PDA

View Full Version : Articulação TT vs Futebol

Bibiana
28-11-05, 22:22
Olá Pessoal:razz: ! Gostaria de saber qual a vossa opinião sobre ligar a articulação tibio-tarsica durante um jogo de futebol! Acompanho uma equipa de futebol feminino e algumas delas estão habituadas a ligar os pés como forma de prevenção de entorses da tibio-tarsica ou recidivas das mesmas. Tenho ouvido várias opiniões e estou em dúvida:confused: . O que é certo é que com a articulação suportada a probabilidade de entorse desce de forma abismal e eu tenho aconselhado a ligar só mm para suporte:neutral: . O que acham? Obrigada, Bibiana!:wink:

dynobre
28-11-05, 22:37
Olá!
Eu quando dei na escola ligaduras funcionais lembro-me de o professor dizer que estas podia ser usadas como forma de prevenção de recidivas, no entanto, ele também disse que estas não deveria ser usadas "eternamente" porque poderiam "substituir" os mecanismos proprioceptivos da articulação.....acho que era isto...:rolleyes:
Cumprimentos,
Diana Nobre

Hélder Abreu
28-11-05, 23:01
Eu quando dei na escola ligaduras funcionais lembro-me de o professor dizer que estas podia ser usadas como forma de prevenção de recidivas, no entanto, ele também disse que estas não deveria ser usadas "eternamente" porque poderiam "substituir" os mecanismos proprioceptivos da articulação.....acho que era isto...

O professor estava certo! :wink: O uso permanente de ligaduras no gesto desportivo leva a que os ligamentos que sustentam a tíbio-társica não sejam submetidos às tensões necessárias para a sua normal função. E como a "função faz o órgão", um ligamento que não é submetido a tensões, não vai exercer correctamente a sua função, posteriormente, sem a ligadura. Assim, pelo menos na minha opinião, a ligadura só deverá ser utilizada numa situação sub-aguda/crónica pós lesão, sendo acompanhada de um reforço da musculatura da perna e um progressivo "desmame" da ligadura.

Cumprimentos.
Hélder Abreu

Vitor Santos
29-11-05, 03:00
Na prática desportiva as ligaduras são um elemento decisivo na prevenção das lesões da TT. No futebol ( penso que de 11 ) ainda existem algumas reticências quanto ao uso dasmesmas por não estarem habituados.
Temos aqui de fazer a destrinça entre as ligaduras para a situação de jogo e a habituação às mesmas em uso contínuo.
A manufactura de ligaduras funcionais deve ter em conta o desporto ( modalidade) e mesmo as solicitações próprias do gesto especifico de cada jogador.
Exemplificando uma luxação da IFD do 3º dedo da mão será ligada de maneira diferente num jogador de Rugby se ele jogar a nº 1 ou 3; nº 2; nº 4 ou 5; nº 6 ou 7 ou nº 8.
Além do mais, Diana, se calhar o seu professor não lhe explicou que a coisa mais importante numa ligadura éa escolha do material a utilizar (Marca, tipo,etc.)
Quanto a fazer ligaduras em situação de jogo SEMPRE QUE POSSÍVEL, quero lembrar-lhe que na NBA um jogador que faça uma entorse e não esteja ligado o seguro declina a responsabilidade do acidente até pela própria definição do mesmo " Acontecimento fortuito ............... alheio à vontade do jogador".
Caro colega Hélder na minha óptica os ligamentos não sustentam articulações apenas são "órgãos" proprioceptores e que se destinam a dar informações de molde a que os musculos as sustentem.
Sempre ao dispôr
Vitor Tolda Santos

Hélder Abreu
29-11-05, 13:23
Caro colega Hélder na minha óptica os ligamentos não sustentam articulações apenas são "órgãos" proprioceptores e que se destinam a dar informações de molde a que os musculos as sustentem.

Julgo que os ligamentos não podem ser encarados somente como proprioceptores. É sem dúvida uma das suas funções, mas a sustentação da articulação, apesar de não ser a sua função primária, é também desempenhada pelos ligamentos.

