PDA

View Full Version : electroterapia na paralisia facial

ftmoises
23-02-08, 11:20
Qual é a vossa opinião sobre o uso de electroterapia na paralisia facial?
Pessoalmente não uso. Até agora tenho tido bons resultados apenas com crioterapia e estimulos manuais, usando maioritariamente principios de PNF. Nas fases iniciais também costumo aplicar vibração de forma a estimular as aferências sensitivas e a desencadear o reflexo vibratório tónico. Ultimamente também tenho aplicado pressão manual em certos pontos especificos de acupunctura ao nível da face, mas só vi resposta motora em um caso.
Em relação à electroestimulação tenho a ideia que poderá levar ao aparecimento de sincinésias, daí que só a aplicarei em último recurso (ainda não foi preciso até hoje).
Gostaria de saber a opinião dos restates membros do forum, se usam ou não, e se este meu receio das sincinésias é fundamentado. Porque na bibliografia que vi tem havido contradições.
Cumprimentos

Ismaelsilva
24-02-08, 23:52
É verdade que uma paralisia facial poderá ter várias origens, a mais comum a paralisia facial de Bell ou por resfriamento, mas podem ocorrer outro tipo de lesões no nervo facial.

Neste momento, estou a tratar uma paralisia facial de Bell, e uma paralisia facial por lesão periférica traumática do nervo facial. Na paralisia facial de Bell, uso apenas PNF e com resultados muito positivos, já na lesão periférica do nervo facial uso electroterapia para facilitar a condução eléctrica do nervo facial!

Xau abraço!

Ana Santos
15-09-08, 23:30
Peço desculpa, este post já tem muitos meses mas de qualquer das formas gostaria de deixar aqui este apontamento.
Não existe evidência ciêntifica que comprove os efeitos benéficos da electroterapia nas paralisias faciais.
De qualquer das formas também não existem estudos que comprovem o efeito da crioterapia e do PNF nas mesmas.
Os últimos estudos publicados (RCT's) têm sido sobre a eficácia da Mime Therapy neste tipo de condições

Miguel Faria
16-09-08, 00:03
Peço desculpa, este post já tem muitos meses mas de qualquer das formas gostaria de deixar aqui este apontamento.
Não existe evidência ciêntifica que comprove os efeitos benéficos da electroterapia nas paralisias faciais.
De qualquer das formas também não existem estudos que comprovem o efeito da crioterapia e do PNF nas mesmas.
Os últimos estudos publicados (RCT's) têm sido sobre a eficácia da Mime Therapy neste tipo de condições

No entanto torna-se para mim evidente quando um doente espera 1 semana (por exemplo) para iniciar a fisioterapia e após uma sessão de estimulação dos pontos motores ele evoluir mais do que nessa semana que esteve a espera. Claro que a estimulação eléctrica não é bem feita por todos! :confused:

Ana Santos
17-09-08, 00:58
A estimulação eléctrica dos pontos motores foi concebida para o uso em músculos-esqueléticos.
Como na expressão facial são também usados músculos, partiu-se do principio (há muito tempo) que tudo o que se fazia nos músculos esqueléticos se deveria fazer nos faciais também.
No entanto, como a nível de morfologia, os músculos faciais não são iguais aos outros músculos este princípio não se aplica.
Também já foi provado que o uso precoce de estimulação electrica na face pode interferir com a possivel regeneração do nervo, além de aumentar a possibilidade de promover sincinésias.
O único estudo a que tive acesso que comprovava alguma eficácia a nivel de estimulação eléctrica dos músculos faciais visava o uso de estimulação electrica trófica, e não dos pontos motores ou funcional, e em casos crónicos.

Miguel Faria
17-09-08, 22:55
Viva Ana. De facto eu de início pensava exactamente assim... 1º estimulação com gelo e PNF e só depois (muito depois), estimulação eléctrica e PNF. Mas de facto, passado alguns anos e tratadas alguns casos de paralisia facial, constatei que o maior risco de sincinésias é uma inervação tardia. Constatei por isso que quanto mais tempo levasse até ser visível alguma contracção muscular (grau 2), mais probabilidades tinha o paciente de desenvolver sincinésias. Por isso comecei a estimulação dos pontos motores desde o 1º dia, sempre que o paciente tivesse uma contração muito fraca ou próxima de 0. claro que sempre poucos impulsos por ponto motor e com duração de impulso aprópriada a cada caso. Penso que os resultados melhoraram muito desde então e não tenho observado sicinésias.

Abraço!