PDA

View Full Version : Fisioterapia na Deco

Luciana Silva
07-10-04, 02:43
Atenção para o artigo publicado pela DECO na revista Teste Saúden.º 51 Outubro/Novembro 04 intitulado: "Fisioterapia: no reino da confusão".

Vale a pena comentar junto do site da DECO www.deco.proteste.pt sobre algumas incorrecções do artigo (ver caixa"Lei para todos?" entre outros parágrafos) bem como afirmar a necessidade de legislação específica para fisioterapia. Que se esclareça de uma vez por todas que fisioterapia não é medicina física e reabilitação.

Por outro lado, confirmamos que a imagem que a fisioterapia transmite para o público e para o consumidor é desoladora...Culpa de quem?

Um abraço
Luciana Silva

Francisco Neto
07-10-04, 11:39
Olá, Luciana.
Ainda não tive oportunidade de ler o artigo, uma vez que não tenho acesso online a essa publicação. Hoje mesmo vou comprar a revista. Antes de ler o artigo e detectar as lacunas que lhe apontas, não posso deixar de concordar com o título que escolheram: "Fisioterapia: no reino da confusão"... Bastante sugestivo e realista...
Talvez fosse importante informares-nos se o sindicato tomou medidas relativamente às incoerências deste artigo e, no caso de isso ter acontecido, como agiu.
Obrigado pelo alerta!

Adérito Seixas
07-10-04, 19:30
Obrigado pelo aviso Luciana!
Eu vou ler o artigo assim que puder... "Fisioterapia: no reino da confusão", gostei do título, como disseo Francisco é bem sugestivo da nossa realidade. Quando ler o artigo volto a comentar.

mfonseca
08-10-04, 04:06
Partilho da vossa opinião, embora um tanto ou quanto surrelista e degradante na nossa profissão.
Marco

Luciana Silva
08-10-04, 14:18
Olá colegas.
Quanto à posição do SFP, está a ser preparado um documento. Aguardem para ver.
NO entanto, reforço novamente que não devemos esperar que sejam sempre os outros a agir.
Que tal, TODOS OS QUE DISCORDAREM DE ALGUNS PONTOS DO ARTIGO DA DECO, ENVIAREM A SUA OPINIÃO PARA A MESMA???!!!
Seo fizerem ao ABRIGO DO DIREITO DE RESPOSTA, A DECO TEM DE PUBLICAR.

Podem fazê-lo para sga@edideco.pt

fax 218410802

Deco- Proteste AvªEngº Arantes e Oliveira, n.º 13, 1.º B, Olaias
1900-221 Lisboa

Um abraço

Adérito Seixas
08-10-04, 14:29
Assim que ler o artigo vou fazer isso de certeza, podes estar certa disso.

Vitor Azevedo
08-10-04, 16:46
Acabei de ler o artigo. Bem, além de não fazerem a mínima ideia do que é fisioterapia, de não terem falado com nenhum fisio, e serem redutores ao ponto de criticarem toda uma profissão por inquéritos enviados a clínicas privadas. Bem, se isto é uma "história" bem feita, só dá vontade de, qdo o(s) editor(es) precisarem de nós, relembrarmos isto. Realmente... fisioterapia... "pequenas descargas eléctricas"... enfim, prefiro não comentar mais.

Francisco Neto
09-10-04, 02:07
Olhem... Sabem o que deviamos fazer? Queixarmo-nos à DECO pela falta de qualidade e rigor deste artigo! :lol: Sinto-me burlado por ter comprado esta revista e insultado como profissional!!!!! :shock:
Mas, mesmo assim, gostei do título... :roll: Mas tinham que escrever o resto do artigo de novo! :wink:

mfonseca
09-10-04, 02:28
Essa é boa, Franscisco! :wink:
Também gostei do título! :lol:

Cumprimentos,
Marco

Helder Fonseca
09-10-04, 10:51
não consigo ler o artigo, porque ainda não assino a revista.
Será que seria possível alguém enviar???

Se for assim tão mau, também contesto :x

Luciana Silva
09-10-04, 12:13
Caros colegas.
Enviarei o artigo para o Francisco Neto que o disponibilizará no Fórum. Não o fiz antes por não encontrar essa opção :shock: . Desculpem
Força com as reclamações. Não se esqueçam de as enviar ao abrigo do direito de resposta pois assim a DECO tem de publicar.

