PDA

View Full Version : grande confusão...

cátia Pires
07-02-06, 19:32
Olá, colegas fisioterapeutas resolvi enviar esta msg para verem o país vergonhoso em que nos encontramos...

Trabalho numa clinica onde há fisios e os chamados técnicos auxiliares de fisioterapia, mas parece que o "boss" faz questão em que estejamos todos na mesma balança. Tem colocado na parede do seu gabinete uma folha com o nome dos funcionários, e salvo a recepcionista e a empregada de limpeza, todos são FISIOTERAPEUTAS!!! Mas o k é isto, não há fiscalização neste país? e onde está a nossa associação?!!!!

Todos os dias vejo os anuncios do jornal "O Metro" e interessante notar...cursos de fisioterapia em poucos meses....mas uma vez digo:mas o k é isto, não há fiscalização neste país? e onde está a nossa associação?!!!! Enfim...entristece-me quando olho pa trás e vejo que os meus 4 anos de estudo se equiparam cá fora, a uns mesitos de formação ...nem sei bem do quê!! Só tenho mais 2 coisas a dizer: URGE UMA ORDEM

Obrigada

Ricky
07-02-06, 23:42
Concordo plenamente com a opinião recentemente colocada!!

Isto está uma vergonha e uma verdadeira desgraça para uma profissão séria e que envolve profissionais qualificados.
Sejam do público ou privado, das ESTS´s, da CESPU, Alcoitão ou do diabo mais velho (sem querer ofender nenhuma escola), FISIOTERAPIA SÓ COM FISIOTERAPEUTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estamos a chegar aos cúmulos e não vejo ninguém a fazer nada por ninguém.
Confesso que não sou sócio da APF ou mesmo sindicato de Fisioterapeutas porque me parece que nenhum deles quer mexer um dedo pelos verdadeiros profissionais.
A função da APF e do sindicato não é só organizar grupos de intresse, não é só dar formação, não é só divulgar de vez em quando a fisioterapia, NÃO, a função destas instituições também passa por proteger o fisioterapeuta e o estatuto do profissional FISIOTERAPEUTA!

Acabem com os contos da carochinha onde lobos maus se passeaim pelos bosques, e DEFENDAM os profissionais.
Todos nós sabemos de situações ridiculas e patéticas . Está na altura de as começarmos a denunciar e trazer á luz estes monstros da realidade!!!!

É simplesmente absurdo o que se passa neste cantinho da Europa, quando se brinca com a saúde das pessoas e se enxovalham as pessoas que as tratam.

Saudações Fisioterapeuticas e esperançosas que esta macacada seja brevemente resolvida num país que sinto cada vez mais do "terceiro mundo"

Hélder Abreu
08-02-06, 11:50
Sabem o que precisamos? um 25 de Abril na Fisioterapia! Também conheço e passei por umas histórias que incluem este grande problema e infelizmente, não vejo saída para o mesmo... ou melhor, vejo uma saída mas obstruída por comodismos e medos!

Bibiana
08-02-06, 12:39
Acho q todos estamos a passar pelo mesmo...E pensei q era só eu!!!

pcardoso
08-02-06, 15:47
Pois isso é mesmo uma estupidez tanto que eu riscava o meu nome do papel que dizia que eu era fisioterapeuta, porque senao o sou porque havia de estar o meu nome nesse conjunto de profissionais e mais apresentava a minha demissão se isso fosse necessário.Mas primeiro de tudo falava com o proprietário do estabelecimento e depois se ele nao quisesse colaborar, ia ao tribunal de trabalho e dava a conhecer o caso e tambem apresentava a situação na APF.

Bom se a Ft.Cátia Pires é uma pessoa integra e de bom senso faça exactamente isso, pois pode acontecer que as coisas mudem.Fale com os seus colegas fisios e a união faz a diferença, fale com os auxiliares pode haver algum de bom senso que nao goste dessa situação e por isso queira juntar se á sua indignação.

