PDA

View Full Version : Cubano

Sonia Lopes
24-02-08, 23:32
Boa noite,

Gostava de lançar um assunto para a vossa discussão.
Por todo o pais são feitos pedidos de ajuda para pagar tratamentos de crianças, num suposto terapeuta cubano em Guimarães.

Primeiro, este Senhor não é Fisioterapeuta mas sim, Professor de Educação Física. Com relação a este facto, a APF já foi contactada e respondeu que deveríamos tentar saber se este senhor tem cédula profissional e para termos cuidado pois poderíamos num processo judicial por difamação. Fiquem deveras surpreendida pois pensava que a APF tinha como um dos objectivos:

Defender a ética, a deontologia e a qualificação profissional dos seus membros, com o intuito de assegurar e fazer respeitar o direito dos utentes a uma Fisioterapia qualificada; Segundo, este suposto fisioterapeuta cubano promete a cura milagrosa, normalmente a marcha. Já ouvi várias histórias de crianças que vão à avaliação já mais velhinhas às quais este senhor tem o desplante de dizer aos pais que já são muito velhas para fazer alguma coisa, se fosse pequenino ai sim é que era, claro que a criança andava. Ora no meu entender, isto é muito grave, pois para além de os Pais ficarem com um peso na consciência enorme, indirectamente critica o trabalho de todos os fisios que trabalharam com aquela criança.

Terceiro, o tratamento que este senhor utiliza, para além de não respeitar e ignorar todo o desenvolvimento da criança, utiliza a fadiga muscular que todos nós sabemos que faz com que as fibras musculares permaneçam contraídas por um período de tempo maior que o normal. Isto, por sua vez, reduz a nutrição das mesmas a níveis insuficientes pela estagnação sanguínea e linfática.

Mais uma história triste que tenho conhecimento foi a de uma Mãe que foi à consulta do médico cubano que se desloca a Portugal de 6 em 6 meses. O filho desta senhora com 14 meses, tem paralisia cerebral grave por lisencefalia. Ora o Sr. Dr. disse a esta Mãe que se o tivesse consultado mais cedo, até aos 6 meses, o submetia a uma cirurgia que faria a cabeça crescer e o menino melhoraria.

Para apintar a discussão este senhor cobra por cada tratamento 30€, não passa recibos e é pago em dinheiro na hora.

Gostava de saber a opinião dos colegas e uma sugestão para acabarmos com esta farsa.

Cumprimentos

Bibiana
25-02-08, 12:28
Esse Sr tenta enganar muito boa gente que desesperada recorre aos serviços dele...Ha algum tempo tratei um menino que tinha um atraso de desenvolvimento motor, sem causa aparente, e os pais ponderaram coloca-lo nesse Sr...Felizmente, consegui chama-los à razao e o menino fez fisioterapia comigo e neste momento encontra-se muito bem...O que assustou mais os pais da criança foi a forma como se desenrolava o tratamento, a pressao que o Sr fez para que se decidissem a coloca-lo lá e, claro, algum bom senso que consegui incutir na cabeça dos pais...
Acho incrivel e fico revoltada com a passividade da APF à qual pago quotas :confused:!!!!

Xanamadeira
26-02-08, 12:00
Esta situação é gravíssima, não só pelo facto deste sr. estar a realizar tratamentos que podem prejudicar as crianças que lá vão mas também pelo facto de estar a por em causa o trabalho dos fisioterapeutas! Esta situação deveria ser denunciada por todo o país, se calhar através das televisões era a melhor situação, mas para isso era necessário ter a certeza do que faz esse Sr. e ter testemunhas! Já que a APF não se digna a fazer nada, acho que deviamos ser mesmo radicais para pelo menos alertar as pessoas no que se estam a meter quando recorrem a este tipo de burlões, porque no fundo é o que eles são!

Saudações a todos

Sonia Lopes
27-02-08, 10:32
Fiquei a saber que agora que, este senhor tem fisios a trabalhar para ele, e o termo é mesmo este, pois para além de lhes pagar miseravelmente eles têm de fazer os tratamentos como ele manda sem terem hipotese de modificar.
Sei também que, qualquer criança que vá para lá o tratamento é sempre o mesmo, quer ele tenha um atraso do desenvolvimento, um sindrome, uma paralisia cerebral, etc.

É triste :cry::cry:!

MartaSantos
03-03-08, 15:59
bem... esta do cubano é forte:( e mt mau....
só axo k deveria de ser denunciado e penalisado severamente...
ker dizer, anda uma pessoa a estudar tanto tempo para agora xegar aki um cubano e dizer k nós é k n prestamos ou n temos aptidões para esses tratamentos como fisioterapeutas, sim, pk é msm isso (indirectamente) k ele anda a fazer! aki, na minha terrinha tb ja xegaram esses rumores, mas enfim...
bem, FAÇAM ALGUMA COISA!!! PLEASE!!

Teixeira
21-05-08, 19:04
bom dia a todos, este é o meu primeiro post.
eu queria dizer que acho que conheco esse cubano de guimaraes (pode haver mais do que 1...) e se e o que eu conheco (porque nao conheco mais nenhum...) voces estao enganados a respeito disso, com o devido respeito.
pois eu assisti a muitas sessoes dele e sei o que faz e sei que faz realmente coisas que muita gente nao faz. enfim, eu nao sei de quem falam ao certo, mas se e este senhor, acreditem, tem muita coisa de bom nas maos dele. so queria tambem pedir, e e esse o proposito deste post, nao julguem as pessoas sem as conhecerem...

Ismaelsilva
22-05-08, 23:03
eu queria dizer que acho que conheco esse cubano de guimaraes (pode haver mais do que 1...) e se e o que eu conheco (porque nao conheco mais nenhum...) voces estao enganados a respeito disso, com o devido respeito.
pois eu assisti a muitas sessoes dele e sei o que faz e sei que faz realmente coisas que muita gente nao faz. ele tratou uma prima minha e de vegetal passou a correr, saltar, subir descer escadas, etc. consegue ter uma vida "normal" agora. enfim, eu nao sei de quem falam ao certo, mas se e este senhor, acreditem, tem muita coisa de bom nas maos dele. so queria tambem pedir, e e esse o proposito deste post, nao julguem as pessoas sem as conhecerem...

Só uma questão, já algum de vós denunciou este "cubano", isso é que é importante!

Alguém que o denuncie!

abraço!

Carlinha
23-05-08, 19:08
Mas a dúvida paira sobre a minha cabeça... ele é Fisioterapeuta?
Se ele é Fisioterapeuta, nada pode ser feito a não ser uma "comunicação" por falta de Ética Profissional pela forma como ele se refere aos profissionais que actuam em Portugal.
Ele pode ser muito bom, mas não tem este direito.

gramendes
24-05-08, 13:06
OLÁ a todos

pois eu assisti a muitas sessoes dele e sei o que faz e sei que faz realmente coisas que muita gente nao faz. ele tratou uma prima minha e de vegetal passou a correr, saltar, subir descer escadas, etc. consegue ter uma vida "normal" agora. enfim, eu nao sei de quem falam ao certo, mas se e este senhor, acreditem, tem muita coisa de bom nas maos dele. so queria tambem pedir, e e esse o proposito deste post, nao julguem as pessoas sem as conhecerem...

