View Full Version : Osteopatia
Olá Pessoal! A osteopatia é uma área que me interessa muito. Sabem onde se pode tirar cursos crediveis? De preferencia no norte do país!Beijocas.
I.P.N. http://www.ipnaturologia.com/osteopatia.html
Porto e Braga
(penso que é credível)
Adérito Seixas
27-11-05, 18:53
O curso do IEES que conta com os docentes da escola de osteopatia de madrid é muito bom. Acho que há publicidade acerca do curso aqui no fórum, é no Porto, no Seminário de Vilar.
O curso do IEES que conta com os docentes da escola de osteopatia de madrid é muito bom. Acho que há publicidade acerca do curso aqui no fórum, é no Porto, no Seminário de Vilar.
Mas esse é bastante mais tempo... (em termos de duração, porque em termos de horas deve andar ela por ela).
É uma questão de te informares.
fysio
Vou informar-me mas o do Instituto Português de Naturologia parece-me bem até porque, pelo que estive a ler no site, tem um curso específico para profissionais de saúde ao qual eles chamam de complemento em osteopatia.Fiquei entusiasmada!!!:wink: http://www.ipnaturologia.com/osteopatiacomplem.html
Bjinhos, Bibiana.
Hélder Abreu
27-11-05, 21:41
Mas esse é bastante mais tempo... (em termos de duração, porque em termos de horas deve andar ela por ela)
Estou a frequentar o curso pela IEES, obviamente posso parecer suspeito, mas julgo que está muito apropriado a nós (por isso mesmo é só para Fisio's) e apesar de ser bastante tempo (5 anos - Certificado de Osteopatia - ou 6 anos - Diploma de Osteopatia), permite-nos interiorizar com mais calma e mais segurança uma matéria que é bastante minuciosa, para além de podermos pô-la em prática no nosso dia a dia (como já faço). Os docentes são óptimos professores e a matéria é transmitida atempadamente e com tempo suficiente para a praticar. Pessoalmente, estou a gostar imenso e recomendo vivamente a quem tem preferência pela terapia manual.
Cumprimentos.
Hélder Abreu
Obrigada pla dica! Como posso contactar a IEES? Bjinhos, Bibiana!
IEES - Instituto Europeu de Ensino Superior
224649397
iees@sapo.pt
Oi. Olha um bom sitio para tirar o curso de osteopatia é no instituto de medicina tradicional. Tens uma no porto se não me engano. O curso é de 3 anos e inclui estágio e palestras e seminários. O site é www.imt.pt (http://www.imt.pt).
fica bem
Adérito Seixas
30-11-05, 17:22
Estou a frequentar o curso pela IEES, obviamente posso parecer suspeito, mas julgo que está muito apropriado a nós (por isso mesmo é só para Fisio's) e apesar de ser bastante tempo (5 anos - Certificado de Osteopatia - ou 6 anos - Diploma de Osteopatia), permite-nos interiorizar com mais calma e mais segurança uma matéria que é bastante minuciosa, para além de podermos pô-la em prática no nosso dia a dia (como já faço). Os docentes são óptimos professores e a matéria é transmitida atempadamente e com tempo suficiente para a praticar. Pessoalmente, estou a gostar imenso e recomendo vivamente a quem tem preferência pela terapia manual.
Cumprimentos.
Hélder Abreu
Eu tenho intenção de tirar esse curso, mas não agora, talvz no inicio do próximo curso. Agoratenho o mestrado para acabar, o curso de Cadeias Musculares e o nível 2 do curso de Terapias Miofasciais... já tenho bastante que fazer :lol:
Hélder Abreu
30-11-05, 19:17
Eu tenho intenção de tirar esse curso, mas não agora, talvz no inicio do próximo curso. Agoratenho o mestrado para acabar, o curso de Cadeias Musculares e o nível 2 do curso de Terapias Miofasciais... já tenho bastante que fazer :lol:
Sem dúvida! E esses cursos serão uma grande ajuda dentro da osteopatia porque também se abordam algumas partes. Julgo que todos nós devemos tentar "crescer" dentro da área que mais nos interessa, na vastíssima Fisioterapia.
Muitissimo OBRIGADA pelas vossas informações:wink:!!!
E já agora, BOA SORTE, Adérito!!! Tens muito trabalho pela frente:smile:!!!
Beijinhos, Bibiana.
tens o ITS, que te dá acesso à universidade Lusíada!
:: Osteopatia em Portugal :: (http://www.osteopatiaemportugal.com)
Gostaria de situar um pouco melhor as coisas, quando se fala de Cursos de Osteopatia.
As formas de contacto são actualmente as seguintes:
Escuela de Osteopatia de Madrid (cursos em Portugal dirigidos pelo IEES)- iees.pt@gmail.com - telefone: 220993568 - telemóvel: 919871221 - Fax: 224649397.
Os Cursos são ministrados no Seminário de Vilar (Porto) e Seminário da Torre da Aguilha (Lisboa).