Voltando à situação das ligaduras, ao colocá-las estamos a retirar parte da informação proprioceptiva transmitida pelos ligamentos ao SNC, substituindo-a por uma informação exteroceptiva aumentada, que não acontece sem o uso da ligadura. Obviamente,as ligaduras são necessárias em situações específicas, mas fora disso deve prevalecer o trabalho muscular e proprioceptivo como forma preventiva de lesões no gesto desportivo.

Cumprimentos.
Hélder Abreu

Bibiana
30-11-05, 00:07
É uma situação, para mim, muito confusa, percebo os dois pontos de vista...:confused: Também me foi ensinado na faculdade tudo isso mas, por outro lado, quando comecei a lidar com as jogadoras e a observar o gesto desportivo comecei a achar a ligadura (somente de suporte, que evita os movimentos "extremos") um mal necessário:rolleyes:.Por outro lado, são várias as pessoas que referem que até os jogadores profissionais as utilizam para situação de jogo...Qual será afinal a melhor opção?

Obrigada e beijocas, Bibiana.

Vitor Santos
30-11-05, 04:04
Volto a repetir que os ligamentos são proprioceptores e a principal evidência é que uma articulação "funciona" sem ligamentos e não funciona sem musculos i.e. TT e joelho. há bastantes profissionais de futebol a jogarem com rupturas parciais ou mesmo sem LCA.
Não existe prevenção com trabalho muscular e proprioceptivo a partir do momento que não se podem parametrizar ou dominar os factores extrinsecos da lesão principalmente na situação de jogo, a meu ver será mais fácil prevenir com trabalho psicológico que com musculação ou propriocepividade.
Vamos a exemplos.
Se conseguir que um jogador entre mais calmo num jogo ele estará menos predisposto a lesões.
Não pode , como já disse, parametrizar os factores externos i. e. buracos nos relvados, gestos maldosos e violentos dos adversários, quedas, etc.
Como nos pavilhões não pode tirar os pés dos adversários,pisos escorregadios,etc.
Temos de deixar de pensar como técnicos de saúde no Desporto mas sim como técnicos de saúde do Desporto.
Além disso quem lhe disse que 60 ou 90 minutos de ligadura funcional seria maléfica para a proprioceptividade enganou-o.
Se houver verbas e tempo não arrisquem a ter um jogador decisivo num momento decisivo sem estar ligado.
Por graça o ano passado reduzi a metros as ligaduras funcionais feitas numa equipa de rugby que seguimos e foram gastos nada mais nada menos de 21172 metros.
Boas noites e boas ligaduras.

Hélder Abreu
30-11-05, 09:59
Volto a repetir que os ligamentos são proprioceptores e a principal evidência é que uma articulação "funciona" sem ligamentos e não funciona sem musculos i.e. TT e joelho.

Para concluir a minha participação neste tópico, só queria referir que as opiniões divergem ainda quanto ao uso de ligaduras funcionais em situações específicas. O essencial é respeitar essas opiniões e principalmente, fazer no paciente/jogador o tratamento que julgamos ser o melhor para ele.

Cumprimentos.
Hélder Abreu

Jose Rocha
30-11-05, 10:11
Após ter lido algumas considerações sobre as ligaduras vou entrar na discussão com algumas definições e considerações.

Começo por definir o conceito de Ligadura Funcional:

È o resultado da aplicação sobre a pele de bandas elásticas e/ou não com o fim de proteger as estruturas de uma unidade funcional lesionada, com sobrecarga ou em risco, limitando e controlando selectivamente as amplitudes susceptíveis de provocar ou agravar a lesão em causa, permitindo uma função eficaz mas nos limites de segurança.

Esta técnica, pressupõe um mínimo de conhecimentos da anatomia funcional, da fisiologia articular e biomecânica e da etiopatologia das lesões dos tecidos moles. Implica ainda que haja disponibilidade de materiais, alguma destreza manual e prática regular.

Como já foi referido por alguns colegas os tipos de LF, eu vou reforçar

Tipo de LF:
Terapêuticas
Normalmente usadas após as lesões.

