View Full Version : TENS Até que ponto?
Olá a toda a malta do forum. :smile:
Gostava de saber até que ponto podemos considerar o uso do TENS como uma forma de tratamento?
Conheço alguns casos em que o tratamento para a dor lombar não passa de massagens e da aplicação de TENS. :doubt:
Até que ponto isto está correcto? Até que ponto como fisioterapeutas não deviamos tentar aprofundar a patologia e descobrir o que está por detrás da dor e não tratar apenas a dor?
Bem o que gostava de pedir era que os estimados colegas partilhassem aqui a sua experiência com casos semelhantes e resultados obtidos com o tratamento através do TENS.
Cumprimentos a todos :cool:
Hélder Abreu
05-01-06, 22:40
É, sem dúvida, um tema interessante. O TENS tem óptimos efeitos analgésicos, mas pela minha esperiência pude denotar que em situações crónicas, o seu efeito se desvanece, isto é, ao longo das sessões, a aplicação de 30 minutos vai deixando de "aliviar o quanto aliviava", sendo necessário aumentar os tempos... Dentro da electroterapia analgésica considero a corrente galvânica uma óptima alternativa, sendo necessários tempos menores de aplicação e obtendo resultados igualmente bons.
Relativamente ao facto de ter de aprofundar a patologia, isso tem de ser feito, sem dúvida alguma, porque uma lombalgia, não é uma patologia, mas sim uma consequência de algo que não está a funcionar correctamente.
Aqui fica a minha opinião, espero que os colegas comentem também a experiência deles.
Cumprimentos.
Hélder Abreu
Ismaelsilva
25-01-06, 23:54
Infelizmente, a nossa realidade por muito dura que seja, resume-se muitas das vezes à chapa 3 (CH, massagem, TENS). Embora algumas vezes os resultados sejam visiveis, outras tantas demostras uma inadequaçao total do plano de tratamento.
Dos estudos publicados e que avaliam varias técnicas no tratamento de lombalgias o que mostrou resultados mais significativos, foi a aplicaçao de um plano de exercício especifico para a redução da dor lombar. O grande problema aki reflete-se com o ainda papel passivo do paciente no tratamento, pois o paciente aparece para ser tratado e nao para se tratar, o que muitas das vezes dificulta os nossos planos d exercícios!
Abraços
Marco Silva
olá a tds!
concordo com o terapeuta Ricky, acho que os fisioterapeutas deviam tentar sempre aprofundar a patologia, caso tenha dúvidas ou para tentar tratar o mal pela raiz, pois mais cedo ou mais tarde a dor voltará se este nao for tratado, e não disfarçar somente a dor atrvés, neste caso, de TENS. É por isso que numa clinica, ou onde quer que seja o local de tratamento, deveriam existir meios para se estudar certos casos, desde a radiografia a ressonâncias... mas a nivel económico o resultado nao seria mt bom... lol
mesmo que um paciente ja tenha feito exames, por vezes são necessários novos e com rapidez.
cumprimentos! :)
Um técnica recentemente descoberta, e que resulta em muitos casos, tal como alguns de lombalgia, é a Tensão Neural! Colocar o sistema nervoso em tensão, com respectiva mobilização e estiramento/alongamento! Bons resultados, e não demora muito a fazer! E o TENS, pode-se continuar a fazer na mesma, para deixar o patrão contente que assim pode cobrar mais um tratamento!
Abraço
Como é sabido o alivio provocado pelo tens deve-se à saturação do receptor, assim este para o alivio da dor crónica deverá ser usado pelo paciente sempre que a saturação se esgota, quero dizer é um meio muito eficaz no alivio da dor se houver possibilidade de entregar um aparelho ao paciente para que este o use ao estilo "aspirina" pois so assim podera ser considerado eficaz já que ao fim de +/- 30 min os efeitos da sua utilização desaparecem sendo necessaria nova aplicação.
Hélder Abreu
07-10-06, 10:51
...para que este o use ao estilo "aspirina"...
Engraçado... Ainda ontem fiz essa comparação para explicar a um paciente como funcionava:lol:
Quanto à minha prática, posso dizer que cada vez menos recorro às correntes. Menos ainda às correntes analgésicas. Prefiro passar mais 10 ou 15 minutos a executar uma técnica manual, que acabará por provocar um alívio maior e mais durador, do que TENS.
Só uma ressalva. O efeito antalgico da TENS é conotado com 2 mecanismos:
1º teoria de porta vulgo via ascendente a tal da "saturação", com efeito de "curta" duração (TENS tipo C).
2º dos opiacios endógenos, via descendente com um efeito mais persistente (TENS tipo A,S).
Muito há a dizer sobre esta técnica de analgesia, que tal como qualquer outra, só é realmente eficaz quando controlamos correctamente todas as variáveis. Que no caso até são muitas.
boas tardes a todos...son da galiza e falo galego...
O TENS tamén funciona por liberación de opiaceos endoxenos pola estimulación dos mecanorrecptores muscalares ao provocar contraccións rítmicas do músculo, para isto empreganse impulsos en trens (TENS Burst) que resultan consistir en baixas frecuencias (3-5 HZ). As aplicación non deben sobrepasar os 30 minutos, ya que a partires de ahí non se segregan máis opiaceos endoxenos a nivel da metamera correspondente...evidentemente as contraccions musculares deben provocarse nos miotomas pertencentes ao nivel da dor...
fisiozende
21-11-07, 16:04
Olá,
Na minha humilde opinião... é útil usarmos o TENS no início da sessão de tratamento para podermos obter a analgesia lombar de forma a ser possível executarmos algumas manobras manuais e um plano de exercícios.
