View Full Version : actuação do Fisioterapeuta numa clínica de estética!
Monica Romao
28-12-05, 13:53
Caros colegas,
Gostaria de saber a vossa opinião sobre a actuação do Fisioterapeuta numa clínica de estética!
Soube recentemente que um fisioterapeuta está a trabalhar numa clínica intitulada por "PERSONA" e, portanto é uma área diferente de actuação para o lado da imagem corporal.
Os aparelhos da exclusividade da persona utiliza a electroterapia (laser, infravermelhos,vacuoterapia, entre outros) e, com isto, quero dizer que utilizam a nossa formação de base de electro...
Será uma mais valia para nós?
Até breve.:wink:
Este assunto penso que depende muito da opcção da pessoa... se o fisioterapeuta tem interesse pela área deve procurar algo ao que se agarrar.
É sem dúvida uma das áreas sub-exploradas pelos fisioterapeutas... pelo menos não sei de muitos terapeutas a trabalhar nesta área. Contudo se os houver gostaria que deixassem o testemunho. =))
É sem dúvida uma mais valia, desde que haja alguma formação e se saiba o que se está a fazer deve-se ir em frente =))
Cara colega!!
È minha opinião de que a fisioterapia "estética" será no futuro, a par de outras especialidades, mais um ramo de saída profissional. É que além de possuirmos as bases de electroterapia, possuimos também as bases anatómicas, fisiológicas e patológicas, pelo que não é difícil "impormos" a nossa mais-valia! Contudo, presentemente a formação académica dos nossos futuros colegas não abrange este ramo (facto que já se encontra em mudança), pelo que considero fundamental alguma formação extra nesta área, o que não é fácil nem barato de concretizar! Posso também acrescentar que a clínica Persona não é a única a admitir fisioterapeutas para trabalhar na parte estética, havendo outras clínicas já com vagas específicas, sendo outra delas a Cellulem Block!! Quanto á actuação do fisioterapeuta dentro desta área, depende muito do local de trabalho e dos conhecimentos de cada um! Pode por vezes parecer um trabalho de "esteticista", cabe a cada um fazer notar a diferença! Mais uma vez, está nas nossas mãos! Esta é uma área pela qual tenho um certo interesse, e da qual já possuo alguns conhecimentos, alguma dúvida estou ao dispõr.
Abraço!
Monica Romao
01-01-06, 21:32
Caro colega (FPortela),
Agradeço a informação que divulgou neste forum.
Obrigada pela disponibilidade para futuras dúvidas que possam surgir.
cátia Pires
06-02-06, 18:49
Caros colegas,
Gostaria de saber a vossa opinião sobre a actuação do Fisioterapeuta numa clínica de estética!
Soube recentemente que um fisioterapeuta está a trabalhar numa clínica intitulada por "PERSONA" e, portanto é uma área diferente de actuação para o lado da imagem corporal.
Os aparelhos da exclusividade da persona utiliza a electroterapia (laser, infravermelhos,vacuoterapia, entre outros) e, com isto, quero dizer que utilizam a nossa formação de base de electro...
Será uma mais valia para nós?
cátia Pires
06-02-06, 18:53
olá ft mónica, sim acho uma área interessante para o fisio investir.
Tb soube recentemente desta área, e inclusivé já fui a uma clinica Persona, para obter informações, embora não tenha deixado currículo.
Não sei se sabes, mas é uma clínica Vip, quem sabe um de nós não possa vir tocar na pele delicada do sir. Castelo Branco?:wink: :wink:
Olá!