Vantagens:

- Possibilidade de conservação de movimentos em todas as direcções não afectadas
- Não seleccionam os mecanismos proprioceptivos.
- Promove as melhores condições possíveis para uma remodelação funcional acelerada.
-Possibilita a função e readaptação precoces.

Desvantagens:

- Material caro.
- Existência de algumas contra-indicações, relativamente à utilização de material adesivo na pele.
-Tolerância parcial em ambientes quentes.

Preventivas:
- Normalmente usadas para proteger determinadas estruturas de forças de tensão e “stress” repetidas, inerentes a cada modalidade, que poderão incrementar o risco de lesão específica.
- Conferir um apoio adicional, após a recuperação da lesão, que minimize a possibilidade de recidivas,

Devo realçar que todas as formas de Ligadura Funcional Preventiva, devem ser suplementares e não substituir os mecanismos de protecção fisiológicos das estruturas locomotoras, asseguradas pelo movimento.

Hélder Abreu
30-11-05, 10:21
Após ter lido algumas considerações sobre as ligaduras vou entrar na discussão com algumas definições e considerações.

Obrigado pelo esclarecimento José!:smile:

Cumprimentos.
Hélder Abreu

Adérito Seixas
30-11-05, 17:12
Uma boa discussão sem dúvida, penso que já foram expostas as várias opiniões possíveis acerca do assunto.
Deixo um link interessante acerca do assunto:
http://www.podiatry.curtin.edu.au/encyclopedia/strapping/

Vitor: desconhecia esse detalhe do seguro dos atletas da NBA se poder recusar a pagar se eles não estiverem com a ligadura funcional, não sabia mesmo, interessante... isso quer dizer que eles fazem sempre ligaduras funcionais?

Jose Rocha
30-11-05, 17:53
Posso garantir que é verdade pois quando estive em Atlanta tive oportunidade de assistir a um treino de Basket e reparei nesse promenor, mas o mais interessante é que são os próprios jogadores que se imobilizam e alguns com mais perícia do que eu

Vitor Santos
01-12-05, 01:16
Meu "velho Zéi"
poderei concluir, pela tua definição de LF preventivas que tu as usarias sempre que possível em situação de competição?
Ou voltamos à velha questão da fisioterapia do desporto versus fisioterapia no desporto?
Abraços
Vitor

Jose Rocha
02-12-05, 09:10
Caro Vitor:
Nunca ouvis-te dizer que "mais vale prevenir do que remediar",pois é em termos desportivos as LF por um lado são muito boas por outro só nos trazem problemas.Digo isto 1º porque sem dúvida as LFs terapêuticas são um meio fundamental na recuperação das lesões, por outro lado as LFs de prevenção são uma autêntica dor de cabeça, pois como sabes tão bem como eu o atleta a que é aplicada alem de se sentir protegido aumenta-lhe considerávelmente o seu indice de confiança, o que o leva a exigir sempre a LF não se preocupando com as consequências que daí advêm por exemplo: fraqueza muscular, instabilidade articular, problemas de pele, gasto de material, etc etc..
Mediante esta minha exposição podes concluir que não concordo muito com as LF a médio prazo, concordo sim na fase de reintegração do treino, para melhorar os níveis de confiança, e assim que o Fisio se aperceber que está tudo correcto ( por ex. ausência de edema,de dor, de instabilidade, etc) desmamar de imediato a LF, posso adiantar que esse desmame nunca deve ser feito muna fase de competição mas sim na fase de treino complementando com uma grande variedade de exercicios proprioceptivos.
Será que concordas?
Um Grandfe abraço

Vitor Santos
03-12-05, 03:30
Caro josé
Nos desportos de "combate" (rugby) eu utilizo-as sempre que possível pois os campos e as condições de jogo assim o pedem, mas só em jogo.
Acho que 80 minutos de jogo não estragam a propriocepção.
Claro que os cuidados a seguir têm de ser tomados em conta, pele etc.
Mas entre isso e uma entorse de TT não tenho dúvidas.
Claro que a minha maior experiência se reporta ao quase único desporto que tu não tens bastante experiência.
Disponho de dados de lesões desde 1997 e épor isso que tomo esta decisão face a múltiplos factores como: estado do campo,importância do jogo e até mesmo importância do jogador para o bom desempenho da equipa.
Abraços
vitor

Vitor Santos
03-12-05, 03:33
Só agora li os post anteriores. A ligadura mais bem feita que vi fazer era AUTO FEITA em Basket pelo Jean Jacques que a aprendeu a fazer quando jogava no Limoges.