Um abraço.
Luciana Silva

Francisco Neto
10-10-04, 18:56
Leiam e comecem a escrever os vossos comentários para a DECO. Temos oportunidade de fazer alguma coisa pela profissão. Depois não digam que não sabiam! "A união faz a Fisioterapia!"

Por motivos óbvios não anexo o artigo aqui...

LuisAF
10-10-04, 22:36
Caros Colegas
Também eu, e a AF, já fizemos a nossa obrigação quanto à DECO.
Quero chamar a atenção no entanto para o facto que o referido artigo em PDF não deve ser divulgado publicamente neste forum, trata-se de material reservado apenas a sócios da DECO.
Para esse efeito sugiro E-mail.
Atenção à legalidade das coisas, para que não nos apontem o dedo.

Adérito Seixas
10-10-04, 23:40
Bem, fiz uma leitura em diagonal pelo artigo e fiquei abismado. Quanto à desorganização não foi novidade mas o que eles dizem acerca da necessidade de um Fisiatra a "supervisionar" os tratamentos de Fisioterapia... ridiculo...

Francisco Neto
11-10-04, 00:04
Então há que começar a escrever uma cartinha para a DECO, Adérito! :wink:

Adérito Seixas
11-10-04, 01:10
Tenho o artgo em meu poder e vou amanhã discutir isso com alguns colegas. Têm que levar uma resposta.

mfonseca
11-10-04, 17:28
Onde é que vocês colocaram o ficheiro.

Oh Fysio este novo ambiente é óptimo, mas as coisas desaparecem com muita facilidade!

Francisco, se puderes manda para o meu e-mail mfonseca@fisiozone.com
Um abraço para todos.
Certo é que se não gostar do que vou ler, contem com uma cartinha para a DECO.

:wink:
Marco

mfonseca
11-10-04, 17:31
Já li, mas gostaria do ficheiro em formato digital. Para escrever à DECO.
Francisco, p.f. envia o ficheiro para mfonseca@fisiozone.com.
Fico à espera. Um grande abraço.
Marco

Adérito Seixas
11-10-04, 17:55
Vê a tua caixa de mensagens privadas!

Helder Fonseca
11-10-04, 18:49
Sinceramente, não fiquei escandalizado com o artigo. infelizmente grande parte daquilo que eles dizem é verdade.

O único senão é que o artigo gira um pouco à volta de fisiatras. No o artigo foi escrito um pouco em ignorância de causa por parte deles.

Penso que eles se basearam unicamente no decreto de lei que regulamenta a actividade das clínicas de MFR, no entanto não se informaram quanto à regulamentação da profissão.
Tem uma parte em que eles inclusive perguntam até que ponto nós podemos trabalhar sem "supervisão médica". Se eles se tivéssem informado correctamente teriam constactado que a nossa profissão vem classificada como técnicos de diagnóstico e terapêutica e que trabalhamos por indicação.

No entanto acho que deveriamos tomar isto como um puxão de orelhas (apesar de a culpa não ser inteiramente nossa) e até aproveitar uma "ideia" que eles deram. Porque é que os gabinetes não têm legislação própria?? (isto não dirá muito bem de nós ao público geral).
Se isso acontecesse talvez estes pudéssem vir a ter convenções e talvez interessásse mais ao fisioterapuetas.

Uma parte cómica contudo está na parte dos super-homens :lol: eles são tão poucos em comparação com os fisioterapeutas que penso ser uma boa ideia permitir aos fisios abrir clínicas ou gabinetes (autorizados e com convenções)

Mas isto é outra história... Os pontos negativos, é que é demasiado generalista e algumas clínicas privadas não estão tão mal como isso, e é mais uma "machadada" (um "deita-abaixo" por assim dizer) para uma profissão que começa (na minha opinião) a dar mostras de qualidade nos últimos anos.

Adérito Seixas
11-10-04, 19:09
O problema foi precisamente eles não se informarem acerca da regulamentação da profissão... "supervisão médica"? Por favor... eu até acredito que tenham feito isso na sua ignorância mas não deviam.
Tens toda a razão quando dizes que tomemos isto como um puxão de orelhas, embora a culpa não seja inteiramente nossa, mas ao sujeitarmo-nos a determinadas condições de trabalho estamos a contribuir para esta confusão. Eles perguntam e bem como é possível uma clínica com 1 fisio tratar cerca de 100 doentes...

Helder Fonseca
11-10-04, 19:32
Eles mesmos se questionaram "até que ponto é necessária supervisão médica"...
É mesmo ignorância de causa.

Fysio
11-10-04, 22:04
Onde é que vocês colocaram o ficheiro.