Bom trabalho.

Ps:Aos auxiliares que visitam o site diariamente, tenham bom senso porque apenas é nosso dever manter nos nossos lugares e deixar profissionais altamente qualificados a fazer o que lhes é direito.

Olá, colegas fisioterapeutas resolvi enviar esta msg para verem o país vergonhoso em que nos encontramos...

Trabalho numa clinica onde há fisios e os chamados técnicos auxiliares de fisioterapia, mas parece que o "boss" faz questão em que estejamos todos na mesma balança. Tem colocado na parede do seu gabinete uma folha com o nome dos funcionários, e salvo a recepcionista e a empregada de limpeza, todos são FISIOTERAPEUTAS!!! Mas o k é isto, não há fiscalização neste país? e onde está a nossa associação?!!!!

Todos os dias vejo os anuncios do jornal "O Metro" e interessante notar...cursos de fisioterapia em poucos meses....mas uma vez digo:mas o k é isto, não há fiscalização neste país? e onde está a nossa associação?!!!! Enfim...entristece-me quando olho pa trás e vejo que os meus 4 anos de estudo se equiparam cá fora, a uns mesitos de formação ...nem sei bem do quê!! Só tenho mais 2 coisas a dizer: URGE UMA ORDEM

Obrigada

Fysio
08-02-06, 19:58
Ps:Aos auxiliares que visitam o site diariamente, tenham bom senso porque apenas é nosso dever manter nos nossos lugares e deixar profissionais altamente qualificados a fazer o que lhes é direito.pcardoso, gostava que nas suas mensagens não colocasse este tipo de comentários "irónicos".

Todos os profissionais devem ser respeitados, não é isso que está em causa. O problema está no tipo de trabalho que compete a cada profissional e no trabalho que ele esteja a fazer. Se os auxiliares fazem fisioterapia então para que serve o fisioterapeuta? :rolleyes:

pcardoso
08-02-06, 20:14
Irónicos????mas quem é voce para me chamar cinico???olhe eu nao estava a ser isso que acabou me de chamar,só estava a dizer que os meus colegas nao devem ter comportamentos contrarios ao bom senso que devemos respeitar os nossos superiores que sao voces que devemos deixar a fisioterapia para os fisioterapeutas e nao para nós simples auxiliares como o nome indica ajudamos a alguem e nao julgarmos ser iguais a si e aos outros.Lá por voce ser o gestor deste site não dá o direito de me julgar,nós massagistas queremos o mesmo que voces que tudo fique no seu lugar, se voce acha que eu fui ironico entao vá pastar ovelhas que é o melhor que voce devia fazer.Sabe eu posso ate processa lo por difamação,mas nao vou descer tao baixo como voce acabou de o fazer.Eu fiz uma critica construtiva e salientei que nós massagistas fazemos massagens e nao fisioterapia, como o mal esta na sua cabeça nao tenho nada a ver com os seus delirios mentais.

Estou no meu direito de dizer o que esta certo e voce nao tem o direito de me acusar, tal como disse Jesus lá atras que quem nao tiver pecado que atire a primeira pedra.

pcardoso, gostava que nas suas mensagens não colocasse este tipo de comentários "irónicos".

Todos os profissionais devem ser respeitados, não é isso que está em causa. O problema está no tipo de trabalho que compete a cada profissional e no trabalho que ele esteja a fazer. Se os auxiliares fazem fisioterapia então para que serve o fisioterapeuta? :rolleyes:

Fysio
08-02-06, 20:45
Caro amigo, a paciência tem limites! Utilizador pcardoso banido.

Peço desculpa por este "incidente" :rolleyes:

Hélder Abreu
08-02-06, 21:55
Já tavas era a demorar, Fysio ;) É assim mm!!

