View Full Version : Vou para França em Abril, mais alguem vem?
Olá a todos os fisios, principalmente aqueles que estão interessados em ir para fora ganhar experiência,e adquirir conhecimentos noutros países.
Estou a tratar de todo o meu processo com a Seleuropa, antiga GabineMobilite. Neste momento tenho os documentos todos entregues, estou apenas a espera da confirmação do Ministério Frances, esta situação deve-se ao facto de 2007/2008 ter sido um período de reestruturação profunda na legislação da Associação de Fisios de França, até os estudantes franceses têm andado a sofrer com esta reestruturação.
Se houver alguém que vá para França entre em contacto comigo por topico ou por mensagem pessoal, gostaria de trocar algumas impressões e dar animo a quem tem medo de arriscar em ir para fora.
Cumprimentos
sílvia félix
25-02-08, 20:18
caro colega vá dando noticias!
Já agora mais detalhes sobre a documentação que é necessaria, experiência profissional e pessoal, e claro está se compensa financeiramente
Olá Sílvia.
As questões que colocou são as mais comuns, e claro, muitas das pessoas que gostavam de ir para fora ainda continuam com essas dúvidas.
O meu processo foi tratado por uma agência de recrutamento, como já tinha referido, optei por esta opção pois não tenho nível de Francês suficiente para ingressar no sector privado. Sendo assim recorri a uma agência e escolhi um local de trabalho onde o nível de Francês não seja exigido, no meu caso escolhi os Balneários.
A ideia é aperfeiçoar o Francês, ver se me sinto bem com esta mudança radical e depois procurar outros sítios cada vez melhores.
Sei que muitos pensam que vamos para lá ser enganados e que estas empresas só prestam para se aproveitar de nós, para esses apenas dou um concelho: “continuem a reclamar que o país esta à beira da morte e que ninguém tem trabalho para nós”.
Ainda bem que continuam a existir pessoas que querem algo de melhor, a esses um Muito Obrigado pela Ajuda que sempre me deram, desde já deixo aqui um forte Abraço para o Shimeko,membro do fórum .
Quanto à questão da compensação monetária, dou apenas o meu exemplo: eu ganho 8€/h se trabalhar 40h/semana ganho aproximadamente 1200euros/mês a recibos verdes, vou para França ganhar 1600€/mês limpinhos e com quarto pago, contracto de 6-9meses. Este ordenado sem nível de francês, pois se o tivesse e pela mesma empresa no sector privado poderia ganhar 3000€-4000€. Se compensa ou não, cada um sabe de si.
Bem quanto aos documentos necessários, vou deixar aqueles que no meu processo foram necessários.
Cumprimentos
olá colega,
ja está confirmada essa ida para a França?Para que zona é que vai trabalhar?
Quanto tempo é que demorou a receber a acreditaçao do titulo da ACSS? Como é que fez para a traduçao dos documentos?fico a espera de noticias!:wink:
Oferta de trabalho em França (Termalismo):
tempo de trabalho: Entre Março a outubro
tipo de contrato: contrato de temporada
tipo de tabalho: massagens
zonas geográficas: Zonas de montanha: Alpes; Maciso central; nordeste de frança.
Vencimentos: 1500€/mês
Necessário nivel médio de Françes
Candidatos com ou sem experiência e com formação adequada.
Apoio total ao nível de relocalização; processos burocráticos e alojamento.
SE REUNE ESTAS CONDIÇÕES E ACHA ALICIANTE DESENVOLVER A SUA CARREIRA EM FRANÇA ENVIE-NOS O SEU CURRICULO PARA
info@cubislabor.pt (info@cubislabor.pt?subject=Resposta Anuncio Net-Empregos: fisioterapeutas - Termas em França - bons vencimentos)
Cubislabor RH
Av. da Boavista 834 1º frente 4100-112 Porto
2ª a 6ª - 9h-12h30 / 14h-18h30 Sáb.9h-13h
(150m abaixo da casa da música)
mapa:
http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&om=1&msa=0&msid=103413383793112021706.0004353c8a1c1705853a1&ll=41.158576 (http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&om=1&msa=0&msid=103413383793112021706.0004353c8a1c1705853a1&ll=41.158576),-8.629761&spn=0.003732,0.013046&z=16
olá colega,
ja está confirmada essa ida para a França?Para que zona é que vai trabalhar?
Quanto tempo é que demorou a receber a acreditaçao do titulo da ACSS? Como é que fez para a traduçao dos documentos?fico a espera de noticias!:wink:
Olá amartadt
A ida para França esta confirmada para o mês de Abril. Vou para a zona dos 3Vales, mais propriamente Brides-Les-Bains.
A acreditação do titulo demora aproximadamente 1mês.
A tradução dos documentos foi elaborada pela agência, se optar por ser você, têm de tratar disso com a Aliança Francesa e com o consulado, o preço é o mesmo.
A acreditação do titulo demora aproximadamente 1mês.
Cumprimentos
fisio_clarinha
04-03-08, 17:06
Olá colega!!
Antes de mais, queria felicitar-te pela coragem e palavras de apoio que expressaste para com todos aqueles que continuam a ter receio de partir para a aventura...
Eu, depois de alguns meses à procura de um emprego digno e de que gostasse, acabei por constatar que o futuro dos fisios em Portugal não é nada encorajador...Assim, e dado o meu gosto pela aventura e pelas viagens, decidi, tal como tu, apostar no desafio de ir para França.
Contactei, também, a SELEUROPA e, neste momento, tenho tudo tratado e estou apenas à espera da autorização do Ministério Francês. Em princípio, começarei a trabalhar no dia 2 de Maio na Estância Termal de Vittel. Como o meu nível de francês também não é mt famoso e como gosto particularmente de terapias manuais e hidro, achei que seria a melhor opção. Vou ganhar 1600 euros, também com alojamento incluído.
Portanto, como vês, estamos no mesmo barco... Já tens o teu contrato contigo? Para que estância vais? Como vais fazer a viagem?
Por agora, resta-me apenas esperar e ir encorajando os colegas para arriscarem como nós...
Aguardo notícias,
Abraço,
Clara
Caros colegas.
Aprecio a vossa coragem e desejo-vos a maior das sortes no vosso percurso.
Sempre que puderem apareçam por cá e partilhem a vossa experiência.
