PDA

View Full Version : Meniscectomia + ruptura parcial do LCA joelho

Cláudia Melo
13-12-05, 15:36
Olá pessoal. Tenho um amigo que foi submetidos a uma meniscectomia. Foi-lhe retirado metade do menisco externo. Depois de fazer fisioterapia, foi aconselhado a retomar o treino, no entanto num gesto técnico voltou a ouvir um "estalo" e o joelho voltou a criar edema. Suspeitando da instabilidade do joelho, foi aconselhado pelo médico a fazer uma RM que conclui ruptura parcial do LCA na porção tibial.

Qual o melhor treino, visto ele apresentar dor na flexao do joelho? Será melhor um treino de força muscular (???) ou movimentos de distracção, propriocepção e pliometria e só depois treino em ampo?

Obrigada, Cláudia

Hélder Abreu
13-12-05, 16:13
Olá pessoal. Tenho um amigo que foi submetidos a uma meniscectomia. Foi-lhe retirado metade do menisco externo. Depois de fazer fisioterapia, foi aconselhado a retomar o treino, no entanto num gesto técnico voltou a ouvir um "estalo" e o joelho voltou a criar edema. Suspeitando da instabilidade do joelho, foi aconselhado pelo médico a fazer uma RM que conclui ruptura parcial do LCA na porção tibial.

Qual o melhor treino, visto ele apresentar dor na flexao do joelho? Será melhor um treino de força muscular (???) ou movimentos de distracção, propriocepção e pliometria e só depois treino em ampo?

Seria mais fácil responder a isso com conhecimento de mais alguns aspectos, nomeadamente:

Há quanto tempo ocorreu a lesão inicial e a 2ª lesão?
Ainda apresenta edema?
A dor flexão é activa, passiva ou em ambos os movimentos? Ocorre em que amplitude?
O teu amigo tem laxidez ligamentar?

Cumprimentos.
Hélder Abreu

Cláudia Melo
13-12-05, 18:52
A lesão do menisco ocorreu em Abril/Maio 2005. Nesse altura fez fisioterapia, mas a meu ver bastante duvidosa (pois faziam-lhe treino de força com pesos). O Ft que o estava a tratar disse não haver nada mais a fazer. O médico mandou fazer artroscopia. Em Agosto de 2005 fez a dita artroscopia, onde retirou 1/2 do menisco externo. Voltou a fazer fisioterapia (2 meses, 3 sessões por semana). Pelo que ele me diz, voltou a fazer flexão e extensão do joelho com peso no tornozelo, correntes, ultra-som umas vezes gelo outras vezes calor. Pude também perceber que lhe foi feita mobilização da rótula. após esse período de tratamentos, o Ft avaliou-o em corrida com diversos obstáculos, fez-lhe os testes de gavete e disse pra regressar aos treinos porque o joelho estava "como o aço!". Entretanto, e regressando ao treino, no primeiro dia, e na primeira mudança de direcção que teve que fazer, voltou a sentir um "estalo" e surgiu o edema. Isto foi mais ou menos a meados de Novembro. Fez então a RM onde foi diagnosticado tb a ruptura parcial do LCA. Foi ao Ft que o acompanhava e este disse-lhe que o joelho não tinha nada de especial e podia continuar a jogar. Aconselhou-o ainda a fazer treino num Ginásio (!!!). Nesse ginásio faz(ia) tapete, bicicicleta, remo e os tais fortalecimentos do quadricipede com pesos. Estive a dar uma vista de olhos na RM, e apesar de não ser uma expert na observação do meios de diagnóstico, consegui facilmente perceber que existe muita congruência articular. O jovem tem 30 anos, pelo que julgo o seu espaço intra-articular diminuído em demasia.

Tem ligeiro edema ainda, mas já muito reduzido. Não me parece que haja laxidezligamentar.

Quanto à dor, esta surge no movimento de flexão do joelho, quer activo quer passivo quando para além dos 110º (+/-).

A questão é: Até que ponto um Ft pode ou deve indicar um indivíduo destes a um ginásio, quando conhecemos todos a realidade muitas vezes inacreditável dos mesmos. Para além disso, e devido à instabilidade articular e à dor, não seria melhor um treino de força isométrico?! Movimentos de distração não são mais benéficos do que com carga?! os agachamentos não são prejudiciais nesta primeira fase da ruptura do LCA?!

Parece-me tudo muito contraditório...
Ajudem-me com a vossa experiência que a mim me falta.

Obrigada, Cláudia Melo

Vitor Santos
15-12-05, 00:30
Caros colegas
Este caso só ilustra o que eu estou farto de postar e vamos ver:
1º Se puderem e eu digo SE PUDEREM não enviem os vossos utentes a médicos só porque eles vos mandam doentes referenciem-nos a médicos que em principio façam correctamente o seu trabalho.
2º Se o médico fizer bostada não vão ser as nossas técnicas maravilhosas que vão corrigir a bostada pois mãos de ouro só um tinha e não era Ft. chamava-se Carlos Paredes.
3º ao longo de quase 22 anos de profissão e 15 anos de Desporto, só vou referir o que me lembro não estou para fazer uma pesquisa para dar dados totalmrente correctos, meniscectomias têm-me levado , desde o record da clinica, 12 dias depois estava a jogar até mais ou menos 20 dias para regresso ao jogo há de tudo, portanto 2 meses é para mim esquisito.
Parece-me ser trabalho para uma boa avaliação antes de mais nada.

Jose Rocha
15-12-05, 09:35
Antes de mais esse paciente deveria consultar um Ortopedista ( de confiança ) para saber se há ou não indicação cirurgica e só depois de uma opinião conceituada, a Fisioterapia poderá ter a sua intervenção.
Atenção cada caso é um caso mas na descrição sobre a história do paciente parece-me que a intervenção de técnicas manuais foi quase nula..........