PDA

View Full Version : Questionários de Qualidade de Vida (RC)

Anabela
31-01-08, 17:22
Olá a todos!
Estou a realizar o meu trabalho de final de curso na área da Reabilitação Cardíaca e preciso de questionários de qualidade de vida específicos para pacientes com patologias cardíacas/cardiovasculares... por acaso alguém me pode ajudar? Please! Não encontro nada validado em Português (de Portugal) e começo a desesperar!... :confused:
Obrigada!

Anabela

Carlinha
07-02-08, 20:30
Anabela, tenta esta revista:

EssFisiOnline, vol. 3, nº 3

É uma revisão interessante e você pode tentar entrar em contacto com a Fisio que escreveu, ok?
Dê também uma pesquisada na bibliografia, você pode achar algo interessante por lá.

Já tentou a OMS? Costumava ter por lá uns questionários..

Anabela
11-02-08, 21:41
Obrigada pela dica! :smile:
Encontrei um questionário validado para Portugal: "MacNew Heart Disease Health-related Quality of Life questionnaire". Se alguém estiver interessado há um artigo que fala exactamente da validação deste instrumento para o nosso país: "Evaluative and discriminative properties of the Portuguese MacNew Heart Disease Health-related Quality of Life questionnaire".

E mais uma vez obrigada! :biggrin:

Carlinha
27-04-08, 15:55
Anabela sabe se o Saint George está validado aki?

Anabela
28-04-08, 21:56
Penso que não, na minha pesquisa não encontrei nada sobre esse questionário. Mas se entretanto encontrar, aviso!

Mais uma vez obrigada! :smile:

susanaalves
17-07-08, 13:58
Anabela sabe se o Saint George está validado aki?

ola carlinha!! boa tarde!! perguntou se o Saint George Respiratory questinnaire esta validado para a população portuguesa??? sim esta. pela doutora Natalia do hospital santos silva de gaia.

cumprimentos. espero ter ajudado

Carlinha
15-09-08, 12:36
Olá Susana!
Obrigado pela ajuda!