Ricky
08-02-06, 22:01
Nao ha problema Fysio.
Em prol da verdade creio que o PCardoso estava a causar um pouco de mau ambiente por ca e tavamos todos a ficar um pouco fora de nós... infelizmente ha gente assim.

Parabéns pela decisão :wink:

paty__nobre
08-02-06, 22:11
Fysio:

N tens por quê te desculpar
...q individuo....
São estas as pessoas a concorrencia??N tenho palavras....

Jose Rocha
08-02-06, 23:51
Administrador tem toda a competência para tomar este tipo de decisão...
Mas de facto o Pcardoso, além de não ter um comportamento ético correcto, mostra falta de conhecimentos da equipa de reabilitação e é uma pessoa frustrada.
Parabens Fisyo

Bibiana
09-02-06, 12:28
ALELUIA!!! Essa pessoa já me estava a chatear... Eu tentava ignorar mas assim é bem melhor...O problema dessas pessoas é a "epicondilite agudissima"...Ehehehe!
Bjinhos!

Pedro
09-02-06, 16:16
Bem, sem comentários!

Em relação ao tema gostaria de deixar aqui dois exemplos que tive conhecimento recentemente.

Certo dia enquanto folheava um semanário regional vejo um anuncio que dizia mais ou menos isto: "massagem profissional, relax, contracturas, FISIOTERAPIA, etc..." com o respectivo nome e contactos. Tentei informar-m e fiquei a saber que se trata de um senhor, ex massagista de clubes de futebol.

O outro trata-se de um senhor que fez o curso de auxiliar de ft numa escola chamada "profestetica" em lisboa e que é massagista de um clube de futebol do distrital. Até aqui tudo bem. Esse senhor, como não existem leis nem regras para nada, comprou um combinado de U.S. e correntes e atende pessoas particulares lá na vila. E o curioso é ele proprio se intitula de TERAPEUTA. As pessoas que lá vão dizem que foram ao TERAPEUTA tal...
De facto tive a oprortunidade de ver uma inscrição feita por ele para umas jornadas e no espaço destinado à profissão lá estava TERAPEUTA.

Acho que já vai sendo tempo de se fazer alguma coisa em relação a estas situações que se tornam cada vez mais frequentes.
Assim como em relação às vendas de aparelhos de ft. que vem já com os programas todos defenidos e qualquer pessoa pode comprar o aparelho que quiser.

Cumps

Hélder Abreu
09-02-06, 16:30
Pior é que as pessoas nem se interessam se é Fisioterapeuta ou Terapeuta de feijões e melancias. Pior ainda, algumas pessoas nem sabem da existência de Fisioterapeutas, só conhecem mesmo os endireitas e habilidosos. E não fazem perguntas. Mas lá está: TEM APARELHOS! O que já o torna um excelente profissional aos olhos da grande maioria das pessoas.

"Olha, fui àquele TERAPEUTA dali de cima e ele tem lá os aparelhos todos! Aquilo põe os músculos a trabalhar duma maneira..." São os comentários que se ouvem.

É triste esta situação (e muitas outras, infelizmente).

Jose Rocha
09-02-06, 19:34
como hei-de começar...
Um Fisioterapeuta quando avalia um doente baseia-se nos conhecimentos cientificos e não empiricos, o que lhe permite explicar ao doente ( paciente) qual as causas dos problemas e como recuperá-lo, se tiver recuperação.

Carlinha
10-02-06, 12:13
Não é só com os Técnicos de Fisioterapia (que acham-se Fisioterapeutas) que temos problemas... Ontem fui apresentar meu pré-pré projecto de pesquisa, e fui questionada se o que eu queria fazer não era o Enfermeiro de Reabilitação quem fazia...E o que eles disseram é que o Enfermeiro de Reabilitação é que cuida dos doentes Respiratórios...Minha cara foi ao chão...Tenho 15 dias para refomular o projecto e não sei o que fazer...Alguém pode me dizer qual é o estatuto que orienta a carreira de enfermagem de reabilitação ? Abraços a todos.