Realmente não conheço este senhor pessoalmente, apenas conheço, tal como a nossa colega, o seu "excelente" trabalho.
A terapia condutiva tem mostrado resultados eficazes, contudo ainda não foram mostrados os resultados negativos da mesma. Apenas se sabe por exemplo, que a sobrecarga pode levar á morte, o caso mais mediático talvez seja o do famoso "superman" ou Cristopher Reeves, por exemplo. Mas também dizer que ele morreu devido á sobrecarga é um pouco violento, não acham? Melhor ficarmos "pelas complicações próprias da lesão medular"! Aliás o metodo seguido pelo Cristopher Reeves é "diferente" do método cubano, pois tinha o acesso a equipamentos que Cuba só recentemente adquiriu.
Infelizmente trato 2 pacientes que vêm das mãos desse senhor e os resultados são mesmo MUITO MAUS!!!! Além de ter "reforçado a incapacidade" ele acabou por "impedir e diminuir o acesso á recuperação". Isto parece-me grave. Tratar lesões neurológicas corticais da mesma forma que se trata lesões medulares ou degenerativas,.... deverá querer dizer algo, não?
Para mim, o senhor nem deve saber o que faz, pois eu tenho conhecimento das técnicas condutivas cubanas, nomeadamente do CIREN e elas têm pouco haver com o trabalho deste senhor. Lamento, mas acho que nem se deveria dar crédito a alguém que é apenas um curioso na matéria e sim, há que denunciar os "curiosos". Não pelo facto de estarem a "tirar o lugar" a quem de direito, mas sobretudo pelos DANOS que causam a quem os procura. O desespero das familias e de pacientes não deverá NUNCA, mas mesmo NUNCA, um motivo de "NEGÓCIO", seja ele qual fôr.

Obrigado

Bibiana
25-05-08, 13:55
Subscrevo na totalidade o que a colega Gramendes aqui escreveu...

Sonia Lopes
07-06-08, 02:26
O problema é que eu também sei o que esse senhor faz. E se ele fosse assim tão bom fazia o "milagre" a todos os que o procuram.
Conheço uma criança a quem esse senhor disse que a punha a andar em 6 meses. O que é certo é que já passaram quase 2 anos e o milagre não aconteceu. Resultado, a família continua a pagar continuamente, na esperança que a criança um dia venha a fazer marcha.
Tenho pena que os resultados negativos dos procedimentos desse senhor, ninguém os veja agora. Daqui a algum tempo se verá, mas nessa altura já ele está num país paradisíaco.

Concordo em inteiramente com a colega.

Obrigada:redface:

Claudia Fafe
07-06-08, 12:12
Bom dia

Ontem a minha mae falou-me que anda a circular na minha terriola, um pedido de donativos para um miudo com paralisia cerebral de felgueiras, que faz tratamentos em guimarães...o apelo é "vamos ajudar o ... a andar!"
Lembei-me logo deste cubano...Se n estou em erro, os tratamentos rondam os 150€/diários!
Mas posso tar a dizer asneiras, por isso pra semana, quando chegar a casa, pego no dito papel e transcrevo para cá:wink:

Cumprimentos

gramendes
07-06-08, 22:51
150 euros/dia?
Xiça, fica mais caro que ir a cuba :evil:, e nem sequer chega aos "calcanhares" do método cubano!

Bem, pode-se "poupar" na viagem!!! :doubt:

Bibiana
08-06-08, 12:06
Em 2006, o tratamento diário custava 30€ e penso que agora ronda o mesmo preço...

gramendes
09-06-08, 22:10
Olá

Bem, estamos em 2008!
Mesmo assim.... :doubt: !!!!
Não deixa de ser um curioso! mas que sobretudo usa o desespero das familias para o seu proveito próprio. E isto, no meu entender é CRIME!

Abraços

Aimar
20-10-08, 14:42
Boa noite,

Gostava de lançar um assunto para a vossa discussão.
Por todo o pais são feitos pedidos de ajuda para pagar tratamentos de crianças, num suposto terapeuta cubano em Guimarães.

Primeiro, este Senhor não é Fisioterapeuta mas sim, Professor de Educação Física. Com relação a este facto, a APF já foi contactada e respondeu que deveríamos tentar saber se este senhor tem cédula profissional e para termos cuidado pois poderíamos num processo judicial por difamação. Fiquem deveras surpreendida pois pensava que a APF tinha como um dos objectivos:

Defender a ética, a deontologia e a qualificação profissional dos seus membros, com o intuito de assegurar e fazer respeitar o direito dos utentes a uma Fisioterapia qualificada; Segundo, este suposto fisioterapeuta cubano promete a cura milagrosa, normalmente a marcha. Já ouvi várias histórias de crianças que vão à avaliação já mais velhinhas às quais este senhor tem o desplante de dizer aos pais que já são muito velhas para fazer alguma coisa, se fosse pequenino ai sim é que era, claro que a criança andava. Ora no meu entender, isto é muito grave, pois para além de os Pais ficarem com um peso na consciência enorme, indirectamente critica o trabalho de todos os fisios que trabalharam com aquela criança.

Terceiro, o tratamento que este senhor utiliza, para além de não respeitar e ignorar todo o desenvolvimento da criança, utiliza a fadiga muscular que todos nós sabemos que faz com que as fibras musculares permaneçam contraídas por um período de tempo maior que o normal. Isto, por sua vez, reduz a nutrição das mesmas a níveis insuficientes pela estagnação sanguínea e linfática.

Mais uma história triste que tenho conhecimento foi a de uma Mãe que foi à consulta do médico cubano que se desloca a Portugal de 6 em 6 meses. O filho desta senhora com 14 meses, tem paralisia cerebral grave por lisencefalia. Ora o Sr. Dr. disse a esta Mãe que se o tivesse consultado mais cedo, até aos 6 meses, o submetia a uma cirurgia que faria a cabeça crescer e o menino melhoraria.

Para apintar a discussão este senhor cobra por cada tratamento 30€, não passa recibos e é pago em dinheiro na hora.

Gostava de saber a opinião dos colegas e uma sugestão para acabarmos com esta farsa.

Cumprimentos

VascodaGama
20-10-08, 22:26
E a APF ?
Não tem nada a dizer?
Isto é vergonhoso e escandaloso.

Aimar
20-10-08, 22:52
Olá a todos (mas principalmente) para aqueles que participaram neste tema do CUBANO.

Gostava de começar esta minha "intervenção" escrevendo o seguinte: se não conhecem, se não sabem aquilo que é feito, NÃO INVENTEM ASNEIRAS. Eu conheço o trabalho que lá é feito, e ninguém promete milagres como dizem, deveriam ter mais respeito por quem não sabem nada, simplesmente ouvem coisas. Certamente, que existem pais mais satisfeitos de que outros, mas esse problema há em todo lado. No vosso local de trabalho não?
O trabalho que lá é realizado passa, e quem for FISIOTERAPEUTA conhece, simplesmente por:
- realização de uma consulta em que consiste a história clínica, quer da criança quer dos familiares; realização de vários testes como por exemplo: Reflexo de Moro (http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Reflexo_de_Moro&action=edit&redlink=1), Reflexo da Marcha, RTCA, RTCS; demonstração da terapia a realizar;
- Técnicas de inibição e de facilitação, de forma a inibir os esquemas de movimento patológico e influenciar o tônus muscular;
- Técnicas de reabilitação neuromuscular que utiliza os reflexos e os estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora;
- Diminuir a espasticidade e a introdução dos movimentos automáticos e voluntários a fim de preparar para os movimentos funcionais, de modo a que o tónus anormal possa ser inibido e os movimentos mais normais facilitados;
- Aconselhamento no uso da toxina botulínica, devendo os pais procurar informções onde ela poderá ser administrada ..."Ela vem sendo utilizada com muito sucesso no tratamento de pacientes com paralisia cerebral..."(Fórum Fisiozone);
- Aconselhamento ao recurso cirúrgico, caso os pais assim o entendam e devendo eles procurarem outras opiniões junto de ortopedistas/fisiatras. Antes da cirúrgia, a família recebe explicações claras quanto ao procedimento, objectivos que se querem alcançar e os cuidados pós-operatórios ... "A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) acusa os hospitais de não realizarem determinadas cirurgias em crianças com paralisia cerebral devido a custos"(IOL Portugal Diário);

Poderia ficar aqui por muito mais tempo, mas espero que agora tenham ficados mais esclarecidos quanto ao que é realizado por esse CUBANO e por quem lá trabalha com ele. Quanto ao facto de serem miseravelmente pagos, isso pode-se dever ao facto da necessidade de terem de trabalhar para comer, vestir, etc, etc e de muitos Fisios (é assim que devem ser tratados) passarem ao lado de questões como a organização da carreira de Fisioterapia, sem ajudas das CUNHAS.

