PDA

View Full Version : Bacharelato

mecobo
19-12-05, 10:01
Olá!
Eu sou portuguesa com residência na Alemanha. Em Setembro 2004 acabei o meu curso de fisioterapia e neste momento estou a tirar o meu bacharelato nesta dita área.
Para o meu exame final decidi escrever um trabalho sobre a fisioterapia em Portugal. Agora ainda tenho algumas perguntas:
1. Desde que ano se pode tirar o bacherelato? E como era antes?
2. Já se pode tirar o doutoramento em fisioterapia? Se sim, que vantagens tem este título? Somos mais autónomos?
3. Quanto é que as pessoas pagam por um tratamento de fisioterapia? As caixas pagam uma parte e os pacientes outra?

???????????????????????????????

Agradeço muito a vossa ajuda!

Fportela
19-12-05, 12:21
Já tentas-te contactar a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas ?! (www.apfisio.pt)
Certamente terão dados mais concretos sobre a história da Fisioterapia em Portugal!!

mecobo
20-12-05, 09:23
Obrigado! Já tentei, mas não têm informações suficientes.

Fysio
20-12-05, 09:35
1. Há quem saiba, antes eram técnicos de terapêutica e diagnóstico (ou qualquer coisa desse género).

2. Não há doutoramento em fisioterapia, há mestrado. (Afinal há, peço desculpa pelo lapso...)

3. Isso varia conforme o tratamento...

Francisco Neto
20-12-05, 21:12
Para te falar da História da Fisioterapia em Portugal, não há melhor pessoa que o Ft. António Lopes (amflopes@mail.telepac.pt), que é docente na ESS Alcoitão e presidente da ER-WCPT.
Relativamente à questão da existência de doutoramento, tenho que corrigir o Fysio, uma vez que existe 1 doutoramento em Fisioterapia em Portugal, na Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa. Não há qualquer diferença relativamente a competências ou autonomia profissional quer um fisioterapeuta seja bacharel, licenciado, mestre ou doutor. Quanto aos tratamentos, estes podem ser comparticipados por diferentes subsistemas de saúde ou o seu custo ser suportado na totalidade pelo utente. Os preços são bastante variáveis, existindo tabelas de preço por tratamento no caso dos subsistemas de saúde, não havendo preços mínimos e máximos estipulados no caso de particulares.