PDA

View Full Version : dor no ombro/omoplata

sousap
23-02-08, 22:06
Olá a todos,
A minha ocupação profissional obriga-me a esta longas horas a trabalhar no computador e ao telefone.
À cerca de 3 anos comecei a queixar-me de uma dor/moinha sob o omoplata direito directamente relaccionado com o stress e alguma má postura.
Acontece que tenho vivido com isso e já deixei passar tempo demais pq actualmente sinto um ardor na zona exterior do ombro quase a descer para o braço.

Gostava a V/ ajuda no sentido de me orientarem para identificação do traumatismo e repectivo tratamento.

Não tenho limitação de movimentos, nem perca de força nem de controlo. Quando rodo os braços sinto o ombro dto como a "triturar" nas articulações, mas sem dor.
Quando pressiono entre o omoplata e a coluna sinto uma zona mais dura e a tal dor...

Cumps,
Paulo

Hélder Abreu
25-02-08, 19:03
Olá Paulo,

Referiu que a sua profissão o obrigava a estar muitas horas sentado. Esse deverá ser o causador dos problemas que refere. A posição de sentado cria um aumento drástico da pressão ao nível da coluna vertebral, mais especificamente ao nível dos discos inter-vertebrais. Uma má postura diária durante um período de tempo considerável cria retracções musculares e alterações articulares que fazem surgir dores diversas. A altura e tipo de cadeira em que está sentado, a posição do monitor do computador relativamente aos seus olhos (mais centrada ou lateralizada) são outros factores que podem influenciar o surgimento de determinadas patologias. A dor que sente no ombro poderá por exemplo, ser devida a um problema especificamente no ombro ou ser apenas uma manifestação de um comprometimento neurológico a nível da coluna cervical.
Em suma, uma profissão que exige uma manutenção duma postura desse tipo deveria ser acompanhada por um programa de alongamento muscular e correcção postural.
Mas neste momento, perante os sintomas que apresenta, o melhor a fazer é consultar um bom Fisioterapeuta.

Cumprimentos.
Hélder