PDA

View Full Version : Folheto Informativo do GIFD

Adérito Seixas
31-01-06, 09:42
O Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto teve uma iniciativa muito interessante e forneceu um folheto informativo acerca do Fisioterapeuta no Desporto onde descrevem o que é um Fisioterapeuta no Desporto e qual o seu papel.
Gostava de ouvir os meus colegas acerca desta iniciativa.

Fportela
01-02-06, 19:29
Caro colega!

Tem hipóteses de postar aqui o referido folheto?!

Abraço!

jmaurilio
01-02-06, 23:50
Olá.
Considero de extrema importância divulgar o papel do Fisioterapeuta no desporto. Desta forma, combatemos ideias preconcebidas de pessoas ( atletas, treinadores e dirigentes), que julgam que O Fisioterapeuta no desporto, seve para dar massagens e ligar os pés dos jogadores. Mas para além deste tipo de divulgação ( o papel do Ft no desporto) é importante o Ft que se encontra ligado ao desporto, não trate apenas lesões, mas que também faça prevenção de lesões e promoção da saúde. Considero fundamental divulgar o papel do Ft no desporto, mas depois os Ft´s deverão corresponder a essas mesmas responsabilidades.

Goataria então, se fosse possivel de ter acesso a esse flayer, para poder também divulgar.

Saudações

Fysio
02-02-06, 12:27
Folheto em anexo!

Fysio

Fportela
02-02-06, 13:49
Obrigado Fysio!

Ana Santos
04-02-06, 00:47
Recebi o folheto com o Boletim da APF.
Não trabalho em desporto, no entanto li com atenção o folheto e aconselho todos os colegas, principalmente os que trabalham em desporto, a lê-lo com muita atenção!
Ana

Vitor Santos
06-02-06, 15:17
O folheto é inenarrável quer em termos de conteúdo quer em termos de grafismo.
Nunca me pronunciei sobre ele porque não queria ser o primeiro, mas aqui vai.
Na minha óptica está tudo mal, peço desculpa mas é mesmo assim ESTÁ TUDO MAL..
O pobre do folheto até a altura de nascer escolheu errada.

Dia Mundial da Fisioterapia
No âmbito do Ano Europeu da Educação pelo o Desporto, o CDN da APF juntamente com o Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto promoveram no Museu da Cidade em Lisboa, um encontro entre fisioterapeutas e várias personalidades do desporto nacional, no intuito de celebrar o Dia Mundial da Fisioterapia – 8 de Setembro. Esta data também assinalou o lançamento de um novo panfleto sobre o Fisioterapeuta no Desporto da autoria do Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto. ( Copy/paste do relatório de actividades de 2004 da APF ).
O que é que o referido ano Europeu tem a ver com os fisioterapeutas do Desporto?

Objectivos
O Ano Europeu da Educação pelo Desporto prossegue os seguintes objectivos:
• Sensibilizar as instituições educativas e as organizações desportivas para a necessidade de cooperação, com o objectivo de desenvolver a educação pelo desporto e a sua dimensão europeia.
• Tirar partido dos valores veiculados pelo desporto como meio de desenvolvimento do conhecimento e das competências educativas de base, permitindo aos jovens melhorar as suas capacidades físicas e sociais, nomeadamente no quadro do currículo escolar (trabalho de equipa, solidariedade, "fair play" num quadro multicultural).
• Sensibilizar para a contribuição positiva das actividades de voluntariado para a educação não formal dos jovens.
• Incentivar o intercâmbio de boas práticas sobre o papel que o desporto pode desempenhar nos sistemas de educação a fim de promover a inclusão social dos grupos menos favorecidos.
• Analisar os problemas ligados à educação dos jovens e das jovens desportistas que participem em desportos de competição.
( Copy/paste do relatório de actividades do site oficial do referido ano).

A comissão organizadora do Ano Europeu deve ter ficado sensibilizada pela jornada levada a cabo. Não me venham dizer que foi bom por se ter falado de Fisioterapia nos media, é necessário que a nossa profissão seja falada mas em termos de correção e transparência.

Embora como sócio ache que a associação deva puxar para si importância sobre o direcionamento da profissão e dos profissionais ( tenho pelo menos tentado isso nestes ultimos 15 anos de vida associativa) este direito que se pretende que lhe assista, tem também o dever de não marginalizar os profissionais principalmente quando ainda ninguém lhe outorgou tal direito.