Em relação a isto realmente conheço um fisioterapeuta que dá formação em estética,mais propriamente na escola europeia de estética aqui em Lisboa e é o unico homem a dar formação nessa escola pelo menos que eu saiba.Agora a fisioterapia tambem está a entrar no campo da estética embora eu nao acho isso benéfico porque reparem vocês querem que os auxiliares de fisioterapia vão dar uma curva ao bilhar grande que é mesmo essa a expressão e agora são o pessoal que trabalha na estética???por amor de Deus?francamente!querem maquilhar, fazer drenagem linfática, aplicar cremes, fazer depilações, trabalhos de manicure e pedicure???A vossa profissão é digna não foi feita para trabalharem em estética.Eu trabalho mais em estética porque se for trabalhar em fisioterapia estou a "dar tiros no escuro"e a tirar vos trabalho. Ponham se no vosso lugar façam fisioterapia a sério cá em Portugal nao começem a inventar,porque quando se poe a inventar coisas é como os governantes que cada vez vao á casa de banho tem uma ideia.Nao tenho qualquer receio de que estejam a tirar trabalho, mas vamos por tudo em pratos limpos ponham os fisioterapeutas com mais experiencia a a trabalhar em clinicas e recem licenciados ajudar como se fossem auxiliares,querem acabar com os auxiliares optimo tomem essa medida mas façam como eu vos disse,quantos aos massagistas so lhes cabe trabalhar em Spas,termas e Health Clubs sob orientação de um coordenador e que seja licenciado em fisioterapia,as estetecistas continuem no seu caminho que vão muito bem e por fim os enfermeiros a fazer só mesmo enfermagem e nada de inventarem ir para clubes e afins porque como se já disse aqui várias vezes "cada macaco no seu galho" e mais não vou dizer sobre este assunto porque o que eu tinha para dizer já disse senao ficava dias e dias aqui a explorar este assunto.
Caro Pcardoso!
Quando se diz que um Fisioterapeuta trabalha na área de estética, não quer dizer que ele seja esteticista! É preciso distinguir as coisa, e acima de tudo, é preciso falar com conhecimento! Tal como em outras áreas, o trabalho do Fisioterapeuta não vai interferir com o trabalho da(o) esteticista! São trabalhos distintos! O Fisioterapeuta não vai maquilhar, não vai fazer depilações, não vai fazer manicures ou pedicures! Tal como a colega Mónica já referiu anteriormente, a estética cada vez mais usa metodologia, e técnicas dentro da área de especialidade do Fisioterapeuta, e essa é uma das razões para ele estar a entrar na área! Um Fisioterapeuta a trabalhar na área de estética não está só preocupado com a parte estética do paciente, mas também com a sua parte funcional (estrias ou celulite em casos avançados, podem ser extremamente dolorosas e debilitantes), logo não é uma área que saia fora do ãmbito da especialidade dum Fisioterapeuta! Além de que a Fisioterapia dentro da estética ainda engloba áreas como a pré/pós-cirurgia (seja plástica ou não), queimados, quelóides, etc! Este "galho" tem lugar para todos, desde que cada um saiba o seu lugar!
Caso tenha mais alguma dúvida sobre este (ou outro) tema, não hesite em perguntar, para não cair no erro de continuar a falar sem conhecimento!
Abraço!
Gostaria de saber se existe já alguém a trabalhar numa clínica de estética? A meu ver, o facto das clínicas de estética procurarem fisioterapeutas prende-se mais com a oferta ao cliente de mais um tipo de serviço. Além disso, surgem muitas pessoas nestas clínicas com sintomas de problemas que nós poderemos ajudar a resolver. Só espero que essas clínicas não pensem que só sabemos fazer massagens e utilizar a aparelhos! Mas tb acho uma área em expansão e que até poderá revelar-se bastante interessante para quem gostar!
Cumprimentos
Monica Romao
02-05-06, 18:46
Cara colega Sara,
O FISIOTERAPEUTA a trabalhar numa clínica de estética pode por em práctica conhecimentos de drenagem linfática manual, de massagem manual, e de bases de electroterapia.
Sendo assim, gostaria de ilucidar que na estética utiliza-se infravermelhos, correntes de Koltz(para contracção muscular), ultra-sons e utiliza-se de equipamentos que fazem drenagem linfática de forma mecânica e muito eficaz. Para além disto, pode-se trabalhar com sintomatologias pós-operatórias (no caso de mastectomizadas....)
Com isto SARA, todas estas noções são aplicadas no tratamento da gordura e celulite....
Os infravermelhos cairam em desuso nas clinicas de terapia devido á pouca tolerância ao tratamento e aos efeitos secundários que daí poderia advir (se não houvessse cuidado)...
Na estética os infravermelhos estão protegidos por filtros de água permitindo a passagem de infravermelhos A e retem o B e C.
Para mais alguma dúvida e no que puder ajudar..... estou ao dispôr..
Até breve.:biggrin:
Cara Colega!