Ana Santos
10-02-06, 23:21
Então e o que me dizem de cada vez mais o título de "terapeuta", que tanto defendemos, estar neste momento a ser abandonado pela nossa própria profissão?
Cada vez que recebo uma carta, um e-mail, ou sou contactada por uma Escola de Fisioterapia (seja qual for) até me arrepia o "Dra. Ana Santos".
Por curiosidade fiz uma pesquisa na internet e nada vi sobre bachareis ou licenciados terem o título de Dr.
Se souberem de legislação em contrário por favor avisem-me.
E já que estamos a falar em denominações, vamos tentar ser correctos nos termos que tão frequentemente utilizamos.
Os termos "doente", "paciente" e afins já há muito foram substituidos pelo termo "utente" (os anteriores eram considerados pertencer a perspectiva redutora e submissa). Também o termo "deficiente" não é correcto, o mais correcto é "pessoa com incapacidade".
Relativamente ao post anterior peço desculpa mais não entendi quem disse à colega que os enfermeiros de reabilitação é que faziam respiratória

Carlinha
02-05-06, 13:02
Enfermeiros...Citaram Hospital de Coimbra e Viseu.

Monica Romao
02-05-06, 19:24
Enfermeiros...Citaram Hospital de Coimbra e Viseu.

é verdade cara colega,

No Hospital de Coimbra os enfermeiros estão na área de cinesioterapia respiratória e não só... OS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS tentam fazer o que o Fisioterapeuta faz...

fico sem palavras....
de facto entristeco-me...

NO IPO de COimbra não existe um Fisioterapeuta a trabalhar na área de oncologia. e tanta falta faz...

e agora?

Jose Rocha
03-05-06, 08:28
Parece-me que com a quantidade de anomalias que aqui se vão apresentando, está na hora de se reunirem algumas pessoas do Forum incluindo elementos da Comissão Instaladora da Associação Fisiozone e preparar-se uma Coferência de Imprensa.
Que dizem da ideia?
Está na altura de se começar a desmascarar os " intrusos " na nossa profissão.

Hélder Abreu
03-05-06, 10:29
Força aí! Todos nós temos de apoiar uma iniciativa desse género. Alguma coisa tem de ser feita... É a nossa profissão e isto está a atingir proporções preocupantes.

carlosguerreiro@sapo.pt
03-05-06, 20:49
Totalmente de acordo! porque não nos juntamos (malta do forum) e criamos uma associação para fazer frente à APF (pode ser que assim eles começem a trabalhar)!

rute
04-05-06, 00:24
Posso tb afirmar que no Hospital de Santa Maria quem faz a cinesioterapia respiratória são enfermeiros. Não têm serviço fixo onde trabalham andam pelos diferentes pisos a tratar dtes q necessitam de cinesioterapia respiratória. Ora se num dos hospitais centrais de Lisboa isso acontece n é de estranhar q aconteça noutros hospitais!

Temos de Agir rapidamente!!!

Jose Rocha
04-05-06, 08:19
Totalmente de acordo! porque não nos juntamos (malta do forum) e criamos uma associação para fazer frente à APF (pode ser que assim eles começem a trabalhar)!
Já existe a Associação Fisiozone, mas o objectivo não é fazer frente à APF mas sim tentar fazer o que ela não faz.

Adérito Seixas
04-05-06, 14:32
Exactamente... nós não vamos fazer frente a ninguém... podemos é fazer coisas que achemos que podemos fazer em benefício da nossa profissão.

Hélder Abreu
04-05-06, 15:06
Não é fazer frente a ninguém, mas são pagas cotas à APF para alguma coisa para além de descontos nos cursos/congressos, e se é a APF que supostamente defende os interesses da Fisioterapia e dos Fisioterapeutas deveria ser uma atitude tomada pela mesma. Mas quando se vê que as coisas não são feitas nesse sentido e visto que somos bastantes a querer fazer algo mais, há que aproveitar a oportunidade que nos traz este fórum e a Associação Fisiozone e tomar as medidas necessárias para que as coisas melhorem...
Mais uma vez, contem com o meu apoio!

