View Full Version : Recibos Verdes
Xanamadeira
18-01-08, 13:00
Caros colegas!
Vou começar a trabalhar em regime de recibos verdes, ainda não me inscrevi nas finanças, mas gostaria que me esclarecessem algumas duvidas, nomeadamente como é k funcionam os descontos pa segurança social, é k disseram-me k no primeiro ano estamos isentos, e tb como é k funciona a retenção na fonte! se se lembrarem de mais alguma coisa agradecia!
Obrigada
Cara Colega,
Por acaso à bem pouco tempo, pedi informações acerca do assunto a um contabilista amigo e o que me disse foi para ir às finanças, dar conhecimento do inicio de actividade e para me dirigir à tesouraria a fim de comprar o livro de recibos verdes.Relativamente à seg. social ficamos isentos do pagamento durante o 1º ano de actividade.
Espero ter ajudado!
Cumprimentos,
Regina
Xanamadeira
18-01-08, 21:12
Olá Regina!
Era o que eu tava a pensar, mas na mesma fico agradecida pelo teu esclarecimento!
Bjinhos!
Eu trabalho a recibos verdes e no primeiro ano estamos isentos de pagamento de segurança social.No 13º mês de trabalho tens de ir a segurança social inscrever-te e para saberes qual o escalão que vais pagar.
Quanto à retenção na fonte só precisas de fazer assim que perfaças 10000€,até lá estás isenta.Tens de ir somando os ordenados e estando atenta.Estamos também isentos de pagamento de IVA.
3 vezes ao ano pagamos os pagamento por conta - Julho,Outubro e Dezembro.
Espero ter ajudado.
Esses pagamentos por conta são que percentagem do que ganhamos?
E logo no primeiro ano também temos de fazer isso?
Não sei.Eu este ano paguei 77€ de cada vez.É preferível pagar tripartido do que pagar tudo junto no IRS,ou seja,em vez de receber IRS ainda pagas.
Sim,desde o primeiro ano.
Xanamadeira
20-01-08, 22:28
olá Susana!
Obrigada pelo esclarecimento, só não percebi mt bem o que é que significa o pagamento por conta! Se me pudesses explicar melhor, ou alguém que saiba o que significa agradecia!
Obrigada!
Xanamadeira
20-01-08, 22:32
Outra das minhas dúvidas é mesmo estando isenta de pagar segurança social, se necessitarmos temos na mesma o direito aos serviços de segurança social não?
CristinaDantas
27-01-08, 16:48
Olá Susana,
se me puderes esclarecer uma dúvida... Disseste que "Quanto à retenção na fonte só precisas de fazer assim que perfaças 10000€,até lá estás isenta".
Quer dizer que só pagas IRS (os ditos 20% sobre o valor que declaras) no caso do teu rendimento anual ser superior a 10000 euros?
Obrigada
Exactamente Cristina Dantas
Eu informei nas finanças e eles disseram que estamos "isentos" de fazer retenção na fonte antes de se perfaser 10000€ de rendimentos.
Supondo que ganhas 1000€ mês, vais perfazer os 10000€ ao 10º mês, a partir daqui já vais ter que fazer retenção.
CristinaDantas
03-02-08, 01:41
Significa que ao fim desse 10º mês, supondo os 1000 euros mensais de rendimento, tenho obrigatoriamente que fazer retenção na fonte?
Pensava que poderia receber o valor bruto e depois desembolsar o valor a pagar na altura devida, digamos que anualmente...
:rolleyes:
Obrigada pelos esclarecimentos :smile:
sim,tens mesmo de fazer essa retenção já que se não a fizeres podes ser multada pelas finanças.O que podes pagar anualmente é o pagamento por conta que ronda os 250€.Acho que custa menos pagar tripartido do que paga-lo todo num mês só
Olá.
Há uma coisa que ainda não percebi... se fizermos a retenção na fonte também temos de fazer o pagamento por conta? Mas afinal quantas vezes é que pagamos? Meu rico dinheiro...