Actualmente já existem vários colegas a trabalhar em clínicas de estética, maioritariamente colegas do sexo feminino. Não posso falar das condições de todos, mas nas grande maioria do que conheço, todas trabalham principalmente a área da Drenagem Linfática, e electro (como a colega Mónica referiu). Pessoalmente considero que um Fisioterapeuta numa clínica de estética, será sempre uma mais valia, até porque estas cada vez oferecem mais serviços, e cada vez mais na nossa área! Muitas clínicas não conhecem é o trabalho do fisioterapeuta, pois também (e infelizmente) cada vez mais a estética entra na fisioterapia, ou seja, cada vez mais há esteticistas com "cursos" e "formação" em drenagem, mobilização, "fisioterapia estética", etc. Ou seja, cada vez mais a FISIOTERAPIA (como palavra e acto) é erroneamente usada).
Mas tal, como noutras áreas, mantenho a esperança (ora não fosse fisioterapeuta) de que nos iremos fazer valer, e que realmente iremos fazer a diferença através dos nossos conhecimento e resultados!
Abraço!
O local onde fui pretendia alguém para substituir uma esteticista. Até me perguntaram se era auxiliar de fisioterapia e qd questionei sobre o tipo de trabalho, disseram-me exactamente isso que os colegas me referiram. Pelos vistos, no entender deles, um auxiliar de fisioterapia ou uma esteticista poderia fazer o mesmo que eu. Obrigada pelos esclarecimentos.
Pena para eles, pois ainda não tiveram a oportunidade de verificar as vantagens de ter alguém realmente habilitado para as funções, em vez de meros executantes de técnicas!
Abraço
Pelos vistos, no entender deles, um auxiliar de fisioterapia ou uma esteticista poderia fazer o mesmo que eu.
E a saga da fisioterapia continua... Pelos vistos Fisioterapeuta = auxiliar, massagista, esteticista, etc....
AnaFrancisco
06-01-07, 11:01
Eu penso que é nestes casos que devemos "educar" as pessoas sobre o que nós somos...até pode entrar por um ouvido e sair pelo outro mas pelo menos ficavam a saber que Fisioterapeuta é Fisioterapeuta, sem sinónimos!!!
Não sei..mas qdo começar à procura de trabalho vou levar aqele decreto que explica as nossas funçoes enquanto TDT..e talvez leve o plano de estudos da minha escola para as pessoas perceberem que o Fisioterapeuta andou a estudar bastante para ter as competenciaas que tem! Em 3 ou 4 anos não se parende o mesmo que num unico ano de formação...
E ai dou a machadada final: Quantidade ou Qualidade?
Qualidade é sinonimo de satisfação e publicidade gratuita entre os clientes e futuros clientes (marketing)...
Quantidade sem qualidade é sinonimo de mau serviço.
É uma área que me interessa muito,mas acontece que não sei como nós os Fisioterapeutas podemos intervir,se alguém me elucidar agradecia.
carlos ruiz
13-08-07, 20:01
Amigos sou formado em fisioterapia a 16 anos, quando me formei passei por tudo que estão passando, inicie minha vida profissional como professor de eletroterapia, e vi que a estética era uma profissao qeu dava mais dinheiro que fisioterapia, fiz cursos de estética mesmo, e fui fundamentando conhecimentos de fisioterapia a isso, não tinhamos emprego nesta área e fui abrindo espaços, clinicas, sala em acadêmias, e criamos um novo nome: fisioterapia Dermato Funcional, com isso hoje temos um mercado grande crescente e as pessoas não querem mais ser atendidas por esteticistas, massagistas e bruxo, divulgamos a população a diferença de se fazer fisioterapia com fisioterapeuta.. meu email fisiocarlosruiz@superig.com.br
prof. Msc. Carlos Ruiz, Ft
estou com projetos de ministrar um curso de aprimoramento em Portugal para isso ja estou contatando empresa de Curso ou Faculdades que queiram ministrar pós graduação nesta área.
AnaFrancisco
16-09-07, 10:49
Caros colegas,
A verdade é que a vida da muitas voltas...Qdo escrevi neste tópico em Janeiro de 2007 nao sabia que em Junho do mesmo ano iria começar a trabalhar numa clinica de Estetica e Dor, apesar de ser muito esporádico e de ainda não ter intervido na dor sobretudo de origem vertebral (ex: hérnias lombares).