Críticas como:
"...os pais ponderaram coloca-lo nesse Sr...Felizmente, consegui chama-los à razao e o menino fez fisioterapia comigo e neste momento encontra-se muito bem..." - o que a leva a dizer que essa criança não teria uma melhor evolução com esse Sr, sente-se um ser superior aos outros.:biggrin:
"...se ele fosse assim tão bom fazia o "milagre" a todos os que o procuram" - milagres só na igreja e nem para todos, não digam ASNEIRAS.
"...Se ele é Fisioterapeuta, nada pode ser feito a não ser uma "comunicação" por falta de Ética Profissional pela forma como ele se refere aos profissionais que actuam em Portugal" - será que não pode ele apresentar uma queixa contra incertos por falsas declarações, falsos testemunhos?CUIDADO!
"...os tratamentos rondam os 150€/diários" - só mesmo de alguém vindo de uma terriola.:shock:

Como vocês Fisioterapeutas (será que o são?) sabem, muita coisa é possível com trabalho, e ninguém tem o direito de negar os tratamentos às crianças quando os pais resolvem procurar outras alternativas; pois isso acontece, como também ninguém se preocupa com as crianças, o que é que elas irão fazer, como irão ficar, quando os PseudoFisios vão de férias o mês de agosto, páscoa, carnaval, natal, ano novo, aniversários, funerais, visitas às escolas, tudo serve de desculpa para não se ir trabalhar.
Quanto ao facto de não se passarem recibos (fica sem comentários), e quanto ao preço, penso eu que não há unanimidade no mundo daquilo que se considera barato ou caro; tudo depende dos resultados.
Vocês também deveriam saber que quem lá vai ou lá está, é por que quer, ninguém os obriga a ficar. Sejam mais humildes e assim, a fisioterapia poderá ser reconhecida de uma forma mais positiva.
Fico-me por aqui terminando com o seguinte e tendo muito por escrever, A paralisia cerebral é uma perturbação do controlo da postura e movimento que resulta de uma anomalia ou lesão não progressiva que atinge o cérebro em desenvolvimento. A Paralisia Cerebral resulta de perturbações cerebrais de natureza não progressiva pelo que a perda de capacidades (regressão) não é característica da Paralisia Cerebral. O tratamento da Paralisia Cerebral varia com a idade do paciente, o reconhecimento da paralisia cerebral e a intervenção terapêutica precoce têm mostrado bons resultados na melhora das competências motoras, cognitiva e social, facilitando a adaptação da família à deficiência da criança.

Cumprimentos cordiais de um FISOTERAPEUTA, SÓCIO da APF:cool:

Aimar
20-10-08, 22:53
Olá a todos (mas principalmente) para aqueles que participaram neste tema do CUBANO.

Gostava de começar esta minha "intervenção" escrevendo o seguinte: se não conhecem, se não sabem aquilo que é feito, NÃO INVENTEM ASNEIRAS. Eu conheço o trabalho que lá é feito, e ninguém promete milagres como dizem, deveriam ter mais respeito por quem não sabem nada, simplesmente ouvem coisas. Certamente, que existem pais mais satisfeitos de que outros, mas esse problema há em todo lado. No vosso local de trabalho não?
O trabalho que lá é realizado passa, e quem for FISIOTERAPEUTA conhece, simplesmente por:
- realização de uma consulta em que consiste a história clínica, quer da criança quer dos familiares; realização de vários testes como por exemplo: Reflexo de Moro (http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Reflexo_de_Moro&action=edit&redlink=1), Reflexo da Marcha, RTCA, RTCS; demonstração da terapia a realizar;
- Técnicas de inibição e de facilitação, de forma a inibir os esquemas de movimento patológico e influenciar o tônus muscular;
- Técnicas de reabilitação neuromuscular que utiliza os reflexos e os estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora;
- Diminuir a espasticidade e a introdução dos movimentos automáticos e voluntários a fim de preparar para os movimentos funcionais, de modo a que o tónus anormal possa ser inibido e os movimentos mais normais facilitados;
- Aconselhamento no uso da toxina botulínica, devendo os pais procurar informções onde ela poderá ser administrada ..."Ela vem sendo utilizada com muito sucesso no tratamento de pacientes com paralisia cerebral..."(Fórum Fisiozone);
- Aconselhamento ao recurso cirúrgico, caso os pais assim o entendam e devendo eles procurarem outras opiniões junto de ortopedistas/fisiatras. Antes da cirúrgia, a família recebe explicações claras quanto ao procedimento, objectivos que se querem alcançar e os cuidados pós-operatórios ... "A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) acusa os hospitais de não realizarem determinadas cirurgias em crianças com paralisia cerebral devido a custos"(IOL Portugal Diário);

Poderia ficar aqui por muito mais tempo, mas espero que agora tenham ficados mais esclarecidos quanto ao que é realizado por esse CUBANO e por quem lá trabalha com ele. Quanto ao facto de serem miseravelmente pagos, isso pode-se dever ao facto da necessidade de terem de trabalhar para comer, vestir, etc, etc e de muitos Fisios (é assim que devem ser tratados) passarem ao lado de questões como a organização da carreira de Fisioterapia, sem ajudas das CUNHAS.

Críticas como:
"...os pais ponderaram coloca-lo nesse Sr...Felizmente, consegui chama-los à razao e o menino fez fisioterapia comigo e neste momento encontra-se muito bem..." - o que a leva a dizer que essa criança não teria uma melhor evolução com esse Sr, sente-se um ser superior aos outros.:biggrin:
"...se ele fosse assim tão bom fazia o "milagre" a todos os que o procuram" - milagres só na igreja e nem para todos, não digam ASNEIRAS.
"...Se ele é Fisioterapeuta, nada pode ser feito a não ser uma "comunicação" por falta de Ética Profissional pela forma como ele se refere aos profissionais que actuam em Portugal" - será que não pode ele apresentar uma queixa contra incertos por falsas declarações, falsos testemunhos?CUIDADO!
"...os tratamentos rondam os 150€/diários" - só mesmo de alguém vindo de uma terriola.:shock:

Como vocês Fisioterapeutas (será que o são?) sabem, muita coisa é possível com trabalho, e ninguém tem o direito de negar os tratamentos às crianças quando os pais resolvem procurar outras alternativas; pois isso acontece, como também ninguém se preocupa com as crianças, o que é que elas irão fazer, como irão ficar, quando os PseudoFisios vão de férias o mês de agosto, páscoa, carnaval, natal, ano novo, aniversários, funerais, visitas às escolas, tudo serve de desculpa para não se ir trabalhar.
Quanto ao facto de não se passarem recibos (fica sem comentários), e quanto ao preço, penso eu que não há unanimidade no mundo daquilo que se considera barato ou caro; tudo depende dos resultados.
Vocês também deveriam saber que quem lá vai ou lá está, é por que quer, ninguém os obriga a ficar. Sejam mais humildes e assim, a fisioterapia poderá ser reconhecida de uma forma mais positiva.
Fico-me por aqui terminando com o seguinte e tendo muito por escrever, A paralisia cerebral é uma perturbação do controlo da postura e movimento que resulta de uma anomalia ou lesão não progressiva que atinge o cérebro em desenvolvimento. A Paralisia Cerebral resulta de perturbações cerebrais de natureza não progressiva pelo que a perda de capacidades (regressão) não é característica da Paralisia Cerebral. O tratamento da Paralisia Cerebral varia com a idade do paciente, o reconhecimento da paralisia cerebral e a intervenção terapêutica precoce têm mostrado bons resultados na melhora das competências motoras, cognitiva e social, facilitando a adaptação da família à deficiência da criança.