O mesmo se passa com as acções de formação que são propostas que embora não questionando o seu conteúdo sob o aspecto formal não têm nada de concreto pois infelizmente até o SIMAC já tem os seus cursos certificados pelo INOFOR e nós não.

Mas tudo isto faz parte de um " sistema " ( não sou sportinguista nem grande amante de futebol ) pois se observarem com atenção as ultimas jornadas do GIFD em Rio Maior foram, para os detractores do Desporto e com razão, jornadas de Musculo esquelética.
Se se quer um campo para reinvindicar então terá de ser o próprio grupo que não o esvazie de conteúdos e que este não sirva só para que os técnicos de saúde ( e aqui esta não é só para fisioterapeutas) venham buscar dinheiro e notoriedade para depois se "trampolinarem" para outros voos.
Como eu já disse várias vezes o Desporto tem dado tudo de bom sem ter nada em troca chegou a altura de lhe darmos algo.
Saudações fisiodesportivas.

Adérito Seixas
07-02-06, 13:16
Bom, eu estava apenas a querer chegar a um ponto:

"O título de Fisioterapeuta no Desporto é destinado a todos os Fisioterapeutas que, enquanto sócios da APF, sejam membros do Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto e preencham os critérios específicos de acesso a este título."

Se eu for sócio da APF e preencha os critérios específicos e não pertencer ao GIFD não posso ser Fisioterapeuta do Desporto? Porquê?

pcardoso
07-02-06, 17:41
Posso dar um bom exemplo de um excelente fisioterapeuta desportivo?por acaso já falaram com o Rui Raposo?ele é um grande fisioterapeuta nessa área,conheço e muito bem pois ele trabalha na mesma empresa que a minha mãe trabalha e trabalha com os paraolimpicos de natação e tambem esteve anos e anos no Alges e Dafundo.Ele neste momento está a frequentar o mestrado na FMH,e tambem é preparador fisico.Como este fisioterapeuta existem poucos ou quase nenhum.Posso vos aconselhar entrarem em contacto com ele para tirarem as duvidas que quiserem.

mfonseca
08-02-06, 11:55
Caro Vitor Santos,

Nem sempre estou em desacordo consigo, caro amigo. Esta é uma dessas vezes. :-)
Eu queria sinceramente que as pessoas sentissem aquilo que às vezes eu sinto quando os tão chamados moralistas que criticam só por criticar (dou o exemplo do post da pós-graduação em Reabilitação no Desporto) e depois aparecem com estas ideias associativistas de criação de uma nova profissão dentro da nossa área de fisioterapia.

Só posso achar esta ideia ridiculamente absurda. Para ser ainda mais ridicula ou ainda mais absurda... senhores responsáveis do Grupo de Interesse em Fisioterapia no Desporto, façam uns cartõezinhos com fotografia e tudo... e quando forem trabalhar para um clube desportivo peçam para trocar a vossa CIPA pela apresentação desse mesmo cartão. Só assim é que iremos ter fisioterapeutas do desporto a trabalhar no desporto.

Agora... a sério, brinquem com outra coisa... deixem os pobres dos fisioterapeutas que estão no desporto porque gostam (e gastam rios de dinheiro com formação complementar) e não porque andam à caça de se trampolinarem para outros voos, como muito bem diz o meu caro amigo Vitor Santos.

Cumprimentos desportivos,
Marco Fonseca

Jose Rocha
08-02-06, 12:20
Caro Pcardoso :
Gostaria que me esclarecesse se o Rui de que fala continua a acompanhar os defecientes, se dá aulas de natação em Loures e se desloca numa Moto,se usa óculos redondos e é meio calvo?
Agradecia o esclarecimento
Saudações desportivas

Jose Rocha
08-02-06, 12:36
Pessoal vai haver eleições para o GIFD no dia 9 de Abril na sede da APF pelas 10 horas.
E mais não digo

Hélder Abreu
08-02-06, 13:45
Caro Pcardoso,
Retomando a deixa do colega José Rocha também gostaria de fazer mais uma questão: Esse tal Rui anda de mercedes ou de carocha???