O que eu faço é drenagem linfatica de Leduc mas antes de mim estava lá uma esteticista a fazer DL de Voder.
Houve alguns Ft's que recusaram a proposta por achar desprestigiante...mas o que eu acho desprestigiante é deixar esta técnica manual não ser desempenhada pelo Ft por isso aceitei e de vez enquando lá recebo uns trocos que, por doente, equivalem a quase 1dia de trabalho em partime (4horas) noutra clínica de Med.Fisica e Reabilitação onde trabalhei.
olá colega
já há algum tempo que tenho vindo para este fórum procurar pessoas que trabalhem na area dermato-funcional e que me possam ajudar a perceber um pouco mais sobre o que já é feito em portugal.
No entanto, não tenho visto muitas respostas.
Será que são tão poucos (não acredito, a persona continua a recrutar em força e por todo o lado continuam a abrir clinicas que pedem fisioterapeutas... apesar de não lhes pagar como tal, mas tb quem é que paga hoje em dia!!!)
Talvez haja mesmo vergonha em assumir este tipo de trabalho, não percebo porquê, falta de conhecimento muito provavelmente.
Especialmente por isso, acho que deviamos falar mais e explicar melhor quer à população em geral, quer a colegas que pretendam seguir esta vertente o que é feito o o que se pde fazer na dermato-funcional...
Por isso, uma vez mais, apelo a todos que deixem a sua experiência e que divulguem, cursos, artigos, livros etc, ou então deixem mesmo só um pequeno testemunho...
cumprimentos a todos
Liliana Lima
FormaFisio
12-11-07, 23:01
Tal como referimos anteriormente, a formadora será a Prof. Doutora Elaine Guirro, autora do livro "Fisioterapia Dermato-funcional" (http://www.manole.com.br/livros.php?id=934), extremamente conhecida nesta área. O curso será validado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Dermato-funcional (http://www.abrafidef.com.br/).
O curso será realizado em Julho de 2008. Mal haja informações sobre o programa e datas concretas, informá-los-emos.
Profa. Dra. ELAINE CALDEIRA DE O. GUIRRO.
Graduada pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.
Mestre em Bioengenharia pela Universidade de São Paulo EESC-FMRP - USP
Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista -UNESP
Presidente do primeiro Congresso Brasileiro de Fisioterapia Dermato-Funcional
Autora do livro “Fisioterapia Dermato-Funcional – Fundamentos, Recursos e Patologias”, Ed. Manole – 3a ed., 2002.
Professora do Mestrado em Fisioterapia da UNIMEP – área de concentração “Saúde da mulher”
marco santos
12-12-07, 23:32
Caro colegas!!!
Sou fisioterapeuta e trabalho na clínica persona. Se quiserem tirar alguma duvida, estou aqui.
Como é o seu trabalho? Teve formaçao especifica?
Obrigada!
marco santos
14-12-07, 17:25
Tive formaçao sobre os tratamentos, o funcionamento dos aparelhos e mais importante o metodo persona.
Que fixe! Como se procede para ter formação na persona?
marco santos
28-12-07, 22:34
Só pessoas que vão trabalhar na clínica têm formação
Ola!
Gostava de saber qual é o tipo de trabalho que realizas na clinica?
cups
carlos ruiz
08-03-08, 23:35
Desculpas.. mais pelo que vi de tratamento no site da clinica que estao falando, trata-se de tratamentos simples que encontramos aqui no Brasil ate em salão de Beleza, a fisioterapia Dermato funcional trata-se de tratamentos mais criteriosos e com uso de cientificidade.
caso tenham duvidas posso esclarecer algumas sou professor nesta area a 17 anos com pelo menos uns 5000 alunos formados e trabalhando no Brasil.
meu msn doutorcrs@ig.com.br
FormaFisio
18-03-08, 19:02
Temos o prazer de anunciar que já as inscrições do curso de Fisioterapia Dermatofuncional, com a Prof. Doutora Elaine Guirro, já se encontram abertas. Consulte http://www.fisiozone.com/portugal/8989-fisioterapia-dermato-funcional-prof-doutora-elaine-guirro.html#post20957 para obter mais informações.