Cumprimentos cordiais de um FISOTERAPEUTA, SÓCIO da APF:cool:

Claudia Fafe
21-10-08, 00:10
Aimar...

Só uma coisa a dizer...Tenho muito prazer de viver na minha terriola!lol

Cumprimentos

Aimar
21-10-08, 12:54
Ainda bem que gostas do lugar onde moras.
Procura ser mais justa no que dizes para não te vires a arrepender.
terriola
nome masculino depreciativo: terra pequena geralmente isolada, considerada pouco desenvolvida(lol); lugarejo; aldeola

Abraços:shock:

Claudia Fafe
21-10-08, 23:41
:lol::lol::lol:

Obrigada querido...:wink: Não cometerei mais o mesmo erro!:lol::lol::lol: Dps desta explicação já me sinto mais fisioterapeuta:razz:

Carlinha
22-10-08, 13:06
Aimar,
Peço-lhe imensas desculpas se o ofendi com o meu post.
As minhas palavras podem ter soado desconexas, e o Aimar como Fisioterapeuta que é, deve saber o grande dilema que é ser Fisioterapeuta em Portugal, ter que competir com "endireitas", massagistas, auxiliares de Fisioterapia e outros...
Endosso que minhas palavras são pela Ética, e que acredito que se alguém está a exercer a Fisioterapia sem ser Fisioterapeuta, deve ser processado. E também acredito que se falto ao respeito para com o meu colega de profissão, devo também retratar-me publicamente. E assim o faço agora: se ofendi ao Aimar, desculpa, não foi a minha intenção.
Porém Aimar, não adianta estarmos aqui a nos degladiar. Você fez muito bem em vir até o fórum e expor a sua realidade,mas não vamos estar aqui a trocar farpas, correto? Isso só interessa a quem não é da Fisioterapia.
Confesso sim que a Metodologia Cubana para a Reabilitação é espetacular, acompanhei por cerca de 30 dias o trabalho dos Fisioterapeutas no CIREN e fiquei sinceramente impressionada e feliz. Mas triste porque aquela realidade jamais será vista aqui. Não pelos Profissionais Fisioterapeutas, mas pelo sistema de tutela que há em Portugal.
Parecia que eu estava era em Portugal, tamanha a quantidade de Portugueses no CIREN. Já está na hora dos Senhores das leis reverem porque milhares e milhares de Portugueses vão para Cuba, algo não está bem aqui.
Mais uma vez, a qualidade das nossas acções será reconhecida se houver união.

Bibiana
27-10-08, 21:05
Olá Aimar!

Não percebi porque julgou que me acho um ser superior aos outros :neutral:. Relatei e relato que o menino neste momento está óptimo e foi tratado por mim... O Sr de que falam afirmou que se não fosse tratado com ele nunca andaria... E mais não digo!

gramendes
28-10-08, 23:58
Olá

- realização de uma consulta em que consiste a história clínica, quer da criança quer dos familiares; realização de vários testes como por exemplo: Reflexo de Moro, Reflexo da Marcha, RTCA, RTCS; demonstração da terapia a realizar;

Só tenho um comentário: "fantástico"!!!!

A neuroplasticidade é um mundo fantástico, não é??!!! ...Tanto se pode ir no bom como no mau caminho,... e é muito fácil manipular a informação que se quer transmitir!

Continuo a subescrever o que dice anteriormente "conheço o método cubano e Guimarães está um pouco distante de Cuba" :doubt:

Obrigado

Aimar
30-10-08, 22:42
Eu nunca disse que guimarães ficava perto de cuba.:wink:
Mas de uma coisa podes ter a certeza - os tratamentos lá realizados não ficam longe daquilo que lá é feito.

gramendes
30-10-08, 23:47
Desculpe-me colega, mas já tive o prazer de conhecer "in-loco" ambos os locais.:doubt:
Quando nos "brindam" com "milagres" o melhor é ir visitar directamente os locais.
Quando falo, sei do que falo! Porém e por muito "bom trabalho" que se realize em Cuba, pessoalmente não partilho dessa opinião. Não é metodo que me agrade em nada. Considero o "método cubano", um método um pouco,... desculpe-me o termo "primitivo" e anti-fisiológico. É uma opinião muito pessoal e espero que não me leve a mal por a transmitir em público. Mas 25 anos ao serviço da neurologia, abriu-me "horizontes" diferentes daqueles que seguramente partilha. Sempre que se reforçam respostas primitivas, ...cuidado, pois o desenvolvimento biológico está sendo "corrompido".
Em Havana, um médico ganha 25 dolares e um fisioterapeuta 12 (valores praticados actualmente no CIREM). Para o "turismo de saúde" os valores praticados são dos "milhares de dolares", infelizmente valores que não são aplicados na formação dos profissionais. Por isso, quando digo que "Guimarães" está longe de Cuba, é... felizmente; porém quando se diz que se "faz o mesmo que em Cuba", cuidado,... a realidade cubana é bem diferente, e o método está um pouco ..."encurtado". Os resultados não são diferentes,...ambos são, no meu entender pessoal,... anti-fisiológicos!

Obrigado

JAMAIA
02-11-08, 00:54
Caros Fisioterapeutas,

Como professor de Biologia e conhecedor do trabalho desenvolvido pelo terapeuta cubano em Guimarães, penso que é altura dos nossos técnicos deixarem de questionar o trabalho desenvolvido pelos fisoterapeutas cubanos e perguntarem-se porque razão os nossos cidadãos os procuram, no nosso país e fora dele. Algo está a falhar...´
Um familiar próximo já usufruiu dos serviços do terapeuta de Guimarães, sendo notória a evolução da criança relativamente aos dois anos anteriores em que foi seguido numa clínica portuguesa, que mais não lhe fez do que uma regressão muscular.
30 € ? O referido familar utilizou durante algum tempo o serviço de uma fisoterapeuta portuguesa, recém-formada, que lhe levava 40 € em casa para fazer umas "massagens".
Continua a existir em Portugal aversão a tudo o que sejam métodos intensivos mas não sei onde esperamos chegar com sessões de 30 minutos, duas vezes por semana.
Bons e maus técnicos existem em todo o lado. Cuba pode ser primitiva em muita coisa mas costuma dizer-se que a necessidade aguça o engenho. Eles têm utilizado muitas técnicas, em diversas áreas da medicina, que outros países abandonaram sabe-se lá porquê.
Se o mal está na tutela, protestem!
Temos todos a aprender uns com os outros.

Obrigado

gramendes
02-11-08, 10:43
Olá

"Como professor de Biologia e conhecedor do trabalho desenvolvido pelo terapeuta cubano em Guimarães, penso que é altura dos nossos técnicos deixarem de questionar o trabalho desenvolvido pelos fisoterapeutas cubanos"

Desculpe-me, mas não engulo nem um bocadinho de Veras, Padovan, Homenec,.... nã,.... não engulo mesmo! Não é por "não os conhecer" é exactamente por os "CONHECER BEM DE MAIS"!!! Tenho por hábito primeiro provar e só depois emitir opinião.
Não falo dos terapeutas, são colegas e fazem um trabalho fantástico com aquilo que têm, falo do método!

Obrigado

gramendes
02-11-08, 10:49
mas não sei onde esperamos chegar com sessões de 30 minutos!

:badgrin: pois os meus pacientes dizem que eu os "mato" em 5!!! :wink: Nunca, mas nunca se deve medir "qualidade" por "quantidade", e em neurologia,.... muito menos!

gramendes
02-11-08, 10:49
mas não sei onde esperamos chegar com sessões de 30 minutos!

:badgrin: pois os meus pacientes dizem que eu os "mato" em 5!!! :wink: Nunca, mas nunca se deve medir "qualidade" por "quantidade", e em neurologia,.... muito menos!