Oh Fysio este novo ambiente é óptimo, mas as coisas desaparecem com muita facilidade!

Francisco, se puderes manda para o meu e-mail mfonseca@fisiozone.com
Um abraço para todos.
Certo é que se não gostar do que vou ler, contem com uma cartinha para a DECO.

:wink:
Marco
Olá Marco,

O ficheiro não desapareceu, foi retirado devido aos direitos de autor. :wink:

Foi só este caso de desaparecimentos?

mfonseca
12-10-04, 13:09
Grato pela explicação, Fysio.

Mesmo assim já o tenho. Ehehehe. MITROSO!
Um abraço,
Marco :surprised

AnaFrancisco
26-10-04, 23:47
Ola...

Eu "adorava" ver o que a DECO escreveu sobre o papel do Fisioterapeuta, mas inda não consegui perceber para onde foi o artigo..Podiam enviar-me o dito cujo em anexo numa private message? sim..
Desde já agradeço, até porque quantos mais formos a transmitir o REAl papel da Fisioterapia..melhor será a nova imagem que a DECO poderá voltar a divulgar.
Abraço

Lita
27-10-04, 19:44
Eu tambem gostava de ver o artigo! :D

Ana Linhares de Castro
28-10-04, 13:22
Olá. eu também ainda não tive a oportunidade de o ler, agradecia que também me mandassem numa private message. Pode ser? Obrigado

Fysio
28-10-04, 13:27
Ola...

Eu "adorava" ver o que a DECO escreveu sobre o papel do Fisioterapeuta, mas inda não consegui perceber para onde foi o artigo..Podiam enviar-me o dito cujo em anexo numa private message? sim..
Desde já agradeço, até porque quantos mais formos a transmitir o REAl papel da Fisioterapia..melhor será a nova imagem que a DECO poderá voltar a divulgar.
Abraço
Eu tambem gostava de ver o artigo! :D
Olá. eu também ainda não tive a oportunidade de o ler, agradecia que também me mandassem numa private message. Pode ser? Obrigado
Enviado! :wink:

alexa
29-10-04, 19:36
Bem, eu ainda nao li o artigo mas estive agora a ler as vossas manifestações em relaçao ao "dito".:shock: Vou comprar a revista e ler e podem crer que também eu vou contestar!!
Giro, giro, era fazer o que o Francisco sugeriu... "Queixarmo-nos à DECO pela falta de qualidade e rigor deste artigo"!! Ahahahahah:lol:
Assim que tiver lido venho aqui postar!

fisiopower****

Lita
29-10-04, 20:40
Só hoje tive oportunidade de ler o artigo, e surpreendeu-me pela positiva! achei que o artigo é uma critica construtiva! Eu nao concordo que seja a DECO a quem nos devamos queixar.... mas sim ao Ministerio da Saude! Eu ainda nao tenho muito conhecimento do "nosso mundo fisioterapeuta", 1º porque sou espanhola e 2º porque ainda agora entrei no curso! Mas acredito que tudo o que esta escrito no artigo seja verdade, e que por tras existam muitas horas de pesquisa e investigaçao!
Porque nao aceitamos este artigo como uma critica construtiva, e tentamos melhorar o k é ou será o nosso dia a dia... nossa profissao?????? Acho que devemos parar de esconder as coisas que ocorrem e començar a cer criticos e realistas... Só assim é que vamos conseguir melhorar tudo!

Com os melhores cumprimentos,

Marina Muñoz

Helder Fonseca
29-10-04, 20:58
Não é questão de encararmos isto como uma crítica construtiva, porque a situação não é da nossa responsabilidade. Infelizmente é o que temos no nosso país. Mas sobretudo é a nossa profissão que fica manchada, independentemente de quem for a culpa.

Outro erro grave do artigo é colocar um ponto de interrogação nos gabinetes, onde, na maior parte das vezes, se presta um serviço de grande qualidade (pelo menos daqueles dos quais tenho conhecimento).

Mas concordo 100% quando se diz que deveriamos aproveitar a deixa para lutarmos pela liberalização do mercado.

Lita
29-10-04, 21:17
exactamente! nao sou pela liberaçao do mercado mas tambem pela legalidade!

