View Full Version : Escalas avaliação quedas validadas em Portugal
Boa tarde!
Vou levar a cabo um estudo acerca dos factores associados/desencadeantes de quedas em idosos institucionalizados.
Necessito de ajuda no que concerne a escalas de avaliação para quedas que estajam validadas em portugal.
Conto com a vossa ajuda! :wink:
Obrigado!:biggrin:
Cumprimentos,
Regina Caldas
Olá!
Sou estudante de Fisioterapia e estou a fazer a minha monografia sobre quedas em idosos.
Comecei agora a pesquisa por isso não tenho quase nada...
Mas disseram-me que o teste "timed up and go" estava validado para português mas não o encontro. Vou continuar a pesquisar e se encontrar alguma coisa posso enviar-lhe se quiser.
rcachata@hotmail.com
03-02-08, 21:53
Boa Colegas
O meu trabalho de estágio da licenciatura foi a prevenção de quedas nos idosos.
O teste que utilizei foi o Timed Up and Go(TUG). O qual envio em anexo.
Este teste tem como objectivo avaliar a mobilidade e o equilíbrio. É amplamente utilizado por ser de fácil aplicação. O teste quantifica em segundos a mobilidade funcional através do tempo que o individuo realiza a tarefa, ou seja, em quantos segundos ele levanta de uma cadeira padronizada com apoio e braços e de aproximadamente 46 cm de altura e braços de 65 cm de altura, caminha 3 metros, vira, volta rumo à cadeira e senta novamente. Alguns autores têm usado uma versão modificada do TUG associado a uma tarefa cognitiva para se avaliar a influência da demanda atencional sobre o equilíbrio dos idosos.
Podes consultar o site PEQUI-portal do equilibrio e quedas em idosos
Bom trabalho
Rodrigo Batista
Obrigado pela ajuda, se têm mais material agradeço que o enviem!:biggrin:
Há também a escala de Tinetti para equilíbrio e marcha, mas não sei de está validada em Portugal... em Espanha sei que está.
Qualquer informação adicional que tenha também disponibilizo.
Mais uma vez obrigado, aguardo novidades!
Cumprimentos,
Regina
Olá Regina!
O Teste de Tinetti, mais concretamente a "Performance-Oriented Mobility Assessment-POMA I", já foi validada para a população portuguesa em 2001.
Trata-se de um teste bastante completo, uma vez que avalia o equilíbrio estático e o equilíbrio dinâmico. É muito fácil de utilizar.
Cumprimentos
Raul Alves
Olá Regina
O que pretendes ao certo?
Escalas que avaliem as quedas, nomeadamente o seu número, as circunstâncias em que elas ocorreram, local, factores desencadeantes, que esteja validada para Português não conheço...
O estudo ADELIA (vai ao site do Instituto Ricardo Jorge e saca de lá o estudo), tem um formulário muito muito muito simplista relativamente a quedas...
A escala que vou usar na minha tese, foi validada por mim... (que remédio!!) porque não encontrei rigorosamente nada... Nem mesmo escalas estrangeiras me satisfaziam a 100%. Apenas uma encaixava no que pretendia, mas ainda assim tive de lhe adicionar alguns pontos.
Mas eu vou pegar em "velhinhos" que estão integrados na comunidade, talvez institucionalizados já haja alguma escala. Tenho ideia de um estudo em Alcoitão que avaliou as quedas num Lar, tenta pesquisar qual é.
Já escalas que avaliam o equilíbrio, a autonomia funcional etc, do idoso já há algumas.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.