PDA

View Full Version : Entorse Tibio-társica

Anaix
02-12-07, 14:53
Olá. Já tive duas entorses da tíbio-társica, a primeira com ruptura de ligamentos. Haverá alguma maneira de prevenir ou mesmo evitar estas lesões?
Pratico basket, que como imaginam envolve e requer imensos movimentos laterais do pé.
O que me aconselham?

Hélder Abreu
02-12-07, 22:00
olá Anaix;

Relativamente às suas entorses anteriores, fez algum tipo de tratamento? É natural que como já sofreu duas, a articulação esteja mais instável, o que facilita a recidiva.
Precisaria de uma avaliação específica para verificar qual o grau de instabilidade que apresenta e mediante os resultados iniciar um trabalho muscular para compensar o défice de estabilidade ligamentar e trabalhar muito a proprioceptividade. Para além disso, e se a instabilidade articular persistir, o uso de uma ligadura funcional durante os jogos seria indicada.
Em suma, o ideal será consultar um Fisioterapeuta para a acompanhar, aconselhar e esclarecer-lhe todas as suas dúvidas.

Cumprimentos.
Hélder

Anaix
03-12-07, 12:11
Sim, consultei um fisioterapeuta que me ajudou bastante na minha recuperação.
Obrigada pelo seu esclarecimento!
Já agora, é também aconselhável um pré-aquecimento antes do inicio da actividade física, certo? Durante quanto tempo e que tipo de aquecimento é aconselhável depois de lesões como estas?
Mais uma vez obrigada.