A Escuela de Osteopatia de Madrid ministra o Curso em Espanha, Itália, Portugal, Brasil e Argentina, desde há mais de vinte anos. Nem vale a pena comentar quantos alunos tem, nem quantos Osteopatas formou até ao momento.
Creio que o fundamental aqui é salientar que são TODOS Fisioterapeutas.
Mas, aquilo que agora me parece mais importante realçar é que, para além de ser um factor de valorização dos Fisioterapeutas, é isso que dá uma inigualável consistência e rigor ao Curso.
Aqui não se trata de juntar pedaços de matérias e chamar-lhes qualquer coisa que soa como OSTEO...não importa o quê...PATIA. Também não se trata de esperar que numa mesma sala de aulas, alunos com as mais dispares origens, entendam em uníssono um programa curricular que à partida tem que ser igual para todos- isto só se consegue, nivelando as coisas (muito) por baixo...
Que cada um faça as suas opções mas, bem fundamentado. Se tiver interesse em informar-se, frequentar o Curso ou conhecer um bom Osteopata a quem possa referir pacientes confiadamente, contacte o Coordenador do Curso em Portugal através dos meios acima referidos.
Obrigado
Luís Carvalho (Fisioterapeuta, Osteopata, Coordenador em Portugal da E.O.Madrid)
Olaa a todos mais uma vez!!!
Eu gostava de saber a vossa opinião sobre o curso do IMT em osteopatia...
Pedro Escudeiro
02-03-08, 10:42
Bom dia e aproveito para cumprimentar todos pois é a primeira vez que participo neste fórum.
Chamaram-me há dias a atenção para esta discussão relativamente à Osteopatia e a cursos, credíveis ou não. Pelo que li já se identificaram praticamente todos os locais onde se estão a realizar formações na área da Osteopatia.
No entanto, gostaria de fazer um esclarecimento. Não existe em Portugal nenhum organismo ou entidade que tutele, regule ou controle a qualidade de qualquer formação em Osteopatia, seja de um curso de base ou uma formação pós-graduada. Ou seja, por melhor que possam ser, ou não, não existe forma de o saber. Não se trata apenas de uma questão da formação académica, mas do controlo do exercício profissional, que como se sabe se vai degradando ao longo da vida activa quando não há esse controlo.
Uma vez que a profissão não está regulamentada, não é possível haver um curso de base academicamente reconhecido pelas entidades estatais responsáveis, neste caso Ministério da Educação e da Saúde.
A situação não é exclusiva de Portugal. O mesmo se passa com todos os outros países da União Europeia, como Espanha, França, Suiça, Bélgica ou Holanda. Nalguns países as profissões até já obtiveram o direito de existir como tal, ou seja, são legais, mas não estão regulamentadas. Logo, o problema mantém-se - não há ninguém, nem nada, que garanta a qualidade da formação nem do exercício profissional.
A excepção de referência é o Reino Unido, onde a profissão se encontra regulamentada desde 1993 e onde o General Osteopathic Council (Ordem dos Osteopatas do Reino Unido) tutela as licenciaturas e todo o exercício profissional. O título de osteopata só pode ser usado por quem esteja registado na Ordem, caso contrário dá direito a processo criminal (que tem acontecido), o que só pode acontecer de duas formas. Uma é fazer uma das licenciaturas disponíveis e passar com sucesso o exame de competência à Ordem; a outra, para aqueles que vêm de um país estrangeiro, é candidatar-se a um processo de avaliação de competência em Osteopatia e se tiver sucesso pode exercer legalmente.
Neste momento só os osteopatas formados e registados no Reino Unido dão garantias de qualidade, no exercício profisisonal e na docência. Não é por todos os outros que vêm dos países não regulamntados não a terem, até podem ter mais, mas não se sabe, porque não passaram por nenhum processo de avaliação de competência que lhes confira o estatuto. O que é uma pena, porque se podem estar a desaproveitar excelentes profissionais e professores.
Esta situação levou a que se verifiquem diferenças relevantes entre as licenciaturas no Reino Unido e todos os outros tipos de formação que há em escolas independentes noutros países, como aquelas que funcionam em Portugal e noutros países europeus. A principal diferença é que não há treino clínico que suporte a componente teórico-prática. Não me refiro a estágios, mas sim ao treino clínico supervisionado acompanhado. O treino clínico, que é o processo de desenvolvimento de competência clínica em Osteopatia, onde se aplica todo o conhecimento teórico-prático e se interligam as matérias, é feito em clínicas académicas que recebem utentes. As horas clínicas ao longo dos 4 anos que duram as licenciaturas, a tempo inteiro (as de Fisioterapia são apenas de 3 anos), são cerca de 1500.
Outra grande diferença na componente clínica é que os estudantes são acompanhados pelos supervisores durante todo o processo de intervenção, desde a anamnese ao tratamento. Em todas as fases do processo o estudante tem de explicar ao tutor o que vai fazer e porquê.