Abraço
Eu tb contactei a seleuropa e sao eles que tao a tratar dos meus documentos.neste momento ainda tou a espera da autorizaçao da ACSS.e em principio tb vou pa brides les bains.o frances nao é problema para mim pk vivi 9 anos na suiça. por isso é que tb decidi ir para fora de portugal pk acabei a licenciatura em setembro 2007 e ainda nao consegui arranjar trabalho.entao s tudo correr bem ainda vamos ser colegas de trabalho!:smile:
Fico contente por ver mais um fisio tuga a dar um passo em frente, pois pelo que vejo no tópico "Emprego em Portugal" deste fórum, quem fica por ai só retrocede...
Nem que seja pela experiência vai ser enriquecedor! Digo com conhecimento de causa :wink:
A minha opiniao quanto às agencias de recrutamento é do vosso conhecimento... fico atento a novidades desta vaga de aventureiros para mudar a minha opiniao.
Enfim, caros colegas ou futuros colegas, invistam metade do tempo que investem no futebol ou nas novelas da treta para aprender/melhorar o francês ou o inglês, e o mundo abre-se para vocês!
Fisiocool, o mais difícil é dar o primeiro passo, depois vais ver que depois voltar fica fora das tuas opções.
Abraço e boa sorte nessa aventura!!
Fica o convite para uma visita do outro lado da fronteira :cool:
Hei Shimeko.
É verdade, eu também não entendo como ainda existem jovens a perder tempo e a gastar post´s a dizer que isto está mau, mas enfim....isso temos de tentar ignorar.
A tua opinião em relação as agências é racional, mas por vezes é a alternativa que esta mais a mão e também a mais fácil.
Desde que abri este tópico tenho contactado com pessoas que estão de partida, outras que partilham da mesma vontade e ainda com quem já esta estabelecido.
Todos os dias se podem abrir novas portas, desde que também façamos por isso. No meu caso ando a tentar encontrar outras maneiras de ir para fora sem ser pela agência. O meu único concelho é nunca facilitar, ou seja, descobrir a veracidade da clínica para onde vão, se conheceram algum fisio lá fora entrem em contacto com ele e esclareçam as vossas duvidas.
O não facilitar não quer dizer complicar ou ter medo ou desconfiar de tudo, quer dizer apenas reunir o máximo de informação possível.
O shimeko tem razão em mais uma coisa: dedicar mais tempo a aprender a língua é fundamental, eu comprei um curso audio de francês (www.assimil.com) pois não tinha disponibilidade para frequentar institutos, e isso já me ajudou em alguma coisa.
Puxem por vocês, sejam exigentes e acima de tudo, partilhem a informação, quem dá recebe o dobro.
Cumprimentos
Eu também vou, mas só para Maio. Também vou para Brides les Bains. Como estás a pensar ir?
Tenho estudado várias hipóteses, visto que quero levar o meu carro. Vi horários de comboio, itinerários de carro e também de avião.
Ainda não me informei sobre as tarifas que levam para o carro, mas para nós penso que o que compensa mais é o avião (easyjet dependendo dos dias. Há preços a partir dos 52 euros T.I.).
Caros colegas...
Sair da fac com o curso que queria foi muito bonito, mas depois de ter passado 6meses à procura de trabalho, sem qualquer resultado positivo, pensei que estava na hora de tomar uma decisao, e também dei o salto: fui para o estrangeiro.
Faz agora dois meses que estou em França, a trabalhar activamente!!!
Portanto trago-vos factos recentes e experimentados.
Para ca poder trabalhar, precisei de emitir um pedido de "autorizaçao para exercer" vinda do ministerio da saude frances. Inicialmente tentei desenrascar-me sozinha, mas a nivel individual este pedido pode facilmente demorar varios meses.
Entrei entao em contacto com uma agencia, expecializada em gerir a procura e oferta de trabalho para fisioterapeutas, que tem acordos com o ministério da saude.(Deixo-vos alias o contacto deles, no final, caso queiram dar o passo com mais segurança.)
Precisei de lhes enviar as fotocopias: do certificado da licenciatura e das cadeiras, certidao de estagio e fotocopia do B.I., isto juntamente com as respectivas traduçoes.
A partir dai, esperei menos de duas semanas para receber a autorizaçao.
Ja me tinham arranjado local de trabalho, alojamento de borla e reembolsavam-me também as despesas de transporte (bilhetes de aviao, gasoleo, transportes publicos ou outros).
E claro, a melhor parte..o final do mes!!! :biggrin:
sao 1800 euros limpinhos na conta, a trabalhar 35h por semana, o que ainda me permite ter uma vida social depois do trabalho!!
Depois obviamente, depende dos sitios onde se trabalha.
Para os fisioterapeutas que nao falam frances, aconselham trabalhar nas termas nos primeiros tempos, onde o frances nao é obrigatorio. Com o tempo vai-se adquirindo umas noçoes de frances o que permite uma maior variedade de areas de trabalho.
Os salarios vao de 1400 a 2100euros, mas so vao abaixo dos 1700euros limpos se trabalharmos na funçao publica(hospitais) com determinados tipos de contratos que nao servem os nossos criterios.
Pessoalmente, e apesar de ter deixado amigos e familia em Portugal, foi sem duvida a melhor coisa que fiz. Felizmente para nos, aqui em França, ha infra-estruturas suficientes para trabalharmos e os "auxiliares" ca, nao sao reconhecidos como profissao. Resultado? "Procuram-se fisioterapeutas"
(ahahah, dessas é que vemos pouco em Portugal!)
Enfim, vou aproveitar esta oportunidade para trabalhar em varias zonas de França, ja agora também faço turismo!
Deixo-vos aqui o contacto da agencia, caso queiram dar o passo ou simplesmente ter mais informaçoes:
TAGA MEDICAL
348 Avenue du Prado
13 008 MARSEILLE
Tél : 00 33 4 96 11 52 60
Fax : 00 33 4 96 11 52 65
alandry@metasoft.fr (alandry@metasoft.fr)
Nao se preocupem se nao falam frances, todos eles falam varias linguas, incluindo o espanhol, com alguma ginastica conseguimos o dialogo!!
E claro, caros colegas, fico à vossa disposiçao caso queiram perguntar seja o que for ou se precisarem de ajuda.
é uma frustraçao, para nos, nao podermos exercer no nosso pais. Mas até que as coisas mudem e pelo menos para nao perder a pratica, ir para o estrangeiro, infelizmente, tem vindo a ser cada vez mais uma proposta a considerar. Mas ha que ser positivo!
