PDA

View Full Version : Pós-Graduação em Fisioterapia no Envelhecimento

Fysio
24-01-08, 16:44
Pós-Graduação em Fisioterapia no Envelhecimento

Apresentação

O Grupo de Interesse em Envelhecimento da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas e a Escola Superior de Saúde de Alcoitão pretendem abrir uma Pós-Graduação em Fisioterapia no Envelhecimento a realizar no ano lectivo de 2008/2009 em regime pós-laboral, com a duração de 10 meses e frequência de 2 fins-de-semana por mês (5ª, 6ª e sábado), assente numa metodologia multidisciplinar e de acordo com a creditação segundo o Processo de Bolonha para estudos Pós-Graduados.
Com o objectivo de sondarmos o interesse que os colegas possam ter na realização desta formação, vimos solicitar o preenchimento do questionário abaixo assinalado, que deverá ser remetido o mais breve possível até dia 5 de Fevereiro para:

EMAIL GIE: gie@apfisio.pt

Para tal deverá reencaminhar a mensagem para o endereço referido depois de preenchido o questionário, apresentado no final do texto.

SERÁ SORTEADO UM LIVRO ENTRE TODOS OS COLEGAS QUE RESPONDEREM AO QUESTIONÁRIO ATÉ 5 DE FEVEREIRO.

“Falls in Older People – Risk Factors and strategies for prevention”
Stephen R. Lord, Catherine Sherrington, Hylton B. Menz .4ª edição. Cambridge (2004)

Objectivos

O envelhecimento demográfico é o fenómeno mais relevante do século XXI nas sociedades desenvolvidas, colocando-se novos desafios tanto numa perspectiva macrosocial, com as implicações socioeconómicas emergentes, bem como numa perspectiva individual com o aumento e especificidade de necessidades assistenciais e cuidados de saúde, que garantam o bem-estar e a qualidade de vida das populações com idade mais avançada.
Em Portugal, de acordo com os últimos dados do INE (Census 2001), estima-se que até 2050 o Índice de Envelhecimento se aproxime dos 398 idosos por cada 100 jovens em idade activa.

Sendo o Envelhecimento um processo multidimensional são várias as áreas profissionais que actualmente são solicitadas a intervir. Assim, todos os profissionais com conhecimentos especializados em envelhecimento são os mais procurados no mercado de trabalho.
Deste modo, torna-se urgente dotar os fisioterapeutas de competências e capacidades que permitam intervir, como agentes facilitadores da promoção de um envelhecimento activo, optimizando o potencial funcional, compensando as limitações decorrentes do normal processo de envelhecimento e implementando estratégias de avaliação e prevenção de riscos, quer ao nível da prática clínica directa, quer ao nível de organização, gestão e coordenação de serviços geriátricos/gerontológicos.

TEM INTERESSE EM FREQUENTAR A PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NO ENVELHECIMENTO?

Responda Sim ou Não……………………

QUESTIONÁRIO
Nome

Sócio APF
Sim……
Não……

Data Nascimento

Ano Formação

Grau Académico

Instituição de Ensino

Experiência na Área
Sim

Não

Tempo de Experiência
Nº Meses

Nº Anos

Morada Residência

Contactos
Telefone Fixo

Telefone Móvel

Email

Pretende assegurar uma Pré-inscrição para Candidatura no 1º Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia no Envelhecimento 2008/2009?

Responda Sim ou Não ……………………

Para mais informações Contactar:
Irene Gama Higgs 96 60 60 636
Carla Martins 96 60 75 540

Associação Portuguesa de Fisioterapeutas
Rua João Villaret, 285 A * Urbanização Terplana
2785-679 S. Domingos de Rana
Tel. 21 452 41 56 * Fax 21 452 89 22
E-mail: apfisio@apfisio.pt * Web: www.apfisio.pt (http://www.apfisio.pt/)

dani rodrigues
29-01-08, 18:32
Olá!!!
Sou brasileira mas estou tirando minha dupla cidadania agora em março e indo morar em Portugal até o meio do ano...gostaria de saber a forma de ingresso na pós, valores, conteúdo programático...

Obrigada!!!

Danielle Rodrigues

luanamonteiro
15-02-08, 01:53
ola....gostaria de saber quando e q essa pos comecara, se sera no 1 ou 2 semestre desse ano e caso seja no comeco do ano se tera em 2009, pois estou me formando agora em julho e tenho interesse de fazer pos-graducao fora do brasil,e me identifico muito com area de envelhecimento. tambem gostaria de saber mais detalhes sobre precos(formas de pagamento), documentos necessarios, carga horaria....obrigada!