PDA

View Full Version : Entorse

Marine
10-01-08, 11:49
Olá, como já vi aqui outros tópicos de pessoas a pedirem opinião sobre os seus problemas, espero não estar a infringir nenhuma regra deste forum ao postar aqui o seguinte:

Ora, começo por deixar alguns dados antes de ir ao fundo da questão:

No dia 26 de Dezembro, fui jogar futebol com uns amigos e torci o pé, nada que já nao me tenha acontecido umas 4 ou 5 vezes e sempre no mesmo pé, o direito (tambem sempre a jogar futebol, fora a primeira vez que estava a brincar, saltei dum banco e pousei mal o pé), talvez devido a ter a perna direita mais curta cerca de 1 cm do que a outra (só noto olhando no espelho e espetando os dedos lateralmente acima da bacia), para corrigir este erro utilizo um calço de silicone (aconselhado por um ortopedista depois de me ter queixado de dores nas costas e ele ter visto que era essa a causa), que nao me atrapalha em nada.

Há cerca de 8 anos torci o pé pela primeira vez, foi uma entorse que julgo ter tido rotura incompleta de ligamentos, embora não me lembre bem suponho que fiquei com o pé pisado, consultei um ortopedista e tive de ficar uma semana (julgo eu) em descanso, pondo gelo no pé e usando uma ligadura, depois ainda andei talvez 3 ou 4 semanas de moletas.

A seguinte entorse foi à cerca de 4 anos e desde então tenho tido quase uma por ano (estava quase a escapar em 2007, mas o pai natal nao se esqueceu), estas entorse foram menos graves, apenas pus gelo no pé, dei-lhe banhos de água salgada (pergunto-me se isso terá algum efeito benéfico, mas pronto os velhotes dizem que sim... mal não faz de certeza, mas gostava de saber a vossa opinião) e usei o pé elástico como ligadura, em 2 ou 3 destes casos andei de moletas cerca de uma semana.

Desta vez, foi um pouco mais grave, o pé ficou mais inchado e pisado, ou seja pelo que li tive rotura incompleta de ligamentos. Ok, faço o mesmo tratamento, o inchaço já está quase a passar o pisado a desaparecer, não dói muito, maaassss o problema é que agora tem-me vindo a doer cada vez mais todo o musculo da perna direita, o (ou "os", digam-me sff :razz:) gémeos, não sei se devido a alguns esforços descuidados, mesmo andando de moletas, ou se outra causa, parece que estou prestes a ter uma cãibra... Reparei também que estranhamente, parece que a minha perna deixou de ser mais curta que a outra e estão agora niveladas (o que penso que pode ser possível de acontecer, se o problema não provem de um osso curto, e quem sabe a entorse ter resolvido o problema talvez criado noutra entorse (a 1ª possivelmente... como saltei dum banco), é possivel? ou será devido ao inchaço da entorse ou outra coisa? será a dor nos gémeos causa da perna ter voltado ao normal? voltará a perna curta? :cry:). Que vos parece? :rolleyes:

Obrigado

wamaral
15-01-08, 23:30
Haha, também caiste na conversa do ortopedista, tenho o mesmo problema que tu e sei que podes descansar à vontade, mas a coisa não desaparece assim,apenas o inchaço.
O mal teria de ser tratado logo na primeira entorse,agora vai ser cada vez mais fácil isso acontecer, daqui a nada vamos chegar ao ponto em que nem seque vamos poder sair do sofá quanto mais jogar à bola.
Como estamos num site de fisioterapeutas também gostava de saber sugestões, acho que vou aprender algo com isso.

PS:Pé elástico nunca me pareceu muito útil, apenas serve para prender músculo. Que vantagem existe em ter os músculos parados?
Outra coisa que pode ser útil é que é útil exercitar tendões(o que vai enfraquecendo cada vez que torces o pé), algo tipo andar na praia ou fazer exercicios numa cena que parece chamar-se plantaforma de equilibrio.

Marine
18-01-08, 01:01
Olá, antes de mais, muito obrigado por responder :smile:

Haha, também caiste na conversa do ortopedista, tenho o mesmo problema que tu e sei que podes descansar à vontade, mas a coisa não desaparece assim,apenas o inchaço.
O mal teria de ser tratado logo na primeira entorse,agora vai ser cada vez mais fácil isso acontecer, daqui a nada vamos chegar ao ponto em que nem seque vamos poder sair do sofá quanto mais jogar à bola.

..nao diga isso... eu adoro jogar à bola.. :cry:

Como estamos num site de fisioterapeutas também gostava de saber sugestões, acho que vou aprender algo com isso.