Cumprimentos
ps: as traduçoes devem ser legalmente reconhecidas, claro!
AnaFrancisco
14-03-08, 11:23
Caros colegas
Desejo-vos um feliz início (continuação) de carreira em França.
A vossa coragem é de prezar e espero que o vosso esforço seja recompensado.
Também fiquei tentada em ir...mas já comecei a organizar a minha vida em Portugal apesar de ainda estar no desemprego.
A todos os que vão alargar os seus horizontes desejo-te Muito Boa Sorte!
Cumprimentos
Olá Alice.
Eu também entrei em contacto com a Taga Medical, chegaram a pedir-me todos os dados e eu obviamente enviei.
Talvez neste momento eles não necessitem de terapeutas que não tenham nível de francês, pois nunca mais me responderam. E as vezes que respondiam demoravam 2semanas a faze-lo.
Esta foi a minha experiência com a Taga, não gostei e não recomendo.
Ainda bem que para ti tudo foi diferente e facilitado, pode ser que outros tenham a mesma sorte.
Alice, diz-nos por onde andas nesta altura, deixa ai o teu testemunho acerca do tipo de abordagem que fazes no local de trabalho.
Cumprimentos
Olá stefmrod. Obrigado por deixares o teu testemunho
A ida de avião é a menos dispendiosa sem dúvida, mas por outro lado é aconselhável carro num sitio tão isolado como aquele.
A recrutadora já tinha avisado e são também os próprios colegas que lá estão a dize-lo.
Existe a opção de comprar um carro em França, não sei qual será a melhor maneira. Ando a tentar compreender.
Cumprimentos
Boas..!
Fisiocool, depois do que me disseste, liguei à Taga Medical e segundo eles é nesta altura que mais precisam de fisioterapeutas para as termas entre outros, pois vai agora começar é época mais trabalhosa, com a chegada da primavera.. e eles confirmaram-me portanto que nao é necessario saber falar frances.
Talvez tenhas tido pouca sorte, foi pena realmente, porque comigo correu tudo relativamente bem.
Neste momento estou a trabalhar nos arredores de Paris (a 50km +/-).
A abordagem terapeutica é bastante semelhante à nossa e o nivel de conhecimentos equivalente.
Talvez haja aqui uma noçao de "protocol a seguir" mais pronunciada no que diz respeito à reabilitaçao orto-traumatologica (isto é dependendo do tipo de fractura, cirurgia e outras variantes, esta bem determinado o tipo de tratamento utilizado consuante o tempo de reabilitaçao) ...(nao sei se me fiz entender!!)
Acho que em Portugal, para alem dos cuidados obvios a ter em conta, baseamo-nos também mais na evoluçao individual de cada um do que no respeito dos tempos protocolares da reabilitaçao. Mas isto é apenas a minha visao das coisas, depois acho que depende da experiencia de cada um..
Quanto aos transportes, eu vim de aviao e tenho ka carro; acho que os preços dos carros ca sao muito mais acessiveis que em Portugal, mas depois também depende das possibilidades de cada um.. Senao, sempre se pode trazer o carro directamente de Portugal, tb é uma opçao, em média sao 1300kms dependendo do destino.. nas calmas em dois ou tres dias faz-se bem! ;)
Cumprimentos..!
Olá Malta.
Esta mensagem é direccionada em especial para os recém-licenciados.
O Futuro está de olhos postos no estrangeiro, agora mais que nuca.
Assiste-se a uma nova vaga de emigração, mas desta vez emigrantes licenciados e altamente especializados.
Para quem está realmente interessado em desenvolver as suas apetências pessoais e profissionais é obrigatório sair do país.
Olhem para esta saída como um investimento em vocês mesmos.
Sei que em Portugal se desenvolvem projectos interessantes e também sei que existem muitas clínicas e hospitais neste país que todos gostaríamos de trabalhar, isto nunca esteve em causa. Agora abram os olhos e sejam realistas com vocês mesmos, sejam realistas para com o vosso país!!!
Não existe espaço para a vossa profissão neste país, e ponto final parágrafo.
Eu cá para mim perdia o meu tempo a procurar algo melhor que dar o meu número de telefone em público sempre que se pede um fisio para fazer uns domiciliozecos (desculpem a frontalidade) penso que assim não vamos a lado nenhum.
Todos nós estamos cada vez mais a manchar a reputação dos fisios em Portugal, a geração que supostamente devia e queria mudar tudo e todos, esta a afundar cada vez mais a profissão, isto porque estamos num ponto em que já trabalhamos de borla (ou seja pagamos para trabalhar) quando não o fazemos aceitamos condições como 5€/h a recibos.
Caim em vocês, investiram 4anos para isto? Pensem no dinheiro que custou o vosso curso, nos sacrifícios que tiveram de fazer para o conseguir. A ganhar esta miséria de dinheiro quando pensam ter o retorno do investimento?
Se continuarmos a pensar e agir assim posso dar uma resposta simples e lógica: “Foi sem dúvida, o pior investimento da vossa vida!!!”
A sério rapaziada, pensem nisto ;)
Ta feito.
Vou começar a trabalhar em Brides dia 8 de Abril.
Sei que já la estão tugas, a esses: preparem ai uma festa de arromba :biggrin:
aos que estão para ir: lá vos espero com uma festa de arromba :wink:
Já agora, se alguém daqui estiver a fazer cadeias musculares e também vai para França dê uma apitadela para se trocar ideias.
Cumprimentos
Boa viagem, e espero mesmo uma festa de arromba quando chegar em Maio.
Até la!!!!
