View Full Version : Osgood-Schlater / Instabilidade fémuro-patelar
Hélder Abreu
07-12-05, 12:40
Caros colegas, vinha através deste tópico tentar esclarecer uma dúvida que me surgiu no 2º ano do curso e que nunca me esclareceram com clareza.
Relembrando um pouco, a doença de Osgood-Schlater consiste na tumefação e numa dor intensa (à palpação) na tuberosidade anterior da tíbia, às quais pode estar associado o seu arrancamento parcial. Surge na adolescência (entre os 10-15 anos), geralmente devido ao sobreuso do tendão rotuliano (actividade exagerada que inclua saltos) ou ainda por traumas ou micro-traumas consequentes de quedas sobre os joelhos (leia-se tuberosidade anterior da tíbia).
A minha dúvida/hipótese, consiste no facto de esta doença, na vertente que inclui o arrancamento da tuberosidade (e consequente elevação da mesma), poder ou não influenciar o surgimento posterior de instabilidade fémuro-patelar e até mesmo luxação da rótula. Visto que ocorre uma elevação da própria rótula, esta não vai ficar na sua posição normal (perdendo parte do suporte do côndilo lateral do fémur), induzindo, na minha opinião, instabilidade dessa mesma articulação.
Pela pesquisa que efectuei, não encontrei nenhuma evidência científica sobre o assunto, por isso decidi colocá-lo neste fórum para recolher as vossas opiniões.
Desde já obrigado.:smile:
Cumprimentos.
Hélder Abreu
Hélder Abreu
07-12-05, 12:47
Já agora, ficam aqui umas imagens desta doença/síndrome:
http://www.traumatologiainfantil.com/imagenes/osgood%20rx.jpg http://www.hkin.educ.ubc.ca/361/anatgifs/osgood2.jpg
Hélder Abreu
10-02-06, 15:32
Ninguém tem ou formou alguma opinião relativamente a esta teoria? Gostaria mesmo de saber algumas opiniões...
Cumprimentos.
Hélder Abreu
Estimado colega!!
Pela minha práctica clínica, não posso dizer que tenha alguma vez constatado esse facto!! Sendo os únicos incovenientes de dita patologia a dor á palpação, e impossibilidade da posição de joelhos, não encontrando quaisquer outros malefeitos!
Abraço!
Vitor Santos
03-03-06, 00:58
Em primeiro lugar desculpem a resposta tardia a esta questão mas estava só à espera que alguém escrevesse mais qualquer coisa.
Em primeiro lugar acho que já é tempo de deixarmos de chamar doença a patologias como a de Osgood-schlatter, fica mal quando no mesmo texto se aplicam termos como evidência cientifica.
Quanto à referida patologia ela sempre foi mal observada pelos médicos e o modelo de intervenção "fisioterapeutico biomédico" também não é melhor.
Nos casos em que a intervenção cirurgica é necessária,e nalguns casos é necessária, ela deve ser feita pois desenvolve-se uma loca que impede a consolidação do tubérculo e poderá ir até casos extremos de avulsão do dito ( perdoem se houver alguma imprecisão mas como estou a escrever de cabeça pode falhar alguma ou muitas coisas e se assim fôr corrijam).
Quando a inflamação conseguir ir até à consolidação (ficando o feio alto) o nosso trabalho é importantissimo, mas temos de nos lembrar que não é para tratar à modelo biomédico com ultrasom e ionização e o mais que o valha na face ant. do joelho.
Esta patologia comum na adolescência tem de ser, na minha expectativa, vista da seguinte forma:
1º Crescimento ósseo não acompanhado por crescimento muscular
2º Flexo de joelho até pela falta de flexibilidade, geralmente decorrente das alterações fisiológicas pubertárias, e do referido em 1º.
3º Luta agonista/antagonista feita pelo quad. que tenta compensar este flexo, daí o ar hiperindolente que muitos destes jovens têm(não é a globalidade).
Tudo isto para dizer que a esmagadora maioria das vezes eu trato estes jovens à custa de trabalho sobre os isquio tibiais.
Quem souber mais algo que o diga ou corrija pois é para isto que a lista serve.
Caro colega Vitor!
Uma dúvida que não esclareci no seu post! Trabalha somente sobre os isquio, ou trabalha os isquio juntamente com o "modelo biomédico" ?!
Abraço!
Vitor Santos
06-03-06, 02:16
Caro colega Fportela
A melhor resposta seria " Como não trabalho segundo o modelo biomédico às vezes também trabalho segundo o modelo biomédico" ou seja como não trabalho numa relação patologia / intervenção, isto é , não tenho modelos estereotipados de intervenção caso seja necessáriotambém aplico electro, mas muito raramente.
Caso a dor seja muito persistente no rotuliano prefiro auxilio homeopático (arnica).
Senão ao retirar a causa anulo o efeito.
Vitor
Hélder Abreu
06-03-06, 14:32
Victor e quanto à relação com a instabilidade patelo-femural, o que pensa?
rita afonso
06-03-06, 18:44
Eu sou uma possuidora desse "feio alto", tenho Osgood-Schlater desde os 12 anos (há 8 anos) e nunca senti dor à palpação. Apenas me custa a estar de joelhos (mas n é impossível), e tenho dor quando esforço o quadricípete (quando ando ou corro muito) e tenho alguma retracção dos isquiotibiais mas é em ambos os MMII. Nunca fiz fisioterapia, o ortopedista só me deu uma pomada que pouco ou nada me vazia, e disse para não andar de bicicleta. Não tenho luxação da rótula, mas às vezes na rotação da tíbia (tanto intern como externa) "estala". Não sei se ajudará alguma coisa...
