View Full Version : Meniscectomias
Olá a todos!!
Confesso que ainda não tenho grande experiência na área de fisioterapia desportiva e como tal gostava de discutir um pouco as meniscectomias e aprofundar os meus conhecimentos:
A primeira pergunta é para saber se é normal os pacientes sentirem dor na face postero-inferior da rótula quando aplicam uma contracção concêntrico contra resistência no limite da amplitude de flexão e na extensão do joelho.
A segunda pergunta é se alguém tem ou utiliza protocolos de recuperação para meniscectomias e se os podia partihar (podem enviar para o meu mail - guernica@portugalmail.pt- se acharem melhor) porque apenas tenho um em meu poder e gostava de formar uma opinião mais abrangente em relação a protocolos.
Neste momento tenho três pacientes um com 15 dias, outro com 2 meses e outro com 4 meses após a cirurgia.
Desde mais agradecia qualquer opinião e partilha de experiência para o nosso conhecimento e do bem dos nossos queridos pacientes :wink:
Um abraço a todos
Vitor Santos
25-02-06, 02:30
Caro Colega
Antes do mais faça uma pesquisa com o "Procurar" , aqui da fisiozone com a palavra meniscectomias.
Depois diga qualquer coisa.
Vitor
Obrigado Vitor :wink:
Mesmo assim não consegui dissipar a minha dúvida primária: A questão da dor. Pela tua expeiencia ou pela de outros membros no site é normal as pessoas sentirem dor na face postero-inferior da rótula quando realizam as contracções isométricas e concentricas?
Abraço
P.S. Após ler os outros posts sobre meniscectomias não encontrei referências a nenhuns tipos de protocolos, se conhecerem alguns por favor citem-nos e digam qual a vossa opinião sobre eles ou enviem para o meu mail se não for muito o incomodo :biggrin:
Caro Colega Ricky!
O que a minha práctica clínica me diz, é que em primeiro lugar é preciso saber realmente que tipo de meniscectomia o paciente teve, e se realmente se tratou duma meniscectomia! Saber a quantidade e a zona de remoção, pois são factores importantes para a recuperação (normalmente, quanto maior a quantidade, maior o tempo de recuperação).
Quanto a tratamento, reduzir edema, trabalhar amplitude, e quando puder e se necessitar, reforço muscular (convém também não esquecer as cicatrizes, por mais pequenas que sejam!
Abraço!
Ou também podes serrar a perna, de preferência com uma faca eléctrica de pão!!!
Vitor Santos
01-03-06, 21:54
Caro Colega Ricky
Felizmente não tenho tido problemas nos últimos anos com as meniscectomias, até porque não tenho tratado meniscectomias que não tenha sido eu a fazer a referência para o médico que eu quero que opere.
Portanto esses problemas que refere não me tenho debatido com eles.
Como eu já disse várias vezes depois do trabalho do cirurgião bem feito é tudo " a piece of cake" e como eu já escrevi entre os 12 e os 22 dias já estão no seu "trabalhinho" ( esta é a minha realidade e os dados que disponho).
Por conseguinte nem me dá tempo para "protocolizar".
Quando o trabalho sai mal feito não há Ft. que lhes valha pois como também já disse várias vezes mãos de ouro só o Carlos Paredes tinha e não era Fisio.
A partir dos 2 meses deve mandar-se (se possível) o doente a outro médico.
Também não acredito muito em protocolos, para mim são mais como uma linha de orientação! Acima de tudo penso que deve existir muita sensibilidade e bom senso, pois cada caso é um caso!
Já procurei em bibliografia que disponho sobre reabilitação do joelho e não encontrei referências sobre dor na face postero-inferior da rótula!
Agora atirando um pouco o barro contra a parede, Osteocondrite ou Osgood-Schlater como diagnóstico diferenciado ?!
Olá a todos
Já tentei realizar alguns diagnósticos difrenciais mas nenhum deles aponta para essas situações. O Osgood-Shlater é pouco provável pois não apresenta qualquer tumefacção na tuberosidade anterior da tíbia nem dor a palpação da mesma, nem historial para tal (a dor surgiu recentemente - o paciente tem 42), quanto a Osteocondrite é mais provável embora os testes de acordo com Cyriax tenham dado negativos (mas nunca se sabe, não tenho acesso a RX :confused:).
O que fiz foi realizar as contracções musculares sob distracção da articulação femuro-tibial e o paciente referiu que a dor era menor. Poderá ser que a operação não ficou a 100% e que a dor provenha daí?
Quanto aos protocolos concordo plenamente com a opinião do FPortela servem apenas de guia e linha de orientação, e que cada paciente é um paciente... mas por vezes quando caminhamos apesar de termos os nossos olhos é bom levar mais alguém que conheça bem o trilho. Uma opinião mais e um pouco de raciocínio clínico e discussão saudável são sempre bem vindos e por vezes podemos sempre aprender um pouco mais.
Um abraço e obrigado pelas vossas opiniões
P.S. Gostei da sugestão da faca eléctrica do pão. Ai se não fosse pela ética.... :wink:
Caro colega Ricky
A meu entender é para isso que cá estamos, se não for para mais, para atirar um pouco de barro á parede, mais uma palavra, mais uma opinião, quer esteja certa ou errada, o importante é participar!!
Abraço
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.