Cumprimentos
olá pessoal,
estou mesmo decidido a sair de portugal mas ha tanta coisa por fazer que nem sei por onde começar...é que tenho visto muita gente a falar de condições tais como alojamento pago, transporte, etc mas quando pesquiso na net so dão alojamento por algum tempo e não tem transporte pago...existe alguma morada de alguma agencia onde possa dirigir-me para falar sobre possiveis oportunidades?qual a morada da Seleuropa em portugal?
pelo que tenho visto essa agencia é "segura" mas ja fui a uma entrevista a outra agencia chamada angarist mas pelo que tenho ouvido falar é despedixar dinheiro e não ha resultado algum...
obrigado pela ajuda...
judith maciel
02-04-08, 23:49
Também concordo com o Fisiocool. Não sou portuguesa, mas sei que o mercado está muito complicado por aqui. O outro facto é que temos que realmente dar novos passos e encarar novos desafios. Sou fisioterapeuta e sai do Brasil para vir para cá por causa do meu esposo. Até hoje não achei emprego por aqui e o que pude observar é a falta de respeito com os fisioterapeutas que se vê por aqui, além do facto de muitos estabelecimentos utilizarem mão de obra qualquer para cuidar da saúde da população portuguesa. Conheço pessoa com formação alguma fazendo serviço de enfermeiro em uma clínica próximo a minha morada. Infelizmente a emissão de recibos verdes colabora para tal facto. Também não podemos ficar reclamando que as coisas estão mal e não fazermos nada. Dai estou aproveitando o tempo para complementar a minha formação com especializações e, conforme Shimeko comentou, com aperfeiçoamento de de línguas. Estou de acordo com este colega que irá para França, pois, acredito que ficarei por aqui até finalizar a minha especialização. O contacto no estrangeiro também é muito importante e, mais importante ainda, é ter apoio de alguém. O meu marido é que me apoia nas decisões...não só apoia, mas é capaz de acompanhar-me nestas "aventuras".
sucesso na nova tarefa
Olá Sílvia.
As questões que colocou são as mais comuns, e claro, muitas das pessoas que gostavam de ir para fora ainda continuam com essas dúvidas.
O meu processo foi tratado por uma agência de recrutamento, como já tinha referido, optei por esta opção pois não tenho nível de Francês suficiente para ingressar no sector privado. Sendo assim recorri a uma agência e escolhi um local de trabalho onde o nível de Francês não seja exigido, no meu caso escolhi os Balneários.
A ideia é aperfeiçoar o Francês, ver se me sinto bem com esta mudança radical e depois procurar outros sítios cada vez melhores.
Sei que muitos pensam que vamos para lá ser enganados e que estas empresas só prestam para se aproveitar de nós, para esses apenas dou um concelho: “continuem a reclamar que o país esta à beira da morte e que ninguém tem trabalho para nós”.
Ainda bem que continuam a existir pessoas que querem algo de melhor, a esses um Muito Obrigado pela Ajuda que sempre me deram, desde já deixo aqui um forte Abraço para o Shimeko,membro do fórum .
Quanto à questão da compensação monetária, dou apenas o meu exemplo: eu ganho 8€/h se trabalhar 40h/semana ganho aproximadamente 1200euros/mês a recibos verdes, vou para França ganhar 1600€/mês limpinhos e com quarto pago, contracto de 6-9meses. Este ordenado sem nível de francês, pois se o tivesse e pela mesma empresa no sector privado poderia ganhar 3000€-4000€. Se compensa ou não, cada um sabe de si.
Bem quanto aos documentos necessários, vou deixar aqueles que no meu processo foram necessários.
Cumprimentos
Ola a todos!
Ainda bem que existe tanta malta interessada em trabalhar para fora!
Tambem gostava imenso de ir para a França! Os vossos posts são muito interessantes, so gostava de saber quanto gastaram no total com a tal agÊncia que vos tratou de tudo? Só para ter uma noção geral o quanto devo poupar.. e mais uma pergunta! É obrigatório licenciatura para realização do pedido na agÊncia? Que ainda estou no 3º ano, mas gostava de tratar já disso..
Cumprimentos a todos* e muita sorte para os que vão para fora!
PArtilhem as experiÊncias!:D
Boa noite fìsios,
Tenho estado atento aos vossos posts e fiquei interessado em saber mais acerca do recrutamento para trabalho no estrangeiro, nomeadamente em França.
Gostava de saber se existe alguma entrevista pessoal. E caso haja, se é necessário demonstrar os nossos conhecimentos orais e escritos a nível de língua estrangeira ( neste caso de frances).
Já agora é a mesma empresa de recrutamento que estabelece os contactos para alojamento?
Muito Obrigado,
Cumprimentos
:)
vive la france loool
Eu fiz a entrevista por videoconferencia pois a seda em Madrid e eles ja tinham vindo a Portugal entretanto. Sei que de vez em quando eles vem ca. Fiz a entrevista em Frances, mas eles tambem falam espanhol.
Se for para as termas nao precisas de saber falar a lingua, pois colocam-te num sitio so a fazer massagens. Assim tens tempo de aprender e acho que eles ate te dao contactos para fazeres um curso, porque nos hospitais ou clinicas eles exigem um nivel intermedio a bom de frances. As termas acabam por ser, para quem nao domina a lingua um optimo comeco (desculpa mas este teclado nao tem acentos nem cedilhas).
O melhor e mandares um mail para a agencia (eu tratei com a seleuropa e vou no fim do mes), mandares o teu CV e esperar resposta.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Ola a todos!
Ainda bem que existe tanta malta interessada em trabalhar para fora!
Tambem gostava imenso de ir para a França! Os vossos posts são muito interessantes, so gostava de saber quanto gastaram no total com a tal agÊncia que vos tratou de tudo? Só para ter uma noção geral o quanto devo poupar.. e mais uma pergunta! É obrigatório licenciatura para realização do pedido na agÊncia? Que ainda estou no 3º ano, mas gostava de tratar já disso..
Cumprimentos a todos* e muita sorte para os que vão para fora!
PArtilhem as experiÊncias!:D
Olá.
Pela Seleuropa não tens de pagar nada além da tradução dos documentos, mesmo assim esse pagamento é feito a Aliance Francese conta com 180euros.
Primeiro terás de completar a licenciatura para seres aceite e só depois podes começar a tratar de toda a papelada.
Cumprimentos
Boa noite fìsios,
Tenho estado atento aos vossos posts e fiquei interessado em saber mais acerca do recrutamento para trabalho no estrangeiro, nomeadamente em França.
Gostava de saber se existe alguma entrevista pessoal. E caso haja, se é necessário demonstrar os nossos conhecimentos orais e escritos a nível de língua estrangeira ( neste caso de frances).
Já agora é a mesma empresa de recrutamento que estabelece os contactos para alojamento?
Muito Obrigado,
Cumprimentos
:)
vive la france loool
Olá.
Eu aqui so falo da minha experiência com a Seleuropa.
Para os balneários não é necessário nível de frances, é a empresa que te arranja alojamento, mas se preferires podes ser tu a encontrar para ti.
Cumprimentos
Bem aqui vão as novidades.