Tens de fazer as duas coisas.Não te preocupes com o pagamento por conta,uma vez que as finaças encarregam-se de te fazer chegar a casa o montante a pagar.É só largar dinheiro para o estado sem direito a coisa nenhuma
olá. Apareceu-me uma proposta para trabalhar durante 11 dias, mas a recibos verdes, pois não aceitam acto único isolado. Ao fazer a minha inscrição nas finanças vou beneficiar logo da isenção do pagamento na segurança social. Porém, como nem um mês de trabalho é gostaria de saber, se alguém puder ajudar, se cessando a actividade, posteriormente, caso volte a necessitar de trabalhar a recibos verdes, beneficiarei da isenção de pagamentos à segurança social por mais 11 meses, para perfazer 1 ano de isenção ou se automaticamente não beneficiarei de mais nenhuma isenção.
olá! parece que estamos todas com duvidas em relação aos recibos verdes! eu tb recebi uma proposta para trabalhar a part-time a recibos verdes... mas nao sei quantas vezes ou horas poderei trabalhar por mês porque isso vai depender do nº de grávidas que tiver (pois a proposta é dar algumas sessoes de preparação para o parto). por isso, também gostava que me esclarecessem: imaginando que receberei 8 euros à hora, posso trabalhar so 3 horas num mês! isso irá funcionar como se tivesse a trabalhar a tempo inteiro, relativamente à segurança social? ou seja a partir dos 10000 euros terei k começar a pagar? e relativamente a descontos, k descontos desses 8 euros é k se faz?
ajudem-me! pk não sei mm se me vai compensar trabalhar assim...:confused:
oi
vou dizer aquilo que sei de recibos verdes, visto já ter trabalhado com recibos verdes antes de iniciar o curso, salvaguardo desde já que não sei como está actualmente mas parece-me que não mudou muito...
no primeiro ano ficamos isentos de segurança social
devemos reter sempre se possivél os 20% de todos os recibos que passamos excepto se for a consumidor final porque esse não pode reter IRS, é certo que pode-se não fazer a retenção mas depois ao preencher o IRS no final do ano vamos ser obrigados a pagar e pode ser muito, por isso, mais vale ir pagando sobre todos os recibos e depois receber alguma coisa
em relação ao IVA no caso da saude não se aplica porque as nossas actividades estão isentas de IVA (até ao momento)
por isso se ganhamos oito euros sobre esse valor desconta o IRS de 20% só...e depois a segurança social paga a parte após o 1 ano que ronda mensalmete os 150€
PS. não podemos esquecer os seguros necessários o de responsabilidade civil e o de trabalho...não vá o diabo tecelas e ele é bastanet etcelão e acontecer alguma coisa nas poucas horas que trabalhamos
saudações de paz
obrigado Pedro! fiquei mais esclarecida! e com a maior certeza de que isto está uma miséria... chego a pensar que seremos mm a nova geração de imigrantes... enfim... vou esperar mais um pouco para ver cm isto vai indo...
saudaçoes de fisio para fisios com a esperança de que algo mude...
Acho que quanto mais sei menos quero saber...!! :wink:
Buuuaaaaaaaahhhhh!!!! :cry:
AnaFrancisco
17-07-08, 23:05
O que sei de recibos verdes é o seguinte..tem de se ter em atenção o valor estimado que pensamos receber até ao final do ano. Portanto quando se fala em "até 10mil euros" tem de se ter em atenção o número de meses de trabalho até ao final do ano e fazer uma regra de 3 simples para ver o valor que isenta a nossa contribuição às finanças.
Os recibos verdes é o mundo da confusão!