O que não podemos nos esquecer é que, como aqui já foi referido, o tratamento da lombalgia passa (isto é, conseguirmos "eliminar" a dor), essencialmente por um plano de exercícios, técnicas de relaxamento e correcção postural, não deixando de lado, claro, os estiramentos pois a lombalgia terá, quase sempre, por trás da dor, uma descompensação muscular/tendinosa ou postural.
dani_bonança
11-12-07, 11:07
Ola caros colegas!
Antes de mais devemos ter em conta qua a dor é um fenómeno muito complexo e multidimensional! A nossa tendência é abordar a dor de uma forma errada, ou melhor, de uma forma incompleta. Os factores psicológicos e emocionais podem alterar a percepção de dor, como melzack e Wall explicaram na sua Teoria do Portão em 1965! No caso das lombalgias, 70% destas não têm uma causa conhecida, e são muitas vezes associadas a somatização. Mas nunca nos devemos esquecer que a dor é sempre real!!! Quanto à utilização do tens, sabemos que na dor aguda tem bons resultados, pelo menos é o q nos diz a evidência! Já relativamente a dor crónica não se poderá chegar ao mesmo consenso! Há pouco tempo fui a uma formação de electroterapia, onde este assunto foi abordado! O que demonstra ter melhores resultados é o tens de baixa frequência (30 min), pois permite a libertação, até 22% a mais ,de endorfinas na corrente sanguinea, o que transmite uma sensação de bem estar e analgesia. Mas não acaba c a dor apenas ajuda durante um tempo. Só c equipas multidisciplinares é que poderemos algum dia tratar a dor.. Sozinhos podemos ajudar um pouco.. mas n o suficiente! Peço desculpa pela extensão da msg!
As minhas desculpas se este não for o local indicado para a minha questão.
Sou "doente" e não fisioterapeuta!
Pelo que li o TENS tem efeito analgésico... gostava que me dissessem se é normal sentir dor quando me aplicam esse tratamento.
É que das duas últimas vezes que fiz tratamento, tive que mandar baixar o nível do TENS porque me provoca dor, e ontem, mesmo estando num nível "baixinho" aquilo incomodava-me de vez em quando.
Desde já, obrigada pela ajuda que me possam dar!
Cumps
Boas,
este é sem duvida um tema que despestar-me algum intere-se, tanto pela utilização do Tens como corrente analgesica no tratamento de uma lombalgia, bemo como a utilizaçao do TENS no tratamento de patologias cronicas. Perante a minha experiencia, conclui que a sua eficacia é minima ou ate mesmo nenhuma...deste modo nao encontro grande utilidade utilizar esta corrente como tratamento de uma lombalgia ou uma outra patologia cronica. concordo com o que foi dito anteriormente, utilizar uma corrente galvanica ao inves de TENS, e ate mesmo utilzar terapias manuais durante masi tempo.
ds@ct
As minhas desculpas se este não for o local indicado para a minha questão.
Sou "doente" e não fisioterapeuta!
Pelo que li o TENS tem efeito analgésico... gostava que me dissessem se é normal sentir dor quando me aplicam esse tratamento.
É que das duas últimas vezes que fiz tratamento, tive que mandar baixar o nível do TENS porque me provoca dor, e ontem, mesmo estando num nível "baixinho" aquilo incomodava-me de vez em quando.
Desde já, obrigada pela ajuda que me possam dar!
Cumps
Olá!
Como fisio, respondo, o TENS não deverá provocar dor, excepto se este for usado como estimulante e não como analgésico. Se o terapeuta lhe está a aplicar o TENS para efeitos de analgesia a paciente deverá sentir apenas um ligiero formigueiro que vai desaparencendo, e aí aumentar um pouco a intensidade, e trabalhar sempre no limiar. Não é por estar mais forte que vai fazer milagre, pelo contrario, se a intensidade estiver muito forte o efeito será estimulante e não analgésico, no final só a fará sentir mais dor.
Cumprimentos! :wink:
Olá!
Como fisio, respondo, o TENS não deverá provocar dor, excepto se este for usado como estimulante e não como analgésico. Se o terapeuta lhe está a aplicar o TENS para efeitos de analgesia a paciente deverá sentir apenas um ligiero formigueiro que vai desaparencendo, e aí aumentar um pouco a intensidade, e trabalhar sempre no limiar. Não é por estar mais forte que vai fazer milagre, pelo contrario, se a intensidade estiver muito forte o efeito será estimulante e não analgésico, no final só a fará sentir mais dor.
Cumprimentos! :wink:
Boa noite e obrigada pela resposta!
De facto o TENS estava a ser aplicado para ter efeitos analgésicos, mas ao fim da 4ª sessão de fisio começou a provocar dor mesmo numa intensidade baixa e agora retiraram-me este tratamento.
Só mais uma dúvida, um pouco fora do tema... o ultrasom poderia substituir o TENS num programa de fisioterapia?
Obrigada uma vez mais!
Cumps
Eu utilizo o TENS no fim da sessão, para que o paciente tenha a perfeita noção da dor durante a realização dos exercícios..
Só o uso mesmo para aliviar a dor do paciente e nunca para tratar a causa da dor, porque todos os "motivos" da dor continuam lá..
Na visão da MTC (acupuntura) a lombalgia pode ser pelo desgaste da essência vital (os rins são como baterias de energia vital), as vezes os exames complementares (RX, U.S, Ressonância Magnética) não revelam alterações estruturais de músculos, vértebras e ligamentos no entanto o paciente esta queixoso de dores lombares, nesses casos a TENS é excelente e as vezes apenas um simples calor superficial da respostas muito boas, os alongamentos musculares são essenciais no tratamento, claro que a resposta varia entre jovens e adultos, o profissional deve ficar muito atento na anamnese da dor.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.