Carlinha
02-11-08, 20:44
Gramendes, um médico ganha 25 Pesos Cubanos Convertidos (algo 8% superior ao dólar).
Fisio, enfermagem, terapia ocupacional, logopedia, psicologia: 20.
Pessoal da cozinha, limpeza, manutenção: 15.

Carlinha
02-11-08, 20:57
Por um acaso conheci a clínica do Senhor Raimundo Veras no Rio de Janeiro e li algumas partes do livro.
Na universidade, todos os Professores eram contra o método. Mas conheci algumas pessoas que faziam tratamento lá no Humaitá e gostavam e aprovavam o método.
Mas, tenho que tirar o chapéu para o tratamento em Cuba. Pacientes de vários países que estavam "condenados" a uma cadeira de rodas ou muletas, voltaram a andar. Só vi 1 caso de uma menina Madrilenha que voltou sem possibilidades de nada.
Italianos, Americanos, Mexicanos, Angolanos, Brasileiros, Portugueses, Venezuelanos...é uma verdadeira torre de Babel.

gramendes
03-11-08, 00:46
Vejamos...
Temple Fay, neurocirurgião americano descreve antes da 2ª guerra mundial um método de reorganização funcional baseado na repetição de esquemas motores. Verás adiciona-lhe as bases filogenéticas e mais tarde as ontogénicas, isto por volta da década de 70, já Bobath, Kabat, Knot, ... tinham descrito os seus metodos. Entretando a investigação cientifíca avança e surge na década de 80 o conceito de neuroplasticidade e em finais de século XX a neurogenese. Sabendo o que se sabe hoje, não é dificil perceber o porquê da eficácia do metodo cubano. Mas também não será dificil entender os riscos que o mesmo representa. Para mim, estes riscos são muito maiores que os benefícios que ele representa.
Tal como Temple Fay referiu em 1950, "se um sistema não se desenvolver eficazmente, outro também não evolucionará".
Pergunto,... quais são os sistemas que falham no metodo? ..... Claramente...os ditos "espontâneos", porque foram estes sistemas que representavam a grande dôr de cabeça a Temple Fay e seus seguidores.

Nunca nos podemos esquecer que é na variabilidade do movimento que o Homem interaje com o mundo que o rodeia.

E uma analogia que me parece correcta neste momento e a propósito de maçãs:
Quando vou ao supermercado á banca da fruta, tenho maçãs portuguesas num lado e maçãs doutro país no outro. Normalmente as portuguesas são franzinas, enrugadas e a 1,20 euros e as outras são grandes, redondinhas, vistosas e só a 1 euro. Pois, já provei de ambas, mas agora só compro das portuguesas, pois prefiro ganhar no paladar e perder no bolso.
Cada um de nós escolhe o que lhe convier mais, mas que as portuguesas são mais saborosas, disso não há dúvida.

Suraya
04-11-08, 12:40
No meio de isto tudo continiuo com uma duvida. Ele é ou não é um Fisioterapeuta? :confused:

elsaazevedo
09-11-08, 13:12
Segundo se disse no início do tópico ele não é Fisioterapeuta, mas tem Fisioterapeutas a trabalhar para ele...
Há no entanto algo mais que me deixa intrigada: sendo que o senhor trabalha e tem pessoas a trabalhar com ele, e nunca aqui foi referido que haja médicos a trabalhar lá, como pode ele ter um espaço de exercício da Fisioterapia? que eu saiba se um de nós quiser abrir uma clínica/gabinete terá de ter um médico a trabalhar lá de forma que a clínica esteja LEGAL. Portanto é este o país que temos... se um fisioterapeuta quiser ter uma clínica tem de ter um médico, se um habilidoso quiser ter uma clínica, basta abrir as portas...
Penso que tal como o Al Capone foi em tempos apanhado por não ter os impostos em dia...tambem aqui se pode tentar "apanha-lo" da mesma forma!:lol:

Cumprimentos

Claudia Fafe
09-11-08, 14:50
Olá colegas

É preciso um médico para abrir um GABINETE de Fisioterapia??

elsaazevedo
09-11-08, 21:03
Olá colegas

É preciso um médico para abrir um GABINETE de Fisioterapia??

Pela lei, e tanto quanto me informei, sim.

elsaazevedo
09-11-08, 21:14
Pela lei, e tanto quanto me informei, sim.

Aliás, o problema passa também por ter de ter todas as instalações como uma clínica, visto que os técnicos que fazem a aprovação do local requerem todas as condições como se se tratasse de uma clínica de fisioterapia (rampas, chuveiros, casas de banho de deficientes...etc etc) ou seja no final para ter um gabinete tem de se ter tudo como uma clínica. A questão do médico foi levantada já há uns tempos e segundo sei a ordem dos médicos tratou de arranjar forma de obrigar que qualquer gabinete de fisioterapia necessite de um médico lá... já se sabe que quando é para beneficio dos médicos este país é um espectáculo!
Enfim, é o que temos...devíamos era fazer uma manifestação como os professores e ir todos para rua, porque enquanto isso não acontece ninguém vai querer saber de nós.
O problema é que na nossa profissão não somos unidos, e estamos todos à espera que o vizinho faça alguma coisa...

... "YES WE CAN" basta um esforço de todos...

Cumprimentos

gramendes
10-11-08, 02:37
Olá

A questão parece-me um pouco mais grave que ter ou não um gabinete licensiado.

1º) Há um médico cubano que vem a Portugal "dar consultas" de 6 em 6 meses. Por lei só o pode fazer com certificação da ordem dos médicos ou a "convite" de uma instituição que tenha essa certificação.
Põe-se a questão: Essa certificação existe?

2º) Sendo o dito Sr, fisioterapeuta, tem o curso homologado para exercer em Portugal?

São algumas questões que considero relevantes neste caso, depois do nosso colega Aimar ter defendido o seu local de trabalho. Espero que ele nos possa responder a essas dúvidas.

Obrigado

M.A.
11-11-08, 22:02
Caros Fisioterapeutas,

Como professor de Biologia e conhecedor do trabalho desenvolvido pelo terapeuta cubano em Guimarães, penso que é altura dos nossos técnicos deixarem de questionar o trabalho desenvolvido pelos fisoterapeutas cubanos e perguntarem-se porque razão os nossos cidadãos os procuram, no nosso país e fora dele. Algo está a falhar...´
Um familiar próximo já usufruiu dos serviços do terapeuta de Guimarães, sendo notória a evolução da criança relativamente aos dois anos anteriores em que foi seguido numa clínica portuguesa, que mais não lhe fez do que uma regressão muscular.
30 € ? O referido familar utilizou durante algum tempo o serviço de uma fisoterapeuta portuguesa, recém-formada, que lhe levava 40 € em casa para fazer umas "massagens".
Continua a existir em Portugal aversão a tudo o que sejam métodos intensivos mas não sei onde esperamos chegar com sessões de 30 minutos, duas vezes por semana.
Bons e maus técnicos existem em todo o lado. Cuba pode ser primitiva em muita coisa mas costuma dizer-se que a necessidade aguça o engenho. Eles têm utilizado muitas técnicas, em diversas áreas da medicina, que outros países abandonaram sabe-se lá porquê.
Se o mal está na tutela, protestem!
Temos todos a aprender uns com os outros.

Obrigado

Viva, tenho alguns pontos a salientar...
1º) Não se pode comparar um recém-formado a alguém que já tem experiência!!! Primeiro erro! Até porque por 40 euros poderia encontar outra pessoa!

2º) Porquê pagar 40 euros 2x por semana para depois gastar bem mais em outros tratamentos??? Para isso pagava a um fisioterapeuta para lá ir todos os dias!!!