Pois eu acho que não vai aprender nada aqui, a não ser que apareça outra alma caridosa como voçê que responda, mas já passou uma semana desde que fiz este topico, por isso tenho as minhas dúvidas :doubt:

PS:Pé elástico nunca me pareceu muito útil, apenas serve para prender músculo. Que vantagem existe em ter os músculos parados?

Eu penso que o pé elástico é mais para evitar que o pé torça... mas, então faz bem usá-lo ou não? quando é que o deverei usar, só quando faço desporto? ou não deverei mesmo usá-lo de todo? Como posso fazer então para evitar que pé torça novamente?

Outra coisa que pode ser útil é que é útil exercitar tendões(o que vai enfraquecendo cada vez que torces o pé), algo tipo andar na praia ou fazer exercicios numa cena que parece chamar-se plantaforma de equilibrio.

Hmm.. realmente que eu me lembre, nunca torci o pé no verão, e no verão é quando mais desporto faço, pois está bom tempo para isso. Gostava de saber um pouco mais sobre essa plataforma de equilibrio, como é? que tipo de exercicios se faz com ela? é realmente bom para os tendões?

wamaral
18-01-08, 17:10
..nao diga isso... eu adoro jogar à bola.. Também eu, a saúde está em primeiro, não posso andar com o pé inchado o ano todo,tem tendência a acontecer cada vez mais vezes, vou aproveitar para tentar recuperar e ver se no verão estou melhor.

Pois eu acho que não vai aprender nada aqui, a não ser que apareça outra alma caridosa como voçê que responda, mas já passou uma semana desde que fiz este topico, por isso tenho as minhas dúvidas Também perdi a esperança, não esperava consulta à borliu, já estou a tratar disso,só gostava era ver se existiria alguma possibilidade de trocar ideia.

Eu penso que o pé elástico é mais para evitar que o pé torça... mas, então faz bem usá-lo ou não? quando é que o deverei usar, só quando faço desporto? ou não deverei mesmo usá-lo de todo? Como posso fazer então para evitar que pé torça novamente?O pessoal normalmente aconcelha o pé elástico para pessoas como nós,provavelmente para prender o musculo ou algo que o valha.
No meu caso, posso dizer que quando o meu pé esteve assente no chão e o peso do meu corpo a cair no chão forçou certos músculos do pé a gritarem de dor, se estivesse com o pé elástico seria tão útil como andar com uma pata de coelho no bolso.É como lhe digo, é um método de preguiçoso e não serve de muito(acho).

Hmm.. realmente que eu me lembre, nunca torci o pé no verão, e no verão é quando mais desporto faço, pois está bom tempo para isso. Gostava de saber um pouco mais sobre essa plataforma de equilibrio, como é? que tipo de exercicios se faz com ela? é realmente bom para os tendões?Não sei exactamente o teu caso,parto de principio que soframos males semelhantes, mas nunca iguais.
Mas acho que temos esse ponto em comum,quando o pé sofre pressões, há 2 coisas que podem ceder:
Ossos - Os ossos aguentam-se à bronca e apanham com a pressão de o pé estar fora do sítio,e parte-se o pé.
Músculo(nosso caso) - Os Musculos é que sofrem a pressão e vão ficando mais fragilizados.A cena da plantaforma de equilibrio(acho que se chama assim) é uma alternativa a andar a exercitar os pés na praia(aqui no norte é frio), basicamente é um prato de madeira e por baixo está pregado um meio-circulo, terias de de meter o pé por cima para exercitar os músculos, pode-se comprar, acho que por uns 25 euros.

Podes estar em casa e fazer isso,vou googlar um bocado.

Não sei se é este
http://www.ranking.es/catalogo/product_info.php?products_id=3745&osCsid=04427e3f379cf84d714877113a39e362

Prato de Bohler,creio eu
http://www.wolfcare.com/reabilitacao.htm

http://www.webrun.com.br/home/index.php?destinocomum=fisioterapia_mostra&id_noticias=6210&id_eventos=

Havia um site que estava bem bom,mas não tive tempo para procurar melhor.

Moral da história: é melhor considerar a hipótese de tentar curar o pé.

Se calhar é melhor chamar o senhor dos bezerros(provocação aos fisioterapeutas que ponham os olhos neste post)

Marine
18-01-08, 20:44
Se calhar é melhor chamar o senhor dos bezerros(provocação aos fisioterapeutas que ponham os olhos neste post)

Ui, agora é que os vais ver a postar, pra isso estão eles prontos..