Bibiana
03-12-05, 23:20
Gostaria imenso de agradecer a todos a vossa tão valiosa opinião sobre este assunto, que me ajudou imenso na reflexão que fiz:wink: . Gostaria, também, agora, de partilhar as conclusões a que cheguei.
Penso que o ideal seria que todos os atletas fossem capazes de praticar os seus desportos sem estas pequenas "grandes" ajudas. Portanto, e em primeiro lugar, devemos dar primazia ao reforço muscular e ao trabalho proprioceptivo na prevenção das lesões. No entanto, nem sempre esse trabalho me parece suficiente e é aí que temos que recorrer às LF´s de modo continuado. Para isso temos que ser profissionais atentos a todos os aspectos (gesto desportivo, importância e posição do jogador, estado do campo, estado psicologico e físico do atleta, etc.) e moldar-nos às variadas situações que nos deparamos. Não há soluções correctas nem incorrectas, há casos concretos que devem ser avaliados a todo o instante...
Mais uma vez OBRIGADA :biggrin: !!!
Beijinhos.

Bibiana
03-12-05, 23:25
Já agora, outra pergunta: será que o uso das LF´s durante 90 minutos de jogo alteram assim tanto a propriocepção e o fortalecimento muscular??? Então, poderemos por em causa, também, que as chuteiras ou mesmo as meias dos atletas o possam fazer??? Ou não???

Hélder Abreu
03-12-05, 23:36
Já agora, outra pergunta: será que o uso das LF´s durante 90 minutos de jogo alteram assim tanto a propriocepção e o fortalecimento muscular??? Então, poderemos por em causa, também, que as chuteiras ou mesmo as meias dos atletas o possam fazer??? Ou não???

Os 90 minutos não provocarão alterações nenhumas a nível proprioceptivo, mas os muitos "90 minutos" é que poderão e provocarão alterações, visto que é nestes 90 minutos que os ligamentos, músculos, cápsulas, etc são submetidos à tensões para além do normal (ou melhor, da actividade normal).
Quanto às chuteiras e meias, julgo que não serão factores que terão influência na propriocepção. Esta é a minha opinião, acredito que haverão outras, como se pôde ver anteriormente. O essencial é serem expostas aqui (afinal, é para isso que o fórum serve:wink:).

Cumprimentos.
Hélder Abreu

Bibiana
04-12-05, 11:12
Sem dúvida nenhuma que é para isso que o forúm serve:wink:! E ainda bem que existe...:smile:

Beijijnhos.