Adérito Seixas
04-05-06, 15:16
Sem dúvida Helder, sem dúvida mas não se esqueçam que também nos podemos envolver mais na APF... mas sem dúvida que a Fiziozone pode fazer alguma coisa.

black_jack
04-05-06, 15:39
O meu total apoio também! Contem comigo para o que der e vier!

Jose Rocha
05-05-06, 10:21
Prnso que dentro do pessoal do Forum haverá alguns colegas quem iniciem a elaboraração de um documento de maneira a expôr 1º - O que é Fisioterapia e quem tem aptidão para a pática 2º- tentar atrvés de exemplos ( aproveitando os que já estão aqui nos posts e concerteza mais virão) demonstrar a ilegalidade daqueles que trabalho sem qualificação( ilegais) e sem qualidade prejudicando os utentes e classe.
Depois desse documento concluidoa Associação Fisiozone ( entidade reconhecida e legalizada) poderá ajudar a concretizar o objectivos : Impressa, TV , Rádio, etc.
Mas há necessidade de um documento a que todos nós tenhamos acesso comm o fim das declarações sejam idênticas.

Carlinha
27-07-06, 10:59
pois, união faz a força! é buscar entendimento com a APF, com o SFP e Escolas que ensinam Fisioterapia...
Deveríamos criar um "folder" explicando o que é a Profissão, quem pode praticá-la e de acordo com quais princípios, etc.
A divulgação começaria pelos familiares, utentes, amigos e amigos dos amigos.
Só a valorização Profissional nos levará a algum lugar.
Quanto ao título de Doutor ou Doutora, penso que é hora sim de utilizá-lo.
O certo é quem tivesse o doutoramento, mas se o médico utiliza-o (e é tão licenciado como qualquer um) por que não utilizá-lo tb?

Alves-Guerreiro
27-07-06, 17:00
[quote=Carlinha]....
Deveríamos criar um "folder" explicando o que é a Profissão, quem pode praticá-la e de acordo com quais princípios, etc....

Caros Colegas,

O artigo em anexo dá-nos um "retrato da profissão".

Saudações

rute
27-07-06, 19:46
Vejam o artigo da teste saude da DECO nº 62 de Agosto/Setembro de 2006.
O artigo chama-se FISIOTERAPIA as queixas de 3700 Portugueses (inquérito). Eu li por alto, vale a pena espreitar. Se não forem assinantes vão ao site www.deco.proteste.pt (http://www.deco.proteste.pt) e procurem.
Cumprimentos

Hélder Abreu
28-07-06, 16:06
E voltamos ao problema constitucional reslativo à nossa profissão... Gabinetes sem médicos vs Autonomia dos Fisioterapeutas.
Este braço de ferro tem de ser resolvido!

saramaria
28-07-06, 16:13
É problemático quando os próprios utentes acham que um "ainda" maior nº de sessões seria mais benéfico para eles. Andamos nós a lutar para que essas sessões sejam cada vez menos (através de atendimentos correctos e tratamentos adequados), e eles vêm pedir exactamente o contrário. A meu ver só prova que a população não está ciente de como a fisioterapia deveria funcionar no nosso país.

Hélder Abreu
28-07-06, 16:42
A ideia de muitas pessoas vai no sentido de aumentar a quantidade de tratamentos, pois pensam que a qualidade não é possível alterar. No entanto, melhorando a qualidade, a quantidade reduz-se e bastante nalguns casos!

Suraya
29-07-06, 11:50
A questão em relação ao aumento do número de tratamento surge no âmbito que a maioria dos pacientes é tratado por auxiliares e massagistas que não têm as Skills necessárias para liddar com as patologias e problemas dos doentes... Enquanto o nosso país não der valor ao nosso trabalho e principalmente á saúde dos doentes, esta situação vai-se prolongar...