Adérito Seixas
31-10-04, 04:57
Os gabinetes, de forma geral, prestam um bom serviço à comunidade. O espírito do lucro não está tão implantado, enfim, o fisio trabaha melhor. Se a liberalização do mercado acontecese, quem ganhava era o utente...

claudia aguiar
07-11-04, 14:20
Alguém poderia mandar o artigo para o meu e-mail?Claudiaramos80@hotmail.com

Tentarei expor esse assunto também aos colegas com quem trabalho.Obrigada

Fysio
07-11-04, 16:16
Alguém poderia mandar o artigo para o meu e-mail?Claudiaramos80@hotmail.com

Tentarei expor esse assunto também aos colegas com quem trabalho.Obrigada
Artigo enviado!

Cumprimentos,

Fysio

Hydro
08-11-04, 22:27
Se me pudessem enviar o artigo tb... fiquei muito curiosa!!!

Obrigado!!!
Susana Hidro

Fysio
08-11-04, 22:36
Se me pudessem enviar o artigo tb... fiquei muito curiosa!!!

Obrigado!!!
Susana Hidro
Hydro, consulta o teu e-mail por favor. :cool:

Cumprimentos,

Fysio

alexandra_martins
09-11-04, 15:24
Já agora fysio....:redface: . Se não der muito trabalho, também gostaria de ler o artigo e passá-lo aos meus colegas.

Obrigada------------»xana martins

Fysio
09-11-04, 20:51
Já agora fysio....:redface: . Se não der muito trabalho, também gostaria de ler o artigo e passá-lo aos meus colegas.

Obrigada------------»xana martins
Não dá trabalho nenhum, já lá canta no teu e-mail :wink:

Cumprimentos,

Fysio

Carlinha
09-11-04, 23:56
Fysio.... eu precisava tb deste artigo... não consegui entrar, e queria ler e expor tb lá a minha crítica... é possível me enviar ? abraços, Carla

Adérito Seixas
10-11-04, 00:12
Já foi enviado :wink:

claudia aguiar
13-11-04, 11:12
obrigada..já o li.alguns pontos maus,outros nem tanto.Um pouco reais em alguns casos.Mas,tentarei le-lo melhor.obrigada novamente.
Saudações fisioterapeuticas

Hydro
14-11-04, 23:50
Em relação à legislação, o que eles dizem parece-me ser a verdade com que tivémos que viver até aqui. É importante que todos saibamos com o que contamos.
Achei também importante eles realçarem que pode ( E HÁ) muitas pessoas a trabalhar e a intitularem-se fisioterapeutas e que não o são... eu já me cruzei com um desses! O meu patrão não se interessa muito em pedir diplomas quando contrata profissionais!!! E isto é muito grave e mancha a nossa credibilidade! Havia uma clínica na margem sul que só empregava "massagistas" e exercia tratamentos de fisioterapia!!! Claro, que no final do mês lhe saía muito mais barato...
Em relação à comparação do trabalho de um fisioterapeuta num hospital e numa clínica privada... vê-se mesmo que não fazem a mínima ideia do que estão a falar!! Pelo que eu tenho visto por aqui, há muitos fisios a tratarem bem mais do que os 10 utentes por dia e, mesmo assim a fazerem mais por eles do que alguns fts em alguns hospitais...
Dos custos mais valia nem sequer falarem, porque além de estarem alguns errados, parece que querem dar à força a ideia de que há muitos utentes numa clínica privada que pagam pelos seus tratamentos (na minha experiència, são quase nenhuns) e que há uma variação muito grande de clínica para clínica... não me parece ser possível, mas...
No geral, não me parece que o artigo seja assim tão mau!! Principalmente porque ,à parte algumas incorrecções, chama a atenção para problemas muito graves e que deveriam ser solucionados: a caixa CONSUMIDORES EXIGEM.
No final ainda concluí que a clínica onde eu trabalho não é tão má assim...:smile:

Helder Fonseca
16-11-04, 19:08
A ideia de haverem pessoas a trabalhar em clínicas sem formação adequada, que referia no artigo, era sobre os auxiliares, que em alguns casos são "justificáveis". O problema é quando poem os doentes a fazerem tratamentos com os auxiliares... Já tenho tido doentes que vêm de outras clínicas que dizem nem sequer terem conhecido o seu terapeuta :evil: .

Mas essa dos massagistas é mesmo grave...

Adérito Seixas
16-11-04, 22:50
Existem clínicas onde os auxiliares fazem todo o tratamento, todos nós sabemos disso...

eCirTap
04-12-04, 17:00
Seria possivel enviarem-me esse tao comentado artigo?

Adérito Seixas
04-12-04, 17:14
Vou enviar :wink:

eCirTap
04-12-04, 17:20
fico a espera entao :wink: thanks