Vitor Santos
05-12-05, 03:28
Nesta e noutras listas as respostas deverão pautar-se principalmente por 2 tipos: perguntas(pois pode responder-se com uma questão) e opiniões.
Quanto às perguntas estamos desde logo a indiciar desconhecermos a matéria em causa quanto às opiniões devem ser consubstanciadas ou em trabalhos de pesquisa feitos ( prefiro pesquisa a investigação) ou em EBP, quando nenhuma das 2 permissas anteriores se cumpre então não devemos dar opiniões sob o risco de baralharmos quem nos lê.
Cara Bibiana concerteza que as cuteiras e todo o material desportivo alteram a propiocepção pois estamos a falar de vias aferentes e eferentes(penso eu) e jogar futebol com uams adidas predator ou com umas chuteiras reebok com sistema de DMX não é a mesma coisa.
Ou até com a mesma bota jogar com pitons de borracha ou de aluminio.
Daí que os ténis "mais bons" que já vi são os de maratona provavelmente porque os pobres dos corredores são dos que mais sofrem se não tiverem bons ténis.
Também no Basket se cometem erros enormes na escolha onde por vezes são os responsáveis por lesões traumáticas do Aquiles ou então por entorses da TT pois estes são desenhados para as vedetas da NBA que jogam em pavilhões climatizados e desumidificados.
Os mais horriveis que conheci foram uns desenhados, pelos estilistas que desenharam o Audi TT, salvo erro para o Kobe Bryant e eram totalmente fechados eram umas adidas prateadas ( se cometer alguma imprecisão pstem).
Quando os nossos jogadores de TOP jogam com eles e principamente nos jogos do Play off ( com 5000 pessoas e humidades elevadas) se não tiverem boas meias ficam com o pé a nadar em suor e por vezes fazem entorses.
Caro colega no seu post é você próprio que diz que existem esforços para além do normal por conseguinte o fisioterapeuta do desporto só tem um caminho a seguir e se os pressupostos normais estiverem ultrapassados (dinheiro, pele,etc.) só há 1 coisa a fazer LIGAR. Acredite que é verdade.

Adérito Seixas
07-12-05, 09:53
Ora bem... este é sem dúvida um assunto controverso. Eu consigo entender os diversos pontos de vista que têm sido apresentados aqui no fórum acerca do assunto e tenho a minha opinião.Penso que ninguém pode negar a utilidade das LF na prevenção de lesões, principalmente nas modalidades em que os estímulos lesivos estão presentes em maior abundância... Muitos referem que as LF preventivas, no entanto, podem ser "uma dor de cabeça" como disse o José Rocha, mas não tem que ser assim. Se o Fisioterapeuta exercer o seu papel de educador junto do atleta, e esse é também um dos papéis do Fst do Desporto. Ele deve explicar ao atleta que o uso de ligadura pode criar a tal "dependência" do atleta. Mas digam-me a vossa opinião acerca disto: Se o Fst usar LF preventivas e fizer o "trabalho de casa" que consiste no trabalho proprioceptivo fora do jogo, nos treinos, exercícios para casa etc... acham mesmo que os mecanismos proprioceptivos do atleta sairao prejudicados??? Muitos falam da fraqueza muscular mas existem estudos (nomeadamente falando dos peroniais) que referem que mais importante do que a força é o tempo de reação muscular... e podemos argumentar que a utilização de LF devido a melhorar o "kinaesthetic sense" pode melhorar as capacidades "defensivas" do atleta... é preciso é trabalhar "fora do campo no sentido de melhorar a propriocepção do atleta...

Jose Rocha
07-12-05, 14:59
sem me querer alongar muito começo por dizer " dor de cabeça" porque é dificil fazer preceber ao atleta que há necessidade de um trabalho extra. E porquê? porque leva a que o atleta alem de ter que trabalhar normalmente como os outros ainda no final ou no inicio do treino, tem que fazer trabalho extra. Por isso eu afirmei que o "desmame" da LF preventiva terá que ser o mais rápido possível acompanhado sempre de exercicios de fortalecimento e de trabalho proprioceptivo.Em relação à fraqueza muscular não me peocupa muito preocupa-me muito mais a laxidão ligamentar/instabilidade articular.

Hélder Abreu
07-12-05, 15:15
sem me querer alongar muito começo por dizer " dor de cabeça" porque é dificil fazer preceber ao atleta que há necessidade de um trabalho extra. E porquê? porque leva a que o atleta alem de ter que trabalhar normalmente como os outros ainda no final ou no inicio do treino, tem que fazer trabalho extra. Por isso eu afirmei que o "desmame" da LF preventiva terá que ser o mais rápido possível acompanhado sempre de exercicios de fortalecimento e de trabalho proprioceptivo.Em relação à fraqueza muscular não me peocupa muito preocupa-me muito mais a laxidão ligamentar/instabilidade articular.