Massagista
29-07-06, 19:10
Subscrevo o que a Soraya disse e acrescento que sou da opinião de que voces deviam acabar com esta pouca vergonha e dignificar a vossa profissão porque eu estou a estudar para entrar numa faculdade de fisioterapia e quando concluir o curso quero trabalhar em fisioterapia com dignidade pelo que eu farei e fazer o que gosto dentro da legalidade.Quanto á profissão de massagista acredito que devia ser só para spas e estética mas só para fins de relaxamento e estéticos nada mais.Deixo a fisioterapia para os fisioterapeutas...

Suraya
30-07-06, 12:22
Atenção... Eu não sou contra os massagistas e auxiliares. Sei que vcs fazem um bom trabalho. Mas também já presenciei mts casos em que o doente afirmava que a fisioterapia não estava a fazer nada, que se sentia pior, e mais tarde percebeu-se que não era tratado por fisioterapeutas, mas sim por auxiliares. Só isto é que me indigna. Axo que as clinicas deviam ser fiscalizadas nesse campo. Sei que a maioria dos massagistas mantêm a sua dignidade e faz as coisas dentra das suas capacidades... No entanto existem outros que não. E isso coloca em causa a saúde e a imagem da fisioterapia. São contra esses que lutamos... Não contra todos... Como há maus massagistas, também existem maus fisioterapeutas...

sarabeça
13-01-08, 20:28
E que tal começar a denunciar estas situações enquanto não vem a ordem? acho que seria uma mais valia fazer sempre qualquer coisa em relação a isto...
Já escrevi à apf, para saber a quem se deve recorrer para denunciar estes casos...eu vou começar a denunciar!

Suraya
15-01-08, 13:32
Pois eu também já denunciei alguns casos á apf mas ate agora não vi nada... :doubt:

cuko_flavio
16-02-08, 22:41
Conheco também um endireita que até é técnico de farmácia que faz sessoes de "fisioterapia" após sair da farmacia até a meia noite por 25 euros cada!!!.Tive curiosidade em ir visitar e constatei que tem um autêntico ginásio na sua cave e tem todas as maquinas de electro, barras paralelas,halteres, boxes, enfim tudo...:shock:
O que mais me indignou foi ter cartazes espalhados por todo lado onde se podia ler FISIOTERAPIA!!!
Estou plenamente de acordo que devemos agir rápido!!Isto atingiu proporções alarmantes!!

Xanamadeira
17-02-08, 01:06
Já agora alguem sabe de alguma entidade a quem pdemos denunciar estas situaçãoes sem ser à APF? Já que na APF não resolvem deviamos tentar por outro caminho, não?

Saudações!!

Hélder Abreu
17-02-08, 10:17
Já agora alguem sabe de alguma entidade a quem pdemos denunciar estas situaçãoes sem ser à APF? Já que na APF não resolvem deviamos tentar por outro caminho, não?

Saudações!!
Provavelmente a Associação Regional de Saúde e a Entidade Reguladora da Saúde.
Ou então há sempre a ASAE!:badgrin:

Ismaelsilva
18-02-08, 01:25
Ja que mais nenhuma entidade nos dá ouvidos, teremos de recorrer ao TERROR DOS PORTUGUESES a ASAE!

Boa Helder, essa foi genial!

Abraço

FtTita
19-02-08, 22:35
Só digo isto... MEDO!!! MUUUUUITO MEDO!!! :wink:

atirana
20-02-08, 14:49
Oix!
Só gostaria de saber se nós podemos denunciar endireitas? E que tipo de recibo passam eles, que tenho conhecimento de um que passa recibos com que actividade se inscreveu ele nas finanças?

Acho que medidas drásticas é o necessário, e lutarmos por sermos diferentes por não sermos mais um!!