Já cheguei a Brides-Les-Bains e já conheci o local onde vou habitar e trabalhar.
É um sitio muito calminho, longe de tudo e com muitas montanhas por perto.
O nosso trabalho principal é dar massagens.
A residência tem um aspecto agradável mas não há cá luxos para ninguém.
Vou dando noticias.
Abraço
bom dia a todos!
eu ja estive em brides les bains e ja voltei!
nao sei o que cada um espera da fisioterapia mas la eu nao encontrei nada que me fizesse pensar que podia evoluir como fisioterapeuta.
o meu trabalho la resumia-se a fazer massagens e nada mais e como não sou massagista decidi regressar a portugal.
o trabalho é muito desgastante e quem pensa ir para Brides aconselho vivamente a levar carro porque em brides nao há nada!!e se quiserem ir à vila mais proxima de trasportes, estes sao muito caros.
bem nao quero desiludir ninguem com este comentario porque eu também me lancei na aventura...para mim aquele trabalho nao era motivador e esse foi o meu principal problema mas ficaram la muitos colegas.
Boa sorte para os que ficaram e para os que ainda vao.
P.S.Relativamente ao estudio nao tem nada nem maquina de lavar sequer.
Abraços para todos e boa sorte..:smile:
Olá.
Por enquanto vou só contar a realidade e deixar os juízos de valor para mais tarde, se bem que no fundo é isso que mais interessa, mas a minha opinião já ficou clara em mensagens anteriores.
Actualmente ainda não disponho de fotos do interior nem do exterior do edifício em que habito nem do edifício das termas.
Então aqui vai:
1º somos contratados como massagistas/kinesiothérapeutas;
2º Habitação: temos de pagar 140€/semana, tudo incluído. Partilhamos o estúdio com outra pessoa. Existem 2 camas de solteiro, 1 beliche, 1 kitchnet, 1 wc e 1 varanda. Temos cobertores e almofadas. Na kitechnet temos fogão eléctrico, micro-ondas, lava-loiça, panelas, frigideira, copos, pratos, tigelas, talheres e formas de vidro. Na residência moram todos os fisios estando espalhados pelos diferentes estúdios. A distância entre a residência e as termas são 7minutos a pé, sempre em solo plano, nada de subidas. Temos net grátis na residência, mas para isso temos de sair de nossa casa e ir para o corredor do piso 1 ou piso 2. Enfim, assemelha-se um pouco com o ambiente de Erasmus (digo eu que nunca fui para Erasmus).
3º Termas (local de trabalho): Nada de luxos. Local asseado e com todas as condições. Aqui os companheiros de trabalho são impecáveis, desde o responsável das Termas até ás hierarquias mais baixas.
4º Condições de trabalho: Trabalhamos por turnos, existem 3 Módulos, Módulo1: de Segunda a Quinta; Módulo2: de Quarta a Sábado; Módulo3: Segunda, Terça, Sexta e Sábado. Normalmente entramos as 08h06m e saímos as 18h45m. O trabalho principal é massagens Vichy, cada massagem tem a duração de 20m, fazemos 6massagens e repousamos 20m, fazemos mais 5 massagens e vamos almoçar, 2h para almoço. O período da tarde é igual 6 massagens + 5 massagens. Por enquanto só estão duas colegas a dar aulas de hidroterapia.
5º Local Geográfico: Um dos mais conhecidos locais do mundo relativamente aos desportos da neve, estamos na base dos 3 Vales. Como o próprio nome indica isto são vales e lá em cima têm das neves melhores do mundo. Habitantes residentes penso que não chegam aos 600. Localidade que vive maioritariamente da época sazonal Março a Outubro, quando as termas estão abertas. No entanto existem todos os serviços necessários para sobrevivermos, Termas :P, Correios, Farmácia, Banco, Correios, Supermercado, Padaria, Cafés, Hotéis, Casinos, Bares, Restaurantes, Cabeleireiro, Lojas de Roupa, Cinema, Casino etc. Vila mais próxima situa-se a 6Km, fácil de chegar com viatura própria, mais difícil de transportes.
6º Salário: São depositados na vossa conta 1700€ limpos, sem mais nada a retirar. Se necessitarem de dinheiro em mão eles também vos dão essa possibilidade.
8º Clima: Bem nada de especial, chove quando lhe apetece, faz sol quando menos esperamos o frio é suportável, as roupas que usam em Portugal servem perfeitamente para usar em Brides. Frio só esta na rua, porque até no corredor mais escondido das termas dá para andar de calções, chinelos e roupão.
9º Tudo: Faltou-me dizer alguma coisa, mas não me lembro do que, por isso podem perguntar à vontade.
Cumprimentos
boas!!
colega fisiocool fico feliz por saber que tudo se encontra bem nessa tua aventura!
Isto por cá encontra-se muito negro para nós fisioterapeutas, por isso venho aqui dizer que foi a melhor coisa que tu fizeste.
vamos la a ver se abro os olhos e faço o mesmo.....
Ganda abraço com saudades páaaa... e curte aí isso!
aki deixo a minha mensagem a todos, a melhor coisa que podem fazer é aventurar-se la fora, e tenho conhecimento que sobretudo em frança há muita procura de fisioterapeutas, e que a nivel remuneratorio é exelente, mesmo noutras areas, como enfermagem, ha inumeros anuncios a procura destes profissionais.
FilipaCoito
16-04-08, 00:40
Boa sorte, Fisiocool!
Que tudo continue a correr bem! E se continuares com esse optimismo vais levar atrás de ti muitos de nós! :)
Rita Roque
05-05-08, 18:00
Ola a todos!!
Acabei de me inscrever neste forum, que me foi informado da sua existência, por um colega!!
Fiquei radiante de alegria quando soube que voces existem e bem perto de mim!:smile:
A minha situação actual é a seguinte:
estou acabar a Licenciatura em Fisioterapia, que me parece, que pelo andar da monografia, será só para Setembro..
e entretanto para não ficar desempregada, enviei um CV para a empresa Seleuropa, a qual me contactou ha uns dias atrás, para fazer uma videoconferencia com uma senhora espanhola para o recrutamento de fisioterapeutas para trabalhar em França.
A video conferencia é ja dia 9 de Maio! Parece que tenho que enviar uns documentos nesse dia para a empresa, mas ja lhes pedi para especificar o tipo de documentação necessária, mas ninguem respondeu!:confused:
Alguem que ja passou por esta etapa pode-me dar uma luzes em relação aos documentos, ao tempo que demora este processo ate ir para França, os custos que terei de suportar, e mais alguma coisa que eu n tenha pensado!lol
Muito Obrigado!!