Concordo com o José! Um paciente/jogador com laxidez ligamentar dará sempre mais trabalho do que um paciente com fraqueza muscular. Na fraqueza muscular, o primordial será sempre o fortalecimento, enquanto que na laxidez deverá ter-se em conta todo o trabalho muscular compensatório e sobretudo o trabalho proprioceptivo e cinestésico. Para além de algum "trabalho psicológico" como referiu o Vitor e aqui o José, para conseguir fazer perceber ao jogador a verdadeira função da LF preventiva.

Cláudia Melo
13-12-05, 15:40
José Esteves fez o seu mestrado nessa área na FMH e nao conseguiu provar evidência. A nível da literatura internacional também não existe literatura que comprove. A curto e médio prazo, não existe qualquer reprecursão da propriocepção com o uso da LG.

Cumprimentos, Cláudia Melo

Ismaelsilva
01-01-06, 21:56
Pelo que ja pesquisei na area, nenhuma literatura defende que o uso das ligaduras seja restrito a fases em que o atleta esteja lesionado. Nao podemos ser rigidos ao ponto de supor que o trabalho realizado pelos jogadores, que por por vezes so jogam uma ou duas vezes por semana, vai alterar os padroes de proprioceptividade das articulaçoes. No entanto nao defendo que os jogadores realizem os seus treinos com ligaduras, pois assim podemos ter consequencias graves em termos de estabilidade articular.
Durante os jogos o uso de ligaduras e uma forma importante de prevenir lesoes, mas que actua de forma muito forte na confianças dos jogadores, um jogar sente-se mais seguro, quando sabe que os seus pes estao reforçados!

Desejo um excelente ano novo ao staff da Fisiozone (continuem o trabalho)
E a todos os fisios que assiduamente frequentam o site!

Pedro
03-01-06, 02:05
Vou deixar aqui a minha opinião sob 2 pontos de vista.

Primeiro enquanto fisioteraopeuta responsável pelo departamento de formação de um clube de futebol,que das escolinhas aos juniores movimenta mais de 300 atletas. Posso dizer q a grande maioria destes miúdos usam ligaduras, alguns até me vieram perguntar se o faziam de forma correcta. Eu incentivo o uso de ligaduras como forma de prevenir lesões, agora se me vierem dizer para todos usarem lig.funcionais é impossivel. Para além não haver tempo , é extremamente dispendioso e os clubes não podem suportar esses custos. Usar sempre lig.funcionais qd o atleta voltar aos treinos após ter sofrido uma entorse da T.T., ai consoante a avaliação do fisio, usar durante certo periodo.

Em segundo lugar, enquanto atleta (fut 11). Joguei e treinei em campos pelados durante 14 anos, tive desde lesões traumáticas a lesões musculares e posso dizer que nunca fiz uma entorse da T.T. Desde sempre usei ligaduras.
Portanto é esta a minha opinião acerca do uso das ligaduras e prevenção de lesões,e convem não esqueçer tambem nestes casos a importancia do factor psicológico. Muitos jogadores sentem-se mais confiantes e mais confortáveis com os pés ligados.

Boa noite e bom ano.

Ana Fernandes
10-10-06, 15:03
Estive a ler o post, muito interessante por sinal, e gostaria de colocar uma questão aos participantes. E quanto às ortoteses/ protecções que os atletas usam para a pre~venir os entorses da T/T?

jmaurilio
19-12-06, 20:49
O erro comum de muitos fisioterapeutas è esquecerem-se da evidência. em situações de dúvidas devem sempre consultar estudos. Em relação á lesão da tibio-tarsica por inversão, existe evidencia no usos de ortoteses ( maior evidencia), ligaduras funcionais, treino proprioceptivo, fortalecimento muscular. No entanto os autores salvaguardam a necessidade de ajustar as medidas profiláticas ao clube e atleta, porque muitas das medidas são economicamente inviaveis e diminuem a performance do alteta. Tenho de concordar com os colegas, sobre a necessidade de LF ou outro meio de protecção na prática desportiva, e se falar-mos em alta-competição ainda mais importante será.
Se encontrar os artigos vou disponibilizar

Saudações

Maurílio Gouveia