Temos sempre de apresentar a declaração modelo B e respectivos anexos de trabalho independente e deduções enquanto cidadão..independentemente da remuneração total obtida.
vanessarodrigues3
31-07-08, 15:36
oi... bem so vejo é percentagens para pagar...:(
entretanto surgiu-me outra dúvida acerca dos recibos verdes...
estou a trabalhar num hospital a recibos verdes aos fins-de-semana. Ao final do ano os meus rendimentos nao atingem os 10000euros, contudo no hospital disseram-me que era obrigada a fazer a retenção dos 20%. Não era suposto eu estar isenta disso? será que dpois me vão reembolsar? é ke sempre ouvi k sem atingir esse valor, não se paga nem se recebe IRS...
:confused::confused::confused:
rita afonso
31-07-08, 22:19
Eu colectei-me há uma semana e nas finanças disseram-me que no primeiro ano também se paga IRS. A isenção é só da parte da segurança social.
tania brito
16-04-09, 17:39
Ola pessoal tou desempregada ha 3 meses, e agora surgiu-me uma proposta de trabalhar numa loja mas a recibos verdes...mas como nunca trabalhei a recibos verdes nao sei o k se ker significa...se alguem me podesse explicar o que tenho eu k pagar? kais as vantagens e desvantagens de trabalhar a recibos verdes? uma vez k vou ganhar 550€,axam k me compensa trabalhar axim? explicam-me mt bem como isto funciona pk nao faço a menor ideia:confused:
Ola pessoal tou desempregada ha 3 meses, e agora surgiu-me uma proposta de trabalhar numa loja mas a recibos verdes...mas como nunca trabalhei a recibos verdes nao sei o k se ker significa...se alguem me podesse explicar o que tenho eu k pagar? kais as vantagens e desvantagens de trabalhar a recibos verdes? uma vez k vou ganhar 550€,axam k me compensa trabalhar axim? explicam-me mt bem como isto funciona pk nao faço a menor ideia:confused:
Caros colegas!
Fisioterapia enquanto emprego está realmente muito mal, quer em termos de reconhecimento profissional, quer em termos monetários.
De quem é a culpa???
É dos FISIOTERAPEUTAS!!!!
Será que se ninguém tabalhasse por menos de 15€ por hora as administrações das clínicas não iriam contratar Fisioterapeutas? Claro que iam, pois somos nós os "operários".
Temos que ser unidos e não utilizar aquela desculpa (a clinica é pertinho de casa como tal até posso ganhar menos..) ou então (vou trabalhar de borla durante x meses, mas depois fico no quadro... TRETAS), proponham isso aos Fisiatras e vão vêr a resposta.
Não sejamos egoistas, não vamos piorar a situação da nossa Nobre profissão.
Lutem pelos vossos direitos, não se deixem explorar e acima de tudo tenham brio profissional e ética para com os vossos colegas.
luis silva
17-04-09, 12:34
rym isto so esta a acontecer porque a oferta é menor que a procura, logo o que acabaste de dizer é impossivel de se fazer...
penso que se estivesses desempregado desesperado a procura de emprego não tinhas a postura que estas a ter...
concordo contigo que ha casos de pura exploração e ai sim carambas mais vale estar em casa...mas 15€ a hora!!!!!onde é que essa realidade ja vai...
tania: com recibos verdes significa que supostamente és um trabalhador liberal e o que vaios fazer é prestar um serviço "pontual", no entanto esta situação torna-se uma vantagem para a entidade empregadora isto porque com recibos verdes a entidade nao te paga: subsidios de ferias, não tens direito a baixa (estas de baixa simplesmente nao recebes) e a qualquer momento a entidade ponde dizer que ja nao quer os teus serviços e vais para casa...outra desvantagem é que depois do teu 1 anos de trabalho passas a descontar para a segurança social mensalmente 150€ e teras ainda que reter na fonte 20% (nao sei se agora é mais ou nao) ou seja 20% do teu salario vai para o estado será o teu IRS para teres uma ideia eu desconto 11% do meu salario para a seg.social e 6.5% para o irs isto porque estou contrato é uma grande diferença...
logo fazendo as contas dos 550€ nao te deve ficar muito para o resto do mês...:neutral:
Caros colegas!
