúvida na remuneração atribuída...

Cump's