Sou uma fisioterapeuta com especialização dermato funcional brasileira e recomendo os cursos da Profe Ivone Moser, pois foi a coordenadora da minha especialização.
II CURSO DE FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL NO ATENDIMENTO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA
I CURSO DE SPA PARA FISIOTERAPEUTAS
I CURSO DE PEELING ÁCIDO
II CURSO DE FORMAÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL NO ATENDIMENTO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA
19 A 22 DE NOVEMBRO
Formadora: Ivone Moser
Monitora Rita Costa
19 QUARTA-FEIRA
08:00 Abertura e entrega de material didáctico.
08:30 Anatomia e fisiologia da pele; fisiologia do retalho cutâneo; riscos e condutas em pacientes fumadores. (T)
10:45 Coffee Break
11:00 Processo cicatricial: cicatriz hipertrófica /queloidiana. (T)
13:15 Avaliação oral.
13:30 Almoço
14:30 COMPLICAÇÕES: Seroma, hematoma, equimoses, necrose, sofrimento tecidual, celulite, edema, manchas hipercrômicas, fibrose, lesões nervosas. (T)
16:45 Coffee Break
17:00 electroterapia.(T)
19:15 Avaliação oral.
19:45 Fim
20 QUINTA-FEIRA
08:30 Lifting facial, blefaroplastia, rinoplastia. (T)
11:00 Lifting facial, blefaroplastia rinoplastia. (T)
13:15 Avaliação oral
14:30 Atendimento: lifting facial, blefaroplastia, rinoplastia.(P)
17:00 Atendimento: lifting facial, blefaroplastia, rinoplastia.(P)
19:15 Avaliação prática.
21 SEXTA-FEIRA
08:30 Cirurgia plástica: abdominoplastia; lipoaspiração;
mamoplastia de aumento; mamoplastia de redução; ginecomastia. (T)
11:00 Cirurgia plástica: abdominoplastia; lipoaspiração; mamoplastia de aumento; mamoplastia de redução; ginecomastia. (T)
13:15 Avaliação oral.
14:30 Atendimento: abdominoplastia; lipoaspiração; mamoplastia de aumento; mamoplastia de redução; ginecomastia. (P)
17:00 Atendimento: abdominoplastia; lipoaspiração; mamoplastia de aumento; mamoplastia de redução; ginecomastia. (P)
19:15 Avaliação pática
22 SÁBADO
08:30 Colocação de cintas compressivas e placas de amortecimento. Curativos: micropore, pomadas, placas de silicone. (P)
11:00 Coffee Break
11:15 Procedimentos pré operatórios, recursos manuais e cosmecêuticos. (T)
13:15 Almoço
14:15 Avaliação objectiva.
15:15 Discussão de casos clínicos.
16:15 Discussão final.
17:30 Encerramento do curso.
VAGAS: 30 vagas (mínimo15).
DATA: 19 a 22 de Novembro de 2008.
HORÁRIO : das 08h30min às 19h45min. (37h / 3 ECTs)
CANDIDATURAS: 15/09 a 15/10/2008 _10,00€
INSCRIÇÕES : 15/10 a 01/11/2008 _ 600€
02 a 18/11/2008 _ 700€
(Serão reservadas 3 vagas pelo valor de 400€ para alunos do 4º Ano que se inscreverem até 01/11/2008)
I CURSO DE SPA PARA FISIOTERAPEUTAS
24 a 27 de Novembro
Formadora. Natália Ribeiro
24 SEGUNDA-FEIRA
8:00Abertura e entrega de material didáctico
08:30 Conceito de SPA (T)
Aromaterapia (T)
11:00 Postura do terapeuta (T)
Ritual das toalhas (P)
Ritual do chá (P)
Ritual da aromaterapia (P)
14:15 Ritual das boas vindas (P)
Ritual das toalhas (P)
Padabhyanga (Massagem Ayurvédica aos pés) (P)
16:30 Coffee Break
16:45 Esfoliação (P)
19:00 Fim
25 TERÇA-FEIRA
08:30 Envolvimentos (fangos) (P)
11:00 Massagem Pedras Quentes (costas) (P)
14:15 Massagem Pedras Quentes (costas) (P)
16:45 Massagem Pedras Quentes (membros inf.) (P)
26 QUARTA-FEIRA
08:30 Massagem Pedras Quentes (membros sup.) (P)
11:00 Massagem Pedras Quentes (abdómen e peito) (P)
14:15 Massagem Pedras Quentes (facial) (P)
16:45 Massagem Pedras Quentes (cabeça) (P)
27 QUINTA-FEIRA
08:30 Massagem Pedras Quentes completa (P)
11:00 Massagem Pedras Quentes Completa (P)
14:15 Tratamento Corporal de Iogurte e Mel (P)
16:30 Tratamento Corporal de Iogurte e Mel (P)
16:45 Encerramento do curso
VAGAS: 20 vagas (mínimo10).
