View Full Version : Escalas avaliação quedas validadas em Portugal
Boa tarde!
Vou levar a cabo um estudo acerca dos factores associados/desencadeantes de quedas em idosos institucionalizados.
Necessito de ajuda no que concerne a escalas de avaliação para quedas que estajam validadas em portugal.
Conto com a vossa ajuda! :wink:
Obrigado!:biggrin:
Cumprimentos,
Regina Caldas
Olá!
Sou estudante de Fisioterapia e estou a fazer a minha monografia sobre quedas em idosos.
Comecei agora a pesquisa por isso não tenho quase nada...
Mas disseram-me que o teste "timed up and go" estava validado para português mas não o encontro. Vou continuar a pesquisar e se encontrar alguma coisa posso enviar-lhe se quiser.
rcachata@hotmail.com
03-02-08, 21:53
Boa Colegas
O meu trabalho de estágio da licenciatura foi a prevenção de quedas nos idosos.
O teste que utilizei foi o Timed Up and Go(TUG). O qual envio em anexo.
Este teste tem como objectivo avaliar a mobilidade e o equilíbrio. É amplamente utilizado por ser de fácil aplicação. O teste quantifica em segundos a mobilidade funcional através do tempo que o individuo realiza a tarefa, ou seja, em quantos segundos ele levanta de uma cadeira padronizada com apoio e braços e de aproximadamente 46 cm de altura e braços de 65 cm de altura, caminha 3 metros, vira, volta rumo à cadeira e senta novamente. Alguns autores têm usado uma versão modificada do TUG associado a uma tarefa cognitiva para se avaliar a influência da demanda atencional sobre o equilíbrio dos idosos.
Podes consultar o site PEQUI-portal do equilibrio e quedas em idosos
Bom trabalho
Rodrigo Batista
Obrigado pela ajuda, se têm mais material agradeço que o enviem!:biggrin:
Há também a escala de Tinetti para equilíbrio e marcha, mas não sei de está validada em Portugal... em Espanha sei que está.
Qualquer informação adicional que tenha também disponibilizo.
Mais uma vez obrigado, aguardo novidades!
Cumprimentos,
Regina
Olá Regina!