PDA

View Full Version : reabilitação cardiaca-questionario

pocinha
04-12-07, 10:57
bom dia, estou a procura de questionarios sobre reabilitação cardiaca afim de poder construir um questionario sobre "avaliação da necessidade de RC no municipio de viana do castelo" seria possivel me dar assim links para questionarios sobre RC? :smile: brigadinha

Carlinha
04-12-07, 11:02
Em RC não tenho exacta certeza de existir, mas podes tentar adaptar algum de qualidade de vida ou ainda qualidade respiratória...
Talvez nas revistas americanas consigas alguma coisa. Já procurou por lá?
Na parte da tarde faço uma pesquisa e digo alguma coisa, certo?

dani_bonança
11-12-07, 11:23
Em 2005 fiz um projecto para a faculdade sobre rc em geriatra e lembro me q retirei muita informação da sociedade portuguesa de cardiologia, da associação americana de cardiologia e do instituto do coração que fica em lisboa. é uma questao de procurares na net, pois n tenho os links aqui cmg. Mas sei q na altura ja havia um estudo nacional, sobre a percentagem de pessoas que tinham sofrido um enfarte agudo do miocardio q tinham realizado rc. E era uma percentagem muito baixa, tipo 2 ou 3%. Sinceramente acho q é uma area que vai crescer bastante no nosso pais, tendo em conta o numero assustador de doenças cardiovasculares na nossa população. Espero ter ajudado! Boa Sorte

pedroport
14-12-07, 17:12
Olá,

A minha monografia de licenciatura foi feita em RC, mas utilizamos uma população de um serviço que já existia, no Hospital Militar de Belém.
Para um levantamento de necessidades se calhar não seria má ideia tentares de alguma forma obter registos de quantas pessos da localidade tiveram necessidade de intervenções cardíacas. Penso que, para provar a importância da RC, também será importante analisar eventuais pessoas com factores de risco cardíaco que pudessem beneficiar das vantagens de um programa de RC, tentando evitar a cirurgia.
No sítio onde trabalho, no SAMS, temos reabilitação Cardíaca, e eu estou com uma dessas classes. É um trabalho interessante...