3º) Não duvide que existem em portugal profissionais bem mais competentes dos que existem em Cuba! Nem imagina o que "pobres" como nós gastam em formações! São milhares de euros por ano! Nem os médicos que ganhas 3x mais gastam tanto dinheiro em formações (não falo em convenções que servem de desculpa para passear à custa das farmaceuticas!!!) :doubt:

4º) Não somos apenas nós (fisioterapeutas) que nos devemos queixar, mas também VOÇES (utentes) que gastam dinheiro próprio para ir ao estrangeiro para serem tratados por fisioterapeutas que em nada superam os que por cá trabalham!!!

Espero que aceitem a minha crítica comoo construtiva e que ninguém se sinta ofendido!

Abraços!!!!

bgha
25-01-09, 19:57
ja construi uma cruz para pregarmos o cubano:badgrin:.
estou a brincar...
simplesmente achei graça ao apoio que os fisios de guimaraes dao ao cubano provavelmente trabalham pra ele não? mas sem querer ofender ninguem fica a duvida que pelos vistos vai permanecer: será ele fisio????esta habilitado a trabalhar como tal????o que sei é que dinheiro vai ele ganhando e o pessoal no desemprego. a crise so afecta mesmo os portugueses ta visto ainda eu vou ter de fazer um contrato com esse cubano, começo a cegar os meus pacientes ele arranja um pacote de viagens com hotel e tratamento incluido em cuba e mandamos aviões cheios de gente e ganhamos os dois. deixo de ser fisio passo a fazer excursões terapeuticas.

sonia-lopes
20-10-09, 00:34
Boa noite

Sónia Lopes, era só para avisar que tens os meus dados no teu perfil público. Também me chamo Sónia Silva Lopes e sou do Porto. Pelo que já pude apurar tu és da APPC de Guimarães e tens isabel no nome. Agradeço a resolução deste erro , pois não conheço o trabalho do "cubano" e por esse motivo não escreveria o que aqui li ( já fui várias vezes abordada por colegas a comentar o que tinha escrito e só á pc tempo percebi o que se estava a passar).
Agradecia a intervenção do administrador para evitar "falhas" deste género no site.
Cumprimentos

Madalena Couto
25-11-10, 20:03
Sendo uma cidadã muito interessada nestes assuntos, deixo aqui algumas questões para debate/partilha de informação sobre o assunto geral deste forum "fisioterapia pediátrica". Pelo que entendi há os profissionais que concordam com a metodologia cubana, outros nem tanto. As questões são: como se justifica haver tanto sucesso? Em Portugal estáo a ser bem implementadas estas metodologias? Apenas os cubanos as utilizam, porquê?
Relativamente a Temple Fay e aos Veras, não se tratando de nenhum método Veras, mas do Método Doman que tem sido utilizado pelos Veras, alguém conhece algum caso de insucesso? Algum caso de T21 em que tenham aplicado o método Doman (aplicado, reitero! e não "fazer de conta") e não tenha alcançado o resultado esperado?
Muitos profissionais portugueses, ao inverso de outros (ex. franceses, italianos, alemães) são completamente contra tudo o que é uma alternativa que os põe de parte, com receio do desemprego e perda de clientela. Tal como outros pais, também sou uma mãe, não desesperada por um milagre, já que não acredito em milagres, mas saturada de terapias e consultas com os melhores das diferentes áreas e concluo que de facto os gastos são enormes, o trabalho é todo meu, os resultados vão aparecendo porque estou a fazer por isso. No entanto, não vejo profissionais realmente empenhados no verdadeiro sucesso, já que as expectativas relativamente a lesões cerebrais em Portugal são muito baixas e quando digo e apresento casos de sucesso a nível internacional, dizem-me, "pois, pois, há casos". Pergunto, porquê cá não se aceitam estas alternativas? por serem retrogradas? Vejamos, os métodos de estimulação precoce utilizados no nosso país (portage, carolina do norte, entre outros) são recentes? Foram actualizados/revistos na última década (s).
Para não ser mal interpretada, informo que não sou adepta de nenhuma terapia em particular, simplesmente procuro estar informada acerca de tudo o que existe e procuro aqui obter respostas/informações concretas e correctas sobre estas metodologias e quem as utiliza. Compreendo que a dseinformação por vezes traga opiniões erradas, mas nada melhor que "ouvir" alguns profissionais sobre o assunto.
Cumprimentos.

gramendes
25-11-10, 21:16
Olá Madalena

Gostaria de comentar algumas das questões que aqui aborda.

1º)"
As questões são: como se justifica haver tanto sucesso? Em Portugal estáo a ser bem implementadas estas metodologias? Apenas os cubanos as utilizam, porquê?

Graças a Deus que Portugal não emprega a metodologia "cubana". Considera "sucesso"? Em quê? ...que crianças venham a caminhar utilizando padrões hiperreforçados de reflexos primitivos? ou que utilizem reflexos se sucção execivamente reforçados para uso da motricidade oral?... eu não considero isso sucesso. Aliás, isso é um impedimento ao bom desenvolvimento psico-motor da criança. Não esqueçer que falamos de "crianças" e não de "adultos". Impedir a organização da motricidade primitiva é um dos maiores inimigos do desenvolvimento. O metodo "cubano" é isso que faz. Conheço muito bem o que é feito no CIREN, por isso não falo sem conhecimento do mesmo. Trabalho há mais de 25 anos com lesões neurológicas e cuba está muito longe da competência da reabilitação europeia. Compreendo que como pais de alguém portador de deficiência, a procura do milagre os leve ao local onde se vendem sonhos.

2º)
Relativamente a Temple Fay e aos Veras, não se tratando de nenhum método Veras, mas do Método Doman que tem sido utilizado pelos Veras, alguém conhece algum caso de insucesso?
Glenn Doman não tem nada a ver com Veras ou temple fay. Podia falar de Padovan, mas mesmo assim está um pouco longe.

3º)
Muitos profissionais portugueses, ao inverso de outros (ex. franceses, italianos, alemães) são completamente contra tudo o que é uma alternativa que os põe de parte, com receio do desemprego e perda de clientela
Será que é por isso que os fisios portugueses são "contra tudo"???.... está um pouco enganada a esse respeito. Mas se me referir que os fisios portugueses têm uma boa formação de base e estão ao mesmo nível que a maioria dos europeus, eu já concordo consigo. Sabe, nós sabemos ir buscar aquilo que de melhor se faz no mundo. Temos acesso e liberdade para o fazer. Cuba,...infelizmente não o tem. Mas Portugal tem outro problema... somos muito pobres em equipamentos e infelizmente sofremos do "sindrome do pequenino". Felizmente, eu sou portuguesa e, referente á patologia com que trabalho, a romaria é feita no sentido inverso, ou seja, a minha "clientela" é na sua maioria, estrangeira.

4º)
já que as expectativas relativamente a lesões cerebrais em Portugal são muito baixas e quando digo e apresento casos de sucesso a nível internacional, dizem-me, "pois, pois, há casos". Pergunto, porquê cá não se aceitam estas alternativas? por serem retrogradas? Vejamos, os métodos de estimulação precoce utilizados no nosso país (portage, carolina do norte, entre outros) são recentes? Foram actualizados/revistos na última década (s).

Onde é que obteve esta informação? Estes metodos já não se usam há mais de 20 anos em Portugal, pelo menos nos centros de referência. Nos privados...bem...aí já não ponho as mãos no fogo. As terapias "neuropsicológicas" sempre tiveram pouca adesão por parte das equipas multidisciplinares dos centros de referência paralisia cerebral, pois os conceitos neuroplásticos em que acentam são demasiado rigídos e pouco funcionais.

Se pretende entender um pouco de lesão "cerebral" na criança, e sendo mãe de uma, o que a posso aconselhar é a perceber o funcionamento do sistema nervoso do seu filho/filha. Assim pode apetrechar-se de conhecimento cientifíco para decidir qual é o melhor caminho que deverá seguir. De todos os metodos que falou, espantou-me que não tenha referido o nº 1 no mundo inteiro. Pois, na PC, Portugal segue a Inglaterra, Alemanha e França. EUA, Nova Zelândia, Brasil...seguem o mesmo que portugal.