Fisioterapia enquanto emprego está realmente muito mal, quer em termos de reconhecimento profissional, quer em termos monetários.
De quem é a culpa???
É dos FISIOTERAPEUTAS!!!!
Será que se ninguém tabalhasse por menos de 15€ por hora as administrações das clínicas não iriam contratar Fisioterapeutas? Claro que iam, pois somos nós os "operários".
Temos que ser unidos e não utilizar aquela desculpa (a clinica é pertinho de casa como tal até posso ganhar menos..) ou então (vou trabalhar de borla durante x meses, mas depois fico no quadro... TRETAS), proponham isso aos Fisiatras e vão vêr a resposta.
Não sejamos egoistas, não vamos piorar a situação da nossa Nobre profissão.
Lutem pelos vossos direitos, não se deixem explorar e acima de tudo tenham brio profissional e ética para com os vossos colegas.
rym isto so esta a acontecer porque a oferta é menor que a procura, logo o que acabaste de dizer é impossivel de se fazer...
penso que se estivesses desempregado desesperado a procura de emprego não tinhas a postura que estas a ter...
concordo contigo que ha casos de pura exploração e ai sim carambas mais vale estar em casa...mas 15€ a hora!!!!!onde é que essa realidade ja vai...
tania: com recibos verdes significa que supostamente és um trabalhador liberal e o que vaios fazer é prestar um serviço "pontual", no entanto esta situação torna-se uma vantagem para a entidade empregadora isto porque com recibos verdes a entidade nao te paga: subsidios de ferias, não tens direito a baixa (estas de baixa simplesmente nao recebes) e a qualquer momento a entidade ponde dizer que ja nao quer os teus serviços e vais para casa...outra desvantagem é que depois do teu 1 anos de trabalho passas a descontar para a segurança social mensalmente 150€ e teras ainda que reter na fonte 20% (nao sei se agora é mais ou nao) ou seja 20% do teu salario vai para o estado será o teu IRS para teres uma ideia eu desconto 11% do meu salario para a seg.social e 6.5% para o irs isto porque estou contrato é uma grande diferença...
logo fazendo as contas dos 550€ nao te deve ficar muito para o resto do mês...:neutral:
Aqui a questão não é a quantidade de procura, mas sim a procura desleal.
Eu terminei o curso à 8 anos e a realidade de então erabem diferente da actual. Nessa altura também apenas existiam 6 escolas a leccionarem o Curso de Fisioterapia.
A oferta foi aumentando é verdade, mas isto chegou a este ponto porque fomos aceitando ao longo dos anos propostas cada vez mais baixas.
Não me digam que é uma questão de mercado, pois este é feito por nós..
É preciso ter coragem para dizer não a uma proposta de trabalho (nos dias de hoje) mas com todo o respeito pelos auxiliares de Fisioterapia, estes estão com melhores condições do que nós.
Quanto ganha uma empregada de limpeza??
Passa recibos verdes??
Tem a responsabilidade de tratar pessoas?
Estudou para fazer uma licenciatura??
Pois bem meus caros colegas no mês passado tentei arranjar uma para vir fazer umas horas a casa e ela deu-me um valor superior ao que muitos Fisioterapeutas aceitam para poderem dizer que o são.
Foram pessoas com essa mentalidade de que 10 ou 15€ era muito e depois 8 já não era mau e hoje 5 é o normal... foram essas que colocaram assim o mercado e não o excesso de "mão-de-obra".
Neste momento só criando uma legislação apropriada poderiamos esperar algumas melhoras. Isto apenas só é possivel, na minha modesta opinião, criando-se a tão propalada ORDEM DOS FISIOTERAPEUTAS.
Lutem caros colegas, pricipalmente aqueles que estão agora a sair das escolas, lutem por aquilo que poderá ser o vosso futuro...
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.