Vitor Santos
10-02-06, 02:26
Continuo na minha saga de tristeza pedagógica.
O problema é da escolha dos formadores VIDÉ professores na nossa profissão.
É claro que segundo diz o ditado"um burro carregado de livros é um doutor" eu diria que "qualquer alimária detrás de uma secretária ou num estrado elevado é um professor" desculpem-me o verdadeiros professores e verdadeiros doutores mas isto é só uma metáfora para dizer que me entristece ver pessoas com conduta deplorável a constituirem-se "opinion makers" e a dar falsas expectativas aos alunos.
E isto é verdade colegas e futuros colegas ainda há bem pouco tempo assisti numa escola a uma salva de palmas a um professor que o minimo que mereceria seria uma vaia e noutra escola perguntarem a um professor qual a pressão de estar numa selecção nacional.
Se a escola não consegue dar aos seus alunos valores correctos e dizer bem alto que a carreira de um Ft. do Desporto não tem nada a ver com a carreira do Treinador e do Atleta pois que um Ft. tem , na maior parte dos casos, mais problemas a resolver nos clubes.
Pois que eu saiba um jogador que se lesione pode ser substituído na seleção e nos clubes não é assim a substituição de um jogador tem problemas formais(datas) e materiais(vil metal) por isso é que na NBA existe a injured list que pode ser consultada on line.
E até sob o ponto de vista pedagógico está incorrecto, pois se criamos o falso estatuto de que o topo de uma carreira acaba na selecção então estamos a criar, nas escolas, uma multidão de frustrados, pois só uma minoria,ainda por cima escolhida sem concurso ou avaliação, se "guinda a tais lugares do Olimpo".
Meus senhores se no Ensino Secundário as pobres crianças são obrigadas a ler "scripts" de novelas não vamos deixar que no Ensino Superior sejam os pasquins desportivos e as revistas cor de rosa a darem-nos noções de valor.
Mas gostaria de ouvir falar sobre isto o nosso homem que tem mais experiência em selecções. Fala Zé.
Ah é verdade tentei abrir o regulamento interno do GIFD, a propósito do post do José Rocha sobre as eleições. Não consegui, mas se não foi alterado, parece ter sido escrito pelo George Orwell.
Saudações fisiodesportivas

Vitor Santos
17-02-06, 17:47
No Boletim Informativo da APF de Janeiro vem o regulamento eleitoral do GIFD.
Será que eu li bem? Se eu li bem é liiiiiiiiiiiiiiiiinnnnnnnnnddddddddddoooooooo!
Quem o puder ler, leia e depois diga qualquer coisa sobre o assunto.

Adérito Seixas
18-02-06, 22:24
No boletim vem parte do regulamento eleitoral Vitor, é verdade. Eu li e ao ler surgiu-me uma dúvida que não consegui ver esclarecida, quantos são os membros activos do GIFD?... é que o processo eleitoral anda á volta dessa categoria de membros e se eu quisesse apresentar uma lista não podia certo?

Vitor Santos
20-02-06, 18:04
Por isso é que eu digo que é necessário ir às AG´s, porque um regulamento democrático como este nem na América do Sul se lembraram.
Mas não é o único GI que tem este regulamento.
Os observadores só passam a activos mediante aceitação por parte dos outros activos .
Por conseguinte não podes apresentar listas.

Adérito Seixas
22-02-06, 00:12
Pois... mas gostava mesmo de saber quantos membros activos é que existem. Tenho mesmo curiosidade...

Vitor Santos
23-02-06, 21:59
Essa é uma questão que só pode ser respondida a um membro activo.:badgrin:
Estava a brincar penso que existe uma lista agora os processos de passagem a activos é que eu gostava de ver.:wink:
Mas eu não posso falar muito pois pertenço, para o GIFD, à quarta categoria "os homólogos", eu e o Zé Rocha.
Ver http://www.apfisio.pt/gifd/mod_interv_ft_desp.pdf :cool:

Adérito Seixas
25-02-06, 10:35
És um notavel :lol: . Relativamente à passagem a membro activo penso que, pelo menos em teoria, o processo é claro e está descrito no folheto informativo.

Vitor Santos
01-03-06, 02:27
O que eu queria dizer é que gostava de ver os processos(meios fisicos onde estão documentados os procedimentos , pareceres,etc.) e não o processo ( regulamento). Certo?

Jose Rocha
01-03-06, 12:53
Já tenho os regulamentos do GIFD, às tarde vou tentar colocá-los aqui.

Jose Rocha
02-03-06, 22:05
Os regulamentos do GIFD está em anexo.

Toupeira
25-10-07, 15:42
Mensagem Apagada!

Vitor Santos
30-10-07, 02:37
Este é o mal dos foruns. Talvez seja melhor que expresse o que sente sobre o que é escrito. Rebata, discorde, trate quem não conhece sem ser por tu, enfim esteja se conseguir em comunidade.

Fysio
30-10-07, 21:35
Tópico Encerrado.

Utilizador Toupeira banido devido a falta de respeito.