View Full Version : Prevenção de lesões desportivas no M.I
Olá.
Não pretendo com esta mensagem dar licões a nínguem da importância da prevenção de lesões na pratica desportiva. Pretendo sim alertar de que existem formas de prevenção com resultados excelentes.
Numa pesquisa sobre a intervenção da prevenção de lesões encontrei um artigo fantástico sobre a prevenção de lesões do M.I em equipas de andebol. Pela aplicação de um programa ao longo da época desportiva eles consegiram diminuir a incidência em perto de 50%. O artigo é muito bom, pois tem uma amostra de grandes dimensões e um grupo de controlo.
Tal como os autores afirmam apesar de ter sido aplicado no andebol, pode ser aplicado noutras modalidades. Eu estou a preparar tudo para que na próxima época possa aplicar também no basquetebol
tal como já li neste forum, é muito dificil colocar em pratica estes programas porque os atletas não querem ter trabalho.
Deixo aqui um caso que me aconteceu recentemente: Atleta de alta competição, faz entorses recorrentes tibio-társica, usa ortoteses rigidas. Pretendi fazer um trabalho especifico. Resultado: apareceu lá 2 vezes, enquanto sentia dor. Eu questiono-me, até quando vou empenhar-me, se a propria atleta não se preocupa.( tentei explicar a importância do trabalho que iriamos realizar, ela compreendeu, mas...)
Um outro projecto que estou a realizar no clube é o de dar alguma formação aos jogadores sobre intervenção precoce, nomeadamente o PRICE, importância da intervenção precoce, retorno á competição e passar-lhes a informação sobre qual o papel do Ft no desporto. Penso que este tipo de iniciativas deverão também fazer parte da nossa acção
Consultem o artigo, está excelente
http://www.clinicalsportsmedicine.com/articles/Olsen_Juniorhandball_BMJ2005.pdf
Já agora se alguém conhecer outros, e se puderem disponibilizar era optimo.
Saudações
Maurílio Gouveia
Boas a todos
Após a leitura deste artigo tendemos naturalmente a achar os resultados fantásticos, falando por mim, estou bastante admirado com os resultados conseguidos.
Contudo creio que teremos de ter em consideração alguns factores existentes no trabalho, pelo que percebi um número de clubes do grupo controlo também realizava exercícios de prevenção de lesões e nos clubes a ser testados, alguns abandonaram o programa mas mesmo assim foram incluidos no cálculo das lesões.
Outro factor que também achei curioso foi o facto de o programa ter sido criado para prevenir as lesões dos membros inferiores e no entanto foram contabilizadas lesões de membros superiores e tronco.
Creio também que seria intressante ver este estudo realizado num grupo etário mais velho e correspondente ao nível de séniores.
Ao dizer isto não pretendo de maneira nenhuma contrariar os resultados obtidos e muito menos pôr em questão a necessidade vital de exercícios de prevenção de lesões específicas de cada desporto, que eu firmemente apoio! Tanto mais que ficou demonstrado aqui neste estudo discrepâncias enormes entre grupo de estudo e grupo controlo.
Creio que esta é uma componente desportiva que cada vez mais tem de ser explorada em prol da integridade dos atletas, e da sua saúde. E com mais estudos destes ficará demonstrada sem dúvida a necessidade de investir na saúde dos desportistas, e numa equpia médica que perceba um pouco mais para além de massagens e do diagnóstico pós-lesão. Salienta-se assim a necessidade de treinar o atleta para prevenir a lesão!
Um abraço a todos :smile:
Jose Rocha
13-02-06, 19:34
Prevenção de lesões desportivas
Que minerais em déficite podem provocar mais lesões??? Magnésio??? Cálcio???
Bjinhos.
Jose Rocha
14-02-06, 08:20
Sódio - encontra-se em quase todos os alimentos, com excepção dos hidratos de carbono puro.Regula o metabolismo hidrico.
Potassio - tambem está presente em quase todos os alimentos, especialmente nos vegetais.Influência a actividade muscular e a sua carência produz cãibras e alterações do ritmo cardiaco.
Fosforo e magnesio - Estão presentes em quase todos os alimentos, tambem participam na formação dos ossos, só se verifica a sua carência em casos excepcionais.
Ferro - encontra-se na carne, especialmente no fígado, nas lentilhas , nas batatas e nos cereais.Intrevêm na formação da hemoglobina, pelo que a sua carência, provoca a anemia, bastante frequente na criança pequena.