HugoR
22-02-08, 18:32
Boas a todos :biggrin:

Antes de mais, os parabéns a todos os que criaram este espaço. Pela iniciativa, pelo que revela de vós enquanto profissionais.

Espero que ninguém leve a mal algumas considerações que aqui vou fazer relativamente ao tópico aqui abordado.

Antes de mais, com todo o respeito que tenho pelas pessoas, fisioterapeutas são fisioterapeutas. Não têm que estar preocupados com outros profissionais que tentam penetrar na sua área de actuação. Que é uma situação instalada e em crescimento. Também por culpa dos (alguns) fisioterapeutas. Em duas situações concretas: formação e exercício.

Ao nível da formação, existem duas situações: a formação dada a, por exemplo, massagistas, e a formação excessiva de fisioterapeutas. Porque, em ambas, são os vossos pares os primeiros a contribuir para essa situação. Não é verdade que existem fisioterapeutas a dar formação a massagistas, alguns dos quais vêm, mais tarde, reclamar acesso idêntico à prática da fisioterapia ? E também não é verdade que, para existirem tantos cursos de fisioterapia, também têm que existir professores ? E que muitos destes são fisioterapeutas ? A troco de quê ? Cada um quer ganhar o seu, independentemente dos problemas que acarreta para o futuro da profissão e dos profissionais.

Ao nível do exercício, e pegando no exemplo da cinesiterapia, convém não esquecer que os enfermeiros só penetraram nessa área, porque os fisioterapeutas deixaram. Curto e grosso, há uns valentes anos atrás, quando os fisioterapeutas eram poucos e não chegavam para as encomendas, num tempo em que ser-se fisioterapeuta era algo elitista, estes davam-se ao luxo de se escusarem a fazer "trabalhos menores". Claro que os enfermeiros aproveitaram esta oportunidade para entrar na área, tanto da fisioterapia como da terapia ocupacional. E isto não vai parar.

Por isso, convém, antes de mais, por a mão na consciência relativa a erros passados, para se poder de forma segura e certa no futuro.

O exercício inqualificado não pode continuar. Sobretudo com os níveis de (des)empregabilidade a crescer de forma galopante. Como se justifica então que o SFP se tenha deparado com uma crise tão grande, ao ponto de não ter havido lista a concorrer ?

É que não basta reclamar. Creio que muitos dos participantes aqui são sócios da AFP. Muitos queixam-se de alguma apatia por parte da associação e alguns sugerem criar um espaço alternativo. O que não compreendo é que essa força de vontade que, a ser levada para a frente, vai fraccionar ainda mais os profissionais, não possa ser usada para dar sentido e melhorar o funcionamento de uma associação que já existe e, para todos os efeitos, tem algum trabalho de ligação e reconhecimento já feitos ? Porque não criar uma lista alternativa ? É que eu não sou apologista de divisões. É que o primeiro efeito é enfraquecer, quer o projecto existente, quer o que venha a existir, tanto internamente como externamente.

Quanto aos casos de denúncia, podem fazê-lo em qualquer um dos sindicatos existentes - SFP, SCTS ou Sindite - ou directamente ao IDICT. Esta 2ª opção não aconselho já que convém que as denúncias sejam preparadas do ponto de vista jurídico.

Espero que entendam estas observações como preocupações e consciência sobre algumas realidades instaladas nesta área.

Boa Sorte a todos :wink:

EnfReab-CM
31-07-08, 22:08
Ao nível do exercício, e pegando no exemplo da cinesiterapia, convém não esquecer que os enfermeiros só penetraram nessa área, porque os fisioterapeutas deixaram. Curto e grosso, há uns valentes anos atrás, quando os fisioterapeutas eram poucos e não chegavam para as encomendas, num tempo em que ser-se fisioterapeuta era algo elitista, estes davam-se ao luxo de se escusarem a fazer "trabalhos menores". Claro que os enfermeiros aproveitaram esta oportunidade para entrar na área, tanto da fisioterapia como da terapia ocupacional. E isto não vai parar.

