View Full Version : Ombro Congelado
RuiMarques
12-12-05, 13:07
Caros colegas, pedia-vos que trocassem comigo algumas ideias sobre a forma mais correcta para conseguirmos ganhar amplitude articular no movimento de rotação ext num ombro com capsulite retractil. o meu paciente ja recuperou todos os restantes novimentos que envolvem o padrão capsular do ombro ,no entanto, na rotação externa (que é sempre o mais afectado) continuo sem grandes ganhos...pedia-lhes que facultassem alguns exercicios e tecnicas que me possam ajudar. No entanto tenho que vos dizer que o meu paciente ja faz uma serie de exercicios activos, activos assistidos, passivos, agentes fisicos e electroterapia.
Obrigado...Rui Marques
Francisco Neto
12-12-05, 19:46
Que tal tentares Maitland ou Mulligan?
RuiMarques
12-12-05, 22:29
eu tenho tenho feito maitland mas mulligan ainda não aprendi a tecnica...mas ja agora, gostava de te perguntar Francisco se existe alguma formação de Mulligan nos proximos tempos...
Em relação ao meu doente tenho de te dizer que o meu doente faz todas as tecnicas que aprendemos no curso basico, bem como uma serie de exercicios que são apropriados para a patologia, mas na realidade ele tem evoluido mas não muito... por isso pedia que me disponibilizassem alguma pagina ou informação sobre mais exercicios.
Hélder Abreu
13-12-05, 12:01
o meu paciente ja recuperou todos os restantes novimentos que envolvem o padrão capsular do ombro ,no entanto, na rotação externa (que é sempre o mais afectado) continuo sem grandes ganhos...pedia-lhes que facultassem alguns exercicios e tecnicas que me possam ajudar.
Já experimentaste com mobilização acessória da escápulo-toráxica e gleno-umeral?
Cumprimentos.
Hélder Abreu
RuiMarques
13-12-05, 14:08
ja tenho feito acessorios em conjunto com o conceito de maitland, mas ele está a evoluir, eu so kria acelerar um pouco mais com alguns exercicios extra.
Hélder Abreu
13-12-05, 15:36
ja tenho feito acessorios em conjunto com o conceito de maitland, mas ele está a evoluir, eu so kria acelerar um pouco mais com alguns exercicios extra.
Bem Rui, aumentar a velocidade de tratamento implica, como todos sabemos, alguns TPC's (trabalhos para casa:wink:), pelo menos.
Será uma questão de ensinar ao paciente uns exercícios com rotação lateral (passiva e activa) para realizar em casa. Assim evoluirá mais depressa, sem dúvida!
Quanto a exercícios, existem diversos livros em que te podes basear, senão, usas a cabeça de "Fisioterapeuta" e inventas alguns. Também temos de conseguir isso como Fisio's que somos!
Cumprimentos.
Hélder Abreu
Vitor Santos
14-12-05, 00:35
Claro que falar de patologias "patológicas" e que justificam a si mesmas sem haver uma causalidade definida só mesmo um médico consegue tratar.
Vamos lá pensar naquilo que nós somos mesmo bons e diferentes isto é movimento.
Não faz rotação externa porquê?
Existe bloqueio osteo articular? Se não, então o problema será muscular, musculo fascial, etc. etc.
E se não faz rot. ext. então temos de trabalhar os rotadores internos!
Experimente e diga os resultados. Trabalhar não é só fortalecer e mobilizar.
Se houver outra abordagem do problema postem com propostas.
Francisco Neto
14-12-05, 23:57
Concordo com o Vitor a 200%. Obviamente que o diagnóstico médico nos poderá auxiliar no processo de raciocínio clínico, mas a avaliação de Fisioterapia é que orientará todo o processo terapêutico. Há que identificar a disfunção (quer a nível físico, geral e psicológico), pesquisar qual a origem de sintomas, identificar factores contributivos e mecanismos biopatológicos envolvidos na disfunção. Só assim conseguiremos levar a bom porto a nossa avaliação e, consequentemente, seleccionar a intervenção de FISIOTERAPIA que seja adequada à avaliação de FISIOTERAPIA efectuada.
Miguel Faria
08-09-08, 23:35
Concordo com o Vitor a 200%. Obviamente que o diagnóstico médico nos poderá auxiliar no processo de raciocínio clínico, mas a avaliação de Fisioterapia é que orientará todo o processo terapêutico. Há que identificar a disfunção (quer a nível físico, geral e psicológico), pesquisar qual a origem de sintomas, identificar factores contributivos e mecanismos biopatológicos envolvidos na disfunção. Só assim conseguiremos levar a bom porto a nossa avaliação e, consequentemente, seleccionar a intervenção de FISIOTERAPIA que seja adequada à avaliação de FISIOTERAPIA efectuada.
Ora nem mais... algo que eu costumo dizer aos médicos e doentes é: "Percam o tempo que quizerem a tentar dar-lhe um nome que eu preucupo-me é em tratar"!!! :biggrin:
robsonluizaraujo
14-09-08, 23:30
Bem caros colegas
no caso clinico, pode-se realizar aplicação da eletroterapia, como laser, US, para auxilizar no ganho de ADM, e ocmo outros já disseram, exercícios em casa sao FUNDAMENTAIS para maior velocidade do tratamento.
existe uma tecnica de pnf que se chama contrai-relaxa que é aplicada ao nivel dos rotadores internos q penso q ajudara de resto estou de acordo com as sugestões dos colegas atrás referidas.
Gonçalo Trafaria
27-01-09, 18:24
pnf, contrai relaxa ou músculo energética, um pouco de harmónica, alguma paciencia.. é por aí! Tal qual como o Vitor falou. Vamos trabalhar pelo lado da facilitação, rotadores internos, o caminho é esse :wink:
A limitação das técnicas como contrair/relaxar é que são dirigidas à componente contráctil, ou seja, ao músculo. No entanto em casos como "ombro congelado" a afecção maior ocorre a nível do tecido conjuntivo, como a cápsula. Nestes casos as técnicas miofasciais têm excelentes resultados! :wink:
Gonçalo Trafaria
28-01-09, 20:05
Sim.. ingredientes para o mesmo bolo!
Não quero de deixar também de referir um dos ingredientes que considero fundamentais: a "propriocepção"!:smile:.
Não quero de deixar também de referir um dos ingredientes que considero fundamentais: a "propriocepção"!:smile:.
Claro que sim!!! Mas nenhuma outra estrutura tem mais mecano-receptores que a fascia!!! :wink:
:lol: mas quando não se tem conhecimentos suficientes para trabalhar em miofascial, um bom trabalho proprioceptivo resulta muito bem!!!:smile:
:lol: mas quando não se tem conhecimentos suficientes para trabalhar em miofascial, um bom trabalho proprioceptivo resulta muito bem!!!:smile:
Ferramentas há muitas (umas melhores e outras nem tanto...), mas o mais importante é o raciocínio!!! Isso diferencia os bons dos maus fisioterapeutas! Depois cada um terá sempre uma abordagem diferente! (Calor húmido, U.S e massagem... Calor húmido, U.S e massagem... Calor húmido, U.S e massagem... :lol::lol::lol::lol::lol:)
:wink::wink::wink::wink:
Ui que mauzinho!!!!
Não nos podemos esqueçer que nem todos os fisios têm "liberdade de movimento". Muitos são obrigados ao CH, MASS e US....:evil:, ...infelizmente!
Contudo considero muito importante a troca de idéias/experiência que aqui temos tido. De alguma maneira, todos temos "tendência" para observar/avaliar/tratar duma determinada forma. Não há 2 lesões iguais, não há 2 pacientes iguais, não há 2 terapeutas iguais.
...ufffa e ainda bem!!!!....:cool:
Mas sempre que entramos em debate, alguma coisa sempre fica de positivo e isso é que é importante (mesmo quando metemos os pés pelas mãos....e este até é um "gorro que eu enfio",....ejejjej).
Cumprimentos a todos
Não estava a ser mauzinho!!! :biggrin: Estava mais a referir-me aos fisiatras que não dão espaço para que o fisioterapeuta possa deveras aplicar os seus conhecimentos! Alguns (com os quais eu trabalho, pois de manhã trabalho em meio hospitalar e só de tarde trabalho em consultório com total autonomia) parecem que têm apenas 3 carimbos com prescrições e nem se dão ao trabalho de mandar despir o doente. De facto acho triste que colegas sejam obrigados a viver nestas condições. Quem não puder trabalhar num gabinete (mesmo que em part-time) vai sentir muitas dificuldades em implementar os seus conhecimentos! :wink:
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.