Aguardo-vos!!
Beijinho,
Roque
ah, vo treinar um pouco de espanhol com 1 amigo, esta semana para ver se a videoconferencia corre bem!!o k acham?:wink:
ola a todos,
devo dizer-t rita k a seleuropa n oferece grandes ordenados, diria mesmo que não são nada de especial...agora em relação á videoconferencia,podes falar em portugues que entendem tudo....boa sorte mas faças nada precipitado,pensa bem primeiro antes de mandares qualquer documento..
fica bem
Rita Roque
09-05-08, 15:12
Ola!!!
Obrigado pela resposta Mcmn.
Ja fiz a videoconferencia! Correu bem!!:smile:
So vou para França em Fevereiro de 2009! O ordenado que a Seleuropa me falou foi de 1725euros, para Brides-les-bains, no mesmo regime do fisiocool (35h/semana por turnos). A seleuropa so trata do recrutamento do pessoal, depois o ordenado e condiçoes que nos dão em França, é tratado lá com o Director das termas. Pareceu-me bem!Gostava só de saber em que é que a Seleuropa falhou, para eu estar atenta!e ja agora se conheceres mais alguma empresa que faça o recrutamento, diz me!
Obrigado :smile:
VascodaGama
10-05-08, 22:15
Aqui poderão ter uma ideia do que vão encontrar
http://www.thermes-brideslesbains.fr/index.html
Tudo é melhor do que não fazer nada, fazer nada é que é frustante, depois sempre podem dar o salto para uma coisa melhor.
FORÇA e MUITA SORTE NÃO DESISTAM
olá rita,
tb tenho andado a ver as propostas da seleuropa e até agora não tem surgido grande coisa..fizeram uma proposta para um hospital em frança em k ia ganhar 1600 euros limpos mas dos kuais tinha de pagar 400 euros ou talvez mais um pouco para alojamento e tinha de me deslocar c o meu carro porque o hospital n era perto do apartamento e inda iam ver s tinha de pagar o gasoleo...ha quem diga que ir po estrangeiro é melhor do que não fazer nd em portugal mas temos tb de ser espertos e negociar, não é aceitar a primeira proposta que surge...eu tb tenciono deixar portugal e continuar a trabalhar no estrangeiro por isso não estou a tentar desmotivar ng,tou apenas a dar a mh opiniao...
desejo-t mt sorte e que tudo te corra bem
Boas!
Falei no outro dia com o responsavel da minha agencia (taga medical), e perguntei-lhe se havia possibilidade de ele me enviar as principais propostas de trabalho disponiveis de momento, com as respectivas condiçoes (alojamento, transportes e salario). Ele deu-me um prazo de duas semanas para me enviar isso, portanto assim que ele o fizer, posso coloco as propostas no forum..! :biggrin:
Abraços pessoal!
Rita Roque
12-05-08, 12:13
Ola a todos!!
Obrigado pelas respostas!
Mcmn podes partilhar connosco a tua experiência no estrangeiro? Onde estiveste e a fazer o ke e se gostaste ou nao..Obrigado!:wink:
Alice obrigado! Fico a aguardar a tua resposta!:smile:
Beijinhos
olá a todos,
rita deixa-me dizer-t que eu nunca trabalhei no estrangeiro mas tenho andado a ver oportunidades de emprego em várias empresas de recrutamento para o estrangeiro e ja todos sabemos que não são poucas as empresas que tentam enganar quem lhes aparece á porta a pedir emprego...tenho falado com varias pexoas que foram burladas por mt dinheiro...cuidado com a Angarist, n entres em contacto c eles, aviso-t! e é por isso que t dou este pekeno conselho: pensa bem antes de assinares o que quer que seja, vé bem, negoceia e quando tiveres a melhor proposta ai vais!não t iludas logo pelos 1000 e poucos euros que a seleuropa t oferece pk pelo que sei em frança um fisio ganha bem mais do que isso...
um abraço
Olá.
A procura de trabalho é algo pessoal, cada um têm as suas preferências os seus receios.
Obviamente existem clínicas que pagam melhor que outras, locais de trabalho onde as condições são superiores e com os quais nos identificamos mais.
Para que todos falemos do mesmo, convem sempre referenciar o nível de Francês que temos, não podemos estar comparar propostas de trabalho que não pedem nível de Francês com propostas de trabalho que pedem nível excelente de Francês, pois a diferença é de muitas centenas de euros.
A minha opinião é: quem têm nível de Francês muito bom, escolhe para onde quer ir, pois as ofertas são mais que muitas, desde sítios geográficos ao tipo de trabalho. Quem não têm nível de Francês suficiente como eu, tenta integrar-se no mercado aos poucos.
A pesquisa é amiga da variedade de oferta!!!
Vão dando noticias e propostas melhores :wink:
Fisiocool vais ter companhia em Junho.
Estou a tratar do meu processo (papeladinha a mais a meu ver) e marcho dia 2 Junho.
Queria fazer-te umas perguntar e pedir um favor.
Estás na residencia que eles te arranjaram certo? Pagas cerca de 600 € que estão incluidos já. Por esse preço não arranjas alguma coisa melhor (e até mais barata) que dê para mais do que uma pessoa? Pelo que vi a net essas possibilidades existem, a cerca de 8 km de distância.
Diz o que te vai na alma.
jorge oliveira
Olá Fisioterapeutas!
Gostaria só de deixar o meu testemunho. Acabei a minha licenciatura em fisioterapia o ano passado e apesar ter começado logo a trabalhar, nao gostava do que fazia, nem do que me pagavam. Decidi então que França era uma boa opurtunidade, como a maioria de voces comecei a tratar as coisas com a SELEUROPA, mas procurei mais ofertas e acabei por ver uma oferta de um grupo de clinicas muito grande em França. Respondi e acabei a falar com uma fisio portuguesa que já cá estava.
Concluindo estou em França desde Janeiro, a ganhar mais do que a SELEUROPA normalmente oferece, o meu nivel de frances era muito muito basico. Fiz um curso de 1 mes antes de vir.
As condiçoes de trabalho sao realmente muito diferentes de em Portugal, e acreditem aqui os fisioterapeutas trabalhem mesmo onde querem.