Vitor Santos
08-03-06, 18:09
O que refere está em consonância com o que eu escrevi. O quad. está "cansado" de lutar contra a retracção dos Hams. Logo quando lhje dá trabalho "extra" ele não gosta. Experimente antes de correr alongar os hamst. e diga qualquer coisa.
Vitor Santos
Vitor Santos
08-03-06, 18:11
Caro Colega Hélder
Quanto à instabilidade tudo pode acontecer como eu disse é caso a caso.
Mas não é codição sine qua non.
Vitor Santos
Hélder Abreu
08-03-06, 18:38
Eu também sofro dessa deformação à qual se adiciona a instabilidade fémuro-patelar. Não tenho encurtamento dos isquio-tibiais, mas o desporto que pratico (karaté) pode ser a resposta a isso. Na altura em que luxei pela primeira vez a rótula (2001), o ortopedista das urgências, mandou-me para casa com anti-inflamatórios. À custa disso repeti a proeza 4 vezes e hoje sinto bastantes repercussões (grande instabilidade, dor e crepitação). O que mais lamento era não estar já formado, nem a frequentar o curso quando sucedeu a primeira vez. As coisas teriam sido bem diferentes.
rita afonso
21-03-06, 18:24
Eu às xs bem me esforço para alongar os isquiotibiais mas doi tanto, e depois a preguiça também não ajuda, mas vou tentar fazer mais vezes. Tenho que ir para o karaté!!! :badgrin: Karaté, se calhar não, mas capoeira acho que gostava. Ai, Hélder, essa rótula! As melhoras e cuidado com o karaté. :wink:
Hélder Abreu
21-03-06, 20:03
Obrigado Rita! Tenho-me cuidado, mas já pareço aqueles idosos com uma estação meteorológica no joelho:wink: quando muda o tempo, lá dá sinal:doubt:
Alves-Guerreiro
22-03-06, 17:12
[quote=Hélder Abreu]... e quanto à relação com a instabilidade patelo-femural
Caro Hélder,
Dependendo da tipologia das alterações estruturais, estas poderão originar disfunções mais ou menos severas. Os artigos em anexo retratam de alguma forma esta problemática.
Saudações,
Alves Guerreiro
Hélder Abreu
22-03-06, 17:52
Obrigado Alves. Prometo dar uma olhadela atenta a estes artigos.
preciso saber todos os mesoderme e seus derivados. por favor alguem me ajuda?
Estou aqui pela primeira vez. Não consigo saber como enviar mensagens.Por favor quem puder me ajudar.
Sobre os Fundamentos da fisioterapia.
Fisioterapia é um estudo de que? Quais suas principais funções?
Estou aqui pela primeira vez. Não consigo saber como enviar mensagens.Por favor quem puder me ajudar.
Sobre os Fundamentos da fisioterapia.
Fisioterapia é um estudo de que? Quais suas principais funções?
Que tipo de mensagens quer enviar?
marceloriogomes
03-09-09, 04:00
Meus amigos, acho que posso ajudar, confiram:
Síndrome Osgood-schlater
CONSEQÜÊNCIA
Alteração da superfície articular levando a uma pré-disposição para uma osteoartrite. Podendo levar a uma incapacidade funcional.
COMPLICAÇÕES
Fratura de osso subcondral na epífise, subluxação da articulação, deformidade da epífise resultando em instabilidade articular e doença degenerativa tardia, superiorização da patela, avulsão( arranco) total do tendão patelar, não consolidação dos fragmentos, condromalácia, geno-recurvatum.
Eu sempre achei q tinha instabilidade patelar, mas lendo estas postagens fiquei c dúvidas, embora o rx q está acima é identico ao meu quando fiz a cerca de 10 anos atráz, e embora tenha feito muita fisíoterapia, nada mudou, não posso correr, pois a patela sai do lugar e acreditem é uma dor insuportável, se eu escorrergar e me desiquilibrar por questão de segundos a patela também sai do lugar, foi assim q das minhas duas filhas cairam do meu colo ainda recém nascidas, é por esses e outros motivos q me sinto uma inválida embora perante aos olhos das pessoas seja completamente saudavél, ao andar de bicicleta posso ver a patela pular, é assustador, se eu empurrar a patela p o lado externo do joelho consigo segurar metade dela, hoje em dia já não sei mas o q eu tenho no joelho, gostaria de esclarecer minhas dúvidas se possível.
Eu sempre achei q tinha instabilidade patelar, mas lendo estas postagens fiquei c dúvidas, embora o rx q está acima é identico ao meu quando fiz a cerca de 10 anos atráz, e embora tenha feito muita fisíoterapia, nada mudou, não posso correr, pois a patela sai do lugar e acreditem é uma dor insuportável, se eu escorrergar e me desiquilibrar por questão de segundos a patela também sai do lugar, foi assim q das minhas duas filhas cairam do meu colo ainda recém nascidas, é por esses e outros motivos q me sinto uma inválida embora perante aos olhos das pessoas seja completamente saudavél, ao andar de bicicleta posso ver a patela pular, é assustador, se eu empurrar a patela p o lado externo do joelho consigo segurar metade dela, hoje em dia já não sei mas o q eu tenho no joelho, gostaria de esclarecer minhas dúvidas se possível.
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.