Outro aspecto relevante é que todos os professores e tutores clínicos são obrigados a fazer formação em Educação, para poderem estar ligdos às licenciaturas. A razão é simples, no Reino Unido considera-se que um bom profissional não faz um bom docente. Portanto, se quer fazer as duas coisas, terá de ter formação específica nas duas coisas.
Todos os anos os osteopatas são obrigados a fazer um plano de desenvolvimento profissional onde expôe as suas áreas frágeis e como as vão combater. Para manterem o registo são assim obrigados a fazer um mínimo de horas de formação e apresentar prova delas, para além de terem de justificar de que forma essa formação contribuiu para a sua formação e para o desenvolvimento da profissão como um todo. Portanto, há uma constante progressão na competência.
Todas as licenciaturas têm de ser validadas por universidades, mesmo que sejam leccionadas em escolas independentes. Todos os anos a Ordem faz uma avaliação dos cursos de forma a garantir a qualidade dos mesmos. Nessa avaliação para além do currículo e das matérias (plano de estudos), é verificada a relação entre professores e alunos, grau de satisfação dos alunos e funcionários da licenciatura e qualidade do serviço prestado nas clínicas académicas. Caso reprovem nesta avaliação é retirada imediatamente a autorização de funcionamento e o curso tem de fechar.
Por fim, gostava de deixar uma nota relativamente a cursos de Osteopatia para fisioterapeutas ou outros profissionais de Saúde, no Reino Unido. Só há uma licenciatura criada para médicos, todos os outros profissionais têm de fazer a licenciatura de base. Os médicos são excepção porque uma grande parte da licenciatura em Osteopatia é dedicada ao treino em Clínica Geral e como os médicos já a tiveram podem saltar essa parte. Também é por isso que o tempo que leva um osteopata a ser formado é mais longo do que o de um fisioterapeuta. Portanto, se alguém se referir à relação entre a Osteopatia e a Fisioterapia, fica espantado em saber que eles nem percebem onde está a ligação. É que no Reino Unido as duas profissões tiveram percursos distintos e o público em geral compreende a diferença, pois têm identidade própria e áreas de intervenção distintas. Ao contrário de outros países como a França, Espanha ou Bélgica, a Osteopatia no Reino Unido nunca foi uma solução para os fisioterapeutas aprederem um pouco mais de terapia manual.
Enquanto não houver uma universidade ou escola de saúde em Portugal que queira investir numa licenciatura em Osteopatia com o corpo docente constituído pelos osteopatas registados no Reino Unido (e já temos alguns em Portugal) não haverá um mínimo de garantia de qualidade no seu ensino. E a primeira que o fizer conquistará e ganhará uma supremacia no mercado que lhe dará uma vantagem de muitos anos. E este é um mercado enorme como se pode ver pela quantidade de pessoas que tenta a formação em Osteopatia. Até lá vamos continuando a assistir a formações melhor ou pior organizadas, mas que não chegam aos requisitos mínimos das licenciaturas em Osteopatia nos países onde a profissão está regulamentada. É uma pena!
Cumprimentos,
Pedro Escudeiro
Apresento os meus cumprimentos ao Fisioterapeuta Pedro Escudeiro e felicito-o pela sua intervenção neste fórum.
Gostaria de lembrar, com alguma saudosa nostalgia, que a profissão que nos une neste fórum, foi iniciada em Portugal por Fisioterapeutas Ingleses. Desta forma constatamos a inegável importância que este país tem desempenhado no nosso desenvolvimento.
Penso que, actualmente, esta noção do quanto devemos a Inglaterra está muito esquecida.
Pergunto, quantos Fisioterapeutas Portugueses sabem que a origem da sua profissão está em Inglaterra?
Que dizer da prática profissional? Será que os nossos padrões são ainda comparáveis aos da "The Chartered Society"?
Cumprimentos.
Luís Carvalho
Atenção ao curso de osteopatia do IMT (pelo menos o de Lisboa)... conheço quem tenha tirado lá e hoje estão a repetir outro curso de osteopatia... presentemente são meus colegas noutra escola.
Os defeitos mais apontados naquela escola é que o curso é excessivamente teórico... mesmo com o estágio as pessoas não ficam bem preparadas.
Miguel Faria
04-09-08, 00:02
No que me toca, e por experiência própria, posso garantir a qualidade do curso de Osteopatia do IEES. No entanto aviso que é indicado apenas a quem tenha metodologia de trabalho e estudo pois é muito completo e abrangente e requer muito tempo de estudo e treino!
fasferreira
14-04-11, 00:07
Olá.
Estou interessado em fazer o curso de Osteopatia pela EOM. No entanto, trabalho numa unidade de Cuidados Continuados, pois foi o que apareceu (acabei o curso de Fisioterapia em Julho passado). A minha questão é:
Uma vez que não tenho hipótese de aplicar o curso de osteopatia na prática clínica, pelo menos para já, terei dificuldade em integrá-lo depois?
Obrigado
vBulletin v4.1.9, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.