Boas!
Pretendo apenas chamar a atenção para a imprecisão que comete com a afirmação citada.
Em primeiro lugar: os enfermeiros não penetraram na área dos fisioterapeutas;
2º - Foi uma enfermeira que introduziu a fisioterapia em Portugal;
3º - Antes disso, já os enfermeiros faziam muita reabilitação, nomeadamente cinesiterapia respiratória;
4º - Nunca esta foi vista como "trabalhos menores"...
5º - O que hoje é terapia ocupacional, foi durante muitos anos a área primordial de intervenção dos enfermeiros de reabilitação;
6º - Foi precisamente por terem interrompido as especialidades em enfermagem, que as profissões paramédicas como a fisioterapia e outras creceram dentro do SNS.

Não entendam o post como ofensivo, mas no sentido de chamar a atenção de que não devem radicalizar nos coments, e não se esqueçam que depende de cada um de nós fazer com que a nossa profissão ganhe o seu devido espaço. Por pena minha, a enfermagem já perdeu imenso!
Cumps a todos!

luis silva
01-08-08, 13:16
mas repare...o enfermeiro nao pode de forma alguma ocupar um lugar destinado ao fisioterapeuta...e conheço locais onde isso acontece...dai alguma revolta da nossa parte...falta defenir bem o papel de cada profissional...além disso ouvir da boca de um enfermeiro que nos nao actuamos na cardio respiratoria que sao os enfermeiro é desagradavel e demonstra incompetencia por parte de quem mo disse...

em relação ao tema da asae..esqueçam ja os abordei no sentido da fiscalização de espaços relacionados com a saude...e segundo resposta dos mesmo eles nao fiscalizam este tipo de situações...cabe a entidade reguladora da saude...

em relação aos endireitas passarem recibos...nao me admira, quando a pouco tempo fui dar inicio de actividade por conta propria abordei a senhora sobre o facto de nao me estarem a pedir nenhum comprovativo e que eu podia estar a mentir ela encolheu os ombros...da que pensar...:doubt:

EnfReab-CM
01-08-08, 21:50
Lembre-se que os enfermeiros que fazem reabilitação cardio-respiratória não são enfermeiros generalistas. São enfermeiros que fizeram pós-graduação em reabilitação, que os habilita a desenvolver este tipo de trabalho. Não há usurpação de funções... Poderá haver complementariedade!
Na minha opinião: nem tudo, nem nada! O problema é a falta de política na saúde, e de organização das instituições.
Vou dar só um exemplo: Num hospital deste país, há pessoas internadas em serviço de MFR que têm que ser vestidas à pressa para depois irem treinar o vestir e despir no ginásio... sem privacidade! E apenas treinam o vestir e despir de camisolas... A promoção da independência resume-se a vestir a parte de cima???? Pensem nisso! É tudo uma questão de organização!
Cumprimentos a todos!

Vitor Santos
17-09-08, 04:41
Sr Enf.
Só agora vi o seu post e como só "postou" 2 vezes não sei se ainda anda "por cá".
Só queria saber quem foi a enfermeira que introduziu a fisioterapia em Portugal ( ela deveria também ser fisioterapeuta pois senão não vejo como pode ter introduzido a fisioterapia).
E tenho mesmo curiosidade em sabê-lo poispor estranho que pareça a profissão que iniciou a Enfermagem eu até sei qual foi.

ftdavidgomes
26-09-08, 12:59
Amigos urge a necessidade de uma estratégia para combater as intrusões, ou melhor os intrusores.. Sugestão deste novato, porque não a fiziozone tomar essa iniciativa em colaboração com a APF e o próprio sindicato, iniciativa conjunta em prol desta tão digna profissão.
O primeiro passo é, sugestões???venham elas???
Grande abraço a todos

David Gomes