Abraços e nao desistam
Boas!
HP, estou a tirar um curso intensivo de francês para ver se vou para França também. Com que empresa falaste? podes dar mais umas informações, oferta de emprego, sabes se precisam aí onde estás?
Obrigado e abraço
Olha eu estou no grupo de clinicas, que tem várias em toda a França, o site é o: www.orpea.com (http://www.orpea.com). Eles estao sempre a precisar de fisios, pois o pessoal está sempre a mudar de emprego, ja que a oferta é enorme.
rafael_soares
02-06-08, 23:57
Olá a todos!
Para que conheçam melhor o local de que tanto se fala (Brides le Bains), partilho aqui o fruto de uma pequena pesquisa no YOUTUBE e que é também a experiência relatada por uma utente (penso que posso dizer "satisfeita") das termas em questão:
http://www.youtube.com/watch?v=PILmbHmOIQs (http://www.youtube.com/watch?v=PILmbHmOIQs)
Cumprimentos a todos!
P.S.: Atenção a todos os pormenores!
Fisiocool vais ter companhia em Junho.
Estou a tratar do meu processo (papeladinha a mais a meu ver) e marcho dia 2 Junho.
Queria fazer-te umas perguntar e pedir um favor.
Estás na residencia que eles te arranjaram certo? Pagas cerca de 600 € que estão incluidos já. Por esse preço não arranjas alguma coisa melhor (e até mais barata) que dê para mais do que uma pessoa? Pelo que vi a net essas possibilidades existem, a cerca de 8 km de distância.
Diz o que te vai na alma.
jorge oliveira
Jorge, desculpa não te responder antes.
Já estas aqui a morar, já vies-te a minha casa e eu só agora li a tua mensagem. Esta net aqui tem andado complicada de usar.
Respondo na mesma para os outros ficarem a saber. Se ficares sozinho no estúdio pagas 140 por semana, já com tudo incluido. A alternativa mais barata realmente é ficar alojado a 6/7km de distância, em Moutiers.
Eu cá já me vou habituando a dividir 20m2 com outra pessoa de nacionalidade diferente,mas não é fácil. eh eh
Muito Boa Sorte Jorge!!!!!!
gabrielapto
10-06-08, 17:42
caros colegas!!
Acabei agora o curso, em junho, e tou a pensar seriamente em ir p França, ja entrei em contacto com a seleuropa e fizeram-m um proposta de 1500€ limpos com alojamento so no 1º mês num hospital publico. Gostava de saber a vossa opinião sobre esta proposta visto que não tenho conhecimento como funciona este tipo de trabalho.............
Estou a começar a tratar dos papéis e gostaria de saber se demora muito tempo a obter as autorizações do ministério francês e a creditação do título de Fisioterapeuta para a união europeia, e se a tradução de todos os documentos é cara ou demora muito tempo.
Agradeço desde já a atgenção prestada:wink:
Saudações
rapidamente..
Para um hospital publico, 1500 nao é mau, mas sem ser em hospitais,podesconseguir melhor. E obvio, com tranportes reembolsados e alojamento. depois, o tipo de trabalho depende do nivel de frances.
Com agencias que tiverem contratos com o ministerio da saude, em menos de 15dias despaxa-se o assunto da papelada, uma vez reunidos todos os documentos necessarios.
Ainda estou à espera de receber o resumo das principais proposta de trabalho que me vao disponibilizar, ms assim que o tiver, coloco-o num novo post!
Cumprimentos!!
Voces acreditam mesmo que as agencias têm contractos com o ministerio da saude francês?? Claro que nao!!! Isso é o que as agencias nos querem fazer crer para que tratemos de tudo com eles.
Eu tratei dos meus papeis todos sozinha e em 15 dias tinha a autorizaçao, e ainda por cima coincidiu com o periodo de natal e ano novo, e nao foi por isso que atrasou.
As agencias de recrutamento têm vantangens mas essa dos papeis nao é uma delas.
ola HPfisio,
era bom se pudesses partilhar a tua experiencia
cumprimentos
ola pessoal, eu também acabo o curso este ano e estou a pensar sériamente em ir para fora. Alguém tem conhecimentos das condições para inglaterra, estados unidos, ou outro sitio que a lingua seja ingles ou espanhol?!?!
obrigada.
Contratos com o ministerio, se dizes que nao.. Mas eu inicialmente encontrei-me numa posiçao em que necessitava urgentemente da equivalência, entreguei os papeis num dia e no dia a seguir tinha o acordo do ministerio...e sozinha é que nao chegava la de certeza...!
De qualquer forma, seja independente ou pela agencia, nao se paga mais por isso..
Cumprimentos!
Caros colegas,
Toda a gente sabe da situação em que se encontra a nossa profissão no nosso país, do respeito que têm por nós, da maneira como somos tratados, das miseras condições que nos ofereçem...
Agora temos todos de parar de xorar porque só se sujeita a essas condições quem quer, porque lá fora há trabalho digno e respeitados com todas as condições que sempre sonhamos :smile:.
O processo não é nada complicado, até pelo contrário chega quase a ser mais simples que cá, não ha cá percas de tempo com papelada e isso, depois de teres trabalho e ordenado é que te preocupas com essas burocracias, e nunca sozinho, o pessoal de lá ajuda-te em tudo.
Portanto, resumindo e concluindo, só chora quem quer, so nao faz nada por melhorar a sua vida quem nao quer.....
Abre a mente e vem ter as condições com que sempre sonhaste, num país novo, numa cidade nova com excelentes condições de vida que alguma vez podes encontrar.
Abraço a todos
Ps: Pensem no futuro, não é a recibos verdes, a 6 ou 7 euros à hora :confused: (na melhor das hipoteses) que vais construir uma casa, que vais constituir uma familia, que vais chegar a "velho" e vais poder disfrutar duma vida cheia de trabalho....
olá colegas!! pois eu também enviei o curriculo para a sellecion europe e esta semana recebi um mail para uma entrevista por videoconferencia... ainda não sei bem se é isso que quero pk há algumas coisas k me prendem aki... fora isso, axo k tudo é apelativo a k sejamos a nova geração da emigração!!! tenho amigos mais velhos que estão lá e só dizem bem!! e é mais do que obvio que as condiçoes são, de longe, muito melhores do que cá em portugal... Infelizmente axo mm que muitos de nós vamos ter que partir à procura de dignificar o nosso orgulho e rentabilizar o tempo de estudo, o sacrificio monetário dos nossos pais... enfim: FORÇA AOS CORAJOSOS QUE RUMAM À FRANÇA!!!
bjinhos, Su:wink:
Como já tinha dito anteriormente aqui em Brides é como se fosse um Erasmus, as duas grandes diferenças é que em vez de se estudar, trabalha-se e em vez de termos muitas nações temos apenas duas.