Geralmente são estes os minerais que eu costumo apresentar nas minhas exposições pois acho importantes e são aqueles que mais se tem descoberto, como causa, nalgumas lesões desportivas.
Não quer dizer que no organismo não existam outros que sejam tão importantes como este.
Vitor Santos
16-02-06, 22:07
Para quem se interessa por estas matérias e dado que as carências de vitaminas e de oligoelementos não interessam só ao foro desportivo mas a todos nós como agentes de saúde, aqui deixo um site para darem uma vista de olhos. www.oligoelementos.com.br (http://www.oligoelementos.comwww.oligoelementos.com.br/)
Hélder Abreu
16-02-06, 22:24
Tentei abrir a página com o Internet Explorer e com o Firefox mas abre em ambos numa página em branco.
Caro colega Helder!!
Tenha em atenção o link!!È que este está 2xs com o mesmo endereço!! Escreva manualmente a morada!! Comigo abre com Firefox!! Abraço!!
Adérito Seixas
17-02-06, 01:19
Exacto, o link correto é:
http://www.oligoelementos.com/
Olá a todos
No caso de lesões provocadas por falta de minerais, tenho uma dúvida referente ao uso indiscriminado de por exemplo magnesio por atletas seniores, quando o seu uso é apenas aconselhável quando em carência comprovada do mesmo mineral. O seu uso não poderá resultar em efeitos nefastos?
tenho conhecimento de atletas que recorrem regular-me a suplementos de pidolato de magnésio ( nome comercial - magnesona). No entanto, o seu uso está indicado apenas quando é detectado a falta do mesmo. O uso sistemático e abusivo que consequências pode vir a ter?
Abraço
Maurílio Gouveia
Jose Rocha
27-02-06, 19:27
Sem me alongar muito a magnesona deve ser tomada quando a carga de treino é aumentada para se atingir o "pico", ou seja quando está planeado uma sobecarga de treino.
Deaf-player
03-03-06, 19:31
Estou a fazer a minha monografia sobre a importância da equipa multidisciplinar e sobretudo do fisioterapeuta na reabilitaçao de lesôes futebolisticas.
Peço ajuda, neste campo, devido a pouca informação que consegui obter.
Agradeço a quem me quiser ajudar.......
Existe uma universidade australiana que faz estudos de revisão muito completos.
McGrath, A., & Ozane-Smith, J. Heading injuries out of soccer: a review of the literature – Monash University – Accidente Research Centre, Report No.125, September 1997.
Este é uma especie de revisão da bibliografia sobre as lesões no futebol. è muito bom é completo. Está disponível onlineEles têm revisões sobre diferentes desportos, tenis, volei futebol. è muito bom para quem inicia o seu trabalho nestas actividades desportivas.
Abraço
Acho muito pertinente esta discussão, tendo em conta que cada vez mais o ft apresenta um papel fundamental no desporto.
Durante esta época (em conjunto com um colega) foi realizado um programa de prevenção de lesões nos escalões de formação (juvenis e juniores) de futsal do SCP, baseados em alguns programas propostos pela literatura. Foram não só implementados exercícios relativos à condição física e proprioceptividade, bem como fornecida alguma informação relativa à nutrição no desporto (e a sua influência no rendimento e lesões) e ao caso específico da dor lombar que é comum nestes atletas. Apesar de alguns precalços que surgiram no decorrer do programa, nomeadamente no que diz respeito à frequência da implementação dos exercícios, os resultados foram bastante satisfatórios, tendo em conta que as reduções dos indíces de lesões foram de 50 e 25%, respectivamente.
Saudações!
Ft Mónica Rosa
Olá. Encontro muito interessante este fio.
Respeito a tomar magnésio como suplemento, eu não o considero necessário se a alimentação e a nutrição do esportista é a correta. O excesso de vitaminas e minerais pode produzir disfunções hepáticas e renais às vezes importantes.
Respeito aos links citados para aprender mais sobre a correta ingestão de água e oligoelementos pelos esportistas, a pagina site da empresa GATORADE me parece a melhor que conheço. Contra do que fazem outras marcas comerciais, eles não tentam vender-te seu produto, nem te dizem que o seu é o melhor... simplesmente divulgam informação científica da máxima qualidade e muito bem selecionada, traduzida ao português.
A página principal é:
http://www.gssi.com.br
A página dedicada à nutrição e a hidratação é:
http://www.gssi.com.br/scripts/sciencecenter/sciencecenter.asp
Saudações.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.