PDA

View Full Version : Ligamentoplastia do cruzado anterior

Lipinha
05-02-08, 19:33
A paciente é sedentária, a cirurgia (16/01/08) foi intra-articular utilizando o tendão semitendinoso.
Gostava da vossa ajuda neste âmbito para realização de um estudo de caso e para tal queria a vossa ajuda na recomendação de artigos, livros ou revistas sobre este tema.

Venâncio
04-03-08, 13:54
Boa tarde , o meu nome é André Venâncio e vou ser submetido a uma ligamentoplastia do LCA e menisco interno no presente mês.. sou Licenciado em Educação Física e como tal preciso de estar em condições para trabalhar activamente, nas aulas e na minha actividade de treinador de futebol!

Alguem me pode ajudar relativamente ao tempo de paragem e às diferentes fases da minha recuperação, por exemplo, quanto tempo estarei de muletas, quanto tempo levarei até poder fazer a minha vida normal, ainda que condicionado, entre outras coisas..??

UM abraço :biggrin:

mano
04-03-08, 17:57
Boas pessoal...

Eu, para além de Fisioterapeuta, ja fui submetido a uma ligamentoplastia do cruzado anterior e meniscectomia parcial do menisco externo.
Vou-te contar por experiencia própria, mas cada caso é um caso.
Tempo de paragem desportiva foram 5 meses.
Fiquei 3 dias internado.
6 semanas de canadianas (4 semanas com 2 e 2 semanas com apenas uma).

Venâncio
05-03-08, 10:14
Mano, depois de saires do hospital, mesmo de canadianas, pudeste ir à rua e fazer a tua vida normal?? ou o médico obriga a estares em descanso completo durante algum tempo??

abraço

mano
06-03-08, 19:04
Eu fiquei quase em repouso absoluto durante mais uma semana porque fiquei bastante afectado pela anestesia, pois levei epidural!
Sempre que me levantava ou bastava ficar algum tempo sentado ficava com tonturas e enormes dores de cabeça.
Obvio que convem teres algum descanso mas da para dar uma voltita, mas nada de muito esforço.

Venâncio
07-03-08, 11:27
Ok obrigado...depois da cirurgia darei aqui o meu testemunho...:biggrin:

Venâncio
15-03-08, 13:30
Boas tardes a todos! Neste momento estou em casa, fui submetido a uma intevenção cirurgica ao LCA na ultima quinta feira; a operação foi ligamentoplastia do LCA, menisectomia do menisco interno e surgiu uma lesao na cartilagem do fémur, removida e tratada pelo cirurgião no momento...

queria saber o que pensao, quanto tempo terei de paragem, nao sou atleta, ja fui, apenas pretendo voltar a minha vida normal, na medida em que sou professor de educação fisica e treinador de futebol...

CUmprimentos

André

paulo machado
15-04-08, 00:27
Amigo Venancio

Eu tambem sofri uma intervenção à 10 dias ao LCA processo reconstrução com tendão patelar, estou com uma tala mas ponho o pé no chão desde o primeiro dia, ando de pé com o auxilio de moletas, mas a perna ainda incha muito portanto tento estar o máximo possivel com a perna em descanso e ao alto e muito gelo.
Neste momento tenho uma maior mobilidade na perna mas começo a ter mais dores, isto porque estou a começar a tentar exercitar a perna.

Ja´agora eu pergunto é aconselhavel começar a dobrar o joelho nos dias seguintes à intervnsão?
Qunato tempo vou necessitar de moletas?

Obrigado

Fiquem Bem

Paulo Machado

Vitor Santos
15-04-08, 01:24
Caros Venâncio e Paulo Machado
A falta de resposta às vossas questões pode prender-se com o facto de hoje haver inúmeros estudos acerca da recuperação do LCA.
Desde os 12 meses exigidos para os atletas profissionais americanos que praticam desportos de contacto ( imperativo das seguradoras ) até aos protocolos de reduzidos em que poderão fazer competição aos 5 meses pode ler-se de tudo.
As vantagens das OTO ( ossso tendão osso ) versus retalho de isquio tibiais ( se alguém souber de algum estudo agradeço) também são um factor a ter em conta .
O problema de a maior parte das LCA serem determinadas com base na RM ( sabendo que o exame é pouco fiável 64% de eficácia nas rupturas totais e 24% nas parciais os testes ortopédicos chegam a ter 85 a 90% dependendo dos estudos) também é de ter em conta.
Operar ou não adolescentes sabendo que cerca de 48% têm de ser reoperados e cerca de 18% não têm boa recuperação.
Isto serve só para demonstrar que não é temática de resposta fácil.
Já tive um jogador reoperado com 17 anos, que aos 2 meses e meio fazia Skipping e deslocações laterais em carga. Na operação o ortopedista não conseguiu fixar o enxerto onde queria por haver material da cirurgia anterior e se calhar por esse acaso do destino ficou uma das mais espectaculares cirurgias que eu já vi ( em termos de resultados finais).
Quanto às perguntas:
- As canadianas , deve ser o cirurgião a estabelecer o prazo, como também o protocolo de recuperação.
- A coisa mais fácil de fazer em fisioterapia é mesmo a recuperação destes casos dado que se o cirurgião fizer bom trabalho é como diz o ditado “ atar e pôr ao fumeiro” .
- Geralmente as com retalho de isquio têm ganhos de amplitude articular mais rápido ( estou a fazer um estudo sobre estes casos) mas há um ortopedista ( não vou revelar o nome ) que faz OTO com resultados temporais semelhantes, mas só um.
- É importante “navegar à vista” como diz um ortopedista meu amigo e ver o que o joelho possibilita.
- Sigo uma regra básica que é de não tentar chegar com ansiedade chegar à flexão máxima e extensão máxima antes dos 3 meses (respeito fisiológico).
E por fim para por fim baralhar mais as coisas talvez ler o artigo da COCHRANE em que se cotejam os resultados obtidos entre o tratamento cirúrgico e os resultados obtidos com o tratamento conservador, ou seja “ cirurgia ou não eis a questão “.
Se alguns dados percentuais estiverem mal por um ou dois pontos peço desculpa mas estou a citar de cabeça.

Ismaelsilva
17-04-08, 00:05
Pois tenho um caso fantástico de Ligamentoplastia do LCA, pois com 3 semanas de pós-operatório tem 140º de flexão, força Bom, edema apenas supra-rotuliano. Apresenta apenas limitação significativa da extensão pois ainda faltam 10º para completar a extenção!

Isto para dizer que alguns casos pontuais tem resultados espectaculares!

Abraço!

MArco Silva

Venâncio
18-04-08, 00:14
fui operado há cerca de um mês, fui ao médico esta semana e espantei-me por estar este tempo todo ainda sem fazer fisioterapia, mas ele disse-me que era assim mesmo, que só iria começar agora, dada a intervenção que ele teve de fazer (LCA, Menisco e cartilagem); sinceramente sinto que só agora tenho o joelho em condições (costuras cicatrizadas) para começar a ser tratado, poderá haver outra razão qualquer???

No entanto fui sempre fazendo os exercicios que ele me disse para fazer, nomeadamente contracção isométrica do quadricipe, e neste momento já vou fazendo, sentado num plano alto, extensão/flexão da perna!

Um abraço