De resto tudo supostamente igual, todos habitam na mesma residência, partilha-se um estúdio com um desconhecido, sabemos tudo da vida de toda a gente e toda a gente sabe mais da nossa que nós próprios.
Basicamente viemos todos para aqui trabalhar para aprender a língua e ver se gostávamos da cultura francesa, pois ta claro existem muitos outros que vieram por diversas razões que nem eles sabem bem porque eh eh.
A vida faz-se bem, para mim num sitio destes é imperativo ter uma viatura própria, convêm ser um carro, digo isto porque estamos num povo com 2km de raio e já estou a exagerar, a civilização mais próxima fica a 6km, Moutiers (estrada de montanha), os preços praticados em Brides são o dobro e o triplo dos de Moutiers, ou seja 1kg de maças custa 4€ em vez de 2€. Os preços dos frescos aqui pa esta zona são um pouco elevados.
A vida aqui faz-se facíl, isto obviamente se não estivermos fugidos da policia ou com um montão de contas por pagar no nosso país de origem. O que recebemos é já com a casa paga, são 1700euros para gerirmos a nossa maneira. Os luxos em França pagam-se caros: 1 café – 1.20€; 1 cerveja – 2.50€; 1 maço tabaco – 6.00€; prato base num restaurante 15.00€.
Tirando isto os preços são idênticos aos de Portugal, estou convencido que 400 a 500 euros são suficientes para a comida, é o que a malta costuma gastar por aqui.
Sair a noite, nem que seja para beber um café, é o que me incomoda mais, pois tudo fecha às 21h-22h. Para irmos para um povo com jovens, bares e discos temos de fazer cerca de 80km até Annecy ou Chamberry, tirando isso ficamos pelos estúdios a fazer barulho para os velhos a cagar a casa de alguém e a beber copos (o normal de quem não têm mais para onde ir).
Existem muitos sítios para visitar, a natureza está sempre presente, para quem gosta de natureza como eu, isto é um sitio que nunca cansa, tudo parecem postais, tudo parece um pano de fundo de um filme, tudo parece demasiadamente bonito, bonito de mais para poderes aproveitar todos os dias.
Sim, com este dinheiro dá para fazer muita coisa, mas nunca esquecendo que se comermos fora, dormirmos fora e fizermos tudo fora o dinheiro voa num instante, deve ser por isso que os franceses vão para a cama tão cedo, para não gastar o dinheiro que ganham durante o dia.
!!Não venham pa aqui a pensar que vão poupar dinheiro pa comprar um barco ou pa montar uma clínica, isso é impossível!! (não se ganha mal mas também se gasta bem)
Para terminar posso falar do trabalho que estou a fazer neste momento….é preciso ter estômago e não sei o que mais para aguentar 22 massagens por dia, em que 80% das pessoas estão nuas e são mais gordas que o habitual. Talvez seja o facto de só trabalharmos 16dias por mês e recebermos 1700euros que nos motiva. Sinceramente não sei o que nos motiva, mas algo é a uns por uma razão a outros por outra, pois no final somos 40 jovens com idades compreendidas entre os 23-27 que aguentam todos os meses mais um mês.
Não vejo este trabalho como um sacrifício, encaro-o sim como um “ abre a pestana puto”, “receber sem fazer nada de jeito” “férias pagas”, mas também não minto que existem tardes ou manhãs em que penso “não há um sitio melhor para estar?”, “que fazes tu nesta fábrica de massagens?” sinceramente estes dois últimos pensamentos também os tinha quando trabalhava para o patrão em Portugal, ou seja quando se faz algo que não se gosta é difícil de estar contente, mas aqui neste trabalho temos uma outra motivação, para mim é o dinheiro e a experiência.
Só aconselho toda a gente a experimentar isto, porque é uma forma de visitarem outro país e cultura, com a possibilidade de terem um contracto de 3meses, para o caso de não aguentarem. Existe malta aqui com contractos de 3 meses, uns franceses que só trabalham de manhã, e mais não sei o que, na verdade eles são bastante flexíveis com os horários de trabalho, mas como tudo é preciso saber negociar.
Para os que estão mais reticentes: venham numa altura em que as viagens estejam mais baratas ( a partir de Abril pela Easyjet) e assim já não custa tanto a ir embora, :P
Ps- o carro aqui faz toda a diferença!
Força ai!!!!!
Muito obrigado Fisiocool pela partilha da tua experiência aí em França, muito divertida por sinal! Também estou interessado em ir trabalhar para aí e gostaria de saber como é que trataste das coisas para ires para aí. Foi através de alguma empresa, quais os documentos necessários? Desde já obrigado.
Como anda isso fisicool? Já abandonaste? Ou ainda por aí andas?
Como anda isso fisicool? Já abandonaste? Ou ainda por aí andas?
Ola.
Mudei para o outro lado da montanha, ou seja continuo nos Aples mas desta vez na parte suiça, chama-se Sion.
Espero contarvos a minha experiencia por suiça dentro em pouco, pois estou num mundo completamente diferente (trabalho, qualidade de vida e tudo e tudo) para melhor.
A experiencia de brides vais ficar guardada para sempre!!!
Granda abraço aos corajosos
ps-antes de preguntarem como se trata de todos os papeis, pesquisem bem aqui no forum, o meu topico e os do shimeko tens tudo o que precisam de saber, pois ja existe pessoal que vai adicionando as suas experiencias e dados importantes
A experiencia de brides vais ficar guardada para sempre!!!
E foi graças ao testemunho que deixas-te aqui, que eu e mais 5 amigos estamos a caminho de Brides.
Não posso falar bem da experiência porque ainda mal começou, mas quase de certeza que ficará com o mesmo registo que a tua: a não esquecer!
Para tal, e para termos o mesmo efeito que o teu post teve para nós, criamos um blog onde todos podem ter acesso às informações necessárias em termos de documentos e passos a seguir e, acompanhar esta aventura ;)
http://les_paroles.blogs.sapo.pt/
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.