View Full Version : Fisioterapia em Portugal
Raphael_Martins
06-02-08, 21:22
Oi gente, Sou Fisioterapeuta, pós-graduando em Ergonomia e Professor de Educação Física, trabalho com fisioterapia em ortopedia e traumatologia tanto ambulatorial como em ambiente aquático, atuo também em fisioterapia do trabalhador de maneira preventiva e curativa.
Gostaria de saber como se encontra o mercado de Fisioterapia em Portugal, faixa salarial (vencimentos), se existe espaço para estrangeiros (Brasileiro, no meu caso) e como devo proceder para, se for viável, conseguir minha inserção neste mercado.
Abraços à todos e espero respostas.:wink:
elsaazevedo
07-02-08, 01:44
olá Raphael,
não te iludas com o mercado português, as coisas cá estão tão más ou piores que aí no Brasil. Na verdade, actualmente é cada vez mais complicado os fisioterapeutas portugueses arranjarem trabalho, pois o mercado está mais que saturado, e o que acontece é que cada vez mais somos tratados como mão de obra barata.
Tenho alguns amigos brasileiros que estão cá em Portugal, licenciados em Fisioterapia e não só; no caso deles, eles achavam que teriam muitas facilidades de arranjar emprego em qualquer coisa até arranjarem emprego na área deles, e o que aconteceu foi que tiveram imensa dificuldade até para arranjarem um emprego onde não fosse exigido habilitações superiores... para teres uma noção conheço Fisioterapeutas, Terapeutas da fala, professores de Educação Física e outros a trabalharem em call-centers...:cry: é de ficar indignado, mas as pessoas tem de trabalhar para viver... O problema é que hoje em dia já nem para entrevistas chamam, e funciona tudo na base dos "conhecimentos".
Lamento pintar o quadro assim tão negro, mas se estivesse a pintar de outra forma estaria a mentir. Se não tiveres família cá, nem penses em arriscar, porque vai ser muito complicado. Em relação aos pagamentos, digamos que se um fisioterapeuta hoje em dia conseguir ganhar 1000 euros quase que se pode considerar com sorte (1000 euros são +- 2500 reais).
Espero ter sido útil, e desejo-lhe boa sorte para a sua decisão!
isto é engraçado raphael. eu estou a contrato num call center e estou a recibos na minha adorada profissão. não teria lógica em ser o contrário? :confused:
Raphael_Martins
07-02-08, 09:30
Realmente INCRÌVEL!!!!!:confused:
Aqui no Brasil no momento, ao meu ver, até a realização de um curso de extensão ou especialização latu-sensu no momento não traz nenhum tipo de ganho financeiro para o profissional ( minha opinião ) exceto em raras situações, pois conheço muito fisioterapeuta com 3 especializações e todas correlatas que têm salário de no máximo 1200 reais e trabalhando mais do que a carga horária legal do fisioterapeuta no Brasil que é de 30 horas/semana. Por isso estou pensando em dar uma modificada nos meus horizontes, não sair da fisioterapia, mas ingressas em outro curso de graduação como Arquitetura ou Engenharia Civil, que me habilitaria a trabalhar em outraárea que tenho muito apreço como a segurança do trabalho que inclusive a fisioterapia me ajudaria muito e onde os vencimentos são de mais de 5000 reais aqui no Brasil.
Já vi que a Fisioterapia vai mal em todo o mundo e os profissionais devem antes de tudo amar a sua profissão, só que devemos sobreviver e isso a fisioterapia não está nos proporcionando.:cry:
Fico muito triste com isso mas, vamos continuar lutando e procurar fazer o que amamos associado a algo que nos patrocine na realização deste sonho de ser fisioterapeuta ( para os que ainda o têm ) !!!!!
Obrigadão gente e até mais!!!
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.