Sabe, Madalena, ao contrário de si, eu não conheço "um único sucesso".
Porquê que os EUA não usam o metodo cubano? Sabe, eles foram os pais do mesmo.

Um Abraço

gramendes
25-11-10, 21:47
Ainda vou dizer algo mais...

Alguém sabe qual é a formação de base de um fisioterapeuta em Cuba? E a de um "reabilitador"?
Onde é feita a formação desse "reabilitador"? São todos formados nos EUA?
Um fisiatra português tem quantos anos de formação? e um fisio português???

Responda a estas questões Madalena e talvez perceba onde é que Portugal se situa ao nível da reabilitação mundial e porquê que "graças a Deus Portugal não implementa este tipo de metodologia".

No campo das "neurociências", são portugueses os nomes que dão cartas na actualidade. António Damásio é um desses nomes. António Reis, é outro, para já não falar do nosso nobel da medicina...Egas Moniz. Mas há muitos mais.

Mas se procura mais algum local onde se vendem sonhos, tem bem aqui mais próximo, em Santiago de Compostela, um projecto chamado "FOLTRA". Ali também fazem "milagres" com a hormona de crescimento e alguns pozinhos mais. Sempre é muito mais económico que Cuba e de melhor qualidade. Pelo menos a terapia é de boa qualidade.

Um Abraço

gramendes
26-11-10, 14:59
Olá mais uma vez

Vou deixar aqui um tópico que considero interessante começar a ser discutido. Que tal discutirmos o porquê da eficácia/dano destas metodologias? talvez assim consigamos explicar a pais/pacientes o nosso "negativismo" perante as mesmas.

Gostava de saber a vossa opinião sobre o efeito da sobrestimulação no sistema nervoso. Parece-me um bom ponto de partida.
Sabemos que o stress é um dos piores inimigos do mesmo, contudo, continuamos a assistir a pais/pacientes a nos solicitarem a aplicação de metodologias baseadas na sobrecarga. Até que ponto são eficazes este tipo de metodologias e até que ponto elas são nefastas ao próprio sistema nervoso, nomeadamente, até que ponto elas "organizam/desorganizam" os fenómeros neuroplásticos. E sobre o sistema musculo-esquelético? que impacto têm sobre o mesmo?

Um Abraço

Madalena Couto
27-11-10, 11:47
Em 1º lugar devo dizer que este tipo de discussão/troca de informações é de facto profícua e a meu ver é isto que se pretende numa página em que especialistas intervêm, ao invés da troca de "galhardetes" que em nada faz avançar o conhecimento.
Em 2º lugar vou trocar aqui algumas ideias que de facto me deixam confusa, já que a relaidade com a qual me depara é diferente daquilo que me diz.

"Glenn Doman não tem nada a ver com Veras ou temple fay. Podia falar de Padovan, mas mesmo assim está um pouco longe."
O que quer dizer com esta afirmação? O método Doman tem sido utilizado em todo o mundo e com sucesso, muito sucesso em algumas áreas, diria eu. A nível mundial, cientificamente não há NADA, nenhum estudo que contrarie este método ou que o venha pôr em causa. Obviamente que muitos aspectos evoluiram, mas a base permanece e os locais onde o aplicam apresentam sinais de sucesso.

3º)
Será que é por isso que os fisios portugueses são "contra tudo"???.... está um pouco enganada a esse respeito. Mas se me referir que os fisios portugueses têm uma boa formação de base e estão ao mesmo nível que a maioria dos europeus, eu já concordo consigo. Sabe, nós sabemos ir buscar aquilo que de melhor se faz no mundo. Temos acesso e liberdade para o fazer. Cuba,...infelizmente não o tem. Mas Portugal tem outro problema... somos muito pobres em equipamentos e infelizmente sofremos do "sindrome do pequenino". Felizmente, eu sou portuguesa e, referente á patologia com que trabalho, a romaria é feita no sentido inverso, ou seja, a minha "clientela" é na sua maioria, estrangeira.

Talvez não me tenha expressado bem e gerou alguma confusão, não me referia concretamente aos fisios port., mas a todo um grupo de profissionais (ex. terapeutas, pediatras desenvolvimento, alguns fisios...) e longe de mim pôr em causa o profissionalismo dos mesmos. Não tenho dúvidas que muitos dos melhores profissionais são portugueses, mas também admito que muitos desses "melhores" não ficam cá, já que não lhes é dada a oportunidade/condições de investigarem/trabalharem com todas as condições favoráveis.
Com explicam que em muitas áreas da saúde, os cubanos sejam procurados por portugueses e vêm de lá com as respostas que procuravam e cá não encontraram?

4º)
Onde é que obteve esta informação? Estes metodos já não se usam há mais de 20 anos em Portugal, pelo menos nos centros de referência. Nos privados...bem...aí já não ponho as mãos no fogo. As terapias "neuropsicológicas" sempre tiveram pouca adesão por parte das equipas multidisciplinares dos centros de referência paralisia cerebral, pois os conceitos neuroplásticos em que acentam são demasiado rigídos e pouco funcionais.

Esatas afirmações deixam-me perplexa, já que me encontro a ser acompanhada por especialistas, ditos os melhores de Portugal e são estas as grandes metodologias que aplicam. Sim, é a nível privado já que no público não tenho qualquer apoio, os médicos orientaram-me logo no início para o privado, já que não tinham respostas a dar.

Se pretende entender um pouco de lesão "cerebral" na criança, e sendo mãe de uma, o que a posso aconselhar é a perceber o funcionamento do sistema nervoso do seu filho/filha. Assim pode apetrechar-se de conhecimento cientifíco para decidir qual é o melhor caminho que deverá seguir. De todos os metodos que falou, espantou-me que não tenha referido o nº 1 no mundo inteiro. Pois, na PC, Portugal segue a Inglaterra, Alemanha e França. EUA, Nova Zelândia, Brasil...seguem o mesmo que portugal.

Sabe, Madalena, ao contrário de si, eu não conheço "um único sucesso".
Porquê que os EUA não usam o metodo cubano? Sabe, eles foram os pais do mesmo.
De facto conheço casos de grande sucesso, não me refiro a métodos cubanos mas ao método Doman ou pelo menos de maior sucesso e é este o grande dilema. Quanto ao método cubano, conheço pais que o aplicam e estão muito satisfeitos com os resultados e os profissionais com quem contacto "dão a mão à palmatória" e assinalam que vêem resultados positivos, por incrível que pareça.
No meu caso, não enveredo por nenhum caminho sem ter alguma segurança e conhecimneto, os milagres, como referi, não acontecem, apenas para quem é crente poderão acontecer. A minha realidade está bem distante dauqleas mais duras e só por isso já não fico tão "desesperada".
Agradeço atodos o contributo e assinalo que de facto esta troca/partilha é sem dúvida muito interessante para desmistificar o que se vai por aí fazendo/dizendo.
Cumprimentos

gramendes
27-11-10, 16:57
Olá Madalena

Quanto ao metodo Dolman não me entendeu. Quando defende a metodologia cubana, ela está muito longe do metodo Dolman e mais próxima do Padovan. Realmente o Dolman é um dos metodos mais eficazes para patologias como o autismo, sindrome da Down, defices de aprendizagem. Hoje em dia, e com a descoberta dos neurónios espelho e a sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem, reforça os conceitos bases do Dolman. Ao invés, a metodologia cubana vai em contra a fisiologia plástica do Sistema nervoso. Por isso referi, que "estava longe quando punha no mesmo saco o dolman".

Como lhe disse, Portugal tem muitos bons profissionais. Em posts anteriores referi que acompanho "sucessos de cuba". Infelizmente a realidade é muito diferente (refiro-me apenas á patologia neurológica). A publicidade a cuba partiu há cerca de 15 anos com um caso de uma rapariga portadora de lesão medular. Hoje, é necessário "olhar" para esse sucesso e verificar naquilo que ele "se transformou". Qualidade de vida! Manteve-se a mesma ou será que agravou? Mas também se pode falar de uma criança com TCE que os pais gastaram este mundo e o outro, para a qual até se fizeram campanhas para angariação de fundos. Que tal o sucesso? Neste caso pode-se falar no desenvolvimento/agravamento de um sindrome congestivo cardiaco que o pôs ás portas da morte. Entre portugueses e espanhóis são muitos os que me vêm ter ás mãos depois de cuba e de itália, também.

Cuba utiliza um metodo que eu classifico "como chapa 3". A intervenção numa paralisia cerebral é idêntica á aplicada a um sindrome de Down. Conhecedora de um pouco da fisiologia e da fisiopatologia do sistema nervoso não posso compactuar com este tipo de metodos. São anti-natura. Dolman é um metodo seguro, mas em cuba não o utilizam. Aquilo que fazem é "algo parecido" (mas muito mais pobre) comparado com o Padovan.

Portugal está bem classificado na reabilitação mundial. Aplicamos aquilo que vem de fora, pois cá produzimos pouco. Mas graças a Deus que temos discernimento para escolher o melhor. Quem utiliza no seu dia a dia, aquilo que eu chamo um "pensamento neuroplástico", dificilmente compactua com metodologia excessivamente "protoculada".

Assistimos aqui, a Aimar, um fisio que trabalha com esta metodologia, a defender a mesma. Deixei-lhe um comentário sobre o "papel da neuroplasticidade nesta metodologia", o qual não gerou discussão. Fui um pouco mázinha, confesso. Mas seria importante defender este assunto. Até que ponto esta metodologia é "segura". Não tem havido interesse dos meus colegas nesse sentido. Parece-me que o sistema nervoso é um sistema que assusta a maior parte de nós. Noa últimos 20 anos temos assistido a um "bum" de conhecimento ao nível do funcionamento do mesmo. Até há bem pouco tempo, discutia-se a "sobrecarga ou sobrestimulação", hoje discute-se o "limiar de carga/estimulação". Quando somos confrontados com a idéia de que o "quanto mais melhor", somos levados a enveredar por metodologias em que isso se verifica. Paises como a Alemanha, itália, México, Colômbia, Brasil e até mesmo os EUA, desenvolveram metodos para esse efeito. Em 2006, caíram a pique com a descoberta dos factores neurotróficos.
A "troca de galhardetes" acaba por ser benéfica para todos, uma vez que é na mesma que se vai aprendendo alguma coisa mais. No meio do "orgulho ferido", sempre há alguém que fica com a idéia de que há "alguma coisa mais" que é necessário avaliar/pensar. Por isso, até que acaba sendo positiva.

Um Abraço

Fil
15-01-11, 20:29
Boa tarde,

Não sou profissional na área da Saúde mas como pai de uma criança com paralisia cerebral também me sinto na obrigação de vos ensinar alguma coisa.
Uma pessoa que está 25 anos ao serviço da Neurologia, certamente será conhecedor do mundo que o rodeia, nomeadamente da área profissional onde actua.
Em La Habana, um Fisioterapeuta não ganha 12 dólares, ganha em Pesos Cubanos e se quizer facilitar as contas, são 8 Pesos Convertibles (moeda utilizada apenas pelos turistas devido ao regime existente. Quanto ao dólar, o melhor é nem o utilizar em Cuba) e alguns eventuais extras o que de facto é um absurdo a nível monetário.
O Centro do qual fala não se chama CIREM, chama-se CIREN-Centro Internacional de Restauración Neurológica.
No meu caso, não fui "brindado com locais" e fui com certeza visitar as instalações e acompanhar determinados tratamentos que me interessavam. E sabem o que vi? Total Dedicação ao Paciente, sem estar preocupado com as horas e a despachar que a seguir vem mais um pagar 30euros ou mais, como acontece na maioria das clinicas privadas em Portugal.
Pois muito bem, então cá ganha-se bem comparadamente a Cuba! Vocês trabalhavam por um salário de cerca de 7 euros/mês? Dá que pensar...
O problema da saúde em Portugal é que pensa-se muito no dinheiro mas não estou a generalizar, com certeza que há excelentes profissionais e eu conheço alguns.
Neste momento tenho 2 Fisioterapeutas Cubanos e 1 Português a trabalharem para mim cá em Portugal e sinto-me bastante satisfeito, aprendem uns com os outros e trabalham em equipa.
Para concluir gostava de colocar aqui uma questão. Eu vou a uma consulta com o meu filho (tem menos de 3 anos de idade) e sou atendido por uma médica Fisiatra, e sem querer prejudicar ninguém directamente, digo apenas que essa Sra. tem muitas responsabilidades a nivel nacional no que respeita à Paralisia Cerebral. Como pai preocupado e com todo o interesse em poder dar uma melhor qualidade de vida ao meu filho, coloco todas as hipóteses em cima da mesa, mesmo as mais "absurdas", isto porque sou um leigo na matéria e pretendo explicações e ajuda.
Então eu refiro que "ouvi falar" de um tratamento que uma empresa (Beike Biotechnology) faz com células estaminais actualmente na China...mas nem sequer pude concluir porque a resposta foi a seguinte:
-A Sério? Nunca tinha ouvido falar...Meu Deus, o que você me conta...
Fiquei espantado, uma vez que foi dito com arrogância e estupidez, e apesar de eu também ter muitas dúvidas relativamente a esse tipo de tratamento, o que pretendia era apenas um conselho e uma possível explicação. Mas a conversa ficou logo por ali da minha parte.
Não acham que muitos "médicos" Portugueses deveriam andar melhor informados e que se calhar são médicos sem vocação para isso?
Sabem porque fui a Cuba? Porque em Portugal não encontrei as respostas nem a dedicação que pretendia. É como eu digo, é sempre a despachar e venha o próximo!

tiago23
15-01-11, 22:19
Sem querer entrar em pormenores e coisas que desconheço, pela sua resposta só dá razão aos fisioterapeutas e outros profissionais de saúde quando criticam a saúde e o trabalho em portugal. Que tudo corra bem com o seu filho. Cumprimentos

gramendes
24-01-11, 21:46
Olá

Como deve ter conhecimento dos últimos avanços da terapia celular regenerativa, como é o caso da Beike Biotechnology, deve ter conhecimento que a mesma empresa utiliza apenas celulas estaminais embrionárias. Em 2001, chegou-se á conclusão que este tipo de celulas são propensas á formação de tumores além de induzirem respostas frequentes de regeição. Por isso, a ciência avançou para o estudo das celulas estaminais adultas, as quais aparentemente diminuem significativamente estes "efeitos adversos". Em Cuba, e no CIREN (desculpe o erro ortográfico anteriormente), também tentam a terapia regenerativa celular, tal como deve ter conhecimento. Os resultados da mesma, até á data, independentemente do local onde fizeram (e fazem experimentos a este nível e Portugal está incluido na lista), não foram obtidos sucessos significativos no ser Humano no que se refere á patologia neurológica (a nível de outras patologias há resultados verdadeiramente surpreendentes, nomeadamente na leucemia, a nível cardiaco,...). Com o parkinson, Alzhmeimer, ELA, AVE, PC ... os resultados foram menos catrastóficos que com a lesão medular, por exemplo, contudo ainda estão muito longe dos resultados obtidos com animais. No mundo da "terapia regenerativa" há muito "markting", muitos locais verdadeiramente perigosos e poucos resultados realmente satisfatórios. Veja por exemplo o que acontece na Alemanha com a "X-cell center", ou aquilo que se passou no Equador, na Republica dominicana, na Indía ou até mesmo em Israel. Se "navegar" um pouco neste assunto, chega a encontrar estudos "crediveis" em que as celulas estaminais embrionárias de cordeiro são excelentes para o ser humano e reparam qualquer lesão neurológica.

Um Abraço