DATA: 24 a 27 de Novembro de 2008.
HORÁRIO : das 08h30min às 19h (34h / 2 ECTs)
INSCRIÇÕES : 15/10 a 01/11/2008 _ 400€
02 a 18/11/2008 _ 500€
I CURSO DE PEELING ÁCIDO
29 de Novembro a 1 de Dezembro
Prof. Ivone Moser
29 SÁBADO
8:00 Abertura e entrega de material didáctico
08:30 Fisiologia da pele (T)
11:00 Definição e classificação dos peelings,
alterações geradas, penetração dos activos e complicações (T)
14:15 Classificação de fitizpatrick
-Alfa hidroxi ácidos : ácido glicólico; ácido mandélico;
- Polihidroxiácidos : gluconolactona (T)
16:45 Enzimáticos
- solução de jessner
- ácido retinoíco
- ácidos de domínio médico (T)
30 DOMINGO
08:30 Indicações e contra-
indicações; seleção dos pacientes; precauções; informações ao paciente; aplicação do ácido; pós peeling imediato (T)
11:00 Aplicação dos ácidos (P)
14:15 Aplicação dos ácidos (P)
16:45 Peeling para mãos; pés; corporal (P)
1 SEGUNDA
08:30 Pós peeling tardio (T)
tratamentos residenciais: rugas; clareamento; despigmentação; hidratação
11:00 Discussão de protocolos
14:15 AVALIAÇÃO
15:15 Discussão de protocolos
16: 45 Encerramento do curso
VAGAS: 20 vagas (mínimo10).
DATA: 29 de Novembro a 01 de Dezembro de 2008.
HORÁRIO : das 08h30min às 19h (25h / 2 ECTs)
INSCRIÇÕES : 15/10 a 01/11/2008 _ 400€
02 a 18/11/2008 _ 500€
T – Aulas teóricas P – Aulas práticas
( As aulas práticas serão realizadas com os próprios alunos)
Formadores
Ivone Moser – Brasil - Fisioterapeuta
·Licenciada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná- BR.
·Pós Graduação em Anatomia e Cinesiologia do Aparelho do Movimento. Universidade Tuiuti do Paraná – BR.
·Pós Graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional. Cbes – BR.
·Mestre em Gestão de Políticas Publicas. Univali – BR.
·Coordenadora da Pós Graduação Lato Senso em Fisioterapia Dermato-Funcional Cbes- Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belém do Pará – BR.
·Coordenadora dos Ambulatórios de Dermato-Funcional – Cbes.
·Consultora na construção do SPA Le Meridien Dubai
·Coordenadora de pesquisa de campo da Petrobrás, no polo de Itajai/SC. Controle e prevenção do cancro de pele na comunidade de pescadores.
Natália Ribeiro – Portugal – Fisioterapeuta
·Licenciada pela Universidade Estadual de Londrina- BR.
·Equivalência pela ESTSP
·Formação em Fisioterapia Dermato-funcional
·Forrmação em Massagem Ayurvédica
·Formação em Massagem com Pedras Quentes
Rita Costa - Portugal - Fisioteraeuta
·Bacharel pela ESSA
·Licenciada pela Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha Portuguesa.
.Formação em Fisioterapia Dermato-funcional
INFORMAÇÕES:
LAIRA RAMOS
964224220 / 938828487
Olá!
Será que alguém me podia fornacer informações sobre os resultados esperados a nível de redução de medidas, através da DLM? Já procurei informações em vários sítios e não encontro grande coisa...
Aceitam-se artigoa ou dados da vossa experiência... Qualquer coisa que ajude! Era só para ter uma ideia.
Obrigado desde já!
Saudações* :wink:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.