PDA

View Full Version : Criação de um tópico apenas para instrumentos de medição (escalas, etc..)

p_cortesao
11-02-08, 14:51
Olá.

Gostava de sugerir à administração do fórum para criar um tópico dedicado apenas a intrumentos de medição em saúde adaptadas e validadas para a cultura portuguesa (escalas, etc ...).

Pois penso que será uma boa maneira de fazer com que os estudantes e os já fisioterapeutas começem a usar mais estes instrumentos que quando bem utilizados, são uma boa arma para justificar a necessidade de cuidados de fisioterapia.

Do que conheço, sei que existem muitas escalas que já foram validadas, estão em processo de validação ou serão adaptadas e validadas para a cultura portuguesa, pois acaba por ser em muitos casos os trabalhos de monografias desenvolvidos por muitos dos nossos colegas de profissão.

Se estes instrumentos forem do conhecimento do maior numero possivel de estudantes e fisioterapeutas, quem sairá a ganhar seremos todos nós e em especial a fisioterapia no seu global.

Saudações fisioterapeuticas

Hélder Abreu
11-02-08, 18:42
É uma ideia interessante. Mas teriam de ser os próprios autores a colocar isso à disposição de todos. Pois colocar aqui instrumentos de medição sem a autorização dos respectivos autores seria um tanto ou quanto anti-ético.

Fysio
11-02-08, 20:11
Olá Paulo,

Penso que querias dizer, abrir um fórum específico para os instrumentos... sendo que só isso faz sentido, visto que colocá-los todos num tópico ia dar em confusão.

Mas tal como o Hélder referiu, não sei se será "legal" colocar aqui os mesmos, ou então o que se poderá fazer é contactar os autores e pedir autorização.

Ficámos a aguardar mais opiniões. Desde já, obrigado pela sugestão :cool:

Laira Ramos
12-02-08, 11:23
Olá Paulo,

Penso que querias dizer, abrir um fórum específico para os instrumentos... sendo que só isso faz sentido, visto que colocá-los todos num tópico ia dar em confusão.

Mas tal como o Hélder referiu, não sei se será "legal" colocar aqui os mesmos, ou então o que se poderá fazer é contactar os autores e pedir autorização.

Ficámos a aguardar mais opiniões. Desde já, obrigado pela sugestão :cool:

Olá, pelo que entendi querem ter acesso a instrumentos de medidas para ser usados em pesquisas? Se for este o caso é possível sim, cada membro que tiver utilizado um instrumento ou que saiba de algum interessante pode citá-lo no site, quem for utilizá-lo em sua pesquisa é que deve entrar em contacto com autor e pedir a permissão para que seja utilizado. Por exemplo: eu sei que há o ICIQ-SF, que é um questionário para qualidade de vida par pacientes com Incontinência Urinária e que ele foi validado para o Português, que foi originalmente desenvolvido e validado na língua inglesa por Avery et al e validado para o Português por Tamanini, et al. Há vários sites onde se pode achar estes artigos, alguns artigos estão disponíveis de graça e outros são pagos, aí é uma questão de procurar (medline, bireme, scielo, bOn). Quando acharem um instrumento interessante e quiserem utilizá-lo peçam a permissão aos autores.

p_cortesao
12-02-08, 19:26
ola.

Concordo com o que foi dito aqui em relação ao facto de ter de se pedir autorização para usar os instrumentos de medição, e quanto a isso tudo bem.

No entanto, penso que num forum criado para o efeito, se puderá pelo menos fazer referência ao nome do instrumento, para que serve e mencionar quem é o autor do próprio instrumento e da sua adaptação e validação para a cultura portuguesa.

Por exemplo, na altura em que tive de decidir qual seria o meu tema de monografia ao escolher um tema não sabia se a ferramenta (entenda-se instrumento) para avaliar o que pretendia já tinha sido adaptada e validada para a cultura portuguesa, tendo de perguntar sempre à minha orientadora se existia ou não. Nessas situações, se este fórum existisse aqui no fisiozone.com, muito mais pessoas puderiam saber que este instrumento existe, para que serve, está validado e por quem.

No fundo, para a minha monografia vou usar o instrumento de medição ESAT v2.0 , que se calhar muita gente não sabe o que é, ou então não e eu é que conheço poucos instrumentos de medição. A ESAT v2.0, é uma escala de avaliação da satisfação de utilizadores de ajudas técnicas, que se encontra validada para a cultura portuguesa, mas é da autoria de uma fisioterapeuta canadiana.

Pelo menos falo por mim, se eu não tivesse de fazer este trabalho nunca iria ouvir falar deste instrumento de medição. E quem diz este diz muitos outros mais.

Quando fiz a sugestão era mais neste sentido.

saudações fisioterapeuticas, lool.

Fysio
13-02-08, 12:41
Boas,

Acabei de criar o fórum sobre instrumentos de medição.

Penso que irá ser benéfico porque sempre que alguém precise saberá onde os encontrar, e além do mais poderá sempre perguntar se não existe nenhum instrumento para isto ou para aquilo :wink: