PDA

View Full Version : Qual o futuro da nossa profissão?

gipontes
19-12-07, 00:28
Acabei o meu curso há 11 anos, por isso sou do tempo em que só ia para fisioterapia as pessoas que realmente gostassem da profissão, afinal não era um curso superior... Mas quando o finalizei já sai com o bacharelato. Nessa altura a oferta de emprego era farta e a remuneração compativel com o nosso valor.
Em 2005 vi o meu contrato de trabalho chegar ao fim e dessa forma vi também a oportunidade de trabalhar na nossa área. Desde então nunca mais consegui emprego em clinicas ou qualquer outra entidade. Cada vez que ia entregar o meu cv diziam-me que os quadros estavam cheios. O que constactei foi que os lugares eram sempre ocupados por recém licenciados que se sujeitam a trabalhar por meia dúzia de patacas. E eu pergunto: Onde fica a experiência? A única resposta que encontro é que a experiência hoje em dia não conta para nada.
Passados 7 anos de ter acabado o bacharelato fui tirar a licenciatura. De que me serviu? De nada, pois isso também não conta.
Alguém poderá me dizer qual é o nosso futuro neste país!

Cumprimentos a todos!

sílvia félix
19-12-07, 12:50
cara colega, a realidade está muito cruel, pois o mercado de trabalho na nossa area está lotado.São muitos os colegas que tentam a sorte,a minha realidade e de muitos jovens licenciados é que para tentar ganhar a dita experiência é verdade é que nos sujeitamos a remunerações irrisórias ou efectuar tratamentos a 6 utentes por hora... Mas se a colega tem tanto tempo de experiência e não consegue trabalho então nao sei mesmo onde a nossa profissão vai parar....A realidade dos jovens que se formaram há relativamente pouco tempo já se sabia a realidade: falta de trabalho, precaridade, recibos verdes...E sim é verdade também começo a sentir que a licenciatura não vale de nada...

Ft_Félix
19-12-07, 13:48
Caros colegas,
A realidade do nosso mercado de trabalho é conhecida por todos nós... basicamente é uma m****! Mas quando não estamos contentes com o que as condições de trabalho só temos que fazer pela vida e lutar contra as marés... Infelizmente nós ainda vemos como nosso inimigo o fisioterapeuta que trabalha com as condições "x", mas esquecemo-nos que não é esse o problema! O problema é o INDIVIDUALISMO DOS FISIOTERAPEUTAS! Não pudemos pensar que sózinhos conseguimos mudar o mundo, mas se for um grupo de pessoas com uma boa ideia, espírito de equipa e uma boa estratégia, os projectos conseguem avançar com sucesso! Atentem à história dos fisioterapeutas holandeses e à forma como resolveram uma situação semelhante à nossa...
Boa sorte para todos (e para mim... que também tou a precisar...:confused:)
Cumprimentos fisioterapêuticos:wink:

luis silva
20-12-07, 12:45
o problema esta ai...todos falam mas ninguem faz nada...estamos todos sentados a espera que alguem tome uma iniciativa...

shimeko
08-01-08, 19:49
hmmm.. nenhum.

Querem fazer o que contra as multiplas "escolas" de fisioterapia que se multiplicaram como cogumelos nos ultimos anos, vendendo a ilusao de emprego estavel na area da saude??
Acabar com as escolas??

é uma possibilidade... mas so com efeitos visiveis dentro de 10 ou 15 anos.

De outro modo, é a lei do mercado que opera: demasiada oferta de fisioterapeutas, menor custo associado ao serviço.

Nao houve governo nenhum que até hj conseguisse mexer no lobbie dos medicos. Vamos ser nos a dobra-los??

Teremos que defender a nossa posiçao (ainda nem demos o primeiro passo de realmente tomar uma posiçao...assim é dificl), mas temos que confessar que o futuro da nossa profissao nao é nada, mm nada risonho...

gutocda
08-01-08, 21:01
Ola Nobres lutadores de ilusões! pq começo a falar assim? Somos lutadores de nós mesmos, sem identidade, sem vontade de mudar e sim com muita vontade de reclamar! fazer o q?
Na minha humilde opinião a principal coisa q falta a categoria é LEGISLAÇÃO! Um órgão q lute e q legisle a profissão! Resumindo, uma ORDEM dos FISIOTERAPEUTAS! Não há, pois não?
Querem brigar ou discutir com médicos, enfermeiros q inventaram uma especialização em reabilitação, os tecnicos q são contractados a baixo custo e fazem a mesma função, o massagista q idem ao tenico, resumindo, FALTA LEGISLAÇÃO!!!!
Algumas tretas, desculpe se engano-me as vezes por falta de conhecimento ou por falta de divulgação da mesma, como por exemplo APF q diz fazer algo pela fisioterapia mas fazem o q? pergunto eu? e o sindicato? faz o q? essa minha ignorância de conhecimento impede-me de ser injusto mas falta uma ORDEM! LEGISLAÇÃO! DEPUTADOS! PROJECTOS LEI! Aqui quem vos fala é um colega com 5 anos somente de experiência nessa profissão q é tão linda e q tem profissionais tão desunidos!
Um grande abraço e desculpe por algumas indelicadezas mas, a verdade as vezes não são delicadas e nem boas
Dr Gustavo Desouzart
PS: Quem diz as coisas dá as caras e os nomes

Carlinha
08-01-08, 22:52
pois, Gustavo...falta Legislação...ou ainda a dita Ordem...Embora ela seja reguladora do exercício profissional do Fisioterapeuta, era o que bastava para dar por o pingo nos "i"...
já agora, alguém sabe no que deu a reunião do pessoal da APFisio com o 3º Conselho Regional de Fisioterapia lá em "terra Brasilis" (São Paulo)???

gutocda
09-01-08, 15:41
por acaso nao sei nada, sobre isso, mais posso informar-me depois digo algo.
abraço
Dr: Gustavo Desouzart