PDA

View Full Version : Fractura Escafoide

jcorreia
01-02-08, 01:23
Boa Tarde!

Chamo-me Jose Agostinho e tive uma fractura do escafoide ha cerca de 3 anos que foi feita através de uma defesa pois a minha actividade desportiva era guarda-redes de futsal!

Após 6 semanas de gesso, foi retirado e foi dito que nao necessitaria de intervenção cirurgica porque a fractura estava bem consolidada!
Retomei a actividade 4 meses apos e começaram a aparecer dores na mão direita onde tinha a fractura do escafoide!
Continuei a defender até setembro de 2006 onde me foi diagnosticado uma tennosinovite de quervain com derrame articular e onde foi visto que a anterior fractura estava a caminhar para uma pseudo-artrose!
Fui operado em Fevereiro de 2007 onde foi aplicada a técnica de matt-ruisse, aplicando um parafuso e feito um enxerto de osso!
Andei cerca de 10 ou 11 semanas com gesso e apos isso realizei cerca de 3 meses de fisioterapia onde recuperei parte da mobilidade da mão direita!

Tendo passado quase 1 ano da minha operação, sinto dores na mão, a extensão da mão não é muito grande, tendo noção que se perde mobilidade depois da operação mas sei de casos clinicos onde a recuperação foi de 80 a 90%!

Sou do Porto e gostava de saber o que poderia fazer, o que me aconselhariam pois ja realizei 3 meses de fisioterapia onde me disseram q nao iria obter mais melhorias daquelas que consegui!

Por isso mesmo gostaria de saber opiniões e se um osteopata conseguiria resolver o meu problema ou obter melhorias significativas daquelas q tive!

Peço desculpa pelo testamento mas como nao sei a que osteopata me dirigir, preferi primeiro perguntar a quem tivesse real conhecimento da matéria e pudesse recomendar algum osteopata credivel ou outro tratamento adequado a minha situação!

Muito Obrigado pela Atenção!

fisiozende
01-02-08, 09:53
Bom dia,

As fracturas de escafóide não são matéria fácil...
Não o aconselho a procurar um osteopata, mas sim um bom ortopedista e uma clínica de fisioterapia.
Na minha modesta opinião, e se fosse um caso na minha família, indicaria a clínica do Dr. Espregueira Mendes (no estádio das Antas).
Ele tem muita experiência em lesões desportivas e tenho conhecimento de óptimos resultados. Deixo em baixo o contacto da clínica.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Clínica Espregueira Mendes
R. Camões, 771 - R/C Cave
4000-000 Porto
Tel: 225092728

jcorreia
01-02-08, 14:49
boa tarde!
Desde ja obrigado pela ajuda prestada!

O meu problema é que ja procurei varios medicos ortopedistas como o Dr. Espregueira Mendes, visto por um elemento da equipa dele,o Dr. Paulo Amado e médicos fisiatras e ninguem conseguiu solucionar o problema, isto é, apesar de todos os tratamentos que fiz na fisioterapia e que segui à risca, continuo com bastante limitação e dor!

Ja gastei muito dinheiro com diversos ortopedistas e segui sempre os seus tratamentos , e apesar disso, os resultados em nada tem sido animadores!

Por isso mesmo peço ajuda em relação ha minha situação pois gostaria de encontrar alguem que realmente fosse honesto em relação ha minha situação e ao diagnostico, que não andasse apenas a prescrever tratamentos para apenas ir vendo se existem melhorias ou não!

Espero que entendam a minha situação porque ja gastei muito dinheiro e os resultados nao têm sido muito animadores!

Obrigado

Rick
24-07-08, 18:18
Olá JCorreia,

vi este post hoje, espero ir ainda a tempo de ajudar com a minha resposta. Eu sou estudante de osteopatia e posso desde já dizer que uma das regras da osteopatia é: Se a causa foi derivado de um trauma como uma queda, se há fractura, osteopatia não é a resposta! Hospital, ortopedista e tratamento rápido.

Visto que já houve uma operação e já passou mais de um ano, agora sim, um osteopata com bastante conhecimento é uma resposta a considerar. Vai ser necessário fazer um bom trabalho de fisioterapia para tratar de todos os tecidos que rodeiam a zona que foi fracturada.

Já tive vários professores e conheço alguns osteopatas, e de todos eles só aconselho 1 (não quero com isto dizer que não existam outros bons osteopatas neste país... apenas ainda não tive a sorte de os conhecer). O nome é Angel Estévez, é espanhol e descendente discipular do próprio Andrew Still, o pai da Osteopatia, e... também é meu professor :biggrin:

Até hoje já ouvi falar de vários "milagres" que este senhor fez, no entanto acredita que não é Jesus Cristo. Se o problema ainda persiste, não perdes nada em tentar. Fica no Instituto Quirosteo, existe um em Lisboa e outro no Porto na rua da Torrinha, é só pesquisar no google.

Espero ter ajudado!

fisiobastoni
27-07-08, 02:19
Olá Jcorreia,
Essa fratura é tão complexa porque a irrigação de sangue que chega na região é um pouco diferente dos outros ossos, e por isso deveria ter sido acompanhado pelo profissional durante um tempo justamente para evitar essas complicações.
Como sou do Brasil fica complicado te ajudar, mas eu aconselho você procurar um fisioterapeuta que tenha conhecimento na técnica de maitland, que poderá ser muito útil se bem trabalhado.
Você precisa de mobilização deste osso para ganhar amplitude de movimento e e diminuir a dor.
Não posso te afirmar que será uma recuperação completa, pois pelo que entendi você é um atleta e necessita estar 100% pra sua atividade. Mas com essa técnica eu tenho ótimos resultados, e pode te ajudar a voltar à sua prática esportiva.
Qualquer dúvida estou a disposição!

Ismaelsilva
30-07-08, 01:35
Olá Jcorreia,
Essa fratura é tão complexa porque a irrigação de sangue que chega na região é um pouco diferente dos outros ossos, e por isso deveria ter sido acompanhado pelo profissional durante um tempo justamente para evitar essas complicações.
Como sou do Brasil fica complicado te ajudar, mas eu aconselho você procurar um fisioterapeuta que tenha conhecimento na técnica de maitland, que poderá ser muito útil se bem trabalhado.
Você precisa de mobilização deste osso para ganhar amplitude de movimento e e diminuir a dor.
Não posso te afirmar que será uma recuperação completa, pois pelo que entendi você é um atleta e necessita estar 100% pra sua atividade. Mas com essa técnica eu tenho ótimos resultados, e pode te ajudar a voltar à sua prática esportiva.
Qualquer dúvida estou a disposição!

Estou totalmente de acordo como que foi dito, é mesmo necessário muito cuidado com os processos de pseudoartrose que ocorrem neste ossos (com pouca irrigação).
Logo é necessária alguma atenção o trabalho da Fisioterapia na minha opinião, deve ser baseado em terapias antiálgias (correntes, ondas curtas) e também mobilização nos movimentos acessórios, por forma a permitir ao escafoide realizar os seu movimentos fisiologicos de forma correcta.
A Osteopatia poderá também ter uma palavra a dizer, nomeadamente na facilitaçao e harmonização da articulação.

As melhoras!

dani_bonança
31-07-08, 10:50
Talvez um fisioterapeuta que tivesse formação no conceito de Mulligan pudesse ajudar!