PDA

View Full Version : Como é o Curso de Fisioterapia?

Paula Esteves
17-12-07, 20:06
Olá a todos, gostaria de me informar sobre o curso de Fisioterapia, na qual estou pensando em fazer. Tenho 19 anos e, não sei se é realmente isso que eu quero para seguir. Já que todos aqui, ou a grande maioria, possui experiência para me falar sobre o curso, oque ele é exatamente e como ele é e também dizer-me suas opiniões, ficarei muito agradecida em contar com a ajuda de vocês. Obrigada a todos! :biggrin:

p_cortesao
21-12-07, 10:05
Olá Paula.

Ainda bem que pensas antes de escolher um curso superior, pois esta é uma decisão importante para o resto da tua vida, uma vez que poderá ser e esperemos que sim a tua profissão durante a tua vida laboral.

O que te posso dizer é da minha experiência como estudante de fisioterapia e fisioterapeuta em exercicio.
Neste momento encontro-me a estudar na Escola superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra, uma escola pública. Não sei se isso é um factor importante ao tomares a decisão ou não, pois não conheço a realidade no Brasil.

Quanto ao curso, na minha faculdade este tem um caracter exencialmente prático (cerca de 70%), sendo dirccionado para prevenção da doença e promoção da saúde, tratamento e reabilitação. Quanto à matéria abordada, passa por coisas basicas e fundamentais da saúde como anatomia, fisiologia, estudo e analise do movimento humano, tecnicas e formas de avaliação e tratamento em fisioterapia, em diferentes areas de intervenção como neurologia, musculoesqueletica, respiratória, pediatria, geriatria, saude materna, comunidade, desporto, ........

Quanto ao facto de exercer, que penso que deve ser a tua motivação para vires a trabalhar como fisioterapeuta, penso que deves saber que pelo menos a meu ver que um bom fisioterapeuta deve saber antes de mais, comunicar através de linguagem corporal e oral (falar) de forma a conseguir transmitir com exactidão o que pretende ao fazer o seu tratamento e chegar à pessoa e usar as suas mãos e corpo. Já ouvi dizer e partilho da opinião que os instrumentos de trabalho de um fisioterapeuta são as mãos, comunicação e a cabeça. Pois não existem receitas milagrosas para tratar e ajudar as pessoas a recuperarem dos seus problemas de saúde e os fisioterapeutas devem conseguir adaptar-se às necesidades das pessoas.

Em conclusão, acho que para ser fisioterapeuta deves antes de mais gostar de ajudar as outras pessoas e teres a noção que a noção intervenção e diferente da maioria que os médicos têm, pelo menos em Portugal, pois um médico ve um paciente muitas vezes 10 minutos e uma vez por ano, enquanto um fisioterapeuta chega em curtos espaços de tempo a passar muito tempo com cada pessoa e estabele uma relação muito diferente da dos médicos com os pacientes.

Espero que com isto te tenha ajudado a ficar mais esclarecida. Esta é apenas a minha opinião, e devem haver muitas por ai. looool

Boa sorte para a decisão. E espero que se realmente gostares, que venhas a ser fisioterapeuta.

:smile: :biggrin:

Paula Esteves
12-01-08, 00:27
Olá, me desculpe pela demora de ao menos agradecer que com certeza você ajudou muito, esclarecendo muita coisa.

Sabe como é, época de férias é muita viagem, por isso me atrasei ao visitar e agradecer.

Obrigada mais uma vez.

Até logo =]